Início

Questões de Concursos Medicina

Resolva questões de Medicina comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


581Q658201 | Medicina, Oncologia, FADESP, 2020

Os achados de células dispostas em grupamentos ou isoladas, com núcleos densamente hipercromáticos, com amoldamento nuclear e citoplasmas muito escassos e fundo necrótico, em material de lavado brônquico, favorecem o diagnóstico citológico de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

582Q62410 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Biomédico, EBSERH, 2018

A respeito das análises microbiológicas da água e dos alimentos bem como sua legislação, julgue o item subsequente.

As bactérias do grupo coliformes totais se caracterizam por serem bacilos Gram-negativos, anaeróbios, formadores de esporos, oxidase positivos, e não fermentadores de lactose.
  1. ✂️
  2. ✂️

583Q60277 | Medicina, Choque e Parada Cardiorrespiratória

As manobras de reanimação seguem as recomendações de protocolos internacionais e, para garantia de sobrevivência da vítima adulta, recomenda-se a relação de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

584Q60071 | Medicina, Hematologia, CESPE CEBRASPE

Considerando a avaliação e tratamento das coagulopatias em UTI, julgue cada uma das proposições seguintes:

No tratamento da DIC, concentrado de complexo protrombínico pode ser usado em substituição ao Plasma Fresco Congelado em pacientes hipervolêmicos.
  1. ✂️
  2. ✂️

585Q58750 | Medicina, Cancerologia Clínica, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP

Mulher de 89 anos de idade, já acamada há 5 anos por doença de Alzheimer, apresenta hipertensão arterial e diabetes. Ao exame: REG, não contactuante, afebril, ACP normal com PA de 150/90 mmHg. Atualmente em uso de donepezil, anlodipina, atorvastatina, insulina NPH e tramadol para dor intercalado com dipirona. Qual destas drogas você suspenderia por não haver benefício para a paciente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

586Q8293 | Medicina, Papiloscopista Policial, IGP RS, FDRH

Caracteriza-se o aborto, para efeitos penais, quando ocorre a interrupção da gravidez
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

587Q51372 | Medicina, Delegado de Polícia, Polícia Civil GO, UEG, 2018

As asfixias mecânicas se enquadram na categoria dos traumas de natureza fisicoquímica. Nos casos das constrições cervicais – enforcamento, estrangulamento e esganadura – as asfixias demonstram sinais característicos que as diferenciam entre si. Nesse sentido, verifica-se o seguinte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

588Q41207 | Medicina, Medicina Legal, Investigador de Polícia, Polícia Civil BA, CESPE CEBRASPE

Acerca da perícia médico-legal, dos documentos legais relacionados a essa perícia e da imputabilidade penal, julgue o itens a seguir.

Denomina-se perito o técnico especializado na realização de exames em vestígios materiais relacionados à ocorrência de fato delituoso; no caso de exame a ser realizado em pessoas, o perito indicado é o médico-legista.
  1. ✂️
  2. ✂️

589Q60519 | Medicina, Alcoolismo e Adição a Drogas

No tratamento de intoxicação por cocaína, com agitação, taquicardia, dor torácica e hipertensão arterial, NÃO se recomenda o emprego de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

590Q60337 | Medicina, Otorrinolaringologia

Senhora de 70 anos, com rouquidão há duas semanas, percebeu também dificuldade em tossir, relatando tosse ineficiente. À avaliação, foi constatada paralisia vocal à esquerda. Com base no caso apresentado, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

591Q60067 | Medicina, Hematologia, CESPE CEBRASPE

No que se refere às doenças hematológicas, julgue os itens consecutivos.

A origem do cromossomo Philadelphia está na translocação recíproca t (9;22), envolvendo o proto-oncogene ABL (9q34) e o gene BCR (22q11). A fusão destes genes constitui o oncogene quimérico BCR-ABL, denominado, atualmente, como marcador molecular da leucemia mieloide crônica (LMC).
  1. ✂️
  2. ✂️

592Q58416 | Medicina, Anatomia e Fisiologia, Residência Médica, HUB, CESPE CEBRASPE

O fator intrínseco, mucoproteína secretada pelas células parietais gástricas, é essencial para a absorção de vitamina B12 no íleo terminal.
  1. ✂️
  2. ✂️

593Q41208 | Medicina, Medicina Legal, Investigador de Polícia, Polícia Civil BA, CESPE CEBRASPE

Considerando que determinada adolescente de dezessete anos de idade seja encontrada morta em uma praia, julgue os itens subsequentes.

A constatação de ocorrência de dilatação do orifício anal do cadáver, especialmente se o tempo de morte for superior a quarenta e oito horas, não constitui, por si só, evidência de estupro com coito anal.
  1. ✂️
  2. ✂️

594Q22578 | Medicina, Medicina do Trabalho, Médico do trabalho, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que o termo doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT) não é tecnicamente aceito como diagnóstico clínico, fazendo-se necessário definir especificamente a que doença ele se refere, julgue os itens subsequentes.

Para um trabalhador que, por fazer uso prolongado e diário de telefone apoiado entre a orelha e o ombro na atividade de teleatendimento a clientes, tenha desenvolvido sinais de compressão do feixe neurovascular do membro superior esquerdo, o diagnóstico mais provável deDORT é a epicondilite.
  1. ✂️
  2. ✂️

595Q239956 | Medicina, Residência Médica Cardiologia, HFA, FUNIVERSA

A respeito da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

596Q60505 | Medicina, Esquizofrenia e Distúrbios Relacionados

Para Klaus Conrad, o estágio de desenvolvimento da esquizofrenia no qual o paciente descreve uma sensação de estranheza e tensão em relação ao ambiente nunca antes experimentada é chamado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

597Q58700 | Medicina, Cirurgia da Mão, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP

A bossa carpometacarpal está relacionada a inserção do tendão do músculo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

598Q58684 | Medicina, Obstetrícia e Ginecologia, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP

Gestante de 30 anos de idade, primigesta, 36 semanas de gestação, relata perda de líquido pela vagina há 2h, nega febre, nega dores. Ao exame físico: bom estado geral, afebril, normotensa, altura uterina 31cm, BCF 150 bpm, dinâmica uterina ausente, cefálico. Especular: saída de líquido claro pelo colo. Toque: colo grosso, posterior, consistência mediana, esvaecido 10%, pérvio para 2cm, plano -2, bacia favorável. Cardiotocografia categoria I. Traz como exames do pré-natal: Hb=12g/dL, Ht=35%, sorologias de 3º trimestre negativas para HIV e sífilis, sorologias indicando imunidade para toxoplasmose e rubéola, tipagem A positivo, exames de urina sem alterações, ultrassonografia obstétrica indicando feto com morfologia e crescimento normais.

Qual a conduta adequada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

599Q17244 | Medicina, Médico Psiquiatra, Polícia Militar RO, FUNCAB

Uma mulher de 20 anos está com diarreia há 24 horas. Foram seis evacuações de aspecto líquido, sem sangue. Ela não tem febre, dores nem vômitos. Os sinais vitais e o exame físico são normais. Ela era previamente hígida. Das opções abaixo, a conduta mais apropriada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

600Q58443 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

Um homem com 62 anos de idade procurou assistência médica com relato de que, há vários meses, vem sentindo desconforto epigástrico, com irradiação para o dorso, que piorava em torno de 30 minutos após a alimentação. Informou, também, diarreia e importante perda de peso nos últimos seis meses. No exame clínico, apresentava-se emagrecido, com índice de massa corporal de 15 kg/m2, com leve dor à palpação profunda da região epigástrica, sem outras anormalidades. Os exames laboratoriais mostraram: glicemia de jejum = 200 mg/dL (valores de referência de 74 mg/dL a 106 mg/dL); hemograma sem alterações, bilirrubina total = 0,8 mg/dL (valores de referência de 0,3 mg/dL a 1,2 mg/dL), TGO = 28 U/L (valores de referência de 10 U/L a 30 U/L) e TGP = 38 U/L (valores de referência de 10 U/L a 40 U/L), amilase sérica = 130 U/L (valores de referência de 27 U/L a 131 U/L), lipase sérica = 180 U/L (valores de referência de 31 U/L a 186 U/L). Os exames de imagem confirmaram o diagnóstico de pancreatite crônica.

Com relação a esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.

No caso clínico em tela, a constatação de calcificação pancreática difusa — decorrente de pancreatolitíase — por meio de radiografia simples do abdome possibilita confirmar o diagnóstico de pancreatite crônica.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.