Início

Questões de Concursos Medicina

Resolva questões de Medicina comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


701Q212891 | Medicina, Médico Cardiologia, Prefeitura de Igarapé Miri PA, FADESP

ACERCA DAS CARDIOPATIAS CONGÊNITAS, PODEMOS AFIRMAR QUE

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

702Q152995 | Medicina, Psiquiatria, Analista Judiciário Medicina Psiquiátrica, TRT 3a Região, FCC

Os transtornos somatoformes

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

703Q60380 | Medicina, Bioquímica Clínica

Embora o método instrumental aumente o custo de uma análise pelo uso de equipamentos sofisticados, que demandam aparatos eletrônicos mais complexos, sua utilização vem sendo cada vez mais difundida nos laboratórios. Assinale a alternativa que apresenta o princípio da seguinte técnica:
“técnica de separação baseada nas propriedades adsortivas ou de partição dos componentes de uma amostra em um sistema que são carreados por uma fase móvel através de uma fase estacionária”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

704Q60174 | Medicina, Biossegurança, CESPE CEBRASPE

Em relação a escolha, coleta e preservação de amostras no laboratório clínico, julgue o seguinte item. 

Caso o paciente tenha sido submetido a uma infusão intravenosa, deve-se selecionar o mesmo local no braço para a flebotomia.
  1. ✂️
  2. ✂️

705Q47078 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico Pediatra, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

A intolerância à lactose é uma doença comum na infância.
É correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

706Q834468 | Medicina, Geriatria, Prefeitura de Balneário Camboriú SC Médico Geriatra, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

Paciente de 72 anos, hipertenso de longa data, com hipertensão mal controlada, apresenta insuficiência renal terminal. Queixa-se de muita fadiga e a avaliação laboratorial revela uma anemia normocrômica e normocítica.
Qual a provável causa desta anemia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

707Q833338 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Prefeitura de Ermo SC Médico Ginecologista, PS Concursos, 2021

A toxoplasmose é uma infecção muito comum, mas a manifestação clínica da doença é rara. Sua distribuição geográfica é mundial, sendo uma das zoonoses mais difundidas. Em humanos a principal causa da infecção é o consumo de carne contaminada sem processamento térmico adequado. As principais vias de transmissão são: “oral” e “congênita”. Em casos raros pode haver transmissão por inalação de aerossóis contaminados, pela inoculação acidental, transfusão sanguínea e transplante de órgãos. Na gravidez, os antibióticos e a duração do tratamento irão depender do estágio da gravidez e da força do seu sistema imune. Os antibióticos que podem ser usados incluem EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

708Q694032 | Medicina, Médico Clínica Médica, UFF, COSEAC, 2019

Sobre pancreatite aguda, está correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

709Q58761 | Medicina, Cardiologia, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP

Assinale a alternativa correta sobre a abordagem terapêutica da FA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

710Q58683 | Medicina, Obstetrícia e Ginecologia, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP

Paciente de 45 anos de idade, 4G, 4P, partos normais, refere perda de urina há 3 anos. A perda é praticamente contínua, e melhora ao se deitar. Refere que quando faz algum esforço, a perda se acentua, porém há perda mesmo sem esforço nenhum. Tem antecedente de histerectomia por mioma há 3 anos. Usa 5 a 6 absorventes por dia por perda de urina. Ao exame, apresenta importante dermatite perineal compatível com dermatite amoniacal, mas não se identifica perda de urina aos esforços solicitados. Vagina em fundo cego, com conteúdo líquido em seu interior. Nota-se cistocele moderada, retocele discreta e rotura perineal.

A principal suspeita diagnóstica nesse caso é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

711Q833053 | Medicina, Otorrinolaringologia, Prefeitura de Palhoça SC Médico Clínico Geral, IESES, 2021

A rinite alérgica (RA) é definida como uma inflamação crônica da nasofaringe mediada por imunoglobulina E (IgE) e que ocorre em resposta a proteínas ambientais tipicamente inócuas. É correto afirmar sobre principais achados ao exame físico em pacientes com rinite alérgica:
I. Shiners alérgicos: Círculos escurecidos abaixo dos olhos e que ocorrem devido a edema infraorbital por venodilatação. II. Linhas de Dennie-Morgan: Consistem em aumento de dobras ou linhas abaixo da pálpebra inferior e são mais comuns em pacientes com RA. A fisiopatologia não é precisamente entendida. Essas linhas nem sempre indicam RA e podem ser mais comuns em alguns grupos étnicos sem um aumento na RA. III. Cobblestoning: A orofaringe posterior pode desenvolver tecido linfoide hipoplásico. IV. Membranas timpânicas: nunca apresentam anormalidades.
A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

712Q58442 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

Um homem com 62 anos de idade procurou assistência médica com relato de que, há vários meses, vem sentindo desconforto epigástrico, com irradiação para o dorso, que piorava em torno de 30 minutos após a alimentação. Informou, também, diarreia e importante perda de peso nos últimos seis meses. No exame clínico, apresentava-se emagrecido, com índice de massa corporal de 15 kg/m2, com leve dor à palpação profunda da região epigástrica, sem outras anormalidades. Os exames laboratoriais mostraram: glicemia de jejum = 200 mg/dL (valores de referência de 74 mg/dL a 106 mg/dL); hemograma sem alterações, bilirrubina total = 0,8 mg/dL (valores de referência de 0,3 mg/dL a 1,2 mg/dL), TGO = 28 U/L (valores de referência de 10 U/L a 30 U/L) e TGP = 38 U/L (valores de referência de 10 U/L a 40 U/L), amilase sérica = 130 U/L (valores de referência de 27 U/L a 131 U/L), lipase sérica = 180 U/L (valores de referência de 31 U/L a 186 U/L). Os exames de imagem confirmaram o diagnóstico de pancreatite crônica.

Com relação a esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.

Os níveis séricos de amilase e os de lipase observados no caso clínico descrito são indicativos de bom prognóstico de longo prazo.
  1. ✂️
  2. ✂️

713Q44250 | Medicina, Ginecologia e Obstetrícia, Médico Infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

No que tange aos aspectos éticos e jurídicos da obstetrícia, julgue os itens a seguir.

No Brasil, a gestação de substituição será permitida naqueles casos em que houver problema médico que impeça ou contraindique a gestação na doadora genética. Nessa situação, deve haver parentesco até o segundo grau entre a doadora genética e a paciente que fará a cessão temporária do útero e não pode haver caráter lucrativo ou comercial.
  1. ✂️
  2. ✂️

714Q12116 | Medicina, Medicina do Trabalho, Médico do trabalho, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Acerca da legislação trabalhista e previdenciária, julgue os próximos itens.

Será caracterizado o acidente de trabalho, independentemente de perquirição acerca de tempo de latência, desde que perícia médica do INSS identifique nexo técnico epidemiológico entre a atividade desenvolvida pela empresa e a entidade mórbida motivadora da incapacidade do trabalhador.
  1. ✂️
  2. ✂️

715Q833263 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Médico Clínico Geral, AMEOSC, 2021

Em relação a criptosporidiose, marque (V) verdadeiro ou (F) falso nas afirmativas abaixo. (__)O envolvimento do trato biliar pode se manifestar como dor no meio do epigastro ou no quadrante inferior direito. (__)Os criptosporídios são encontrados na faringe, estômago e intestino grosso de alguns pacientes, e, às vezes, no trato respiratório. (__)Alteração patológica característica é encontrada na biópsia. (__)A distribuição da infecção pode ser esparsa dentro do seu sítio principal, o intestino delgado. Após análise, marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA das afirmativas acima, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

716Q239371 | Medicina, Residência Médica Cardiologia, HC UFPR, UFPR

Em relação à diarreia associada ao Clostridium difficile (DACF), considere as seguintes afirmativas:
1. Quase todos os antibióticos podem predispor à DACF, incluindo a vancomicina e o metronidazol.
2. Se o paciente estiver colonizado pelo Clostridium, quimioterápicos e preparos intestinais podem presdispor à DACF.
3. O Clostridium difficile é um organismo bastante invasivo. Uma vez que esteja na corrente sanguínea, implanta- se em órgãos extraintestinais e começa a liberar toxinas, gerando assim manifestações a distância.
4. A toxina B do Clostridium difficile não contribui com diarreia ou colite em humanos.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

717Q60443 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos músculos respiratórios, julgue o item subsequente.

O movimento de alça de balde nas últimas costelas do tórax do lactente é bem eficiente devido à contração dos músculos intercostais.
  1. ✂️
  2. ✂️

718Q60179 | Medicina, Biossegurança, CESPE CEBRASPE

No que concerne a filtros, centrífugas, autoclaves, fornos, destiladores e purificadores de água, julgue o item subsecutivo.

A esterilização pelo calor seco, com o uso de fornos, envolve a desnaturação proteica, a coagulação de proteínas e enzimas e a fusão de lipídeos da membrana celular. Pelo calor úmido, com o emprego de autoclaves, a esterilização ocorre como um processo de oxidação, havendo a necessidade de temperaturas mais elevadas.
  1. ✂️
  2. ✂️

719Q60172 | Medicina, Biossegurança, CESPE CEBRASPE

A propósito dos testes de urina, julgue o item que se segue.

Em urocultura, é considerada como indício de contaminação a presença de difteroides, Streptococcus viridans, lactobacilos, estafilococos coagulase negativa e outros que não sejam classificados como Staphylococcus saprophyticus
  1. ✂️
  2. ✂️

720Q60058 | Medicina, Febre Reumática

Frente a um caso clínico de Febre reumática em indivíduo sensível à penicilina benzatina, qual é a opção de escolha para a prevenção secundária?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.