Início

Questões de Concursos Medicina Legal

Resolva questões de Medicina Legal comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


231Q214723 | Medicina Legal, Sexologia Forense, Médico Legista, Polícia Civil ES, FUNCAB

São sinais doutrinários em Medicina Legal de que houve conjunção carnal com uma mulher, que evidenciava hímen não complacente roto, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

232Q175222 | Medicina Legal, Traumatologia, Delegado de Polícia, Polícia Civil RJ, CEPERJ

No caso de encontro de cadáver, o exame de perinecroscopia esclareceu a presença de uma ferida perfuro-contusa e transfixante do crânio, motivada por tiro encostado na região temporal direita. Diante das assertivas abaixo, assinalar aquela que não deixa dúvida quanto à possibilidade de suicídio:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

235Q220107 | Medicina Legal, Perito Criminal Odontologia, Polícia Civil DF, FUNIVERSA

A tonalidade da equimose é um aspecto de grande interesse pericial. De início, é sempre avermelhada; depois, com o passar do tempo, ocorrem mudanças cromáticas que têm o nome de espectro equimótico de Legrand Du Saulle. Essas alterações cromáticas ocorrem da seguinte forma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

236Q172385 | Medicina Legal, Sexologia Forense, Delegado de Polícia, Polícia Civil PE, CESPE CEBRASPE

Sexologia forense é o ramo da medicina legal que trata dos exames referentes aos crimes contra a liberdade sexual, além de tratar de aspectos relacionados à reprodução. Acerca do exame médico-legal e dos crimes nessa área, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

237Q173506 | Medicina Legal, Perícia, Delegado de Polícia, Polícia Civil PE, CESPE CEBRASPE

Com relação aos conhecimentos sobre corpo de delito, perito e perícia em medicina legal e aos documentos médico-legais, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

238Q683280 | Medicina Legal, Delegado de Polícia, Polícia Civil ES, Instituto Acesso, 2019

Em junho de 2011, um menino de 11 anos de nome Juan foi morto na Grande Vitória. Seu desaparecimento durou duas semanas. Um corpo de criança foi encontrado, no mesmo período, em estado de putrefação, nas margens de um córrego, cerca de alguns quilômetros de distância do local do crime. Na perícia de local, a antropóloga forense identificou o cadáver como sendo de uma menina. Posteriormente, por meio de exame genético, comprovou-se que aquele cadáver era do menino de 11 anos. A antropóloga forense, para identificação daquele corpo, de acordo com sua faixa etária, não poderia utilizar o(s)/a(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

239Q237797 | Medicina Legal, TANATOLOGIA, Promotor de Justiça, MPE PB, MPE PB

O exame no sulco do pescoço da vítima é de capital valor no diagnóstico do enforcamento, apresentando as características abaixo, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

240Q178685 | Medicina Legal, Delegado de Polícia, Polícia Civil CE, VUNESP

Adolescente de 15 anos é avaliado em uma perícia. Ele apresentava: (a) dificuldade na fala, rouquidão e relatava dor na região cervical e na face; (b) edema e equimose de coloração vermelho-violácea na região periorbitária direita e esquerda; (c) hemorragia conjuntival e petéquias na pálpebra inferior de ambos os olhos; (d) escoriação linear, horizontal, uniforme, de coloração avermelhada, medindo 0,4 cm de largura, localizada abaixo da tireoide, estendendo-se pela circunferência do pescoço e interrompendo-se em sua região lateral esquerda.

A perícia descrita mais provavelmente sugere
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

241Q218883 | Medicina Legal, Perito Legista, Polícia Civil RJ, FGV

A individual dactiloscópica de um cidadão apresenta: série – V4221 e seção – E3241. Sabendo-se que cada letra, ou número, corresponde aos dedos, assinale a alternativa em que o tipo fundamental da classificação das impressões digitais de Vucetich está atribuído corretamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

242Q178293 | Medicina Legal, Imputabilidade, Delegado de Polícia, Polícia Civil AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Em relação à perícia médico-legal, julgue os itens que se seguem.

Para a aplicação do critério bio-psicológico da imputabilidade, conceito expresso no Código Penal brasileiro, é necessário a avaliação da existência de um transtorno mental, da capacidade de entendimento do caráter ilícito do fato e da capacidade de autodeterminação pelo autor e, ainda, do nexo de causalidade entre o distúrbio mental ou psicológico e o ato praticado.
  1. ✂️
  2. ✂️

243Q215709 | Medicina Legal, TANATOLOGIA, Médico Legista, Polícia Civil ES, FUNCAB

Com relação à marcha do processo de putrefação, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

244Q172917 | Medicina Legal, Traumatologia, Delegado de Polícia, Polícia Civil SP, VUNESP

Leia atentamente as definições a seguir, acerca de lesões por agentes perfurocontundentes, e relacione–as por letras e números aos seus nomes.
A. Ferimento por projétil de arma de fogo que se deve ao arrancamento da epiderme devido ao movimento rotatório do projétil que entra na superfície corporal.
B. Sinal deixado pela passagem do projétil nos tecidos corporais, concêntrico, decorrente do atrito e contusão do projétil, que também deixa nos tecidos por onde passa suas impurezas de superfície.
C. Área de impregnação por grãos de pólvora incombustos que se fixam ao redor do ferimento de entrada de projétil, em tiros de curta distância.
D. Área de depósito de fuligem que circunscreve a ferida de entrada, removível com a lavagem do local, portanto, sem impregnação tecidual.
E. Área ao redor do orifício de entrada, caracterizada pela queimadura da pele ou pelos, decorrente da alta energia térmica dos projéteis de arma de fogo, característica de disparos a curta distância ou à queima–roupa.
1– Orla de esfumaçamento.
2– Halo de enxugo.
3– Zona de chamuscamento.
4– Orla de escoriação ou contusão.
5– Halo de tatuagem.
A associação correta entre a definição e o elemento de uma ferida de entrada de projétil de arma de fogo é vista, em ordem alfabética e corretamente, na alternativa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

245Q179858 | Medicina Legal, Sexologia Forense, Delegado de Polícia, Polícia Civil RJ, FUNCAB

Na perícia de conjunção carnal, a maioria das lesões encontradas nas vítimas de crimes sexuais é de caráter inespecífico, o que torna necessária a realização de métodos complementares para a elucidação dos vestígios, entre os quais NÃO se inclui:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

246Q178734 | Medicina Legal, Delegado de Polícia, Polícia Civil CE, VUNESP

Durante uma avaliação pericial em um homem de 22 anos, são constatadas as seguintes características: lesões puntiformes em região antecubital direita; pupilas extremamente mióticas; rebaixamento do nível de consciência; redução da frequência respiratória e redução da temperatura corpórea.

Em relação aos achados descritos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

247Q232377 | Medicina Legal, Sexologia Forense, Promotor de Justiça, MPE PE, FCC

No que diz respeito à demonstração, na mulher viva, de que havia uma gravidez que foi interrompida, com o objetivo de esclarecer se houve crime de aborto, é INCORRETA a afirmação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q172277 | Medicina Legal, Características das lesões, Delegado de Polícia, Polícia Civil RJ, FUNCAB

A respeito das lesões produzidas por projéteis de arma de fogo, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

249Q215344 | Medicina Legal, Agentes Vulnerantes Físicos Mecânicos, Médico Legista, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

A legislação brasileira define tortura como “constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental”. O Protocolo de Istambul, produzido pela ONU, recomenda a investigação e documentação eficazes da tortura. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

250Q177338 | Medicina Legal, Energias de Ordem Química, Delegado de Polícia, Polícia Civil GO, UEG

Goiânia foi sede do maior acidente radioativo do Brasil. Várias pessoas sofreram ações diretas e indiretas do elemento radioativo. Sobre radioatividade, tem-se que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.