Início

Questões de Concursos Medicina Legal

Resolva questões de Medicina Legal comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


381Q219316 | Medicina Legal, Perito Criminal Odontologia, Polícia Civil DF, FUNIVERSA

Com relação à estimativa de idade humana a partir dos elementos dentários e do crânio, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

382Q219362 | Medicina Legal, Perito Legista, Polícia Civil RJ, FGV

Um médico de pronto socorro atende uma mulher com metrorragia, decorrente de retenção de restos ovulares, que relata ter realizado um auto-aborto.

Assinale a alternativa qu indica a melhor conduta do profissional para esse caso.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

383Q215434 | Medicina Legal, Médico Legista, MPE SP, IBFC

Para que alguém possa ser considerada imputável, é necessário que o agente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

384Q175245 | Medicina Legal, Delegado de Polícia, Polícia Civil PR, COPS UEL

Texto associado.
Notamos: 

1. Ferimento perfuroinciso, de 4,0 cm de extensão, de bordas nítidas, penetrante na cavidade torácica esquerda, localizado na face dorsal do hemitórax esquerdo, no nível do 6º espaço intercostal esquerdo e a aproximadamente 5,0 cm à esquerda da linha mediana.

2. Ferimento perfuroinciso, de bordas nítidas, de 3,0 cm de extensão, penetrante na cavidade torácica direita, localizado na face dorsal do hemitórax direito, no nível do 7º espaço intercostal direito e a aproximadamente 4,0 cm à direita da linha mediana. 

3. Ferimento inciso superficial, transversal ao eixo do membro, de 4,0 cm de extensão, de bordas nítidas, localizado na face dorsal do punho direito, com características de lesão de defesa. 

4. Ferimento inciso, não penetrante, oblíquo da esquerda para a direita, de 6,0 cm de extensão, de bordas nítidas, localizado na face anterior do abdome superior, na região epigástrica, a 1,0 cm à direita da linha mediana, precedido por uma escoriação linear de 17,0 cm de extensão, que tem a sua mesma direção e que se localiza na face anterior no hemitórax esquerdo.

Sobre as lesões descritas nos itens 3 e 4, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

385Q684958 | Medicina Legal, Delegado de Polícia, Polícia Civil ES, Instituto Acesso, 2019

A respeito da identificação criminal, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

386Q219446 | Medicina Legal, Perito Criminal Odontologia, Polícia Civil DF, FUNIVERSA

Assinale a alternativa correta em relação às lesões traumáticas de dentes e tecidos periodontais de suporte.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

387Q220220 | Medicina Legal, Perito Criminal Odontologia, Polícia Civil DF, FUNIVERSA

O propósito da PCR é fazer um número imenso de cópias de um determinado fragmento gênico, cujo tamanho pode variar de poucos pares de base até milhares de pares de base. A PCR é constituída de três ciclos. Assinale a alternativa que apresenta esses ciclos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

388Q219277 | Medicina Legal, Perito Criminal, Polícia Civil MG, FUMARC

Corresponde a uma lesão que compromete, tipicamente, a epiderme e não deixa cicatriz no processo de regeneração, determinando o restitutio ad integrum:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

389Q216348 | Medicina Legal, Médico Legista, MPE SP, IBFC

Assinale a, alternativa incorreta. De acordo com o Código de Ética Médica vigente, é vedado ao médico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

390Q219237 | Medicina Legal, Perito Criminal Odontologia, Polícia Civil DF, FUNIVERSA

No que tange às marcas de mordidas, existem termos e classificações específicos relacionados à mordida e ao indivíduo que as produziu. Durante a análise das mordeduras, os peritos podem chegar a diversos níveis de conclusão. No Brasil, é muito utilizada a classificação proposta pelo ABFO (American Board of Forensic Odontology). De acordo com tal classificação, uma análise que indique: “não exclusivo, os dentes do suspeito podem ter efetuado a marca, porém outros indivíduos também podem tê-la efetuado” é classificada como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

391Q218787 | Medicina Legal, Perito Criminal Odontologia, Polícia Civil DF, FUNIVERSA

Josefa, junto de seu filho de 8 anos de idade, é encaminhada ao Instituto Médico Legal para realização de perícia criminal. Josefa informou aos peritos ter encontrado seu filho angustiado e com choro incontrolável no dia anterior. Após ouvir o seu filho, Josefa tomou ciência de que ele foi obrigado pelo pai a realizar ato de felação, de forma recíproca (pai no filho; filho no pai). O exame pericial na mucosa palatina da criança encontrou alterações compatíveis com os fatos descritos pela mãe. Nessa situação, é correto afirmar que a mucosa palatina do filho de Josefa apresentou, durante a perícia, uma região com aspecto
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

392Q220128 | Medicina Legal, Perito Criminal Odontologia, Polícia Civil DF, FUNIVERSA

Em algumas situações, é encontrado apenas o crânio humano, sem os outros componentes da ossada, mostrando-se, ainda, em condições precárias de preservação anatômica. Nesses casos, sabe-se que os elementos dentários são de extrema importância para a identificação humana, pois o perito criminal pode proceder à extração de DNA e utilizar algum marcador genético. Via de regra, a estrutura dentária mais utilizada para a recuperação e extração do DNA é o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

393Q229435 | Medicina Legal, Promotor de Justiça, MPE PE, FCC

Homem, 47 anos de idade, portador de cirrose hepática e varizes de esôfago de grosso calibre, queixou-se para sua esposa de dores abdominais e apresentou vômitos com sangue em grande quantidade, falecendo após poucos minutos na sua própria residência, antes mesmo de receber atendimento médico. A esposa do de cujus acionou o médico da família, que atendia seu marido há cinco anos, sendo fornecida a declaração de óbito com causa mortis: “choque hipovolêmico; rotura de varizes esofágicas; hipertensão portal; cirrose hepática”. Em relação ao presente caso, afirma-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

394Q214674 | Medicina Legal, Lei dos transplantes, Médico Legista, Polícia Civil ES, FUNCAB

Assinale a alternativa que completa corretamente o fragmento a seguir.

Uma pessoa juridicamente incapaz, vítima de atropelamento, ingressa em uma emergência de um hospital público, em estado de morte encefálica. A remoção de órgãos, nesse caso, de acordo com a legislação atual sobre transplantes ______________ _____________________.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

395Q214586 | Medicina Legal, Médico Legista, Polícia Civil ES, FUNCAB

Um indivíduo cardiopata crônico falece na própria residência. Foi chamado o médico assistente do paciente que diagnosticamorte de causa natural, não suspeita, e atesta o óbito. Em relação à atitude do referido médico, assinale a afirmativa que melhor fundamenta a sua conduta, do ponto de vista médico-legal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

396Q174317 | Medicina Legal, Delegado de Polícia, Polícia Civil PR, COPS UEL

As asfixias são modalidades de morte derivadas de energias físico-químicas. Entre elas são frequentes as modalidades de constrição do pescoço. Em relação às diferenças entre enforcamento, esganadura e estrangulamento, considere as afirmativas a seguir.

I. A esganadura ocorre por laço tracionado ou por parte do corpo que atua de forma similar a um laço (gravata, chave de braço, golpes de jiu jitsu), desde que a força empregada não seja o peso da vítima.

II. O estrangulamento ocorre através da interrupção da passagem do ar atmosférico pelas vias aéreas e é causado diretamente pela mão do agente, não havendo forma homicida ou incidental da mesma.

III. É possível do ponto de vista pericial em medicina legal a distinção entre estrangulamento e enforcamento, através da análise das características dos sulcos imprimidos no pescoço da vítima.

IV. O enforcamento ocorre por um laço cuja extremidade se acha fixa a um ponto dado, agindo o próprio peso do indivíduo como força viva.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

397Q220142 | Medicina Legal, Perito Criminal Odontologia, Polícia Civil DF, FUNIVERSA

Após receberem uma ossada completa, os peritos criminais utilizaram a técnica e a equação de Gustafson para estimativa de idade humana na época da morte utilizando os dentes humanos. Essa técnica leva em consideração as alterações regressivas dentárias (6 critérios). Para tanto, depois de somados os valores dos 6 parâmetros analisados, os peritos obtiveram um valor total igual a 9.

Nessa situação, qual é a idade estimada mais provável?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

398Q219790 | Medicina Legal, Perito Legista, Polícia Civil RJ, FGV

Um indivíduo hipomaníaco trabalha em um banco. Observa a rotina e descobre que pode desviar dinheiro de contas de clientes, temporariamente, para a sua própria conta de modo a ganhar dividendos. Depois de algum tempo lucrando em prejuízo alheio, é descoberto e processado.

Assinale a alternativa que indica de que modo sua condição mental pode interferir na aplicação da pena.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

399Q215781 | Medicina Legal, Médico Legista, MPE SP, IBFC

De acordo com a Lei n° 12.015/2009, considera-se como estupro:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

400Q220412 | Medicina Legal, Perito Criminal Odontologia, Polícia Civil DF, FUNIVERSA

Joel, após discussão com Valdir, em que foram feitas ofensas verbais, pegou um tijolo e o arremessou sobre a face de Valdir, com a intenção única de agredi-lo fisicamente. Os peritos criminais detectaram extensa equimose facial do lado esquerdo, grande corte com perda de substância, medindo 9,3 cm × 4,4 cm nos seus maiores diâmetros, além de diversos cortes de menor extensão. No exame físico intrabucal, observaram grandes fraturas coronárias dos dentes 24, 25 e 34. O exame radiográfico não demonstrou fraturas nos ossos da face. Decorridos 6 meses, o corte facial resultou em extensa cicatriz (9 cm × 4 cm) e outras de menor diâmetro. Valdir referia que se sentia constrangido publicamente diante de seu aspecto físico após tais agressões. Diante disso, Joel foi julgado e condenado pelo crime de lesão corporal de natureza gravíssima.

De acordo com essas informações, o enquadramento no crime em que Joel foi condenado foi fundamentado no fato de ele ter
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.