Questões de Concursos Medicina Legal

Resolva questões de Medicina Legal comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

381Q218760 | Medicina Legal, Perito Legista, Polícia Civil RJ, FGV

A lesão ocular que com maior frequência está associada ao efeito Joule da corrente elétrica é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

382Q219277 | Medicina Legal, Perito Criminal, Polícia Civil MG, FUMARC

Corresponde a uma lesão que compromete, tipicamente, a epiderme e não deixa cicatriz no processo de regeneração, determinando o restitutio ad integrum:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

383Q220128 | Medicina Legal, Perito Criminal Odontologia, Polícia Civil DF, FUNIVERSA

Em algumas situações, é encontrado apenas o crânio humano, sem os outros componentes da ossada, mostrando-se, ainda, em condições precárias de preservação anatômica. Nesses casos, sabe-se que os elementos dentários são de extrema importância para a identificação humana, pois o perito criminal pode proceder à extração de DNA e utilizar algum marcador genético. Via de regra, a estrutura dentária mais utilizada para a recuperação e extração do DNA é o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

384Q219362 | Medicina Legal, Perito Legista, Polícia Civil RJ, FGV

Um médico de pronto socorro atende uma mulher com metrorragia, decorrente de retenção de restos ovulares, que relata ter realizado um auto-aborto.

Assinale a alternativa qu indica a melhor conduta do profissional para esse caso.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

385Q214538 | Medicina Legal, Médico Legista, MPE SP, IBFC

Uma vítima de seqüestro foi carbonizada no interior de um veículo. Após os procedimentos rotineiros no Instituto Médico-Legal (IML), a família solicita cremação dos restos mortais. Mediante tal solicitação, o médico legista:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

386Q218894 | Medicina Legal, Perito Legista, Polícia Civil RJ, FGV

Assinale a alternativa que completa o fragmento a seguir.

O calibre nominal de uma espingarda é expresso _____

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

387Q219237 | Medicina Legal, Perito Criminal Odontologia, Polícia Civil DF, FUNIVERSA

No que tange às marcas de mordidas, existem termos e classificações específicos relacionados à mordida e ao indivíduo que as produziu. Durante a análise das mordeduras, os peritos podem chegar a diversos níveis de conclusão. No Brasil, é muito utilizada a classificação proposta pelo ABFO (American Board of Forensic Odontology). De acordo com tal classificação, uma análise que indique: “não exclusivo, os dentes do suspeito podem ter efetuado a marca, porém outros indivíduos também podem tê-la efetuado” é classificada como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

388Q220042 | Medicina Legal, Perito Criminal Odontologia, Polícia Civil DF, FUNIVERSA

As equimoses são lesões que se traduzem por infiltração hemorrágica nas malhas dos tecidos. As equimoses, quando se apresentam como pequenos grãos, em forma de estrias e pequenas equimoses agrupadas e caracterizadas por um pontilhado hemorrágico, são denominadas, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

389Q218787 | Medicina Legal, Perito Criminal Odontologia, Polícia Civil DF, FUNIVERSA

Josefa, junto de seu filho de 8 anos de idade, é encaminhada ao Instituto Médico Legal para realização de perícia criminal. Josefa informou aos peritos ter encontrado seu filho angustiado e com choro incontrolável no dia anterior. Após ouvir o seu filho, Josefa tomou ciência de que ele foi obrigado pelo pai a realizar ato de felação, de forma recíproca (pai no filho; filho no pai). O exame pericial na mucosa palatina da criança encontrou alterações compatíveis com os fatos descritos pela mãe. Nessa situação, é correto afirmar que a mucosa palatina do filho de Josefa apresentou, durante a perícia, uma região com aspecto
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

390Q214586 | Medicina Legal, Médico Legista, Polícia Civil ES, FUNCAB

Um indivíduo cardiopata crônico falece na própria residência. Foi chamado o médico assistente do paciente que diagnosticamorte de causa natural, não suspeita, e atesta o óbito. Em relação à atitude do referido médico, assinale a afirmativa que melhor fundamenta a sua conduta, do ponto de vista médico-legal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

391Q684958 | Medicina Legal, Delegado de Polícia, Polícia Civil ES, Instituto Acesso, 2019

A respeito da identificação criminal, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

392Q229435 | Medicina Legal, Promotor de Justiça, MPE PE, FCC

Homem, 47 anos de idade, portador de cirrose hepática e varizes de esôfago de grosso calibre, queixou-se para sua esposa de dores abdominais e apresentou vômitos com sangue em grande quantidade, falecendo após poucos minutos na sua própria residência, antes mesmo de receber atendimento médico. A esposa do de cujus acionou o médico da família, que atendia seu marido há cinco anos, sendo fornecida a declaração de óbito com causa mortis: “choque hipovolêmico; rotura de varizes esofágicas; hipertensão portal; cirrose hepática”. Em relação ao presente caso, afirma-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

393Q219446 | Medicina Legal, Perito Criminal Odontologia, Polícia Civil DF, FUNIVERSA

Assinale a alternativa correta em relação às lesões traumáticas de dentes e tecidos periodontais de suporte.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

394Q174317 | Medicina Legal, Delegado de Polícia, Polícia Civil PR, COPS UEL

As asfixias são modalidades de morte derivadas de energias físico-químicas. Entre elas são frequentes as modalidades de constrição do pescoço. Em relação às diferenças entre enforcamento, esganadura e estrangulamento, considere as afirmativas a seguir.

I. A esganadura ocorre por laço tracionado ou por parte do corpo que atua de forma similar a um laço (gravata, chave de braço, golpes de jiu jitsu), desde que a força empregada não seja o peso da vítima.

II. O estrangulamento ocorre através da interrupção da passagem do ar atmosférico pelas vias aéreas e é causado diretamente pela mão do agente, não havendo forma homicida ou incidental da mesma.

III. É possível do ponto de vista pericial em medicina legal a distinção entre estrangulamento e enforcamento, através da análise das características dos sulcos imprimidos no pescoço da vítima.

IV. O enforcamento ocorre por um laço cuja extremidade se acha fixa a um ponto dado, agindo o próprio peso do indivíduo como força viva.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

395Q215781 | Medicina Legal, Médico Legista, MPE SP, IBFC

De acordo com a Lei n° 12.015/2009, considera-se como estupro:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

396Q214674 | Medicina Legal, Lei dos transplantes, Médico Legista, Polícia Civil ES, FUNCAB

Assinale a alternativa que completa corretamente o fragmento a seguir.

Uma pessoa juridicamente incapaz, vítima de atropelamento, ingressa em uma emergência de um hospital público, em estado de morte encefálica. A remoção de órgãos, nesse caso, de acordo com a legislação atual sobre transplantes ______________ _____________________.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

397Q220142 | Medicina Legal, Perito Criminal Odontologia, Polícia Civil DF, FUNIVERSA

Após receberem uma ossada completa, os peritos criminais utilizaram a técnica e a equação de Gustafson para estimativa de idade humana na época da morte utilizando os dentes humanos. Essa técnica leva em consideração as alterações regressivas dentárias (6 critérios). Para tanto, depois de somados os valores dos 6 parâmetros analisados, os peritos obtiveram um valor total igual a 9.

Nessa situação, qual é a idade estimada mais provável?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

398Q220127 | Medicina Legal, Perito Criminal Odontologia, Polícia Civil DF, FUNIVERSA

Alzira, psiquiatra, dirige-se até o cômodo da dependência de sua casa onde se encontra a sua empregada doméstica Edna. Após breve conversa, Alzira inicia a hipnose de Edna tendo êxito em seu procedimento. Após alguns minutos, Edna atinge um grau de hipnose profundo, tendo o seu nível de percepção mental altamente comprometido. Nessa condição, Edna recebeu a ordem de perpetrar em sua patroa, Alzira, a prática de cunilíngua. Perante tais circunstâncias, o ato de cunilíngua consumou-se. Nessa situação hipotética, Alzira cometeu o crime de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

399Q219473 | Medicina Legal, Perito Legista, Polícia Civil RJ, FGV

São exemplos de erro médico por imprudência, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

400Q686963 | Medicina Legal, Perito Oficial Criminal Área 5 QUÍMICA, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

. Entre as subdivisões da Biologia Forense, a Botânica Forense tem ganhado grande destaque nos últimos anos. Através dos conhecimentos botânicos, é possível identificar plantas utilizadas para produção de entorpecentes, bem como plantas venenosas. É possível distinguir diferentes tipos de madeira, associar um criminoso a um determinado local de crime através de microvestígios vegetais presentes em sua roupa ou em seu corpo (pólen, sementes, folhas etc.), identificar floração de algas tóxicas em um corpo d’àgua e muitas outras aplicações. Assinale a alternativa correta em relação à Botânica Forense.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.