Início

Questões de Concursos Medicina Legal

Resolva questões de Medicina Legal comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


391Q219446 | Medicina Legal, Perito Criminal Odontologia, Polícia Civil DF, FUNIVERSA

Assinale a alternativa correta em relação às lesões traumáticas de dentes e tecidos periodontais de suporte.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

392Q219237 | Medicina Legal, Perito Criminal Odontologia, Polícia Civil DF, FUNIVERSA

No que tange às marcas de mordidas, existem termos e classificações específicos relacionados à mordida e ao indivíduo que as produziu. Durante a análise das mordeduras, os peritos podem chegar a diversos níveis de conclusão. No Brasil, é muito utilizada a classificação proposta pelo ABFO (American Board of Forensic Odontology). De acordo com tal classificação, uma análise que indique: “não exclusivo, os dentes do suspeito podem ter efetuado a marca, porém outros indivíduos também podem tê-la efetuado” é classificada como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

393Q229435 | Medicina Legal, Promotor de Justiça, MPE PE, FCC

Homem, 47 anos de idade, portador de cirrose hepática e varizes de esôfago de grosso calibre, queixou-se para sua esposa de dores abdominais e apresentou vômitos com sangue em grande quantidade, falecendo após poucos minutos na sua própria residência, antes mesmo de receber atendimento médico. A esposa do de cujus acionou o médico da família, que atendia seu marido há cinco anos, sendo fornecida a declaração de óbito com causa mortis: “choque hipovolêmico; rotura de varizes esofágicas; hipertensão portal; cirrose hepática”. Em relação ao presente caso, afirma-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

394Q214586 | Medicina Legal, Médico Legista, Polícia Civil ES, FUNCAB

Um indivíduo cardiopata crônico falece na própria residência. Foi chamado o médico assistente do paciente que diagnosticamorte de causa natural, não suspeita, e atesta o óbito. Em relação à atitude do referido médico, assinale a afirmativa que melhor fundamenta a sua conduta, do ponto de vista médico-legal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

395Q214674 | Medicina Legal, Lei dos transplantes, Médico Legista, Polícia Civil ES, FUNCAB

Assinale a alternativa que completa corretamente o fragmento a seguir.

Uma pessoa juridicamente incapaz, vítima de atropelamento, ingressa em uma emergência de um hospital público, em estado de morte encefálica. A remoção de órgãos, nesse caso, de acordo com a legislação atual sobre transplantes ______________ _____________________.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

396Q220142 | Medicina Legal, Perito Criminal Odontologia, Polícia Civil DF, FUNIVERSA

Após receberem uma ossada completa, os peritos criminais utilizaram a técnica e a equação de Gustafson para estimativa de idade humana na época da morte utilizando os dentes humanos. Essa técnica leva em consideração as alterações regressivas dentárias (6 critérios). Para tanto, depois de somados os valores dos 6 parâmetros analisados, os peritos obtiveram um valor total igual a 9.

Nessa situação, qual é a idade estimada mais provável?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

397Q174317 | Medicina Legal, Delegado de Polícia, Polícia Civil PR, COPS UEL

As asfixias são modalidades de morte derivadas de energias físico-químicas. Entre elas são frequentes as modalidades de constrição do pescoço. Em relação às diferenças entre enforcamento, esganadura e estrangulamento, considere as afirmativas a seguir.

I. A esganadura ocorre por laço tracionado ou por parte do corpo que atua de forma similar a um laço (gravata, chave de braço, golpes de jiu jitsu), desde que a força empregada não seja o peso da vítima.

II. O estrangulamento ocorre através da interrupção da passagem do ar atmosférico pelas vias aéreas e é causado diretamente pela mão do agente, não havendo forma homicida ou incidental da mesma.

III. É possível do ponto de vista pericial em medicina legal a distinção entre estrangulamento e enforcamento, através da análise das características dos sulcos imprimidos no pescoço da vítima.

IV. O enforcamento ocorre por um laço cuja extremidade se acha fixa a um ponto dado, agindo o próprio peso do indivíduo como força viva.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

398Q219473 | Medicina Legal, Perito Legista, Polícia Civil RJ, FGV

São exemplos de erro médico por imprudência, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

399Q215781 | Medicina Legal, Médico Legista, MPE SP, IBFC

De acordo com a Lei n° 12.015/2009, considera-se como estupro:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

400Q219790 | Medicina Legal, Perito Legista, Polícia Civil RJ, FGV

Um indivíduo hipomaníaco trabalha em um banco. Observa a rotina e descobre que pode desviar dinheiro de contas de clientes, temporariamente, para a sua própria conta de modo a ganhar dividendos. Depois de algum tempo lucrando em prejuízo alheio, é descoberto e processado.

Assinale a alternativa que indica de que modo sua condição mental pode interferir na aplicação da pena.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

401Q220412 | Medicina Legal, Perito Criminal Odontologia, Polícia Civil DF, FUNIVERSA

Joel, após discussão com Valdir, em que foram feitas ofensas verbais, pegou um tijolo e o arremessou sobre a face de Valdir, com a intenção única de agredi-lo fisicamente. Os peritos criminais detectaram extensa equimose facial do lado esquerdo, grande corte com perda de substância, medindo 9,3 cm × 4,4 cm nos seus maiores diâmetros, além de diversos cortes de menor extensão. No exame físico intrabucal, observaram grandes fraturas coronárias dos dentes 24, 25 e 34. O exame radiográfico não demonstrou fraturas nos ossos da face. Decorridos 6 meses, o corte facial resultou em extensa cicatriz (9 cm × 4 cm) e outras de menor diâmetro. Valdir referia que se sentia constrangido publicamente diante de seu aspecto físico após tais agressões. Diante disso, Joel foi julgado e condenado pelo crime de lesão corporal de natureza gravíssima.

De acordo com essas informações, o enquadramento no crime em que Joel foi condenado foi fundamentado no fato de ele ter
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

402Q219041 | Medicina Legal, Perito Criminal Odontologia, Polícia Civil DF, FUNIVERSA

Um aliado importante na identificação de criminosos e de grande relevância no exame realizado pelo odontolegista é a marca de mordida humana encontrada em vítimas de violência. No exame visual dessas lesões, uma marca de mordida humana típica será composta, de fora da lesão para dentro, das seguintes zonas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

403Q219355 | Medicina Legal, Perito Criminal Odontologia, Polícia Civil DF, FUNIVERSA

No estudo do biótipo craniofacial, as formas típicas do crânio cerebral em norma lateral são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

404Q215537 | Medicina Legal, Médico Legista, MPE SP, IBFC

O exame de corpo de delito realizado pela Polícia Técnico-Científica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

405Q686963 | Medicina Legal, Perito Oficial Criminal Área 5 QUÍMICA, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

. Entre as subdivisões da Biologia Forense, a Botânica Forense tem ganhado grande destaque nos últimos anos. Através dos conhecimentos botânicos, é possível identificar plantas utilizadas para produção de entorpecentes, bem como plantas venenosas. É possível distinguir diferentes tipos de madeira, associar um criminoso a um determinado local de crime através de microvestígios vegetais presentes em sua roupa ou em seu corpo (pólen, sementes, folhas etc.), identificar floração de algas tóxicas em um corpo d’àgua e muitas outras aplicações. Assinale a alternativa correta em relação à Botânica Forense.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

406Q220542 | Medicina Legal, Perito Criminal Odontologia, Polícia Civil DF, FUNIVERSA

Acerca da localização, as lesões contusas superficiais são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

407Q219302 | Medicina Legal, Perito Criminal Odontologia, Polícia Civil DF, FUNIVERSA

No estudo do biótipo craniofacial, as formas típicas do crânio cerebral em norma vertical são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

408Q216294 | Medicina Legal, Médico Legista, MPE SP, IBFC

Após a morte súbita de seu filho de 19 anos, previamente hígido, uma mulher procura o médico legista da cidade antes de registrar Boletim de Ocorrência para solicitar que não seja feita a necrópsia, visto que isto iria contra os princípios da família. Frente a tal solicitação, o médico legista:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

409Q219738 | Medicina Legal, Perito Criminal, Polícia Civil MG, FUMARC

Nas lesões produzidas por projéteis de arma de fogo cicatrizadas (antigas), ocorre o desaparecimento dos ele- mentos característicos das feridas perfurocontusas. Nesses casos, nos cadáveres, o exame histológico torna-se relevante.
No diagnóstico histoquímico específico para o chumbo, é utilizado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

410Q220298 | Medicina Legal, Perito Criminal Odontologia, Polícia Civil DF, FUNIVERSA

Os dentes são de suma importância para a identificação humana, em virtude da sua localização sob a proteção de músculos, da grande resistência deles aos agentes vulnerantes e da variabilidade de características e eventos odontológicos que podem ser encontrados e confrontados com os prontuários odontológicos dos suspeitos ou até mesmo com imagens radiográficas e fotográficas fornecidas pelos profissionais que atenderam esses suspeitos ou por seus familiares. As metodologias de identificação pelos dentes, realizadas pelos peritos odontolegistas, têm sido muito utilizadas por causa de seu baixo custo e alto grau de confiabilidade e rapidez, tanto em acidentes de massa quanto em casos individuais. Os dentes podem oferecer dados acerca do cadáver, como espécie, grupo racial, sexo, idade, altura e outros fatores. Quanto à espécie, em casos em que é fornecido ao perito odontolegista apenas fragmento dentário, é de fundamental importância o exame microscópio para se definir se o fragmento estudado é de dente humano. Assinale a alternativa que corresponde à característica exclusiva para os prismas de esmalte dos dentes humanos no exame microscópio.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.