Início

Questões de Concursos Medicina Legal

Resolva questões de Medicina Legal comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


471Q1030998 | Medicina Legal, Toxicologia, Médico Legista, PC MG, FGV, 2025

Correlacione os tipos de embriaguez listados a seguir às respectivas características.

1. Embriaguez culposa
2. Embriaguez preter dolosa
3. Proveniente de caso fortuito ou força maior
4. Embriaguez acidental
5. Embriaguez pré-ordenada ou voluntária

( ) A pessoa não sabe que há teor alcoólico na bebida.
( ) A pessoa, apesar de não querer o resultado, sabe que pode cometer crimes quando embriagada.
( ) O indivíduo bebe com objetivo de cometer crimes.
( ) A pessoa que fica totalmente incapaz, a ponto de não entender o caráter ilícito do fato, fica isenta de pena.
( ) Há negligência ou imprudência por beber em demasia, sem isenção de responsabilidade.

Assinale a opção que indica a correlação correta, na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

473Q983929 | Medicina Legal, Perito OdontoLegal de Polícia Civil, Polícia Civil BA, IBADE, 2025

São atribuições do Perito durante a fazer Ante Mortem do processo de identificação.

Assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

474Q957582 | Medicina Legal, Grupo Técnico em Necropsia, EBSERH, FGV, 2025

Para a abertura da cavidade craniana e a remoção do cérebro recomenda-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

475Q983736 | Medicina Legal, Agentes Vulnerantes Físicos Mecânicos, Perito Médico Legista de Polícia Civil, Polícia Civil BA, IBADE, 2025

Um médico assistente constata o óbito de um paciente que sofreu um disparo acidental de arma de fogo enquanto dava manutenção na própria arma municiada e carregada, e que complicou com pneumonia hospitalar no pós-operatório de laparotomia exploradora. No curso da laparotomia, o inventário da cavidade permitiu identificar feridas perfurocontusas de jejuno e cólon.

Considerando este caso, marque a alternativa verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

476Q1031002 | Medicina Legal, Sexologia Forense, Médico Legista, PC MG, FGV, 2025

A Himenologia Forense é o estudo das lesões da membrana himenal, utilizada para entendimento de crimes sexuais.
Sobre o estudo do hímen, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

478Q1038033 | Medicina Legal, Tanatologia Forense, Investigador de Polícia I, PC MG, FGV, 2024

A tanatologia forense estuda, por meio da cronotanatognose, a sequência de fenômenos cadavéricos para determinação da hora da morte.
Sobre esse período, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

479Q912864 | Medicina Legal, Auxiliar de Perícia, POLÍCIA CIENTÍFICAPR, AOCP, 2023

Assinale a alternativa que apresenta um dos sinais iniciais do processo de putrefação cadavérica causado pela produção de gás das bactérias intestinais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

480Q999550 | Medicina Legal, Área 2, POLÍCIA CIENTÍFICAPR, IBFC, 2024

Os canabinóides sintéticos figuram como a mais hodierna evolução das designers drugs, que primam por burlar as leis existentes, através da alteração das estruturas moleculares de drogas pré-existentes. Essas drogas são popularmente conhecidas como K2, K4, K9 e spice, entre outros e foram desenvolvidos desde a década de 1960. Quanto aos canabinóides sintéticos podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

481Q1031003 | Medicina Legal, Sexologia Forense, Médico Legista, PC MG, FGV, 2025

Sobre a coleta de material a ser realizada no exame de corpo de delito nos crimes de estupro, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

482Q1062512 | Medicina Legal, Asfixiologia Forense, Área 12 Medicina Legal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
A respeito da asfixiologia forense e do estudo médico-legal das baropatias, julgue o próximo item.
A asfixia por confinamento em ambiente com baixa concentração de oxigênio é classificada como asfixia por alteração do meio ambiente, podendo não deixar sinais externos visíveis no cadáver.
  1. ✂️
  2. ✂️

483Q983935 | Medicina Legal, Odontologia Legal, Perito OdontoLegal de Polícia Civil, Polícia Civil BA, IBADE, 2025

As marcas de mordidas humanas podem apresentar características clássicas que as distinguem de outros tipos de lesões. Variações, contudo, podem acontecer. Sobre estas variações, aponte qual aquela comum à marca de mordida humana realizada post mortem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

484Q957574 | Medicina Legal, Traumatologia Forense, Grupo Técnico em Necropsia, EBSERH, FGV, 2025

As lesões por projéteis de arma de fogo têm características específicas que permitem ao médico estimar a distância do disparo.
Sobre os orifícios formados no corpo da vítima nesses casos, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

485Q957585 | Medicina Legal, Grupo Técnico em Necropsia, EBSERH, FGV, 2025

As atividades de embalsamento e conservação e/ou restauração de cadáveres são regulamentadas. Em relação ao tema, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) As pessoas físicas permissionárias para exercício da atividade de embalsamamento estão subordinadas à disciplina prevista na resolução.
( ) É necessário registro em livro próprio, contendo numeração das folhas, com abertura e encerramento que será apresentado à Diretoria de Controle de Cemitérios e Serviços Funerários para autenticação.
( ) O livro de registros não pode ser substituído por outro modelo de controle.
( ) Os documentos e o livro devem ser mantidos no local de exercício da atividade de embalsamamento, conservação ou restituição de cadáveres.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

486Q1062500 | Medicina Legal, Traumatologia Forense, Área 12 Medicina Legal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
A traumatologia forense é o ramo da medicina legal que estuda as lesões produzidas por agentes vulnerantes no corpo humano, consideradas sua dinâmica, consequências e implicações jurídico-penais. Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.
O Protocolo de Istambul é um documento jurídico vinculante adotado pelos Estados-membros das Nações Unidas que obriga os países signatários a instaurarem investigações criminais automáticas sempre que houver denúncia de maus-tratos, independentemente da vontade da vítima.
  1. ✂️
  2. ✂️

487Q1062502 | Medicina Legal, Traumatologia Forense, Área 12 Medicina Legal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
A traumatologia forense é o ramo da medicina legal que estuda as lesões produzidas por agentes vulnerantes no corpo humano, consideradas sua dinâmica, consequências e implicações jurídico-penais. Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.
Nos termos do Código Penal, a classificação das lesões em leve, grave ou gravíssima depende exclusivamente da extensão física da lesão observada no exame pericial.
  1. ✂️
  2. ✂️

488Q957571 | Medicina Legal, Grupo Técnico em Necropsia, EBSERH, FGV, 2025

Ao examinar cadáveres esqueletizados para necropsia e exame antropológico utilizamos ossos do corpo para a definição do sexo e da idade.
Acerca das informações obtidas por intermédio do esqueleto, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

489Q1062506 | Medicina Legal, Traumatologia Forense, Área 12 Medicina Legal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.

No âmbito da medicina legal, as energias de ordem mecânica são responsáveis pela maioria das lesões traumáticas observadas em vítimas de agressões, acidentes e homicídios. Além dessas, há também as energias físicas não mecânicas, como térmicas, elétricas, químicas e radioativas, que produzem efeitos lesivos com características distintas. No que se refere a esse assunto, julgue o seguinte item

Lesões do tipo contragolpe observadas em traumatismos cranianos apresentam-se obrigatoriamente no mesmo lado que sofreu o impacto direto, sendo indicativas de trauma contuso com fratura óssea subjacente.
  1. ✂️
  2. ✂️

490Q983942 | Medicina Legal, Traumatologia Forense, Perito OdontoLegal de Polícia Civil, Polícia Civil BA, IBADE, 2025

JMB, 70 anos, foi vítima de queda de altura e faleceu em consequência das lesões sofridas. No exame necroscópico foram vistas fraturas de crânio com hemorragia encefálica, fraturas de arcos costais, hemoperitônio maciço e fragmentação do fígado. No preenchimento da DO – Declaração de Óbito, marque a alternativa que mostra o preenchimento correto das causas da morte do periciando.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.