Início

Questões de Concursos Medicina Legal

Resolva questões de Medicina Legal comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


501Q957567 | Medicina Legal, Grupo Técnico em Necropsia, EBSERH, FGV, 2025

Sabemos que existem leis e regras que regem os exames periciais. De acordo com o artigo 162 do Código de Processo Penal, o tempo mínimo a ser respeitado para que o corpo possa ser submetido ao exame médico-legal é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

502Q983942 | Medicina Legal, Traumatologia Forense, Perito OdontoLegal de Polícia Civil, Polícia Civil BA, IBADE, 2025

JMB, 70 anos, foi vítima de queda de altura e faleceu em consequência das lesões sofridas. No exame necroscópico foram vistas fraturas de crânio com hemorragia encefálica, fraturas de arcos costais, hemoperitônio maciço e fragmentação do fígado. No preenchimento da DO – Declaração de Óbito, marque a alternativa que mostra o preenchimento correto das causas da morte do periciando.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

503Q957575 | Medicina Legal, Grupo Técnico em Necropsia, EBSERH, FGV, 2025

O material utilizado pelo técnico de necropsia para realizar o exame inclui instrumentos que são de uso próprio de cada profissional e instrumentos que são compartilhados.
Como exemplo de material compartilhado temos o cepo, acerca do qual é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

504Q1030631 | Medicina Legal, Asfixiologia Forense, Área I, PC MG, FGV, 2025

As asfixias mecânicas são as que ocorrem com mais frequência. Nesse sentido, correlacione as colunas de acordo com a definição de cada tipo de asfixia.
1. Sufocação direta 2. Sufocação indireta 3. Soterramento 4. Enforcamento 5. Estrangulamento

( ) Necessita do peso do corpo para o acionamento do mecanismo de constrição.
( ) Costuma ser caracterizado por sulcos em disposição horizontal.
( ) Corresponde à obstrução das vias aéreas superiores.
( ) Há impedimento de entrada de ar por constrição da parede do tórax.
( ) Há alteração do meio ambiente podendo ocorrer obstrução de vias aéreas superiores e constrição da parede do tórax.

Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

506Q957576 | Medicina Legal, Grupo Técnico em Necropsia, EBSERH, FGV, 2025

Para que o gume das lâminas seja afiado são usados os equipamentos denominados
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

507Q1062229 | Medicina Legal, Genética Forense, Área 19 Genética Forense, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação à coleta de vestígio biológico em local de crime e à cadeia de custódia de vestígios biológicos, julgue o item que se segue.

Durante o processamento de vestígios biológicos em um laboratório de DNA, deve ser evitado o fluxo de materiais e pessoas das áreas destinadas à amplificação e à genotipagem para as áreas onde são realizadas atividades prévias à amplificação.
  1. ✂️
  2. ✂️

508Q1031008 | Medicina Legal, Toxicologia, Médico Legista, PC MG, FGV, 2025

A entomotoxicologia é a área da entomologia que determina substâncias tóxicas em artrópodes que se alimentam de cadáveres humanos. Tem sua importância principalmente nos casos em que não há amostra biológica da vítima para ser analisada ou essa se encontra comprometida pelos processos de decomposição.

HODECEK, J. Revisiting the concept of entomotoxicology. Forensic Science International: Synergy. 2020: 2, 282-286. Adaptado).

Com relação ao tema, avalie as afirmativas a seguir.

I. Mesmo em cadáveres esqueletizados, pode-se usar restos de insetos quitinizados como matriz de interesse toxicológico.
II. É possível extrapolar com exatidão os níveis dos toxicantes no inseto para a quantidade do toxicante ativo na vítima ao momento da morte.
III. Podem ser analisadas diversas formas do ciclo animal, tais como ovo, larva, pupa, adulto, exúvia e fezes de besouros.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

509Q1062502 | Medicina Legal, Traumatologia Forense, Área 12 Medicina Legal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
A traumatologia forense é o ramo da medicina legal que estuda as lesões produzidas por agentes vulnerantes no corpo humano, consideradas sua dinâmica, consequências e implicações jurídico-penais. Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.
Nos termos do Código Penal, a classificação das lesões em leve, grave ou gravíssima depende exclusivamente da extensão física da lesão observada no exame pericial.
  1. ✂️
  2. ✂️

511Q1062510 | Medicina Legal, Asfixiologia Forense, Área 12 Medicina Legal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
A respeito da asfixiologia forense e do estudo médico-legal das baropatias, julgue o próximo item.
A sufocação é um tipo de asfixia mecânica sempre causada pela obstrução externa das vias aéreas superiores, como ocorre nos casos de estrangulamento e enforcamento, caracterizando-se pela ausência de oxigenação pulmonar direta.
  1. ✂️
  2. ✂️

512Q983932 | Medicina Legal, Perito OdontoLegal de Polícia Civil, Polícia Civil BA, IBADE, 2025

Fazem parte dos dados a serem coletados em um exame dental no cadáver com finalidade de identificação humana, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

513Q957591 | Medicina Legal, Grupo Técnico em Necropsia, EBSERH, FGV, 2025

A necropsia em fetos tem diversas aplicações, e tem uma importância especial: possibilita saber se houve respiração intrauterina.
A técnica utilizada na necropsia para se verificar se o feto respirou ou não, em que se retira o bloco respiratório do feto, realizando um exame em etapas para verificar a flutuação dos pulmões na água, é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

514Q959225 | Medicina Legal, Área 12, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

Uma mulher de vinte e oito anos de idade foi presa acusada do crime de infanticídio, após ter jogado em uma centrífuga o bebê que ela havia dado à luz. Segundo a ocorrência policial, um familiar da suspeita disse que ela havia escondido a gravidez e que negava que houvesse praticado aborto.
A partir dessa situação hipotética, julgue o item a seguir.
Caso a docimásia pulmonar hidrostática de Galeno evidencie franca flutuação desde a primeira fase, excluindo-se as causas de falso-positivos, dever-se-á concluir que o nascituro não respirou.
  1. ✂️
  2. ✂️

515Q1061991 | Medicina Legal, Antropologia Forense, Área 21 Antropologia Forense, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando que a antropologia forense consiste na aplicação dos conhecimentos da antropologia física e(ou) biológica à esfera legal, especialmente no exame de remanescentes humanos esqueletizados, termicamente alterados ou em estágios variados de decomposição, julgue o item a seguir.


A estrutura craniana denominada sutura lambdoidea permite aos antropólogos forenses realizar diversas análises para compor o perfil biológico de um indivíduo, servindo inclusive como um traço morfoscópico relevante para a determinação da ancestralidade biológica.
  1. ✂️
  2. ✂️

516Q957566 | Medicina Legal, Grupo Técnico em Necropsia, EBSERH, FGV, 2025

São autoridades competentes para a determinação de uma necropsia médico-legal as seguintes autoridades, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

517Q983945 | Medicina Legal, Perito OdontoLegal de Polícia Civil, Polícia Civil BA, IBADE, 2025

Analise as proposições:

I – No exame de uma ferida, caso o Perito observe um ângulo agudo e outro reto ou arredondado é possível afirmar que a lesão fora causada por objeto perfurante de médio calibre;
II – O comprimento da lâmina da faca ou objeto usado para produzir uma ferida perfurocortante pode ser sempre determinado a partir do comprimento do trajeto da lesão no interior do corpo;
III – Feridas perfurocortantes geralmente deixam pontes de tecido íntegro;
IV – Decapitação caracteriza-se por uma separação total entre a cabeça e o corpo em decorrência de uma ação cortante em região cervical.

Assinale a alternativa correspondente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

518Q1030995 | Medicina Legal, Traumatologia Forense, Médico Legista, PC MG, FGV, 2025

Sobre as características das lesões causadas por ação contundente, as mais frequentemente observadas na prática pericial, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

519Q1061990 | Medicina Legal, Antropologia Forense, Área 21 Antropologia Forense, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando que a antropologia forense consiste na aplicação dos conhecimentos da antropologia física e(ou) biológica à esfera legal, especialmente no exame de remanescentes humanos esqueletizados, termicamente alterados ou em estágios variados de decomposição, julgue o item a seguir.

Na estrutura esquelética humana, o conjunto pélvico reúne os acidentes anatômicos mais confiáveis para a estimativa de sexo, devido à sua função obstétrica em indivíduos do sexo feminino.
  1. ✂️
  2. ✂️

520Q1062503 | Medicina Legal, Traumatologia Forense, Área 12 Medicina Legal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
A traumatologia forense é o ramo da medicina legal que estuda as lesões produzidas por agentes vulnerantes no corpo humano, consideradas sua dinâmica, consequências e implicações jurídico-penais. Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.
Em crianças, a presença de equimoses em diferentes estágios evolutivos e localizadas em áreas do corpo como face, dorso, região glútea e face interna das coxas, constitui forte indicativo de maus-tratos físicos e deve ser diferenciada de patologias hematológicas, antes da notificação obrigatória.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.