Início

Questões de Concursos Medicina do Trabalho

Resolva questões de Medicina do Trabalho comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


111Q154090 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRE PE, FCC

Dada a complexidade do conceito de saúde, a tarefa de mensurá-la também é complexa. Indicador de saúde é em geral usado para medir aspectos não sujeitos à observação direta, como normalidade e felicidade. Com relação à construção de indicadores de saúde, considere:

I. Validade diz respeito à obtenção de resultados semelhantes, quando a mensuração é repetida.

II. A questão do sigilo se aplica somente à clínica, não devendo ser considerada quando se trata da construção de indicadores de saúde.

III. Morbidade e mortalidade são consideradas indicadores de saúde.

IV. Indicadores demográficos também são considerados indicadores de saúde.

É correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q131987 | Medicina do Trabalho, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

O osteossarcoma hepático tem ligação particularmente forte com a exposição ao seguinte agente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q685316 | Medicina do Trabalho, Analista Médico Perito, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Sobre o Prontuário Médico Ocupacional, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q682005 | Medicina do Trabalho, Analista Médico Perito, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Texto associado.
Sobre as Normas Regulamentadoras, analise as afirmativas a seguir.
I. A NR 15 – insalubridade – elenca agentes químicos, físicos e biológicos passiveis de tornar um ambiente laboral insalubre.
II. A NR 16 – periculosidade – elenca situações em que há perigo de acidentes com combustíveis, inflamáveis, radiações ionizantes e eletricidade.
III. O PCMSO (NR 7) deve ser feito com base exclusiva no PPRA (NR 9).
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q152207 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRE PE, FCC

Em relação ao formulário do PPP-Perfil Profissiográfico Previdenciário, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q132923 | Medicina do Trabalho, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

De acordo com a NR17, em relação à ergonomia do trabalho em telemarketing e/ou teleatendimento, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q148565 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRT 9a REGIÃO, FCC

Nos estabelecimentos em que trabalhem mais de 300 (trezentos) operários, é obrigatória a existência de refeitório, não sendo permitido aos trabalhadores tomarem suas refeições em outro local do estabelecimento. De acordo com a NR 24, esse refeitório deve ter

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q149609 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRT 6a Região, FCC

A Vigilância Ambiental em Saúde é um conjunto de ações que proporciona o conhecimento e a detecção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou outros agravos à saúde. São objetivos da Vigilância Ambiental em Saúde:

I. Identificar os riscos e divulgar as informações referentes aos fatores ambientais condicionantes e determinantes das doenças e outros agravos à saúde.
II. Produzir e interpretar informações, visando a disponibilizar ao SUS instrumentos para o planejamento e execução de ações relativas às atividades de promoção da saúde e de prevenção e controle de doenças relacionadas ao meio ambiente.
III. Fiscalizar a execução das ações de proteção da saúde humana relacionadas ao controle e recuperação do meio ambiente, aplicando as multas cabíveis ao detectar o descumprimento das normas que regem as relações entre trabalho e meio ambiente.
IV. Conhecer e estimular a interação entre saúde, meio ambiente e desenvolvimento, visando ao fortalecimento da participação da população na promoção da saúde e qualidade de vida.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q688692 | Medicina do Trabalho, Analista Médico Perito, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

A “loucura dos chapeleiros” é determinada pela intoxicação ocupacional por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q99045 | Medicina do Trabalho, Analista Medicina do Trabalho, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, referentes a patologias crônicas na prática
clínica.

O teste oral de sobrecarga com glicose deve ser realizado após jejum de oito a quatorze horas. Nos três dias que antecedem o teste, no mínimo, o paciente deve adotar uma dieta sem restrição de carboidrato, cuja ingestão deve ser superior a 150g por dia..

  1. ✂️
  2. ✂️

121Q152563 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRT 9a REGIÃO, FCC

Na aplicação da NR 6 - Equipamento de Proteção Individual - EPI, compete recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade:

I. o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.

II. a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (e m empresas desobrigadas de manter o SESMT).

III. ao designado, mediante orientação de profissional tecnicamente habilitado, nas empresas desobrigadas de constituir CIPA.

IV. o técnico designado pela Delegacia Regional do Trabalho, quando da inspeção prévia (nos casos de empresas que possuam até 4 empregados).

V. a entidade sindical da categoria.

É correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q216553 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, TRE PE, FCC

Em conformidade com a NR17-Ergonomia, cujo Anexo II estabelece parâmetros para a execução das atividades de teleatendimento/telemarketing, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q684101 | Medicina do Trabalho, Médico Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2019

Conforme a NR-15, em um de seus anexos, para trabalhos sob ar comprimido em tubulões pneumáticos e túneis pressurizados, os empregados deverão satisfazer, entre outros, o seguinte requisito referente à idade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q132318 | Medicina do Trabalho, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

Em relação às obrigações do uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Cabe ao empregador exigir seu uso. ( ) Cabe ao empregado responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica, e comunicar ao Ministério do Trabalho qualquer irregularidade observada. ( ) Cabe ao empregado usar o equipamento, mas apenas para a finalidade a que se destina. ( ) Cabe ao empregador registrar o fornecimento do equipamento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico para isso. Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

125Q132634 | Medicina do Trabalho, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho. Sobre essa comissão, marque a afirmativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

126Q688968 | Medicina do Trabalho, Médico Perito, IPREMM SP, VUNESP, 2019

Na investigação das causas dos acidentes do trabalho típicos, inclui-se a análise dos fatores subjacentes e latentes. Entende-se por fatores subjacentes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q148229 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TST, FCC

Em que Norma Regulamentadora (NR) temos o Anexo que estabelece parâmetros mínimos para o trabalho em atividades de teleatendimento/telemarketing nas diversas modalidades desse serviço, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança, saúde e desempenho?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q215910 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, SABESP, FCC

Do ponto de vista de segurança e higiene do trabalho para exposição ao ruído deve-se considerar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q155324 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TST, FCC

Em relação às radiações ionizantes, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q694283 | Medicina do Trabalho, Analista Médico do Trabalho, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Ainda segundo o Quadro I dos anexos à NR7, que trata dos Parâmetros para o Controle Biológico da Exposição Ocupacional a Agentes Químicos, o Ácido Delta Amino Levulínico é a substância indicada para realizar a monitorização biológica em trabalhadores expostos. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.