Início

Questões de Concursos Medicina do Trabalho

Resolva questões de Medicina do Trabalho comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


581Q214852 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, TRT 13a Região, FCC

Se um marceneiro de manutenção apresenta uma perda auditiva permanente induzida pelo ruído ocupacional à audiometria periódica há, na orelha interna, uma lesão

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

582Q153457 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TST, FCC

A Síndrome Coronariana Aguda (SCA) - Infarto Agudo do Miocárdio - está relacionada à exposição ao

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

583Q133273 | Medicina do Trabalho, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

Em relação aos testes e avaliações que podem ser realizados nos exames periódicos, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

584Q215194 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, TJ PA, VUNESP

Nos estudos de toxicologia em relação ao uso de drogas, as anfetaminas são consideradas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

585Q104124 | Medicina do Trabalho, Analista Medicina do Trabalho, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, referentes a riscos químicos e
toxicologia ocupacional.

Por apresentar solubilidade baixa ou média, o ácido clorídrico é classificado como irritante primário que atua diretamente nas vias respiratórias superiores.

  1. ✂️
  2. ✂️

586Q215230 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, BANPARÁ, ESPP

Humor triste ou diminuição do interesse ou prazer, fadiga ou perda da energia, diminuição da capacidade de pensar e de se concentrar ou indecisão e ideação suicida recorrente são manifestações de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

587Q214743 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, TJ PA, VUNESP

Para um trabalhador que exercerá sua função com exposição ocupacional a radiações ionizantes, deve-se solicitar, no exame admissional, conforme a NR-7,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

588Q149070 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRE PE, FCC

Dermatite de contato é a dermatose ocupacional mais comum. É caracterizada por dermatite eczematosa nos locais de exposição ao agente causal e melhora com a sua remoção. O tratamento precoce pode diminuir o tempo de evolução das lesões e evitar sequelas. O tratamento medicamentoso de formas localizadas de dermatite de contato irritativa, com lesões descamativas e liquenificadas é feito com

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

589Q101990 | Medicina do Trabalho, Analista Medicina do Trabalho, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relacionados a patologias dermatológicas.

Os testes laboratoriais são mais eficientes para diferenciar dermatite de contato irritativa de dermatite de contato alérgica que o teste de contato ou teste epicutâneo, ou seja, esse teste não é o melhor recurso laboratorial para essa diferenciação.

  1. ✂️
  2. ✂️

590Q99180 | Medicina do Trabalho, Analista Medicina do Trabalho, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Depois da pele, o trato respiratório é o sistema orgânico em maior contato com o meio ambiente. A poluição ocupacional e ambiental na forma de poeiras, fumos, vapores e gases tóxicos apresenta riscos significativos para o sistema respiratório. Acerca desse tema, e considerando que as siglas ART e AO significam, respectivamente, asma relacionada ao trabalho e asma ocupacional, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

591Q152692 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TST, FCC

Em relação ao trabalho em turnos, considere:

I. Trabalhador diurno que passa para trabalho noturno, apesar de obrigados a modificar o período de vigília e repouso, tem uma rápida adaptação de todo o seu ritmo endógeno.

II. Trabalhadores em turnos qualificam seu sono como pior do que o dos trabalhadores diurnos com diferenças entre os dias de trabalho e os dias de folga, daí a necessidade deles terem um maior número de dias de folga.

III. O trabalho em turnos e noturno está incluído como agente etiológico ou fator de risco de natureza ocupacional, sendo descrito como má adaptação à organização do horário de trabalho trabalho em turnos e trabalho noturno.

IV. Quanto maior o número de jornadas de trabalho que obrigam o trabalhador a inverter seu ciclo de atividade repouso, menor será o número de dias necessários para conseguir uma inversão dos ritmos biológicos.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

592Q149375 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRT 14a Região, FCC

Os assentos utilizados nos postos de trabalho devem atender ao seguinte requisito mínimo de conforto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

593Q216474 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, TRF 2a, FCC

Sobre o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (NR 9), é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

594Q214943 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, Petrobras, CESGRANRIO

As evidências atuais em relação à hipertrigiceridemia e ao risco de doença arterial coronariana, quando associadas a HDL-c diminuído e /ou LDL-c aumentado, se verificam quando o nível dos triglicerídeos está acima de (mg/dL)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

595Q214978 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, Petrobras, CESGRANRIO

Muitas morbidades dos trabalhadores podem ser desencadeadas ou causadas pelo processo produtivo. Em alguns desses processos, a causa está centrada na organização do trabalho e não em agentes nocivos à saúde de origem química, física ou biológica. A organização do trabalho pode reduzir o impacto sobre o trabalhador, evitando seu adoecimento ou melhorando a saúde, de forma considerável, ou, de outro modo, causando a doença ocupacional.
Qual a base legal que permite a conclusão de que a organização do trabalho pode trazer essas repercussões à saúde do trabalhador?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

596Q215514 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, TRF 2a, FCC

O diagnóstico do transtorno depressivo maior é definido pela Associação Americana de Psiquiatria por meio de critérios estabelecidos pelo DSM-IV (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, 4th Ed). Dentre os sintomas que podem estar presentes para o diagnóstico, constam: humor deprimido, perda do interesse ou prazer nas atividades, perda ou ganho ponderal, insônia ou hipersonia, agitação ou atraso psicomotor, fadiga ou perda de energia, sentimentos de culpa excessiva ou inapropriada, diminuição da capacidade de concentração e pensamentos recorrentes de morte. Os dois critérios maiores para este diagnóstico, cuja presença de pelo menos um é obrigatória, são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

597Q199396 | Medicina do Trabalho, Agente Técnico Legislativo, AL SP, FCC

A pancreatite aguda é definida como uma condição inflamatória aguda do pâncreas, com acometimento variável das estruturas peripancreáticas e órgãos à distância, cuja gênese depende da autodigestão tecidual pelas próprias enzimas pancreáticas. Dentre as alternativas abaixo, a principal causa de pancreatite aguda é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

598Q149514 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRT 6a Região, FCC

Trabalhador vítima de assédio moral no trabalho passou a desenvolver depois de algum tempo quadro de humor deprimido, perda de interesse e prazer em atividades normalmente agradáveis, energia reduzida, com cansaço aumentado e atividade diminuída. Trata-se de quadro de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

599Q214813 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, Petrobras, CESGRANRIO

Ao realizar um atendimento pré-hospitalar, como socorrista em um acidente, seja qual for, alguns cuidados devem ser obrigatoriamente observados, EXCETO

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

600Q214585 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, Petrobras, CESGRANRIO

Considere as assertivas a seguir sobre o câncer ocupacional.

I - O câncer provocado por exposições ocupacionais geralmente atinge regiões do corpo que estão em contato direto com as substâncias cancerígenas, o que explica a maior frequência de câncer de pulmão, de pele e de bexiga nesse tipo de exposição.

II - O benzeno, que pode ser encontrado como contaminante na produção de carvão, em indústrias siderúrgicas, e é usado como solvente de tintas e colas, atinge principalmente células da pele e sobre as vias respiratórias e pulmões.

III - A poluição tabagística ambiental potencializa as ações da maioria das substâncias cancerígenas, daí resultando a proibição do fumo nos ambientes de trabalho.

É correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.