Início

Questões de Concursos Medicina do Trabalho

Resolva questões de Medicina do Trabalho comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q194515 | Medicina do Trabalho, Agente Técnico Legislativo, AL SP, FCC

De acordo com a classificação proposta por Schilling (1984), as doenças ocupacionais são classificadas em três grupos: Grupo 1, Grupo 2 e Grupo 3. Assinale a alternativa que faz a correta relação entre as doenças ocupacionais listadas e a classificação proposta por Schilling.

I. Intoxicação por chumbo
II. Varizes de membros inferiores
III. Silicose
IV. Bronquite crônica
V. Câncer
VI. Doenças mentais

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q216325 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, BANPARÁ, ESPP

Sobre a hipertensão arterial, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q685644 | Medicina do Trabalho, Analista Médico do Trabalho, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

As opções a seguir sobre as competências dos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q215025 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, TRF 2a, FCC

Segundo a classificação proposta por Schilling (1984), as doenças relacionadas ao trabalho são divididas em três grupos, de acordo com a natureza da relação entre o trabalho e a doença. A correlação correta entre grupo e doença ocorre em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q215298 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, PRODESP, ZAMBINI

É vedado ao médico revelar fato de que tenha conhecimento em virtude do exercício de sua profissão, EXCETO

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q683540 | Medicina do Trabalho, Analista Médico Perito, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Texto associado.
Ao examinar um trabalhador, o médico do trabalho constata a presença de sintomas radiculares em extremidade ao realizar pressão com ambas mãos sobre o topo da cabeça com flexão lateral da cabeça do paciente.
Esta manobra é conhecida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q693294 | Medicina do Trabalho, Analista Médico do Trabalho, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Os trabalhadores expostos profissionalmente ao cromo podem adquirir
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q216322 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

Texto associado.

Considere a NR-9 Programa de Prevenção de Riscos
Ambientais para responder às questões seguintes

Segundo o disposto na NR-9, são considerados riscos ambientais APENAS os riscos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q215957 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, TRF 2a, FCC

Sobre a sífilis, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q102171 | Medicina do Trabalho, Analista Medicina do Trabalho, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Um operário de uma indústria apresenta quadro de fadiga mental e física constante, alteração no padrão do sono, irritabilidade e desânimo. Os sintomas vêm-se desenvolvendo de forma progressiva há alguns meses, sem relação com qualquer episódio desencadeador que o operário possa reconhecer. Além disso, ele nega quadros infecciosos nos últimos meses. O operário trabalha em sistema de turnos alternados e, em seu ambiente de trabalho, ele é exposto a ruído de intensidade baixa a média, mas não a riscos químicos.

O diagnóstico mais provável para o operário em questão é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q153917 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRT 9a REGIÃO, FCC

De acordo com a Legislação Previdenciária, a aposentadoria por invalidez será devida ao segurado que, estando ou não em gozo de auxílio-doença, for considerado incapaz e insuscetível de reabilitação para o exercício de atividade que lhe garanta a subsistência. A respeito, considere:

I. A doença ou lesão de que o segurado já era portador ao filiar-se ao Regime Geral de Previdência Social em hipótese alguma lhe conferirá direito à aposentadoria por invalidez.

II. Quando o acidentado do trabalho estiver em gozo de auxílio-doença, o valor da aposentadoria por invalidez será igual ao do auxílio-doença, se este, por força de reajustamento, for superior ao previsto no artigo competente.

III. A concessão de aposentadoria por invalidez dependerá da verificação da condição de incapacidade mediante exame médico-pericial a cargo da Previdência Social, podendo o segurado, às suas expensas, fazer-se acompanhar de médico de sua confiança.

IV. O valor da aposentadoria por invalidez, do segurado que necessitar da assistência permanente de outra pessoa, terá um acréscimo de 50% (cinquenta por cento) que, com a morte do aposentado cessará, não sendo incorporável ao valor da pensão.

V. O aposentado por invalidez que retornar voluntariamente à atividade terá sua aposentadoria automaticamente cancelada, a partir da data do retorno.

É correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q169810 | Medicina do Trabalho, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, Banco do Brasil, CESGRANRIO

Qual é a doença cujas manifestações clínicas da fase crônica aparecem na vida adulta, anos após a fase aguda, apresentando alterações cardíacas e/ou digestivas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q216155 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

De acordo com a NR-17 Ergonomia o transporte manual de cargas é definido como aquele

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q102017 | Medicina do Trabalho, Analista Medicina do Trabalho, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Considerando que o trabalho representa uma importante instância na patogenia, no desencadeamento e na evolução dos distúrbios psíquicos, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q688186 | Medicina do Trabalho, Médico Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2019

Conforme o Manual de Aplicação da Norma Regulamentadora-17, NR-17, quando faz referência ao mobiliário dos postos de trabalho, é verdadeira a seguinte afirmação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q153603 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRE PE, FCC

De maneira geral, o comportamento dos metais pesados é de acúmulo no organismo. São lentamente absorvidos, acarretando aumento gradativo da concentração do elemento nos tecidos. Para um desses metais, a exposição a elevadas concentrações pode causar queixas digestivas, periodontites, estomatite grave com perda de dentes e infecções bacterianas secundárias nas gengivas. Trata-se do
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q103067 | Medicina do Trabalho, Analista Medicina do Trabalho, INMETRO, CESPE CEBRASPE

No gerenciamento das condições de trabalho nocivas para a saúde decorrentes da organização e da gestão do trabalho, recomenda-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q684212 | Medicina do Trabalho, Analista Médico do Trabalho, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Com base no anexo 1 da NR 6, que trata da Lista de Equipamentos de Proteção Individual em seu item D 3 - Respirador de adução de ar tipo linha de ar comprimido, assinale a afirmativa incorreta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q214949 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, BANPARÁ, ESPP

Assinale a alternativa que contém a associação correta entre atividade e grau de insalubridade, de acordo com a Norma Regulamentadora (NR) 15

I. Atividades e operações que exponham os trabalhadores, sem a proteção adequada, às vibrações localizadas ou de corpo inteiro.

II. Fabricação e preparação de tintas à base de arsênico.

III. Pintura a pistola ou manual com pigmentos de compostos de chumbo ao ar livre.

IV. Trabalho em cemitérios, que envolva exumação de corpos.

A - Grau Mínimo

B - Grau Médio

C - Grau Máximo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q692059 | Medicina do Trabalho, Analista Médico Perito, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Texto associado.
Sobre a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), analise as afirmativas a seguir.
I. A CAT deverá ser emitida apenas quando, em virtude de algum acidente ocorrido no trabalho, houver redução temporária da capacidade para o trabalho.
II. A perícia do INSS considerará caracterizada a natureza acidentaria da incapacidade quando constatar existência de nexo técnico epidemiológico entre o trabalho e o agravo.
III. Será considerado acidente de trabalho a presunção relativa quando houver nexo entre trabalho e agravo, caso em que se deve abrir a CAT, não cabendo questionamento posterior.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.