Início

Questões de Concursos Medicina do Trabalho

Resolva questões de Medicina do Trabalho comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


931Q214578 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, TRF 2a, FCC

Trabalhadores expostos ao benzeno e às radiações ionizantes têm risco aumentado de anemia aplástica. O diagnóstico dessa doença baseia-se na associação entre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

932Q214870 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

No trabalho em turnos, a continuidade da produção é alcançada pela participação de várias turmas de trabalhadores que se sucedem nos locais de trabalho.

O que caracteriza o sistema de turnos contínuos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

933Q216484 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, SABESP, FCC

Quando há valores extremos em uma amostra, a medida de tendência central que se recomenda usar é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

934Q216512 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, TJ AL, CESPE CEBRASPE

Com relação à patogenia e à fisiopatologia da pneumoconiose, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

935Q216514 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, TRE PE, FCC

O retardo mental e somático pode ser permanente quando associado à deficiência do hormônio tireoidiano nas fases pré-natal e neonatal, provocando o cretinismo, efeito grave e irreversível do hipotireoidismo materno. São agentes etiológicos ocupacionais para o hipotireodismo decorrente de substâncias exógenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

936Q146373 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Clínica Médica, TRE MG, CONSULPLAN

De acordo com o Regime Geral de Previdência Social, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

937Q215493 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, TJ AL, CESPE CEBRASPE

Com relação ao nexo de causalidade acidentária, segundo a norma previdenciária, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

938Q215239 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A Norma OHSAS 18001, versão 2007, ampliou os critérios de gestão em Serviços de Saúde e Segurança, permitindo a aplicação desses critérios em qualquer tipo de organização que necessite realizar o controle de riscos de acidentes e doenças ocupacionais.

As modificações inseridas na nova versão da OHSAS 18001, versão 2007, compreendem, como parte do planejamento do Serviço de Saúde e Segurança, a verificação da hierarquia dos controles

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

939Q216285 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, TJ PA, VUNESP

O trauma acústico

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

940Q215263 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, SABESP, FCC

Existe grande adversidade na vida e trabalho em grandes altitudes (acima de 3000m), alguns mecanismos adaptativos tentam intervir na direção do processo de aclimatação, como por exemplo,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

941Q215776 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, Petrobras, CESGRANRIO

Na organização do trabalho, os sistemas de avaliação de desempenho, para efeitos de remuneração e vantagens de qualquer espécie, devem levar em consideração situações que possam induzir a autoaceleração dos movimentos. Esse mecanismo deve ser analisado para que possam ser elaboradas as ações de prevenção. Na Norma Regulamentadora específica, esse critério é apontado como um dos fatores de probabilidade de agravamento de doenças osteomusculares nos seguintes segmentos corporais:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

942Q215367 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, TRF 2a, FCC

Em relação ao trabalho em turnos, analise os itens abaixo:

I. Em trabalhadores que exercem suas atividades em turnos alternantes e/ou em trabalho noturno, com dificuldades de adaptação, o diagnóstico de transtorno do ciclo vigília-sono relacionado ao trabalho, excluídas outras causas não-ocupacionais, pode ser enquadrado no Grupo I da Classificação de Schilling, em que o trabalho desempenha o papel de causa necessária.

II. Em casos particulares de trabalhadores previamente lábeis ou hipersuscetíveis, circunstâncias, como o trabalho em turnos ou trabalho noturno, poderiam eventualmente desencadear, agravar ou contribuir para a recidiva da doença, o que levaria a enquadrá-la no Grupo III da Classificação de Schilling.

III. Trabalhadores em turnos e trabalhadores noturnos não estão sujeitos a sofrerem maiores riscos de doenças cardiovasculares, gastrintestinais e transtornos mentais.

É correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

943Q215884 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Algumas doenças ou alterações são agravadas por tarefas realizadas com os membros superiores, acima da linha dos ombros. Esses movimentos estimulam a aproximação das estruturas articulares entre o acrômio e o músculo supraespinhoso acima de 90°, na elevação dos ombros. Nas avaliações médicas, devemos identificar as alterações congênitas do acrômio, para que a execução de tais tarefas sejam evitadas pelos portadores dessas alterações. A classificação do acrômio que identifica essa alteração é a de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

944Q215501 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, Petrobras, CESGRANRIO

É importante manter em dia a carteira vacinal em todas as fases da vida. Considere as recomendações de vacinação do adulto a seguir.

I - A vacina para febre amarela é recomendada a partir dos 9 meses de vida, com intervalo a cada 10 anos para indivíduo que resida ou que for viajar para área endêmica (estados: AP, TO, MA, MT, MS, RO, AC, RR, AM, PA, GO e DF), área de transição (alguns municípios dos estados: PI, BA, MG, SP, PR, SC e RS) e área de risco potencial (alguns municípios dos estados BA, ES e MG). Em viagem para essas áreas, vacinar 10 (dez) dias antes da viagem.

II - A vacina para tétano e difteria é recomendada para adultos a cada 10 anos. Mulheres grávidas que estejam com a vacina em dia, mas que receberam sua última dose há mais de 05 (cinco) anos, precisam receber uma dose de reforço. A dose deve ser aplicada, no mínimo, 20 dias antes da data provável do parto. Em caso de ferimentos graves, a dose de reforço deverá ser antecipada para cinco anos após a última dose.

III - A vacina para hepatite A é realizada em dose única e é recomendada para adultos que trabalham com alimentos e bebidas, profissionais da área de saúde, profissionais que viajam muito, indivíduos que lidam com dejetos ou água contaminada, profissionais do sexo e profissionais de aviação.

É correto APENAS o que se recomenda em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

945Q216278 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, SABESP, FCC

Determinados agravos à saúde do trabalhador são de notificação compulsória. A alternativa em que haja exemplos destes casos é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

946Q216023 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, TRT 13a Região, FCC

Estudos recentes têm comprovado que empresas que desenvolveram programas de promoção de atividades físicas obtiveram benefícios econômicos adicionais em virtude da redução do absenteísmo e do aumento da produtividade dos trabalhadores. Para a prática de exercícios físicos é recomendado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

947Q216417 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, TRT 13a Região, FCC

O mapa de risco é uma representação referente aos riscos existentes no local de trabalho, que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

948Q152315 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TST, FCC

É um cuidado que o médico do trabalho deve ter ao avaliar a pele e fâneros:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

949Q215422 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, Petrobras, CESGRANRIO

Trabalhador celetista, morador em Piabetá RJ, diariamente pega o trem para Central do Brasil onde desce e se dirige à Rua da Alfândega, onde trabalha como ourives. Durante a última viagem, foi assaltado e agredido fisicamente, sofrendo fratura de clavícula e nariz. Foi socorrido e atendido pelo SUS, recebendo licença médica por 40 dias. Qual tipo de benefício o trabalhador deverá receber do INSS?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

950Q152982 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRT 6a Região, FCC

São agentes físicos que fazem parte do Quadro II da NR 7 - Parâmetros para Monitorização da Exposição Ocupacional a Alguns Riscos à Saúde:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.