Questões de Concursos Meio Ambiente

Resolva questões de Meio Ambiente comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

501Q959317 | Meio Ambiente, Avaliação de Impactos Ambientais, Área 9, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito de estudos ambientais, zoneamento ambiental e caracterização e ocupação de biomas brasileiros, julgue o item subsequente.
São quatro as etapas essenciais para o desenvolvimento de um projeto de zoneamento ambiental: planejamento, diagnóstico, prognóstico e implementação.
  1. ✂️
  2. ✂️

502Q959318 | Meio Ambiente, Conceitos e Fundamentos do Desenvolvimento Sustentável, Área 9, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito de estudos ambientais, zoneamento ambiental e caracterização e ocupação de biomas brasileiros, julgue o item subsequente.


Os benefícios de um zoneamento ambiental para a sociedade incluem subsídio ao planejamento governamental, favorecimento à identificação de áreas que apresentem maiores demandas de proteção ambiental e áreas com potencial de expansão urbana.

  1. ✂️
  2. ✂️

503Q865374 | Meio Ambiente, Resíduos Sólidos, Auxiliar de Serviços, Prefeitura de Juripiranga PB, EDUCA, 2024

São consideradas atividades de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, entre outros, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

504Q977014 | Meio Ambiente, Professor I e II Ciências, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

A crise ambiental, sem precedentes na história, é resultado da imensa capacidade humana, pois tudo o que se faz gera efeitos colaterais e consequências inesperadas, por vezes tornando insuficientes as ferramentas éticas que foram herdadas do passado frente aos poderes que hoje a humanidade detém. Logo, a Educação Ambiental tem papel crucial no enfrentamento dessa crise, radicalizando seu compromisso com mudanças de valores, comportamentos, sentimentos e atitudes dos seres humanos frente ao meio ambiente.
Fonte: Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília: Ministério da Educação, Ministério do Meio Ambiente: UNESCO, 2007 (modificado).

Identifique a alternativa que se contrapõe ao proposto no texto, e assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

505Q917117 | Meio Ambiente, Conceitos e Fundamentos do Desenvolvimento Sustentável, Assistente em Administração, UFCG, UFCG, 2025

A sustentabilidade surge para moldar as perspectivas de desenvolvimento, considerando as interações entre o ambiente natural, a economia humana e os limites do planeta, por meio dos paradigmas da sustentabilidade forte (genuína, estrita ou radical) e da sustentabilidade fraca (superficial, substituível ou frágil), que suscitam a busca por soluções que conciliem as necessidades humanas e seu bem-estar com os limites ambientais e ecológicos do planeta.

Adaptado de Lélé, S. M. Sustainable Development: a critical review. World Development, v.19, n.6, p.607-621, 1991. https://doi.org/10.1016/0305-750X(91)90197-P.

Qual das seguintes afirmativas caracteriza o paradigma da sustentabilidade forte?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

506Q901768 | Meio Ambiente, Avaliação de Impactos Ambientais, Ambiental, IFES, IF ES, 2024

Em busca de assegurar-se a qualidade ambiental, o procedimento metodológico que analisa os impactos ambientais potenciais resultantes de uma intervenção com degradação significativa do meio ambiente é a Avaliação de Impacto Ambiental. Entre os objetivos da Avaliação de Impacto Ambiental, está:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

507Q901770 | Meio Ambiente, Avaliação de Impactos Ambientais, Ambiental, IFES, IF ES, 2024

As metodologias de Avaliação de Impactos Ambientais representam uma abordagem sistemática de identificar, quantificar e mitigar os impactos potenciais de implantação e operação de atividades ou empreendimentos econômicos no meio ambiente. Dentre as metodologias, as Matrizes de Interações são amplamente utilizadas, com destaque para a Matriz de Leopold (Leopold, 1971), a mais abrangente, aplicável a quase todos os tipos de projetos para avaliação dos impactos associados. Acerca da Matriz de Leopold, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

508Q912563 | Meio Ambiente, Resíduos Líquidos, Pedreiro, Prefeitura de Sagrada Família RS, OBJETIVA, 2023

Resíduo é qualquer sobra das atividades humanas na sociedade, podendo ser encontrado nos estados sólido, líquido e gasoso. Os resíduos podem ser divididos em orgânicos e recicláveis perigosos ou não. A respeito da destinação e descarte correto de resíduos, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(_) Os resíduos orgânicos podem ser reciclados em casa por meio da compostagem ou encaminhados para aterros em sacolas biodegradáveis.

(_) Os resíduos recicláveis não perigosos devem ser higienizados, embalados e destinados a cooperativas ou catadores.

(_) Pilhas, baterias e equipamentos eletroeletrônicos são objetos compostos por elementos químicos - como chumbo, lítio, mercúrio e prata - que, quando descartados de forma incorreta, podem contaminar o solo e o lençol freático.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

509Q920284 | Meio Ambiente, Geoprocessamento, IPHAN, FGV, 2025

A Política Nacional do Meio Ambiente (Lei nº 6.938/1981) tem por objetivo a preservação, a melhoria e a recuperação da qualidade ambiental propícia à vida.
Assinale a opção que apresenta, corretamente, um objetivo dessa Lei.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

510Q916235 | Meio Ambiente, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Considerando a situação hipotética descrita abaixo, assinale a alternativa que se refere ao tipo de medida mitigadora ambiental exemplificada no texto.

Visando à prevenção do afugentamento da fauna terrestre que pode ser desencadeado em virtude das atividades de implantação e operação do empreendimento, recomenda-se como uma medida mitigadora a utilização de equipamentos que possuam tecnologia mais silenciosa (baixo nível de emissão de ruídos), recomendação a ser considerada na sua contratação/aquisição, se possível.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

511Q880655 | Meio Ambiente, Fiscal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

De acordo com as diretrizes nacionais para o saneamento básico, qual dos seguintes princípios fundamentais está CORRETO?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

512Q868127 | Meio Ambiente, Resíduos Sólidos, Operador de Máquina, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Qual é o principal problema associado ao descarte inadequado de resíduos eletrônicos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

513Q868128 | Meio Ambiente, Resíduos Sólidos, Operador de Máquina, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

São métodos de destinação de lixo em áreas urbanas:

I. Reciclagem.
II. Compostagem.
III. Incineração.
IV. Coleta por caminhão de lixo.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

514Q879426 | Meio Ambiente, Resíduos Sólidos, Auxiliar de Serviços Gerais, Câmara de Guaratuba PR, UNIVIDA, 2024

A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo. Qual das opções corresponde a um material que pode ser reciclado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

515Q959556 | Meio Ambiente, Fundamentos, Área 4, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca do melhoramento genético de plantas, julgue o item que se segue.

A utilização de populações melhoradas a partir da seleção recorrente deve limitar-se à obtenção de linhagens endogâmicas para a produção de híbridos.

  1. ✂️
  2. ✂️

516Q1029718 | Meio Ambiente, Georeferenciamento, Agente de Serviços Técnicos Ambientais, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Ao analisar um fenômeno espacial, aceita-se universalmente que ele seja descrito em três classes: pontos, linhas e polígonos. Esta classificação tem sido muito útil como um conceito organizado para a discussão do fenômeno espacial. Na atividade de rotina de um Técnico Ambiental, ele pode utilizar diferentes formas de representação de um fenômeno no uso do solo.

Assinale a opção em que estão listados, respectivamente, exemplos de objetos que podem ser representados como um ponto, uma linha e um polígono.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

517Q917361 | Meio Ambiente, Monitoramento Ambiental, Agente de Defesa Civil, Prefeitura de Paraty RJ, Avança SP, 2024

O local passível de ser atingido por processos naturais e/ou induzidos, como deslizamentos de terra e inundações, que podem causar efeitos adversos às pessoas e aos bens materiais, especialmente em regiões onde há assentamentos precários, é definido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

518Q1031046 | Meio Ambiente, Monitoramento Ambiental, Analista Ambiental, IPHAN, FGV, 2025

Baseando-se no Art. nº 215 e no Art. nº 216, ambos da Constituição da República, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

519Q913555 | Meio Ambiente, Resíduos Líquidos, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2023

A armazenagem, transporte, tratamento e disposição final de resíduos sólidos e resíduos líquidos são etapas essenciais na gestão adequada dos resíduos, visando a proteção do meio ambiente e da saúde pública. No que se refere a essas etapas, registre V para verdadeiro, e F, para falso:

(__)O transporte seguro e eficiente de resíduos requer veículos apropriados, que estejam de acordo com as regulamentações locais.
(__)O tratamento de resíduos tem como objetivo reduzir o impacto ambiental e os riscos à saúde. Isso pode envolver processos como a reciclagem, compostagem, incineração, tratamento biológico ou tratamento químico, dependendo do tipo de resíduo.
(__)A disposição final de resíduos inadequada pode levar à poluição ambiental e à contaminação de recursos naturais.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

520Q976598 | Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Professor de Ciências Educação Básica II, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

As fontes de energia são essenciais para o funcionamento da sociedade moderna, estando presentes no transporte, na produção de bens e nos serviços básicos. Elas podem ser classificadas como renováveis ou não renováveis, e seu uso traz implicações econômicas, sociais e ambientais importantes. Com base nas características e impactos das fontes de energia, marque a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.