Início

Questões de Concursos Meio Ambiente

Resolva questões de Meio Ambiente comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


641Q881760 | Meio Ambiente, Fiscal Ambiental, Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão MA, FUNATEC, 2024

As atividades vinculadas à Política Nacional de Educação Ambiental devem ser desenvolvidas na educação em geral e na educação escolar, por meio das seguintes linhas de atuação interrelacionadas, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

642Q1031022 | Meio Ambiente, Educação Ambiental, Analista Ambiental, IPHAN, FGV, 2025

A respeito da trajetória histórica do Iphan, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O Iphan surgiu como Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), sob a gestão de Rodrigo Melo Franco de Andrade (1937-1967), com o objetivo de catalogar e proteger bens culturais de relevância histórica e artística, como a Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto.
( ) O Sphan foi suprimido e substituído pela Fundação Nacional Pró-Memória (1979-1990), com o fim de dinamizar o inventário, a classificação, a conservação, a proteção, a restauração e a revitalização dos bens de valor cultural e natural existentes no país, incluindo o Programa Cidades Históricas.
( ) O Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é instituído em 1994 como uma autarquia federal com a função de formular e coordenar a execução da política de preservação, promoção e proteção do patrimônio cultural, em consonância com as diretrizes do Ministério da Educação.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

643Q901766 | Meio Ambiente, Gestão Ambiental, Ambiental, IFES, IF ES, 2024

O Sistema de Gestão Ambiental (SGA), se bem aplicado, deve contribuir para uma atuação da empresa ou organização alinhada à legislação ambiental, e com o compromisso de implementar melhorias que superem as exigências das regulamentações ambientais vigentes. Considerando um ambiente organizacional, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

644Q1044614 | Meio Ambiente, Química Ambiental, Analista de Pesquisa Energética, EPE, FGV, 2024

O metano (CH4) é um poderoso gás de efeito estufa e o segundo maior responsável pelo aquecimento global.

Com relação ao metano, suas fontes e consequências para a mudança do clima, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

645Q901771 | Meio Ambiente, Ambiental, IFES, IF ES, 2024

A vulnerabilidade ambiental é muito preocupante nas últimas décadas, e parece continuar sendo nos dias futuros se a humanidade não reduzir o consumo e a demanda por recursos naturais. Nesse contexto, qualquer análise deve fundamentar-se na avaliação das taxas de extração e de regeneração dos recursos naturais. Para reverter a vulnerabilidade ambiental, é CORRETO
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

646Q988088 | Meio Ambiente, Conceitos e Fundamentos do Desenvolvimento Sustentável, Psicopedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Leia o trecho abaixo:
"Diante das discussões acaloradas sobre a preservação ambiental, surge a necessidade de analisar criticamente as diferentes abordagens que permeiam o tema. Enquanto alguns defendem a imposição de rigorosas regulamentações, outros propõem uma abordagem mais flexível, priorizando a conscientização e parcerias públicoprivadas. A argumentação, nesse contexto, assume papel central, pois é por meio dela que se articulam as diversas perspectivas e se busca um consenso para enfrentar os desafios ambientais contemporâneos."
Sobre as discussões acaloradas acerca da preservação ambiental, o texto sugere:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

647Q1003720 | Meio Ambiente, Monitoramento Ambiental, Médicoa Veterinário, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2025

Leia o texto abaixo e, em seguida, complete as lacunas no terceiro parágrafo, assinalando a alternativa correta que identifica o órgão federal responsável pela proteção ambiental.

O Brasil é um país megadiverso, sendo particularmente afetado pelo tráfico de animais silvestres. Esse crime é um fator de grande impacto negativo ao meio ambiente e coloca em risco toda essa riqueza.

A proteção da fauna silvestre é um dever constitucional do Estado, mas a atuação dos órgãos competentes é limitada devido a diversos fatores, como legislação insuficiente, que é um dos principais; falta de integração entre os órgãos fiscalizadores; falta de compartilhamento e tabulação de dados/informações; diversos subsistemas utilizados; falta de educação ambiental para a população e falta de agentes públicos e de treinamento específico.

"O ________________ é a estrutura de órgãos e entidades públicas que coordena, supervisiona e executa a política ambiental do Brasil. Foi criado pela Lei nº 6.938/1981 e é composto por órgãos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Tem como objetivo a proteção, melhoria e recuperação da qualidade ambiental do país."
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

648Q917741 | Meio Ambiente, Poluição e Crise Ambiental, Fiscal de Meio Ambiente, Prefeitura de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Analise os itens a seguir e assinale a alternativa correta sobre poluição das águas.
I - A água contaminada, de acordo com a OMS, é aquela que sofre alterações em sua composição, tornando-a imprópria para consumo e atividades essenciais, como a agricultura.
II - A poluição hídrica é sempre visível, pois os poluentes geralmente alteram a cor da água.
III - A análise da qualidade da água não é necessária, pois a água poluída é facilmente identificável a olho nu.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

649Q1011705 | Meio Ambiente, Meio Atmosfétrico, Área Industrial, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, relacionado a saúde e meio ambiente.

Gases poluentes asfixiantes no ar são conceituados como substâncias químicas que exercem ação inflamatória na pele e nas mucosas pelo contato direto.

  1. ✂️
  2. ✂️

652Q960089 | Meio Ambiente, Sem Especialiade, TRF 2a REGIÃO, AOCP, 2024

Nos termos da Lei n° 12.187/2009, que institui a Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC), assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

653Q888927 | Meio Ambiente, Guarda Municipal, Prefeitura de Quebrangulo AL, ADM TEC, 2024

A poluição sonora é um problema ambiental e de saúde pública que afeta a qualidade de vida nas cidades. Nesse contexto, é CORRETO afirmar que, das alternativas dispostas, seja uma medida eficaz para combater a poluição sonora em áreas urbanas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

654Q917108 | Meio Ambiente, Assistente em Administração, UFCG, UFCG, 2025

No documento “Nosso Futuro Comum” (Our Common Future), publicado em 1987, a Comissão Brundtland destacou a capacidade da humanidade em promover um novo perfil de desenvolvimento, por meio de influências políticas, culturais e econômicas que modelam as percepções globais sobre as questões sociais e ambientais.

Adaptado de WCED - World Comission on Environment and Development. (1987). Our common future.

A que termo se refere o texto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

655Q1044598 | Meio Ambiente, Educação Ambiental, Analista de Pesquisa Energética Recursos Energéticos, EPE, FGV, 2024

De acordo com o Balanço Energético Nacional, ano base 2023, a participação das fontes de energia renováveis na Oferta Interna de Energia (OIE) está acima de 49%, evidenciando o compromisso do Brasil com a transição energética por meio da inserção de novas fontes renováveis em sua matriz energética.
Assinale a opção que indica a fonte de energia renovável com mais participação na OIE.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

656Q1044600 | Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Analista de Pesquisa Energética Recursos Energéticos, EPE, FGV, 2024

Relacione o tipo de energia às fontes de energia listadas a seguir.
1. Primária 2. Secundária
( ) solar ( ) gasolina ( ) elétrica ( ) hídrica

Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

657Q1044601 | Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Analista de Pesquisa Energética Recursos Energéticos, EPE, FGV, 2024

A respeito da utilização do carvão mineral para a geração de energia elétrica no Brasil, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

658Q1008001 | Meio Ambiente, Perito em Geografia, MPU, FGV, 2025

A crescente degradação ambiental, impulsionada por mudanças no uso da terra e eventos climáticos extremos, ameaça a capacidade dos ecossistemas de fornecer funções essenciais, exigindo uma compreensão aprofundada dos mecanismos que promovem sua resiliência.
Sobre os mecanismos relacionados à resistência e recuperação das funções ecossistêmicas diante de perturbações ambientais, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

659Q1044611 | Meio Ambiente, Saneamento Geral, Analista de Pesquisa Energética, EPE, FGV, 2024

Texto associado.

O texto a seguir refere-se à questão.

É muito importante o tratamento da água de processo que é transformada em vapor nas caldeiras de usinas termelétricas. Essa passa por filtração e tratamentos complementares. É necessário um alto grau de pureza para evitar problemas de incrustação dentro das caldeiras, com risco de explosão. Ao ser transformada em vapor a água vai concentrando um tipo de poluente, que se precipita nas paredes internas dos tubos, afetando significativamente a troca térmica (os tubos sobreaquecem e podem se romper).

Assinale a opção que apresenta o tipo de poluente descrito no texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

660Q1061775 | Meio Ambiente, Monitoramento Ambiental, Especialidade Engenheiro Químico, CAESB DF, CESPE CEBRASPE, 2025

Sabendo que são aplicados às águas doces de classe 2 as condições e os padrões aplicados às águas doces de classe 1, salvo algumas exceções, julgue os seguintes itens, considerando o que dispõe a Resolução CONAMA n.º 357/2005.

I O valor máximo para o arsênio total em águas de classe 2 é equivalente a 0,01 mg/L e, nos corpos hídricos em que ocorre pesca ou cultivo de organismos para fins de consumo intensivo, esse valor corresponde a 0,14 µg/L.
II A DBO 5 dias a 20 °C até 3 mg/L O2 é adequada para águas de classe 1, enquanto valores de DBO 5 dias a 20 °C até 5 mg/L O2 são permitidos na classe 2.
III O valor máximo para os parâmetros clorofila α, densidade de cianobactérias e sólidos dissolvidos totais deve ser de 15 µg/L, 2 mm3 /L e 500 mg/L, respectivamente.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.