Questões de Concursos Meio Ambiente

Resolva questões de Meio Ambiente comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

662Q1029720 | Meio Ambiente, Monitoramento Ambiental, Agente de Serviços Técnicos Ambientais, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Em cenário de mudanças climáticas, o monitoramento do solo, da água e do ar se tornam cada vez mais necessários para a previsão de eventos extremos e mitigação dos efeitos adversos dos mesmos.

Visando ao monitoramento de vazões ou cotas em rios, da precipitação, da temperatura do ar e do solo e da umidade do ar em uma bacia hidrográfica, assinale a opção que indica os instrumentos que, respectivamente, fazem as medições dessas variáveis.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

663Q916571 | Meio Ambiente, Resíduos Sólidos, Gari, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

A coleta de lixo domiciliar é um serviço essencial para a manutenção da saúde pública e a qualidade de vida nas cidades, demandando organização e planejamento para garantir sua eficiência. Sobre a coleta de lixo domiciliar, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)Os garis desempenham um papel fundamental na coleta de lixo domiciliar, realizando a coleta, o transporte e a destinação adequada dos resíduos, contribuindo para a limpeza da cidade e a prevenção de doenças.
(__)A coleta de lixo domiciliar deve ser realizada sempre no período noturno, independentemente das características do local e da geração de resíduos, a fim de minimizar o impacto no trânsito e evitar transtornos à população.
(__)A utilização de veículos compactadores de lixo permite a coleta de um volume maior de resíduos, otimizando o tempo e os custos operacionais, além de reduzir a emissão de gases poluentes.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

664Q881763 | Meio Ambiente, Fiscal Ambiental, Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão MA, FUNATEC, 2024

O serviço regionalizado de saneamento básico poderá obedecer a plano regional de saneamento básico elaborado para o conjunto de Municípios atendidos. Sobre essa temática assinale a assertiva incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

665Q1034596 | Meio Ambiente, O Meio Ambiente, Análises Ambientais, EPE, FGV, 2024

A respeito dos biocombustíveis, analise as afirmativas a seguir.

I. A produção do bioetanol se dá a partir da fermentação de açúcar ou amido encontrado em biomassa derivada de resíduos agrícolas.
II. A biomassa dos resíduos agrícolas pode ser utilizada diretamente para a produção do biocombustível.
III. A avaliação da sustentabilidade do biocombustível considera o crescimento da colheita, o transporte, o processamento e a utilização dos recursos.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

666Q988773 | Meio Ambiente, Meio Aquático, Professor, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Considerando a distribuição da água no planeta Terra, qual a porcentagem de água salgada existente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

667Q889705 | Meio Ambiente, Fiscal de Meio Ambiente, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

De acordo com a Fundação Nacional de Saúde, “o estado de higidez em que vive a população, tanto no que se refere a sua capacidade de inibir, prever ou impedir a ocorrência de endemias ou epidemias veiculadas pelo meio ambiente, como no tocante do seu potencial de promover o aperfeiçoamento de condições mesológicas favoráveis em pleno gozo e bem-estar”, refere-se ao termo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

668Q978539 | Meio Ambiente, Analista Organizacional, SCGás, IESES, 2025

A sustentabilidade do uso do gás natural está relacionada à sua menor emissão de gases de efeito estufa quando comparado a outras fontes fósseis, embora ainda represente uma fonte não renovável. Analise as afirmativas a seguir sobre sustentabilidade e gás natural:

I. O gás natural é considerado uma fonte de energia limpa e renovável.
II. Seu uso em substituição ao carvão pode reduzir significativamente as emissões de CO2.
III. Apesar de menos poluente, o gás natural ainda contribui com gases de efeito estufa.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

669Q1044611 | Meio Ambiente, Saneamento Geral, Analista de Pesquisa Energética, EPE, FGV, 2024

Texto associado.

O texto a seguir refere-se à questão.

É muito importante o tratamento da água de processo que é transformada em vapor nas caldeiras de usinas termelétricas. Essa passa por filtração e tratamentos complementares. É necessário um alto grau de pureza para evitar problemas de incrustação dentro das caldeiras, com risco de explosão. Ao ser transformada em vapor a água vai concentrando um tipo de poluente, que se precipita nas paredes internas dos tubos, afetando significativamente a troca térmica (os tubos sobreaquecem e podem se romper).

Assinale a opção que apresenta o tipo de poluente descrito no texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

670Q1044612 | Meio Ambiente, Saneamento Geral, Analista de Pesquisa Energética, EPE, FGV, 2024

Texto associado.

O texto a seguir refere-se à questão.

É muito importante o tratamento da água de processo que é transformada em vapor nas caldeiras de usinas termelétricas. Essa passa por filtração e tratamentos complementares. É necessário um alto grau de pureza para evitar problemas de incrustação dentro das caldeiras, com risco de explosão. Ao ser transformada em vapor a água vai concentrando um tipo de poluente, que se precipita nas paredes internas dos tubos, afetando significativamente a troca térmica (os tubos sobreaquecem e podem se romper).

Assinale a opção que apresenta os processos de tratamento majoritariamente usados em usinas termelétricas para remover os poluentes descritos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

671Q1038478 | Meio Ambiente, Saneamento Geral, Analista de Pesquisa Energética, EPE, FGV, 2024

Um reservatório foi projetado para atender a uma demanda média de 4.500m³/dia. Sabendo que o volume útil do reservatório é de 1,35 milhão de metros cúbicos e supondo que o fluxo constante de reabastecimento esteja em 1.500m³/dia.

Desconsiderando perdas por evaporação, esse reservatório teria um esgotamento em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

672Q901782 | Meio Ambiente, Ambiental, IFES, IF ES, 2024

O processo dinâmico de oxigenação e desoxigenação é responsável por manter a qualidade da água dos corpos hídricos compatível com a presença de carga orgânica, e possibilitar a vida aquática. O modelo matemático que descreve esse processo simultâneo no corpo d’água é escrito na forma de Dd/dt = (k1L – k2D), onde D é déficit de oxigênio dissolvido e L, a concentração da matéria orgânica. Na equação, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

673Q989601 | Meio Ambiente, Química Ambiental, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

No concerne à biotecnologia aplicada na conservação ambiental, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

674Q875944 | Meio Ambiente, Auxiliar de Serviços Gerais Masculino, Prefeitura de Barbosa Ferraz PR, UNIVIDA, 2024

Leia o trecho abaixo e preencha a lacuna:

“O recipiente de cor ____________ é destinado à coleta de papel e papelão. Nele, devem ser descartados jornais, revistas, embalagens de papelão, caixas e outros materiais similares”.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

675Q989614 | Meio Ambiente, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Qual dos seguintes processos não está associado à toxicocinética de contaminantes no ambiente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

676Q958130 | Meio Ambiente, Gestão Ambiental, Auditor Ambiental, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Um Sistema de Gestão Ambiental é um conjunto de procedimentos sistematizados que são desenvolvidos para que as questões ambientais sejam integradas à administração global de um empreendimento.

Assinale a opção em que estão listados apenas elementos de um Sistema de Gestão Ambiental.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

677Q978113 | Meio Ambiente, Simulado 1, CNU, 2025

Sobre a matriz energética brasileira e os desafios da transição energética no contexto das mudanças climáticas, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

678Q885704 | Meio Ambiente, Fiscal Ambiental, Prefeitura de Conceição do Canindé PI, IVIN, 2024

Um dos desafios da educação ambiental é demonstrar ao ser humano que suas ações equivocadas podem ter consequências no meio ambiente. Contudo, a educação ambiental no intuito de orientar, construir valores sociais e conhecimento direcionado a conservação do meio ambiente, apresenta como um dos seus princípios:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

679Q1063883 | Meio Ambiente, Monitoramento Ambiental, Analista de Sensoriamento Remoto, INPE, FGV, 2024

Mapas de uso e cobertura do solo são ferramentas que possibilitam estudos de determinadas mudanças em regiões de interesse.
Entre as possibilidades de aplicação dessa ferramenta para monitoramento, analise as afirmativas a seguir.
I. Possibilita o monitoramento de desmatamento em áreas de floresta, identificando aparecimento de novos caminhos e clareiras. II. Possibilita o monitoramento de áreas de proteção ambiental, identificando áreas de exploração mineral ilegal na região. III. Possibilita o monitoramento dos biomas brasileiros, verificando se houve perda ou ganho de área em cada um deles.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

680Q914897 | Meio Ambiente, Resíduos Sólidos, Gari, Prefeitura de Dom Eliseu PA, LJ Assessoria e Planejamento Administrativo Limita, 2023

Qual é a opção mais sustentável para a destinação do lixo orgânico em áreas urbanas densamente povoadas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.