Início

Questões de Concursos Meio Ambiente

Resolva questões de Meio Ambiente comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


661Q890005 | Meio Ambiente, Poluição e Crise Ambiental, Técnico em Meio Ambiente, Prefeitura de Turilândia MA, LJ Assessoria e Planejamento Administrativo Limita, 2024

Qual dos seguintes materiais é mais apropriado para reutilização em um contexto industrial, contribuindo para a redução de resíduos e conservação de recursos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

662Q958135 | Meio Ambiente, O Meio Ambiente, Auditor Ambiental, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Para o alcance dos objetivos propostos em um Projeto de Recuperação de Área Degradada ou Área Alterada (PRAD), a depender do caso, deve ser realizado com o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

663Q1034499 | Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Analista Ambiental, IPHAN, FGV, 2025

No que diz respeito ao Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA): procedimentos, diretrizes e especificidades quando se trata da preservação do patrimônio cultural, após o recebimento dos estudos ambientais, o IBAMA solicitará manifestação dos órgãos e entidades envolvidos, como o Iphan, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

664Q903172 | Meio Ambiente, Especialidade: Análise de Dados, TRF 1a, FGV, 2024

A coleta seletiva é um dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), juntamente com os sistemas de logística reversa e outras ferramentas relacionadas à implementação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.
Sobre a coleta seletiva, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

665Q957960 | Meio Ambiente, Gestão Ambiental, Técnico Industrial e de Gestão Corporativa – Ambiental, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Determinada empresa que, recentemente, passou a operar em conformidade com as normas ambientais, decidiu adotar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) com o objetivo de melhorar seus processos e minimizar impactos ambientais. O SGA foi implementado com base na norma ISO 14001, que estabelece diretrizes para a criação e a manutenção de sistemas eficientes e sustentáveis de gestão ambiental. Com isso, a empresa passou a adotar práticas de monitoramento ambiental, avaliar periodicamente seus processos e desenvolver ações corretivas sempre que necessário. Também começou a engajar seus funcionários e a comunidade no compromisso com a preservação ambiental. Com base na situação hipotética apresentada, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O SGA da empresa deve ser baseado em uma abordagem preventiva, buscando identificar e corrigir problemas ambientais antes que se tornem mais graves.

( ) A ISO 14001 é uma norma que exige a certificação obrigatória das empresas para que possam operar legalmente, sem dar margem para opções alternativas de gestão.

( ) O monitoramento constante dos impactos ambientais é uma prática essencial dentro de um SGA, visando sempre a melhoria contínua dos processos.

( ) A implementação de um SGA não requer o envolvimento da comunidade ou dos funcionários da empresa, já que a responsabilidade pela gestão ambiental recai exclusivamente sobre gestores e diretores.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

666Q1073163 | Meio Ambiente, O Meio Ambiente, Porteiro, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

A preservação do meio ambiente diz respeito ao conjunto de medidas e práticas adotadas a fim de proteger integralmente uma área ou um recurso natural da interferência de agentes externos, o que inclui a ação humana, que possam afetar o equilíbrio daquele ecossistema e prejudicar o seu funcionamento, ocasionando até mesmo perdas irreparáveis. Sobre asmedidas de preservação do meio ambiente, assinale a alternativa que apresenta uma delas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

667Q976143 | Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2025

As primeiras ideias sobre “Desenvolvimento Sustentável” começaram a figurar no cenário internacional na Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humana, realizada em Estocolmo no ano de 1972. Logo depois, em 1987, o conceito foi formalmente concretizado pelo Relatório Brundtland (Nosso Futuro Comum – Our Common Future) e, em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, o conceito foi materializado em objetivos e metas. Sobre o Desenvolvimento Sustentável, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

668Q889873 | Meio Ambiente, Poluição e Crise Ambiental, Fiscal Ambiental, Prefeitura de Curvelo MG, FUNDEP, 2024

O efeito estufa é um fenômeno natural essencial para a vida na Terra. O aumento do efeito estufa, provocado pelas fontes de poluição atmosférica, tem sido um dos grandes problemas ambientais das últimas décadas. Sobre esse problema ambiental, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(   ) A diminuição da camada de ozônio e câncer de pele está relacionada com o aumento do efeito estufa.

(   ) O gás carbônico, emitido pelos veículos a combustão, é o principal responsável pelo aumento do efeito estufa.

(   ) O aumento do efeito estufa pode ocasionar deslizamento de terras, tsunamis e mudanças na rotação da Terra.

(   ) A inundação das cidades costeiras, a desertificação de áreas férteis e derretimento de massas glaciais são consequências do aumento do efeito estufa.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

669Q913447 | Meio Ambiente, Resíduos Sólidos, Operário, Prefeitura de Pinto Bandeira RS, OBJETIVA, 2023

A respeito dos métodos e das técnicas normalmente utilizados para limpeza dos ambientes, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) Sempre que possível, realizar a limpeza úmida para todas as superfícies, utilizando baldes de cores diferenciadas, um contendo solução detergente e outro contendo água limpa. (_) Iniciar a limpeza do mais distante para o mais próximo e, em salas de aula, do fundo para a porta. (_) Não é necessário trocar a solução e a água dos baldes a cada ambiente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

670Q981067 | Meio Ambiente, Educador Ambiental, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Os princípios da educação ambiental incluem a valorização da vida, o respeito à diversidade e a participação ativa da sociedade. A educação ambiental fundamenta- -se na interdisciplinaridade, no pensamento crítico e na sustentabilidade e objetiva a compreensão dos problemas ambientais que resulte em atitudes responsáveis e que contribua para a conservação dos recursos naturais.
Desse modo, a educação ambiental pode ser compreendida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

671Q867930 | Meio Ambiente, Resíduos Sólidos, Borracheiro, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Cada tipo de reciclagem tem seus próprios benefícios e desafios, e a escolha do método mais adequado depende das características dos resíduos, das tecnologias disponíveis e dos objetivos de sustentabilidade. Qual tipo de reciclagem envolve a conversão de resíduos sólidos em energia, geralmente por meio de processos de combustão controlada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

672Q1016437 | Meio Ambiente, Monitoramento Ambiental, Analista em Ciência e Tecnologia, AEB, CESPE CEBRASPE, 2025

Assinale a opção em que é corretamente apresentado o nome do primeiro satélite desenvolvido pelo Brasil que desempenhou um papel fundamental no monitoramento ambiental e na segurança alimentar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

673Q1060987 | Meio Ambiente, Monitoramento Ambiental, Pesquisador Área Ciências Agrárias Subárea Silvicultura, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca das estratégias de restauração de florestas e áreas degradadas com espécies florestais nativas e(ou) exóticas, julgue o item subsequente.

Por definição, indicador de eficácia é a medida objetiva que permite verificar se os resultados (técnicos, ambientais, econômicos e sociais) previstos em um projeto ambiental foram cumpridos com qualidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

674Q1044612 | Meio Ambiente, Saneamento Geral, Analista de Pesquisa Energética, EPE, FGV, 2024

Texto associado.

O texto a seguir refere-se à questão.

É muito importante o tratamento da água de processo que é transformada em vapor nas caldeiras de usinas termelétricas. Essa passa por filtração e tratamentos complementares. É necessário um alto grau de pureza para evitar problemas de incrustação dentro das caldeiras, com risco de explosão. Ao ser transformada em vapor a água vai concentrando um tipo de poluente, que se precipita nas paredes internas dos tubos, afetando significativamente a troca térmica (os tubos sobreaquecem e podem se romper).

Assinale a opção que apresenta os processos de tratamento majoritariamente usados em usinas termelétricas para remover os poluentes descritos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

675Q1044622 | Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Abastecimento, EPE, FGV, 2024

Em outubro de 2022, a EPE promoveu, com a colaboração do Ministério de Minas e Energia, o Webinar on Energy Efficiency: Use and Limits of Energy efficiency Indicators in International Comparisons and their Implications for Climate Change Negotiations, com o objetivo de disseminar as melhores práticas em termos de indicadores de eficiência energética e reunir uma rede de especialistas no tema.
Sobre o tema eficiência energética, analise as afirmativas a seguir.
I. Ganhos de eficiência energética são obtidos por meio da realização de um serviço energético que utilize menos energia, mantendo o nível de conforto. A eficiência aumenta quando a relação serviço energético/consumo final energético aumenta.
II. Indicadores são usados para estimar os ganhos de eficiência. Os indicadores agregados, como intensidade energética, apresentam limitações e carregam distorções por fatores que não têm a ver diretamente com eficiência energética.
III. Os indicadores de eficiência energética são necessários na avaliação da política e dos programas de eficiência energética, no monitoramento de metas estabelecidas e na redução de CO2 e nos modelos de previsão de demanda de energia.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

676Q882839 | Meio Ambiente, Ecologia, Auxiliar de Manutenção, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

Gramas de campo ou de extrativismo podem ser contaminadas com plantas invasoras que crescem muito rápido. Em áreas verdes formadas, deve-se avaliar o nível de infestação de plantas invasoras. Marque a resposta que está CORRETA quanto ao percentual de infestação que indica a substituição da vegetação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

677Q958130 | Meio Ambiente, Gestão Ambiental, Auditor Ambiental, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Um Sistema de Gestão Ambiental é um conjunto de procedimentos sistematizados que são desenvolvidos para que as questões ambientais sejam integradas à administração global de um empreendimento.

Assinale a opção em que estão listados apenas elementos de um Sistema de Gestão Ambiental.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

678Q1038519 | Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Analista de Pesquisa Energética Economia de Energia, EPE, FGV, 2024

Com relação aos condicionantes técnicos do uso da energia, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A intermitência é uma característica marcante das fontes de energia renováveis, como a eólica e a solar, o que exige soluções técnicas para equilibrar a oferta e a demanda na rede elétrica.

( ) A eficiência energética não influencia diretamente os condicionantes técnicos do uso da energia, pois está focada apenas em aspectos econômico e ambiental.

( ) A expansão das redes de transmissão é um desafio técnico para a integração de fontes de energia renováveis em regiões remotas, devido aos altos custos e complexidade logística.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

679Q887272 | Meio Ambiente, Técnico em Saneamento, CINCATARINA, FEPESE, 2024

A medida do grau de interferência à passagem da luz, através do líquido, se refere à(ao):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

680Q886764 | Meio Ambiente, Conceitos e Fundamentos do Desenvolvimento Sustentável, Agente Administrativo, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

A sustentabilidade é um conceito que se refere à capacidade de atender às necessidades do presente sem comprometer as possibilidades das gerações futuras. Ela envolve aspectos ambientais, sociais e econômicos que devem ser equilibrados e integrados. Qual foi o documento que introduziu o conceito de desenvolvimento sustentável pela primeira vez?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.