Início

Questões de Concursos Meio Ambiente

Resolva questões de Meio Ambiente comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


882Q1031065 | Meio Ambiente, O Meio Ambiente, Analista Ambiental, IPHAN, FGV, 2025

Sobre o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem patrimônio cultural brasileiro, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

883Q956581 | Meio Ambiente, Técnico em Meio Ambiente, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Segundo a Lei nº 11.428/2006 – Regime Jurídico do Bioma Mata Atlântica, essa técnica prevê a interrupção de atividades agrícolas por até 10 anos para possibilitar a recuperação de sua fertilidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

884Q956582 | Meio Ambiente, Técnico em Meio Ambiente, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Para efeito da Resolução CONAMA nº 1/1986, considera− se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam:

I. As atividades sociais e econômicas.
II. A extração de combustível fóssil.
III. A biota.
IV.Os aterros sanitários, processamento e destino final de resíduos tóxicos ou perigosos.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

885Q1038518 | Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Analista de Pesquisa Energética Economia de Energia, EPE, FGV, 2024

No planejamento energético brasileiro, foram levados em consideração fatores socioeconômicos, demográficos, econômicos, ambientais, técnicos e financeiros.
Com base nos estudos recentes relacionados ao tema, analise as afirmativas a seguir.

I. A participação percentual das fontes renováveis, calculada com base na oferta interna de energia (OIE), variou positivamente entre os anos de 2014 e 2023, ficando próximo de 50% da OIE em 2023.

II. Considerando-se um horizonte até 2050, a disponibilidade total de recursos energéticos (potencial energético) mostra-se insuficiente para atender à demanda total de energia. O planejamento deverá focar na administração da escassez de recursos energéticos, reduzindo as perdas elétricas na geração, na transmissão e na distribuição.

III. A expansão hidrelétrica está atrelada a questões socioambientais, visto que a maior parte do potencial hidrelétrico prospectado no horizonte de 50 anos apresenta algum tipo de sobreposição a áreas legalmente protegidas do território nacional.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

886Q1055161 | Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

De forma geral, a valoração dos recursos ambientais tem sido demonstrada por certa expressão, cujas variáveis relacionadas são: Valor de Uso: Valor atribuído pelas pessoas pelo uso, propriamente dito, dos recursos e serviços ambientais. É composto pelo valor de uso direto e pelo valor de uso indireto. Corresponde ao valor atribuído pelo indivíduo devido à utilização efetiva e atual de um bem ou serviço ambiental, como, por exemplo, extração, visitação ou alguma outra forma de atividade produtiva ou consumo direto, com relação às florestas; o uso indireto representa o benefício atual do recurso, derivado de funções ecossistêmicas como, por exemplo, a proteção do solo, a estabilidade climática e a proteção dos corpos d’água decorrentes da preservação das florestas. Valor de Opção: Representa aquilo que as pessoas atribuem no presente para que no futuro os serviços prestados pelo meio ambiente possam ser utilizados. É o valor relacionado a usos futuros que podem gerar alguma forma de benefício ou satisfação aos indivíduos. Por exemplo, o benefício advindo de fármacos desenvolvidos com base em propriedades medicinais ainda não descobertas de plantas existentes nas florestas. Valor de Existência: Caracteriza-se como um valor de não uso. Esta parcela representa um valor atribuído à existência de atributos do meio ambiente, independentemente do uso presente ou futuro. Representa um valor conferido pelas pessoas a certos recursos ambientais, como florestas e animais em extinção, mesmo que não haja a intenção de usá-los ou apreciá-los na atualidade ou no futuro. A atribuição do valor de existência deriva-se de uma posição moral, cultural, ética ou altruística em relação aos direitos de existência de espécies não humanas ou da preservação de outras riquezas naturais, mesmo que estas não representem uso atual ou futuro para o indivíduo.
É correto afirmar que se trata da expressão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

887Q977598 | Meio Ambiente, Auxiliar Administrativo, EMURC de Vitória da Conquista BA, AVALIA, 2025

Nos últimos anos, o conceito de economia circular tem ganhado destaque no combate às crises ambientais, propondo um sistema produtivo mais sustentável. Qual é o principal objetivo da economia circular?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

888Q952803 | Meio Ambiente, Alimentação Escolar, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

É uma recomendação da Segurança no Trabalho:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

889Q913381 | Meio Ambiente, Auxiliar de Serviços Gerais Serviços Braçais, Prefeitura de Iporã do Oeste SC, AMEOSC, 2023

Identifique abaixo o grupo de materiais após utilização como (R) recicláveis e (NR) não recicláveis: (__)Papel higiênico, isopor. (__)Pilhas e Baterias. (__)Resto de comida e lata de alumínio. (__)Espelho e fraldas descartáveis.
Assinale a alternativa que possui a sequência CORRETA da sua análise:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

890Q913637 | Meio Ambiente, Resíduos Sólidos, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Novo Horizonte SC, Instituto Fênix, 2023

Acerca do protocolo de coleta de lixo, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

891Q917745 | Meio Ambiente, Fiscal de Meio Ambiente, Prefeitura de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Analise os itens a seguir e em seguida assinale a alternativa correta.
I – Os rios são formados a partir da água da chuva, que se infiltra no solo ou escorre pela superfície, formando pequenos filetes que se juntam e criam riachos e rios.
II - Nascente é o local onde a água subterrânea emerge na superfície, dando fim a cursos de água, como rios, córregos e ribeirões. Também é conhecida como olho d'água, mina, fonte ou bica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

892Q1064690 | Meio Ambiente, O Meio Ambiente, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Iporã do Oeste SC, AMEOSC, 2025

Em novembro de 2025, o Brasil receberá a COP30, tendo como sede a cidade de Belém (PA), que já se prepara para receber cerca de 40 mil visitantes que, de acordo com estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), é o fluxo esperado durante os principais dias do evento. Mas, o que é a COP30?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

893Q891407 | Meio Ambiente, Técnico em Agropecuária, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024

A energia elétrica no meio rural é fundamental para viabilizar as atividades no campo, além de melhorar a qualidade de vida dos produtores, incentivando o uso de energias renováveis não poluentes, em detrimento dos combustíveis fósseis altamente poluentes.

Um exemplo de energia não renovável e poluente é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

894Q880924 | Meio Ambiente, Técnico de Laboratório/ Área: Floresta, UFMT, UFMT, 2024

A coluna da esquerda apresenta as categorias de unidades de Proteção Integral de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação e a da direita, os objetivos da criação das Unidades de Conservação. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1. Estação Ecológica
2. Reserva Biológica
3. Refúgio de Vida Silvestre
4. Monumento Natural
( ) Preservação integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites sem interferência humana direta ou modificações ambientais.
( ) Proteção de ambientes naturais onde se asseguram condições para a existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora local e da fauna residente ou migratória.
( ) Preservação de sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica, podendo ser constituído por áreas particulares desde que seja possível compatibilizar com os objetivos da unidade. ( ) Preservação da natureza e realização de pesquisas científicas, em que estas dependerão de autorizações prévias do órgão responsável.

Marque a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

895Q894762 | Meio Ambiente, Fiscal Ambiental, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Sistema pelo qual fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes são responsabilizados pela retomada dos produtos após o uso pelo consumidor, assegurando a destinação final ambientalmente sustentável dos resíduos e embalagens, é conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

896Q980029 | Meio Ambiente, Analista Técnico II, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2025

A sequência lógica dos atos inerentes à política dos “3Rs”, com vistas a diminuir a produção de lixo pelas pessoas, deve ser, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

897Q1034568 | Meio Ambiente, Politicas Públicas e Aspectos Legais, Analista de Pesquisa Energética, EPE, FGV, 2024

A respeito da Lei nº 14.120, de 1º de março de 2021, que estabelece providências que afetam as questões ambientais, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

898Q979039 | Meio Ambiente, Artes Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Aguiar et al. (2006), refletindo sobre a importância da educação no combate à exclusão, afirmam haver diversas concepções do que seja o desenvolvimento sustentável. Uma dessas concepções é assim descrita: “supõe uma mudança na orientação do desenvolvimento econômico, contemplando a justiça social e a superação da desigualdade socioeconômica. [...] Nesta perspectiva, o mercado e a visão economicista deixam de ter a centralidade” e cedem lugar a um desenvolvimento que “se realiza na partição da riqueza social e na distribuição do controle sobre os recursos, inclusive os provenientes da natureza”.

Trata-se, especificamente, da perspectiva
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

899Q994912 | Meio Ambiente, Professor Auxiliar de Atividades de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A educação ambiental é considerada de grande importância nos processos pelos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

900Q867938 | Meio Ambiente, Resíduos Sólidos, Borracheiro, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Assinale a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:

O descarte seguro de materiais e resíduos tóxicos em ambientes públicos é crucial para proteger a saúde humana e o meio ambiente. Para garantir a segurança durante todo o processo, é essencial seguir protocolos específicos. Isso inclui a __________, __________, manuseio por pessoal treinado e qualificado, transporte adequado e descarte em instalações autorizadas. Além disso, o monitoramento regular e a __________ são fundamentais para garantir que os procedimentos estejam sendo seguidos corretamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.