Questões de Concursos Meteorologia

Resolva questões de Meteorologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

141Q1034873 | Meteorologia, Climatologia, Agente de Serviços Técnicos Agropecuários, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

As grandezas fundamentais que caracterizam as precipitações são a altura pluviométrica (h), a duração (d), a intensidade (i) e a frequência (f), que pode ser representada pelo tempo de recorrência (TR) ou período de retorno, que é o inverso da frequência (TR = 1/f).

Sobre essas grandezas, analise as afirmativas a seguir.

I. A altura pluviométrica é a espessura da lâmina de água precipitada que recobriria a região atingida pela precipitação, sem considerar a infiltração, evaporação e escoamento.
II. A intensidade da chuva é uma grandeza intensiva e instantânea, que representa a relação entre a lâmina precipitada e o intervalo de tempo.
III. A frequência representa o número de ocorrências de uma precipitação em um período de tempo especificado.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q960138 | Meteorologia, Arquitetura, TRF 2a REGIÃO, AOCP, 2024

Sabendo que a declividade altera as condições de ventilação do local, acelerando ou diminuindo a velocidade dos ventos da região, e que morros e vales geram o que se conhece como “ventos formando vento”, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q1063938 | Meteorologia, Climatologia, Analista Meteorológico, INPE, FGV, 2024

As oscilações geradas por perturbações locais, que alteram o padrão médio do clima global e se propagam para outras regiões gerando anomalias que estão teleconectadas, podem ser monitoradas através de índices desenvolvidos para prever essas teleconexões.

Relacione as oscilações aos seus respectivos índices de monitoramento e previsão de teleconexões.

1. Oscilação de Madden-Julian (OMJ).
2. Oscilação Antártica
3. El Niño Oscilação Sul
4. Dipolo do Oceano Índico
( ) Índice AAO.
( ) Índice RMM.
( ) Índice ONI.
( ) Índice IOD.

Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q1063725 | Meteorologia, Climatologia, Desenvolvedor de Produtos Meteorológicos, INPE, FGV, 2024

O processo convectivo desencadeia formação de nuvens, que podem ser de grande desenvolvimento vertical, como é o caso da convecção profunda.

Assinale a opção que indica o parâmetro favorável ao desenvolvimento da convecção profunda.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q1063941 | Meteorologia, Climatologia, Analista Meteorológico, INPE, FGV, 2024

Os modelos utilizados para a previsão de tempo e clima podem ser globais ou regionais.

Os modelos globais simulam as condições atmosféricas de todo o planeta, tem resolução horizontal maior (da ordem de 100 km), vários níveis verticais, e precisam de condições iniciais de todo o globo. Esses modelos são eficientes para simular a circulação geral da atmosfera, mas não possuem precisão na modelagem de sistemas de menor escala, como brisas de vale e de montanha.

Como há uma limitação computacional em termos de tempo de processamento e de armazenamento para um acoplamento mais discretizado dos modelos globais, foram desenvolvidos modelos regionais que simulam as condições atmosféricas em porções menores do planeta (resolução horizontal na ordem de 10 km), trabalhando a partir de condições iniciais e de condições de contorno lateral (em geral vem das saídas de modelos globais).

Analise os modelos utilizados pelo CPTEC/INPE a seguir:

I. BAM.
II. ETA.
III. WRF.

São exemplos de modelos regionais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q1063948 | Meteorologia, Climatologia, Analista de Meteorologia, INPE, FGV, 2024

Considerando a utilização de imagens de sensoriamento remoto para processamento digital de imagens, sendo um dos índices utilizados na análise o NDVI, analise as afirmativas a seguir.

I. Caso deseje-se refazer o georreferenciamento da imagem, é adequada a utilização da transformação bicúbica.
II. O NDVI é um índice que auxilia em análises que envolvam desmatamentos e queimadas.
III. O NDVI pode ser utilizado como indicativo de lavouras que necessitam de irrigação.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q1065254 | Meteorologia, Climatologia, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Viamão RS, FUNDATEC, 2025

O clima do Rio Grande do Sul (RS) apresenta diferenças em relação a grande parte do Brasil, caracterizando-se por estações do ano bem definidas e grandes variações de temperatura. É a região mais fria do país, onde, durante o inverno, ocorrem geadas e até neve em alguns locais. O clima predominante do RS é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q1074019 | Meteorologia, Climatologia, Geografia, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

A intensificação das mudanças climáticas globais é um dos maiores desafios da humanidade, com evidências respaldadas por dados atmosféricos e oceânicos consistentes. Entre os indicadores abaixo, identifique aquele que não configura evidência do atual aquecimento global:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q1033154 | Meteorologia, Climatologia, Meteorologista, UFG, IV UFG, 2024

Quando um feixe monocromático de radiação solar passa por um meio absorvente, ele pode ser atenuado, tanto por absorção, como por difusão (espalhamento). O cálculo da atenuação da radiação solar direta pela atmosfera planetária é realizado por meio da aplicação da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

150Q1063950 | Meteorologia, Climatologia, Analista de Meteorologia, INPE, FGV, 2024

Modelos Digitais de Terreno (MDT) são imagens nas quais os valores de nível de cinza de seus pixels representam a altura do solo com relação a alguma superfície de referência.

Com relação aos MDT e suas aplicações, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) São utilizados para geração de ortoimagens nas quais as edificações são visualizadas de topo (sem ser possível observar suas laterais), também conhecidas como ortoimagens verdadeiras, sendo que para obter um melhor resultado são necessárias mais imagens de posições distintas do que na geração de uma ortoimagem tradicional.
( ) Para extração de curvas de nível, podem ser aplicados filtros baseados na derivada de primeira ordem nas direções x e y nos MDT, com o objetivo de suavizar as bordas entre os pixels, gerando curvas de nível mais condizentes com o esperado.
( ) Podem ser utilizados para estudos hidrológicos, tendo em vista que a análise do gradiente na vizinhança dos pixels é um indicativo do caminho percorrido pela água em sua trajetória descendente no terreno.
( ) É possível que um MDT tenha sido construído utilizando um geoide como referência, porém esteja georreferenciado em algum elipsoide.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q1063695 | Meteorologia, Climatologia, Engenheiro de Sensoriamento Remoto, INPE, FGV, 2024

Sobre o Programa de Queimadas (INPE) e mais especificamente sobre o BD Queimadas, há um conjunto atual de dados de focos de calor provenientes de mais de 10 satélites de sensoriamento remoto disponíveis para consulta online para o território brasileiro e outros países da América do Sul. Estes focos de calor são muito utilizados para estudos diversos, bem como para o embasamento técnico que permite a tomada de decisão pelos órgãos e instituições responsáveis para prevenção, monitoramento e combate de incêndios florestais no Brasil e em países vizinhos.
Quanto às características de alguns satélites/sensores e suas propriedades que estão indiretamente associadas aos focos de calor respectivos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Por ser o NOAA-21 um dos satélites meteorológicos geoestacionários da nova geração da série NOAA, ele traz a vantagem de gerar muitas imagens para o Brasil ao longo do dia e, com isso, passou a reduzir a omissão de focos de calor, mesmo em locais na Amazônia com alta ocorrência de nuvens ao longo do ano. ( ) A resolução espacial de um foco de calor do Satélite de Referência no BD Queimadas do INPE compreende um píxel nominal de 0,5 km x 0,5 km. ( ) Considerando resolução temporal, espacial e radiométrica de diversos satélites/sensores do BD Queimadas, para a tomada de decisão aplicada ao combate de incêndios florestais, é recomendável que se usem os focos de calor de diversos satélites/sensores para indicação da progressão e expansão de incêndios florestais.
As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q1063714 | Meteorologia, Climatologia, Desenvolvedor de Produtos Meteorológicos, INPE, FGV, 2024

A fim de otimizar e maximizar o raio de cobertura de dois radares meteorológicos que operam na frequência de repetição de pulsos de 300 Hz, a distância entre si em que os radares deverão ser instalados de modo que um radar esteja na distância máxima do outro para que um pulso de cada um deles possa realizar o trajeto de ida e volta entre pulsos consecutivos, em km, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q1063719 | Meteorologia, Climatologia, Desenvolvedor de Produtos Meteorológicos, INPE, FGV, 2024

O radar meteorológico, também chamado de Radar Doppler de Vigilância Meteorológica (WSR), obtém informações meteorológicas (precipitação e vento) com base na energia emitida e recebida na unidade de aquisição de dados (RDA).

Diante do exposto, é correto afirmar que esse radar

I. estima o tipo de precipitação.
II. detecta o movimento das gotas de chuva.
III. detecta a intensidade da precipitação.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q1063720 | Meteorologia, Climatologia, Desenvolvedor de Produtos Meteorológicos, INPE, FGV, 2024

Os ventos na troposfera podem ser modelados através da análise da trajetória das nuvens, observadas por imagens de satélites geoestacionários e são reconhecidos como uma importante fonte de informação para a previsão numérica do tempo. O modelo citado por Laurent et Machado (1994) convencionou que o vetor que representa o vento é obtido por meio do deslocamento de um alvo (nuvem) entre duas imagens.

Para esse cálculo, o modelo de vento estima os vetores
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q1033158 | Meteorologia, Climatologia, Meteorologista, UFG, IV UFG, 2024

O vento é o ar em movimento na horizontal. Essa movimentação é afetada por várias forças. Contudo, a única força realmente capaz de gerar ventos é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

156Q1032148 | Meteorologia, Climatologia, Perito em Geografia, MPU, FGV, 2025

A complexidade dos climas no Brasil, influenciada por fatores como a radiação solar, massas de ar e relevo, resulta em uma diversidade de domínios climáticos. Compreender esses domínios é crucial para análises ambientais e planejamento territorial, considerando a dinâmica atmosférica que os modela.
Sobre os domínios climáticos brasileiros, é correto afirmar que o domínio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q1063919 | Meteorologia, Climatologia, Engenheiro de Satélites, INPE, FGV, 2024

Para obter informações do que está acontecendo em um evento de precipitação a uma altura aproximada de 1,5 km acima do solo, toda uma série de feixes de radar com diferentes ângulos de elevação (baixo, médio, alto) é usada para criar um produto de radar.
Assinale a opção que indica esse produto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q1063923 | Meteorologia, Climatologia, Engenheiro de Satélites, INPE, FGV, 2024

Em uma determinada região foi instalado um radar meteorológico. Em determinada época, o gestor pediu a estatística de utilização dos produtos gerados.
Sobre o MaxCappi ou Maximum Display, o produto mais utilizado, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q1063697 | Meteorologia, Climatologia, Engenheiro de Sensoriamento Remoto, INPE, FGV, 2024

A respeito da Lei de Beer-Lambert, da Lei de Steffan-Boltzmann e da Lei de Wien, assinale a afirmativa correta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q1063721 | Meteorologia, Climatologia, Desenvolvedor de Produtos Meteorológicos, INPE, FGV, 2024

Imagens de satélite são usadas para analisar as condições meteorológicas de um determinado local e realizar a classificação das nuvens. Considere uma imagem de satélite GOES-16 na banda do infravermelho. Nesse tipo de imagem, nas regiões com nebulosidade,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.