Questões de Concursos Museologia

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101Q1031100 | Museologia, Conceitos Fundamentais, Educação Patrimonial, IPHAN, FGV, 2025

Lia o trecho a seguir.
Pode-se afirmar, assim, que um determinado conceito de nação agenciou o surgimento das práticas preservacionistas no país, as quais têm impactos até os dias atuais, sobretudo se considerarmos a narrativa de identidade nacional desenhada pelos bens patrimoniais tutelados pelo Estado. Mas isso não impede dizer que dinâmicas de transformação, com novos pensamentos que permeiam anseios sociais que conclamam a representatividade da diversidade cultural, não tenham ocorrido em paralelo e tomado força ao longo da trajetória de atuação do Iphan nos seus oitenta anos de existência.
TOLENTINO, A. B. Educação patrimonial decolonial: perspectivas e entraves nas práticas de patrimonialização federal. Sillogés, vol. 1, nº 1, 2018.
Com base na crítica aos pressupostos das políticas preservacionistas brasileiras apresentada no trecho acima, assinale a afirmativa correta.
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102Q1031082 | Museologia, Conceitos Fundamentais, Educação Patrimonial, IPHAN, FGV, 2025

A expressão patrimônio virtual (ou digital) diz respeito ao uso de tecnologias digitais para o registro, modelagem e visualização do patrimônio cultural e natural.
Quanto aos princípios que devem nortear esse tipo de ação, assinale a afirmativa incorreta.
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103Q1031083 | Museologia, Conceitos Fundamentais, Educação Patrimonial, IPHAN, FGV, 2025

Com relação às convergências possíveis entre patrimônio cultural e economia criativa no Brasil, analise as afirmativas a seguir.
I. A economia criativa potencializa a diversidade cultural brasileira como elemento estratégico para o desenvolvimento sustentável.
II. Guiar as ações segundo a lógica de mercado é essencial para integrar ganho econômico e valorização do patrimônio cultural.
III. O estímulo à inovação pode ser conciliado com a preservação de valores tradicionais e criar oportunidades econômicas.

Está correto o que se afirma em
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104Q985012 | Museologia, Legislação de Patrimônio, Historiador, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Com base na Portaria nº 200/2016 — Regulamentação do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI), sobre algumas de suas definições, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Salvaguarda.

(2) Referência Cultural.

(3) Detentores.

( ) As medidas que visam garantir a viabilidade do patrimônio cultural imaterial, tais como a identificação, a documentação, a investigação, a preservação, a proteção, a promoção, a valorização, a transmissão – essencialmente por meio da educação formal e não formal - e revitalização deste patrimônio em seus diversos aspectos.

( ) São os sentidos e valores, de importância diferenciada, atribuídos aos diversos domínios e práticas da vida social (festas, saberes, modos de fazer, lugares e formas de expressão, etc.) e que, por isso mesmo, se constituem em marcos de identidade e memória para determinado grupo social.

( ) Denominação dada às comunidades, grupos, segmentos e coletividades que possuem relação direta com a dinâmica da produção, reprodução de determinado bem cultural imaterial e/ou seus bens culturais associados, e para os quais o bem possui valor referencial, é parte constituinte da sua memória e identidade.

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105Q985014 | Museologia, Legislação de Patrimônio, Historiador, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Sobre o Decreto nº 3.551/2000 — Institui o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem patrimônio cultural brasileiro, cria o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial e dá outras providências, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Livro de Registro dos Saberes.

(2) Livro de Registro das Celebrações.

(3) Livro de Registro das Formas de Expressão.

( ) Onde serão inscritos rituais e festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social.

( ) Onde serão inscritas manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas.

( ) Onde serão inscritos conhecimentos e modos de fazer enraizados no cotidiano das comunidades.

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106Q1031094 | Museologia, Conceitos Fundamentais, Educação Patrimonial, IPHAN, FGV, 2025

O trecho a seguir apresenta uma caracterização dos pressupostos da ideia de documentação produzida no século XIX.
Entende-se que a constituição documental sobre a paisagem foi um movimento político movido pelo interesse de dominá-la (relação objetiva) e pelo sentimento de fascínio exercido pela ideia do belo e do sublime (relação subjetiva). Nesse sentido, o documento é o ponto de interconexão entre o objetivo e o subjetivo, cujas informações inserem na representação do espaço natural as mesmas características presentes na noção de patrimônio (histórico ou cultural).
KARPINSKI, C. Patrimônio natural, documentação e pesquisa. Transinformação, vol. 30, nº 3, 2018.

Com base no texto, assinale a afirmativa correta.
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107Q1031096 | Museologia, Conceitos Fundamentais, Educação Patrimonial, IPHAN, FGV, 2025

Com relação ao Projeto Integrado de Educação Patrimonial, desenvolvido como parte do Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico associado aos empreendimentos sujeitos ao licenciamento ambiental, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O Projeto Integrado de Educação Patrimonial é obrigatório para empreendimentos enquadrados a partir do Nível II.
( ) Deve conter, além da descrição do projeto, a descrição da equipe multidisciplinar responsável por sua execução.
( ) Os mecanismos de avaliação dos resultados obtidos pelo projeto são de responsabilidade do Iphan.

As afirmativas são, respectivamente,
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