Questões de Concursos Museologia

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21Q1031094 | Museologia, Conceitos Fundamentais, Educação Patrimonial, IPHAN, FGV, 2025

O trecho a seguir apresenta uma caracterização dos pressupostos da ideia de documentação produzida no século XIX.
Entende-se que a constituição documental sobre a paisagem foi um movimento político movido pelo interesse de dominá-la (relação objetiva) e pelo sentimento de fascínio exercido pela ideia do belo e do sublime (relação subjetiva). Nesse sentido, o documento é o ponto de interconexão entre o objetivo e o subjetivo, cujas informações inserem na representação do espaço natural as mesmas características presentes na noção de patrimônio (histórico ou cultural).
KARPINSKI, C. Patrimônio natural, documentação e pesquisa. Transinformação, vol. 30, nº 3, 2018.

Com base no texto, assinale a afirmativa correta.
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22Q1031096 | Museologia, Conceitos Fundamentais, Educação Patrimonial, IPHAN, FGV, 2025

Com relação ao Projeto Integrado de Educação Patrimonial, desenvolvido como parte do Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico associado aos empreendimentos sujeitos ao licenciamento ambiental, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O Projeto Integrado de Educação Patrimonial é obrigatório para empreendimentos enquadrados a partir do Nível II.
( ) Deve conter, além da descrição do projeto, a descrição da equipe multidisciplinar responsável por sua execução.
( ) Os mecanismos de avaliação dos resultados obtidos pelo projeto são de responsabilidade do Iphan.

As afirmativas são, respectivamente,
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23Q1031097 | Museologia, Conceitos Fundamentais, Educação Patrimonial, IPHAN, FGV, 2025

Com relação aos mecanismos de avaliação no contexto da educação patrimonial, analise as afirmativas a seguir.
I. A autoavaliação possibilita aos participantes refletirem sobre suas posturas durante o processo e, ao educador, revisitar sua própria prática.
II. Os registros em diferentes formatos, como fotos, vídeos e textos, possibilitam a identificação de aspectos do processo não necessariamente previstos.
III. A avaliação deve ser feita com ênfase nos resultados finais, considerando se os objetivos previamente estabelecidos foram ou não alcançados.

Está correto o que se afirma em
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24Q1031099 | Museologia, Conceitos Fundamentais, Educação Patrimonial, IPHAN, FGV, 2025

O trecho a seguir descreve a execução de uma atividade no âmbito do Projeto de Salvamento Arqueológico do sítio Topo do Guararema, localizado no Vale do Paraíba, RJ.
O programa implantado no sitio Topo do Guararema foi dividido em três fases contendo as seguintes ações: 1) abordagem de apresentação e interpretação pública de forma oportunística durante o curso da escavação arqueológica; 2) “O sítio em exposição” – abordagem de apresentação e interpretação pública realizada de forma sistemática durante cinco dias; 3) Oficina Preservacionista – capacitação com enfoque conservacionista e na responsabilidade do uso do conhecimento arqueológico (formação de possíveis técnicos).
FERNANDES, T. C.; BROCHIER, L. L. A educação patrimonial na avaliação de impacto ambiental: possibilidades de aplicação de uma perspectiva de arqueologia pública. Revista Arqueologia Pública, vol. 5, nº 1[5], 2015.
O programa segue as diretrizes contemporâneas da educação patrimonial, na medida em que
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25Q1031100 | Museologia, Conceitos Fundamentais, Educação Patrimonial, IPHAN, FGV, 2025

Lia o trecho a seguir.
Pode-se afirmar, assim, que um determinado conceito de nação agenciou o surgimento das práticas preservacionistas no país, as quais têm impactos até os dias atuais, sobretudo se considerarmos a narrativa de identidade nacional desenhada pelos bens patrimoniais tutelados pelo Estado. Mas isso não impede dizer que dinâmicas de transformação, com novos pensamentos que permeiam anseios sociais que conclamam a representatividade da diversidade cultural, não tenham ocorrido em paralelo e tomado força ao longo da trajetória de atuação do Iphan nos seus oitenta anos de existência.
TOLENTINO, A. B. Educação patrimonial decolonial: perspectivas e entraves nas práticas de patrimonialização federal. Sillogés, vol. 1, nº 1, 2018.
Com base na crítica aos pressupostos das políticas preservacionistas brasileiras apresentada no trecho acima, assinale a afirmativa correta.
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26Q1031101 | Museologia, Conceitos Fundamentais, Educação Patrimonial, IPHAN, FGV, 2025

Com relação às definições de monumentos, conjuntos e sítios no âmbito do patrimônio cultural, analise as afirmativas a seguir.
I. Os monumentos incluem obras arquitetônicas, esculturas e outros objetos que possuam valor históricos, artístico ou científico.
II. Os conjuntos referem-se a áreas naturais e arqueológicas, integradas à paisagem, que apresentam importância cultural.
III. Os sítios englobam obras conjugadas do homem e da natureza, bem como áreas de valor estético ou antropológico.

Está correto o que se afirma em
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27Q908562 | Museologia, Museólogo, FundArt de Ubatuba SP, Avança SP, 2024

As instituições museológicas vinculadas ao poder público são consideradas museus públicos.

Sobre as diretrizes associadas aos museus públicos, é incorreto afirmar que:

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28Q908563 | Museologia, Museólogo, FundArt de Ubatuba SP, Avança SP, 2024

Em acordo com a Lei nº 4.845, de 19 de novembro de 1965, assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto abaixo:

Art.1º - Fica proibida a saída do País de quaisquer obras de artes e ofícios tradicionais, produzidas no Brasil até o fim do período _____________, abrangendo não só pinturas, desenhos, esculturas, gravuras e elementos de arquitetura, como também obra de talha, imaginária, ourivesaria, mobiliário e outras modalidades

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29Q908570 | Museologia, Conceitos Fundamentais, Museólogo, FundArt de Ubatuba SP, Avança SP, 2024

Uma das decisões publicadas a partir da Mesa Redonda de Santiago do Chile – 1972, descreve:

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30Q908571 | Museologia, Museólogo, FundArt de Ubatuba SP, Avança SP, 2024

Em referência à Mesa Redonda de Santiago do Chile – 1972 e aos problemas do meio urbano levantados, assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto:

Os museus precisam servir para a conscientização mais intensa dos problemas do meio urbano. Cabe aos museus organizar exposições especiais ilustrando os problemas _______________________ contemporâneo

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31Q908572 | Museologia, Conceitos Fundamentais, Museólogo, FundArt de Ubatuba SP, Avança SP, 2024

Sobre as diretrizes e definições provenientes da Mesa Redonda de Santiago do Chile – 1972, analisar os itens a seguir:

I. Os museus devem tornar suas coleções o mais acessível possível às instituições religiosas.

II. Os museus devem tornar suas coleções o mais acessível possível às instituições privadas.

III. A Associação Latino Americana de Museologia (ALAM) tem como um de seus objetivos constituir um instrumento de comunicação entre os museus e os museólogos latino americanos.

Está(ã) Correto(s):

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32Q908574 | Museologia, Museólogo, FundArt de Ubatuba SP, Avança SP, 2024

Entre os conceitos presentes na museologia, ao conjunto de objetos materiais ou imateriais (obras, artefatos ,documentos arquivísticos, testemunhos, etc.) que um indivíduo, ou um estabelecimento, se dedicou por reunir, classificar, selecionar e conservar em um contexto protegido e que, com frequência, é comunicada a um público mais ou menos vasto, dá-se o nome de:

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33Q908575 | Museologia, Conceitos Fundamentais, Museólogo, FundArt de Ubatuba SP, Avança SP, 2024

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto abaixo, referente aos conceitos associados aos museus:

O museu é uma ____________, logo que ele é um organismo regido por um sistema jurídico definido de direito público ou direito privado.

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34Q908576 | Museologia, Conceitos e Definições de Museologia, Museólogo, FundArt de Ubatuba SP, Avança SP, 2024

A respeito das definições e conceitos relacionados aos museus, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(_) Etimologicamente, a museologia relaciona-se ao estudo do museu.

(_) O termo “museu” tanto pode designar a instituição quanto o estabelecimento, ou o lugar comumente concebido para fazer a seleção, o estudo e a apresentação de testemunhos materiais e imateriais do homem e do seu meio.

(_) Nos museus, a pesquisa compõe o conjunto de atividades intelectuais e de trabalhos que visam a descoberta, a invenção e o progresso de conhecimentos novos ligados às coleções das quais ele se encarrega ou às suas atividades.

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35Q908578 | Museologia, História da Museologia, Museólogo, FundArt de Ubatuba SP, Avança SP, 2024

Assinale a alternativa que descreve um dos exemplos que adere, principalmente, a tipologia de museu classificada como tradicional com coleções vivas:

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36Q908581 | Museologia, Museus Digitais e Virtuais, Museólogo, FundArt de Ubatuba SP, Avança SP, 2024

A tipologia de museus que não existem em materialidade, havendo por meio de um registro em código informacional no ciberespaço é denominada:

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37Q882584 | Museologia, Memória e Patrimônio Cultural, Educador Patrimonial, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

[...] está associado ao termo patrimônio em seu primeiro sentido, como uma descrição detalhada de bens patrimoniais. Na trajetória da instituição, o conceito pode ser considerado chave, não somente porque remete ao necessário trabalho de identificação e seleção dos bens passíveis de proteção, mas porque permite a gestão da sua preservação, uma vez que, idealmente, manter atualizados os dados sobre os bens protegidos é condição para o desenvolvimento das ações de preservação e de promoção do patrimônio cultural.
(Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1028.)
Essa é uma definição de:
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38Q152832 | Museologia, Analista Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, referentes à marcação numérica e
documentação.

É necessário realizar, a cada cinco anos, a avaliação da etiquetagem e da marcação numérica dos documentos, garantindo-se, dessa forma, a manutenção do padrão de marcação, diminuindo-se a possibilidade de erro.

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39Q151299 | Museologia, Analista Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a comunicação e difusão de acervo, julgue os
próximos itens.

O processo de comunicação dos museus restringe-se a exposições de longa duração, temporárias ou itinerantes, uma vez que não se consideram as exposições virtuais uma forma de comunicação dos museus em geral.

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40Q148503 | Museologia, Analista Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Para alguns estudiosos, as ações básicas do processo de
documentação desenvolvido para museus abrangem o processo que
se inicia com a seleção do patrimônio/acervo. Considerando essa
afirmação, julgue os itens que se seguem.

O público que frequenta museus interfere no processo de musealização, dado que as ações dos museus são desenvolvidas com foco na sociedade, devendo ser constantemente repensadas em razão da importância social do que é selecionado, adquirido, documentado, conservado e exposto.

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