Início

Questões de Concursos Não definido

Resolva questões de Não definido comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1681Q657392 | Não definido, VUNESP, 2020

Suponha que municípios limítrofes, com o objetivo de conferir viabilidade econômica a projeto de Parceria Público-Privada (PPP) destinado a aprimorar o sistema de iluminação pública das cidades, celebrem contrato de consórcio público a fim de permitir a gestão associada do serviço. A celebração do contrato resultou na criação de uma associação pública.


Considerando a situação hipotética e o disposto na Lei n° 11.107/05, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1682Q873470 | Não definido, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

Quando a fossa está cheia, ela oferece alguns indícios, tais como maus odores, retorno do esgoto, drenagem lenta em pias e chuveiros. Abaixo estão alguns procedimentos que podem ser realizados durante uma limpeza de fossa, dentre eles, marque a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1683Q856365 | Não definido, CRO DF Fiscal, Instituto Quadrix, 2020

O  presidente Jair  Bolsonaro afirmou,  no  dia  16  de  dezembro  de  2019,  que  vetará  o  projeto  que  modifica  o  Código de Trânsito Brasileiro se o Legislativo aprovar a versão do deputado  Juscelino Filho  (DEM‐BA),  relator da proposta. Bolsonaro disse que a  intenção de desburocratizar a vida do  motorista será prejudicada com a ação do relator. 

                                                                     Internet: <www.em.com.br> (com adaptações).

Quanto às mudanças no Código de Trânsito Brasileiro propostas pelo governo do presidente Bolsonaro, julgue o item.

Nos últimos dias da legislatura de 2019, o projeto de lei foi aprovado pelo plenário da Câmara dos Deputados, sofrendo a seguir diversos vetos presidenciais.

  1. ✂️
  2. ✂️

1684Q677933 | Não definido, Arquivista, AGU, IDECAN, 2019

Texto associado.
O estabelecimento das classes e subclasses de um plano de classificação pode ser pelos critérios:
I. funcional, no qual as classes correspondem à função dos documentos;
 II. estrutural, de acordo com a estrutura organizacional de determinada instituição;
 III. por assunto, referente aos conteúdos registrados nos documentos;
 IV. por local, onde a localização do documento determina a classificação. 
Analise os itens acima e assinale
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1685Q690537 | Não definido, Técnico de Enfermagem do Trabalho, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Texto associado.
Ivo, servidor público do Município do Salvador, praticou a infração disciplinar de corrupção. Ocorre que o processo administrativo a que respondia somente foi concluído após a sua passagem para a inatividade.
Nesse caso, é correto afirmar que, de acordo com a sistemática da Lei Complementar nº 1/1991, do Município do Salvador, Ivo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1686Q857474 | Não definido, CRO DF Fiscal, Instituto Quadrix, 2020

Com relação à ética e à moral, julgue o item.

Os enunciados normativos buscam fornecer premissas descritivas sobre a verdade ou sobre como as coisas são; os enunciados assertivos, pertencentes ao discurso moral, prescrevem como as coisas deveriam ser.

  1. ✂️
  2. ✂️

1687Q855944 | Não definido, CREFONO 1a Região Agente Fiscal, Instituto Quadrix, 2020

À luz das resoluções do Conselho Federal de Fonoaudiologia, julgue o item.

É permitida a transferência do registro profissional secundário.

  1. ✂️
  2. ✂️

1688Q856210 | Não definido, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ AL, CESPE CEBRASPE, 2020

Quanto à organização dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, julgue o item a seguir.

É viável a extinção de órgãos públicos por meio de decreto do presidente da República na hipótese de redução de despesa para a União.

  1. ✂️
  2. ✂️

1689Q657060 | Não definido, VUNESP, 2020

                          O ataque da desinformação


      Sempre houve boatos e mentiras gerando desinformação na sociedade. O fenômeno é antigo, mas os tempos atuais trouxeram desafios em proporções e numa velocidade até há pouco impensáveis.

      A questão não é apenas a incrível capacidade de compartilhamento instantâneo, dada pelas redes sociais e os aplicativos de mensagem, o que é positivo, mas traz evidentes riscos. Muitas vezes, uma informação é compartilhada milhares de vezes antes mesmo de haver tempo hábil para a checagem de sua veracidade. O desafio é também oriundo do avanço tecnológico das ferramentas de edição de vídeo, áudio e imagem. Cada vez mais sofisticadas e, ao mesmo tempo, mais baratas e acessíveis, elas são capazes de falsificar a realidade de forma muito convincente.

      Para debater esse atual cenário, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) promoveu o seminário “Desinformação: Antídotos e Tendências”. Na abertura do evento, Marcelo Rech, presidente da ANJ, lembrou que o vírus da desinformação não é difundido apenas por grupos ou indivíduos extremistas. Também alguns governos têm se utilizado dessa arma para desautorizar coberturas inconvenientes. Tenta-se fazer com que apenas a informação oficial circule.

      O diretor da organização Witness, Sam Gregory, falou sobre as deepfakes e outras tecnologias que se valem da inteligência artificial (IA) para criar vídeos, imagens e áudios falsos. Houve um grande avanço tecnológico na área, o que afeta diretamente a confiabilidade das informações na esfera pública. O vídeo de um político fazendo determinada declaração pode ser inteiramente falso. Parece não haver limites para as manipulações.

      Diante desse cenário, que alguém poderia qualificar como o “fim da verdade”, Sam Gregory desestimulou qualquer reação de pânico ou desespero, que seria precisamente o que os difusores da desinformação almejam. Para Gregory, o caminho é melhorar a preparação das pessoas e das instituições, ampliando a “alfabetização midiática” – prover formação para que cada pessoa fique menos vulnerável às manipulações –, aperfeiçoando as ferramentas de detecção de falsidades e aumentando a responsabilidade das plataformas que disponibilizam esses conteúdos.

      Há um consenso de que o atual cenário, mesmo com todos os desafios, tem aspectos muito positivos, pois todos os princípios norteadores do jornalismo, como o de independência, da liberdade de expressão e o de rigor na apuração, têm sua importância reafirmada.

      O caminho para combater a desinformação continua sendo o mesmo: a informação de qualidade.

                                        (O Estado de São Paulo. 19.10.2019. Adaptado) 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1690Q658364 | Não definido, FADESP, 2020

Seja C = 140 – 0,7 YD a equação da função consumo, na qual C representa o consumo e YD, a renda disponível. Da análise da equação é correto concluir que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1691Q853445 | Não definido, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ AL, CESPE CEBRASPE, 2020

A respeito da competência tributária e do conceito e da classificação dos tributos, julgue o item a seguir.

Os empréstimos compulsórios podem ser instituídos pela União, entre outros casos, na hipótese de existência de conjuntura que exija absorção temporária de poder aquisitivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

1692Q857036 | Não definido, Provas Administrador Procurador Jurídico 2019 Contador, CFO DF, Instituto Quadrix, 2020

Conforme a Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia (Resolução CFO n.º 63/2005), julgue o item.

Na hipótese de determinadas lesões atraírem, por sua característica, áreas de especialidade da odontologia e da medicina, seu tratamento deverá se dar por equipe conjunta, sempre chefiada pelo profissional médico.
  1. ✂️
  2. ✂️

1693Q681168 | Não definido, Agente Operacional, SANEFRAI, FEPESE, 2019

Como são denominados os materiais que constituem a maior parte da composição das argamassas e dos concretos, têm menor custo e sua presença garante maior resistência ao desgaste?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1694Q656861 | Não definido, Gestão de Concursos, 2020

Um vereador tem a intenção de apresentar um projeto de lei na Câmara Municipal de Patrocínio, objetivando transformar determinados cargos do município e majorar algumas remunerações de servidores públicos.


Considerando o disposto na Lei Orgânica do Município de Patrocínio e essa situação, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1695Q857062 | Não definido, Técnico Ministerial, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2020

Acerca do Poder Judiciário e das funções essenciais à justiça, julgue o item que se segue.

O STF é o órgão responsável pelo controle da atuação administrativa e financeira de todo o Poder Judiciário, bem como do cumprimento funcional dos deveres dos juízes.

  1. ✂️
  2. ✂️

1696Q856559 | Não definido, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ AL, CESPE CEBRASPE, 2020

A respeito de responsabilidade, de obrigação e de administração tributária, julgue o item subsequente.

A denúncia espontânea da infração, acompanhada, se for o caso, do pagamento do tributo devido com juros de mora correspondentes, realizada até a conclusão do procedimento administrativo ou da medida de fiscalização relacionada com a infração resulta na exclusão da responsabilidade do contribuinte pela infração.

  1. ✂️
  2. ✂️

1697Q658160 | Não definido, FADESP, 2020

As estacas são tipologias de fundação profundas executadas por equipamentos e ferramentas, podendo ser cravadas e perfuradas, sendo caracterizadas por grandes comprimentos e pequenas seções transversais. Sobre os tipos de estacas destacadas a seguir, é correto afirmar, respectivamente, que

I –Estacas Franki.

II - Estacas Strauss.

III - Estacas hélice contínua.

IV - Estacas raiz.

V - Estacas de deslocamento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1698Q857608 | Não definido, Técnico Ministerial, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2020

Considerando as disposições da Lei n.º 8.429/1992 (Lei de Improbidade Administrativa), julgue o item a seguir.

A transitoriedade do exercício da função pública impossibilita a aplicação das regras relacionadas a improbidade administrativa.

  1. ✂️
  2. ✂️

1699Q854285 | Não definido, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ AL, CESPE CEBRASPE, 2020

Em auditoria em uma entidade empresarial, foram constatadas, na conta analítica utilizada para registro dos financiamentos de veículos de uso, adquiridos para o transporte dos colaboradores, parcelas pagas e não baixadas via escrituração contábil, falha ocorrida no parâmetro de baixa contábil a ser gerado pelo software integrado ao financeiro responsável pelo pagamento das dívidas da entidade. Nesse caso, o saldo do passivo já pago e não baixado, informado na demonstração contábil no final do exercício social, estava incorreto, o que influencia diretamente o saldo da conta analítica de contrapartida da baixa contábil.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir à luz das Normas Brasileiras de Contabilidade de Auditoria — NBC TA.

Ao avaliar a efetividade operacional dos controles relevantes, o auditor deve verificar se as distorções detectadas pelos procedimentos substantivos indicam que os controles não estão operando efetivamente.

  1. ✂️
  2. ✂️

1700Q857357 | Não definido, Analista Ministerial Administração, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2020

Julgue o item seguinte, a respeito de gestão financeira.

O fluxo de caixa operacional é um indicador de desempenho financeiro que fornece o levantamento das despesas e receitas em determinado período.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.