Início

Questões de Concursos Nutrição

Resolva questões de Nutrição comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q859121 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Passira PE Nutricionista, CONTEMAX, 2020

Das dietas hospitalares, considere a alternativa que descreve a indicação da prescrição de dieta hipossódica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q28532 | Nutrição, Nutricionista, Prefeitura de Aroeiras PB, ACAPLAM

A classificação de Gomez foi à primeira classificação do estado nutricional baseada no indicador peso/idade internacionalmente recomendada para avaliar o estado nutricional de crianças.

Neste contexto, identificar abaixo a alternativa falsa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q152932 | Nutrição, Administração de Serviços de Alimentação, Analista Judiciário Nutrição, TRT 23a REGIÃO, FCC

Ao nutricionista compete, no exercício de suas atribuições na área de alimentação coletiva, as seguintes atividades:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q841015 | Nutrição, Bioquímica, Nutricionista Escolar, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Os lipídios compreendem as gorduras, os óleos e outros produtos de propriedades similares. Atuam no organismo como reservas de energia. Dependendo dos grupos aos quais pertencem, os lipídios possuem diversas funções. Por serem substâncias inorgânicas à base de cátions e íons metálicos, eles permitem a formação de hormônios e a constituição de membranas celulares.

II. As principais causas das deficiências de micronutrientes são a alimentação insuficiente ou inadequada, uma redução nas necessidades de ingestão de alimentos (por exemplo, em gestantes, crianças e atletas), a presença de substâncias antinutricionais na dieta, que aumentam a absorção dos micronutrientes, e as infecções.

III. Também chamados de hidratos de carbono ou glicídios, os carboidratos são compostos bioquímicos que fornecem energia ou fibra ao organismo. Eles podem ser facilmente digeridos, como os açúcares, ou podem ser mais complexos, como os amidos. Podem ser, ainda, como as fibras, que impedem o funcionamento adequado do cólon.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q832073 | Nutrição, Terapia Nutricional, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Nutricionista, AMEOSC, 2021

No que se refere as fórmulas utilizadas na Terapia Nutricional Enteral. Julgue as alternativas abaixo, sendo (V) verdadeiro ou (F) falso. (__)No sistema enteral aberto, o frasco ou a bolsa são preenchidos pelo fabricante com uma fórmula líquida estéril pronta para uso. (__)No sistema enteral fechado, a pessoa que administra o alimento precisa abrir o frasco ou a bolsa e despejar o alimento em seu interior. (__)O tempo de troca da fórmula é o intervalo de tempo durante o qual uma fórmula enteral é considerada segura para ser administrada ao paciente. (__)As fórmulas enterais oligoméricas são aquelas que possuem os nutrientes na sua forma íntegra, enquanto as fórmulas enterais poliméricas possuem os nutrientes na forma hidrolisada. Após análise, marque a alternativa que corresponda a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q691364 | Nutrição, Nutricionista, UFF, COSEAC, 2019

Texto associado.
Em relação às características das leguminosas em técnica dietética, avalie as afirmativas a seguir:
 I Durante o preparo, as leguminosas secas absorvem água, devido à presença de amido, que tende a aumentar sua solubilidade em cocção por calor úmido. 
II O amendoim é a única leguminosa que pode ser submetida ao calor seco, devido ao seu alto teor de lipídios.
 III O método de ebulição simples das leguminosas leva cerca de 2 a 3 horas. 
IV A quantidade de água para intumescimento do grão varia de acordo com a variedade da leguminosa, geralmente ficando em torno de 5 a 6 xícaras de chá de água para cada xícara de leguminosa. 
V Lentilhas e ervilhas secas são mais tenras e, por isso, levam mais tempo para cozinhar do que o grão-de-bico, por exemplo
Das afirmativas acima, estão corretas, apenas: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q843643 | Nutrição, Nutrição e Dietética nos Ciclos de Vida, Prefeitura de Santo Augusto RS Nutricionista, FUNDATEC, 2020

Analise as afirmações abaixo acerca da monitorização e avaliação do crescimento de crianças: I. O acompanhamento sistemático do crescimento e do ganho de peso permite a identificação de crianças com maior risco de morbimortalidade. II. O Índice de Massa Corporal (IMC) auxilia na classificação de crianças que, em um determinado período, estiveram desnutridas e tiveram o comprometimento de sua estatura, possibilitando uma melhor identificação de crianças com excesso de peso e baixa estatura. III. O peso por idade mostra se a criança está com peso abaixo do recomendado para a sua idade e se a sua estatura já foi comprometida. IV. O IMC para a idade não deve ser utilizado para crianças menores de 2 anos.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q831667 | Nutrição, Terapia Nutricional, Prefeitura de Bombinhas SC Nutricionista, Prefeitura de Bombinhas SC, 2021

Paciente fumante, será submetido à radioterapia na região da laringe por seis semanas, seguindo como tratamento de câncer de cabeça e pescoço. Apresenta odinofagia e disfagia para sólidos e líquidos, podendo ocorrer piora dos sintomas apresentados. Diante disso, a via de alimentação mais indicada para esse período seria a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q28812 | Nutrição, Nutricionista, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

A técnica dietética engloba a sistematização e o estudo dos procedimentos para tornar possível a utilização de alimentos, preservando o seu valor nutritivo com a obtenção das características sensoriais desejadas.

Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.

I. As leguminosas secas devem ser submetidas à cocção sob calor seco para o aumento da digestibilidade e acentuação do sabor.
II. O uso de clara em neve ou clara de ovo batida proporciona esponjosidade e leveza à bolos e souffés, pois a viscosidade da albumina permite a retenção de ar na massa.
III. A carne submetida à cocção em meio úmido perde grande parte das proteínas (mioalbumina e mioglobulina).
IV. As hortaliças verdes devem ser cozidas rapidamente para que o ácido contido nas células vegetais não venha a modificar o tom verde da clorofila.
V. Quanto mais refinada a farinha, pior é a qualidade nutricional.

Estão CORRETAS as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q832886 | Nutrição, Alimentos, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Nutricionista, AMEOSC, 2021

No que diz respeito as vitaminas hidrossolúveis, correlacione as lacunas abaixo: I.Vitamina B1 (Tiamina). II.Vitamina B2 (Riboflavina). III.Vitamina B6 (Pirídoxina). (__)Pode ser utilizado terapeuticamente na redução de náuseas e vômitos durante a gravidez. (__)A deficiência mais grave conhecida é o beribéri. (__)Apresenta papel dos mais importantes em diversos processos metabólicos. Suas maiores fontes são representadas pelas carnes, vísceras, leite, queijos, ovo (gema) e vegetais folhosos, legumes e certas frutas. Após análise, marque a alternativa que indique a correlação CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q692613 | Nutrição, Nutricionista, UFF, COSEAC, 2019

Para conservação de frutas que estavam prestes a sofrer deterioração na câmara de refrigeração do setor de nutrição e dietética do Restaurante Universitário da UFF, o nutricionista optou por colocar compotas de frutas diversas como sobremesa no almoço da UAN. A técnica de elaboração de compotas de frutas tem como objetivo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q674304 | Nutrição, Nutricionista Fiscal, CRN 2° Região, Quadrix, 2020

A segurança alimentar e nutricional (SAN) consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis. Acerca da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, julgue o item.
A articulação e cooperação entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) proporcionará o fortalecimento das ações de alimentação e nutrição na Rede de Atenção à Saúde, de modo articulado às demais ações de SAN, com vistas ao enfrentamento da insegurança alimentar e nutricional e dos agravos em saúde, na ótica de seus determinantes sociais.
  1. ✂️
  2. ✂️

73Q842240 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Bagé RS Nutricionista, FUNDATEC, 2020

Os pacientes com hipertensão arterial sistêmica (HAS) possuem orientação para a redução do consumo de sódio. Entretanto, o consumo de sódio não se relaciona apenas ao sódio adicionado às preparações, sendo necessária a redução do consumo de outros alimentos ricos desse mineral. Qual das alternativas possui alimentos ricos em sódio?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q845324 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR Nutricionista, FAUEL, 2020

As dietas hospitalares podem sofrer 3 tipos de modificações: na consistência, nos nutrientes e na composição. As dietas modificadas em consistência são aquelas que sofrem alterações na textura dos alimentos e preparações, adequando assim, a alimentação do paciente a condição clínica, física ou neuropsicomotora. Assinale a alternativa que corresponde à dieta modificada em consistência descrita a seguir.
“É indicada para pacientes que possuem alguma dificuldade de mastigação/deglutição, estejam em recuperação de algum procedimento pós-operatório ou com alterações clínicas e/ou fisiológicas. Pode ser utilizada como uma dieta de transição entre a dieta pastosa e a dieta geral. É uma dieta composta de 5 a 6 refeições diárias (desjejum, colação, almoço, lanche da tarde, jantar, ceia), que atendam as recomendações calóricas e de nutrientes. São excluídos desta dieta as hortaliças folhosas e legumes crus, frituras, condimentos, doces concentrados, embutidos e alimentos de consistência dura.”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q27238 | Nutrição, Nutricionista, Prefeitura de Angra dos Reis RJ, CEPERJ

Dentre as sugestões para aumentar a ingestão energética na fibrose cística, inclui-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q28815 | Nutrição, Nutricionista, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Considere a situação em que uma lactante de 16 anos chega ao serviço de saúde irritada, chorosa e diz não conseguir amamentar seu filho de 20 dias. Refere que seu leite é fraco, pouco, não sustenta o bebê e ele chora de fome. Queixa-se de dor durante a amamentação e ferimento no mamilo direito com presença de alguns sinais de sangramento.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) A presença de fissuras e rachaduras no mamilo contraindica a amamentação no seio ferido. Expor os seios ao sol por 10 a 15 minutos pode ajudar na cicatrização.
( ) A mãe deve ser orientada adequadamente quanto à pega. A pega correta é importante para que a criança esvazie a mama conseguindo o aporte adequado de nutrientes e evita a formação de fissuras e rachaduras nos mamilos.
( ) O leito materno não serve como cicatrizante em caso de fissuras e rachaduras nos mamilos e o uso tópico de pomadas deve ser realizado sob orientação médica.
( ) O bebê deve consumir o leite posterior, e para isso a melhor técnica é orientar a mãe como fazer o esvaziamento correto da mama.
( ) O consumo de canjica, cerveja preta e leite pode aumentar a produção de leite materno.

Assinale a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q689801 | Nutrição, Nutricionista, UFF, COSEAC, 2019

Para o preparo de filé de frango para 1000 (mil) comensais ao dia, servido 3 vezes no mês durante o almoço, o nutricionista do Restaurante Universitário da UFF avalia a quantidade desse item a ser comprada, considerando que possui 50Kg do filé de frango no estoque. Em sua ficha técnica de preparo da unidade, 100g é o per capita da preparação e 1,5 é o fator de correção do filé de frango. Para pedidos de compra na unidade são considerados 10% de margem segurança. A quantidade de filé de frango a ser comprada para o mês de março é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q859395 | Nutrição, Microbiologia dos Alimentos, Prefeitura de Cachoeira dos Índios PB Nutricionista, EDUCA, 2020

A alimentação é uma questão muito mais complexa do que se imagina. Além de se atentar para a quantidade e qualidade dos nutrientes que são ingeridos, a saúde humana também depende da segurança com que os alimentos são manipulados.
Embora existam muitos cenários que possam ocasionar a contaminação de alimentos, a maioria se enquadra nas seguintes categorias, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q846592 | Nutrição, Nutrição e Dietética nos Ciclos de Vida, Prefeitura de Bagé RS Nutricionista, FUNDATEC, 2020

O aleitamento materno possui diversos benefícios, tanto para o bebê quanto para a mãe. Dentre os benefícios para o bebê que tornam o aleitamento materno tão importante, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q31850 | Nutrição, Assistente Administrativo, CRN SP MS, QUADRIX

Em conformidade com a Lei no 6.583/1978, o Conselho Federal de Nutricionistas constitui uma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.