Início

Questões de Concursos Oceanografia Geológica

Resolva questões de Oceanografia Geológica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q1030116 | Oceanografia Geológica, Características Oceânicas, Perito em Oceanografia, MPU, FGV, 2025

A ressurgência é um fenômeno oceanográfico que consiste no afloramento de águas de grandes profundidades, frias e ricas em nutrientes para as camadas superficiais do oceano.
A respeito desse assunto, analise as afirmativas a seguir.

I. As correntes Sul Equatoriais do Atlântico e Pacífico atravessam a Linha do Equador. Embora o efeito de Coriolis seja fraco nessa região, o movimento das correntes em ambos os lados do equador é defletido levemente em direção ao polo e as águas superficiais são substituídas pelas águas mais profundas.

II. A ressurgência equatorial ocorre nas correntes superficiais equatoriais com fluxo para oeste.

III. O atrito do vento que sopra ao longo da superfície do oceano faz com que a água comece a se mover, o efeito de Coriolis deflete a água para a direita, no Hemisfério Norte, e o transporte de Ekman resultante move a água em direção ao largo.


Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q1064106 | Oceanografia Geológica, Índice Trófico Médio Global, Desenvolvedor de Sistemas, INPE, FGV, 2024

Cientistas interessados em estimar os parâmetros de modelos de assimilação oceânica, utilizaram um método de estimação cujo objetivo é minimizar a soma dos quadrados das diferenças entre o valor estimado e valor real.

Diante do exposto, assinale a opção que apresenta o método que se enquadra na descrição do objetivo acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q1030115 | Oceanografia Geológica, Características Oceânicas, Perito em Oceanografia, MPU, FGV, 2025

As correntes de contorno possuem características distintas. Especialmente, as correntes que constituem giros geostróficos possuem características diversas em razão dos diferentes fatores que as forçam e as moldam.
A respeito desse assunto, analise as afirmativas a seguir.

I. As correntes geostróficas podem ser classificadas por sua posição no giro como correntes de contorno oeste, de contorno leste ou transversais.

II. As correntes geostróficas mais rápidas e mais profundas são encontradas na borda leste das bacias oceânicas. Essas correntes estreitas, rápidas e profundas transportam águas quentes em direção aos polos, em cada giro.

III. A Corrente do Golfo, que é a maior das correntes de contorno ocidental, flui no Giro do Atlântico Norte, chegando a transportar cerca de 55 Sv (Sverdrup).

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q1030112 | Oceanografia Geológica, Métodos de Aquisição de Dados, Perito em Oceanografia, MPU, FGV, 2025

Em uma campanha oceanográfica realizada na Baía de Todos os Santos (BTS), foi utilizado um ADCP (Acoustic Doppler Current Profiler). Previamente, havia sido observada uma corrente de deriva que flui para sul, na entrada da BTS, conhecida como Corrente do Brasil (CB). Uma medição realizada com o ADCP dentro da BTS identificou uma componente leste de 0,4 m/s, em função da presença de ventos, e uma componente sul de 0,3 m/s, em função da maré de vazante.
Assim, o valor medido da corrente pelo ADCP foi de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q1028294 | Oceanografia Geológica, Características Oceânicas, Perito em Oceanografia, MPU, FGV, 2025

As correntes de superfície nos oceanos afetam a camada mais superficial, cerca de 10% do seu volume. Porém, existem também correntes horizontais e verticais em grandes profundidades. A circulação de água em grandes profundidades é lenta e impulsionada por diferenças de densidade no lugar da energia eólica.
A respeito desse assunto, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q1030113 | Oceanografia Geológica, Características Oceânicas, Perito em Oceanografia, MPU, FGV, 2025

O comportamento das ondas é influenciado pela profundidade da coluna d’água. A maioria das características das ondas oceânicas depende da relação entre seu comprimento da onda (L) e a profundidade (H). O comprimento da onda determina o tamanho das órbitas de moléculas de água em uma onda, assim como a profundidade do movimento orbital (d). A profundidade da coluna d’água determina o formato das órbitas.
Sendo assim, ondas em colunas d’água profundas terão a seguinte relação para determinar o movimento orbital perceptível:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q1008123 | Oceanografia Geológica, Perito em Oceanografia, MPU, FGV, 2025

“Chuva intensa, raios e ventos fortes caíram sobre a cidade de Porto Alegre (RS), na tarde do dia 01/01/2025. O temporal provocou estragos em diversos pontos da cidade. Cinco bairros ficaram alagados: Centro Histórico, Cidade Baixa, Bom Fim, Floresta e 4º Distrito. Mais de 100 mil pessoas ficaram sem energia elétrica. Quedas de árvores, bloqueios de ruas e transporte público foram afetados.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) afirmou ter chovido 88 milímetros nas últimas 24 horas: a média de janeiro é de 144 milímetros, ou seja, em um dia, choveu mais da metade do previsto para todo o mês.”
(Fonte: https://www.brasildefators.com.br/2025/01/02/ porto-alegre-revive-medo-das-enchentes-de-2024-apos-forteschuvas-e-novas-falhas-em-casas-de-bombas)

Considerando a interação de fenômenos atmosféricos com o Atlântico, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q1028297 | Oceanografia Geológica, Métodos de Aquisição de Dados, Perito em Oceanografia, MPU, FGV, 2025

Um Sistema de Informação Geográfica (SIG) é um conjunto de ferramentas que integra dados, hardware, software, metodologias e pessoas para coletar, armazenar, processar e analisar dados espaciais. Essas ferramentas são usadas para mapear áreas e representar fenômenos geográficos na superfície terrestre.
Conforme os conceitos básicos de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q1008126 | Oceanografia Geológica, Perito em Oceanografia, MPU, FGV, 2025

Sobre modelos barotrópicos e baroclínicos, analise as afirmativas a seguir.

I. Modelos baroclínicos consideram a variação de temperatura e densidade com a altura da atmosfera ou a profundidade nos oceanos, capturando melhor a estrutura tridimensional da atmosfera ou do oceano.

II. Modelos barotrópicos são adequados para descrever sistemas atmosféricos de pequena escala, como ciclones tropicais, em que a estrutura vertical é mais complexa. Portanto, nos modelos barotrópicos, as correntes horizontais são dependentes das profundidades.

III. Os modelos barotrópicos e baroclínicos são dois tipos de modelos utilizados na meteorologia e na oceanografia para descrever a dinâmica atmosférica e oceânica, respectivamente. Esses modelos são fundamentais para entender como o vento, a temperatura, a pressão e outros fatores interagem para influenciar o clima, condições meteorológicas e oceanográficas.


Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.