Início

Questões de Concursos Odontologia

Resolva questões de Odontologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2761Q968756 | Odontologia, Lesões da Mucosa Oral, Odontologia, TRERR, FCC

Sobre os recursos semiotécnicos utilizados no exame físico para um diagnóstico em odontologia, a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2762Q1004343 | Odontologia, Endodontia, Cirurgião ã Dentista, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

"Para o correto diagnóstico diferencial entre abcesso periodontal e abcesso periapical devemos nos atentar em sinais clínicos e sintomas. No caso do abcesso periapical, a polpa está necrosada, o teste de vitalidade é sempre negativo e a fístula, se presente, se encontra mais para a apical. Ainda considerando o abcesso periapical a dor pode se apresentar pulsátil e intensa. No abcesso periodontal, a bolsa periodontal tem comunicação com a área do abcesso, há dor na percussão horizontal e a vitalidade pulpar pode ser positiva ou negativa." O texto está:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2763Q899131 | Odontologia, Odontólogo Endodontia, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

A pulpotomia, em dentes decíduos, caracteriza-se pela remoção da polpa coronária e subsequente uso de medicamentos que procuram manter o dente em condições de saúde, permitindo que o ciclo biológico de reabsorção radicular se processe naturalmente. A pulpotomia para dentes decíduos está indicada nos seguintes casos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2764Q900668 | Odontologia, PSF, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

Uma patologia bucal é considerada um problema de saúde pública quando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2766Q884299 | Odontologia, Biossegurança Vacinas, Auxiliar em Consultório Dentário, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

O exame radiográfico é um importante meio auxiliar de diagnóstico em Odontologia. Mas, apesar dos seus inúmeros benefícios, a radiação pode causar efeitos maléficos e cumulativos à equipe odontológica. Para evitar danos à saúde da equipe deve-se, então, valer-se de medidas preventivas e protetoras tais como, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2767Q884300 | Odontologia, Biossegurança Vacinas, Auxiliar em Consultório Dentário, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

Assinale a alternativa correta com relação ao amálgama odontológico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2768Q884301 | Odontologia, Cirurgia Maxilofacial Acidentes e Complicações, Auxiliar em Consultório Dentário, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

Assinale a alternativa que apresenta ao nome da especialidade odontológica que utiliza em alguns procedimentos a pinça Goiva:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2769Q999249 | Odontologia, Cistos e Tumores, Cirurgião Dentista, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

“Tumor odontogênico benigno, de origem epitelial, incomum, mais encontrado entre os 30 e 50 anos de idade, sem predileção por gênero, na região posterior de mandíbula. Ocorre aumento de volume indolor de crescimento lento, localmente invasivo. Radiograficamente, exibe imagem radiolúcida uni ou multilocular, com margens festonadas, associado a dente impactado, com estruturas radiopacas calcificadas. Microscopicamente, apresenta ilhas ou cordões de células epiteliais poliédricas com pontes intercelulares arranjadas em camadas ou cordões em estroma fibroso, com material extracelular amorfo, eosinófilo, hialinizado. As calcificações desenvolvem-se dentro do material amilóide, formando anéis concêntricos (calcificações do tipo anéis de Liesegang). O tratamento é a ressecção local conservadora, de forma a incluir uma fina faixa de osso circunjacente”. Assinale a alternativa que apresenta a Patologia em questão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2770Q955999 | Odontologia, Esc, Prefeitura de Silveiras SP, AGIRH, 2025

A humanização na odontologia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2771Q1002611 | Odontologia, Lesões da Mucosa Oral, Odontologia, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2025

No contexto da odontologia, o diagnóstico e tratamento das afecções dos tecidos moles orais envolvem uma análise detalhada das lesões e suas causas. É essencial distinguir entre diferentes tipos de lesões para determinar o tratamento adequado, que pode incluir abordagens medicamentosas, cirúrgicas e de suporte clínico. Assinale a alternativa correta a seguir, considerando as práticas clínicas relacionadas a essas condições.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2773Q899199 | Odontologia, Cirurgião Dentista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

As técnicas anestésicas utilizadas em Odontologia incluem as técnicas infiltrativas terminais.
As opções a seguir apresentam exemplos de técnica infiltrativa terminal, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2774Q894629 | Odontologia, Odontologia PréClínica, Técnico em Saúde Bucal, Prefeitura de Espera Feliz MG, Consulplan, 2024

“Faixa estreita de tecido que conecta duas estruturas. Na maxila, essa estrutura passa da mucosa oral na linha média da arcada superior até a linha média da superfície interna do lábio superior. Na mandíbula, passa da mucosa oral na linha média da arcada mandibular até a linha média da superfície interna do lábio inferior.” As informações se referem à estrutura:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2775Q918191 | Odontologia, Auxiliar de Consultório Dentário da Família, Prefeitura de Agrolândia SC, Instituto Fênix, 2025

Sobre o arquivamento de documentos odontológicos, qual é a prática correta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2776Q902325 | Odontologia, Odontologia Hospitalar, Dentista, Prefeitura de Conceição da Aparecida MG, OBJETIVA, 2024

Acerca do gerenciamento de patologias crônicas e de demência em idosos, analisar os itens.

I. A medida da pressão arterial em idosos deve ser realizada tendo em vista as alterações cardiovasculares oriundas do envelhecimento, sendo necessária a medida da pressão arterial em todas as consultas. A posição preferencial para a verificação da pressão arterial em procedimentos de rotina, previamente a um tratamento odontológico, é a sentada.

II. A verificação da glicemia casual deveria ser realizada no período pré-operatório, antes de procedimentos invasivos, e os valores não deveriam estar abaixo de 70 mg/dl, nem acima de 200 mg/dl (idealmente, no diabético bem controlado entre 70 mg/dl e 180 mg/dl, mas pode ser considerado um valor aceitável para dar prosseguimento ao tratamento odontológico até 200 mg/dl).

III. A doença de Alzheimer atinge uma parte da memória, ao passo que a doença de Parkinson envolve parte da coordenação motora. Quando o paciente È portador da doença de Parkinson, È preciso levar em conta que ele, na maioria das vezes, está lúcido, porém deprimido pela doença e pelo preconceito, devendo-se colher informações que sirvam para preparar a equipe que vai atender esses pacientes.


Está CORRETO o que se afirma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2777Q887990 | Odontologia, Cuidador Escolar 40H, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

A respeito da higiene bucal realizada de forma a evitar cáries e doenças do aparelho bucal, marque a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2778Q960969 | Odontologia, Clareamento Dentário, Odontologia, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

O clareamento dental, independente da técnica e do agente utilizado, é baseado em uma reação de oxirredução entre a solução clareadora e a molécula a ser clareada. Neste caso, analise as afirmativas a seguir.

I. Os agentes clareadores são carreadores de radicais de oxigênio e apresentam alto peso molecular.

II. Quando o peróxido de hidrogênio é utilizado, os pigmentos são convertidos em dióxido de carbono e água.

III. A ureia, presente no peróxido de carbamida, tem a capacidade de aumentar o pH do meio e decompõe-se em amônia e gás carbônico.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2780Q889857 | Odontologia, Saúde Bucal Coletiva, Auxiliar de Saúde Bucal ESF, Prefeitura de Curvelo MG, FUNDEP, 2024

De acordo com a “Diretriz para a prática clínica odontológica na Atenção Primária à Saúde: tratamento em gestantes”, qual é o papel do cirurgião-dentista e do profissional auxiliar / técnico em saúde bucal nas ações coletivas durante o pré-natal odontológico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.