Início

Questões de Concursos Odontologia

Resolva questões de Odontologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3881Q880664 | Odontologia, Equipamentos e Instrumentos Odontológicos, Auxiliar de Consultório Dentário, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Os instrumentos periodontais são desenhados para finalidades específicas. A cureta é o instrumento de escolha para remoção de cálculos subgengivais profundos, alisamento radicular e remoção de tecido mole que reveste a bolsa periodontal. As curetas de Gracey são representativas das curetas de áreas específicas, com adequada adaptação à complexa anatomia radicular. Desta forma, qual tipo de cureta de Gracey indicada para a região vestibular e lingual dos dentes posteriores?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3882Q910622 | Odontologia, Odontólogo, Prefeitura de Miraí MG, Instituto Access, 2024

Um paciente chega à clínica odontológica após sofrer um trauma que resultou na fratura do dente 11 (incisivo central superior direito). Ele trouxe consigo o fragmento dental, armazenado em solução salina. Após avaliação, o dentista decide proceder com a colagem do fragmento. Assinale a alternativa que apresenta o procedimento de colagem do fragmento dental.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3883Q1006114 | Odontologia, Biossegurança Vacinas, Odontologia, TRT 7 Região CE, CESPE CEBRASPE

O risco de transmissão ocupacional do HIV e do desenvolvimento de hepatite B (paciente fonte HBsAg e HBeAg positivos) para o trabalhador de saúde após exposição percutânea é estimado, respectivamente, em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3884Q1084708 | Odontologia, Implantodontia, Odontologia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos a implantodontia.


Os implantes com plataforma igual ou maior que cinco milímetros devem ser instalados apenas na região posterior do arco dentário.
  1. ✂️
  2. ✂️

3885Q1062962 | Odontologia, Materiais Odontológicos, Odontologia, TJ MS, FGV, 2024

Os cimentos de ionômero de vidro (CIVs) são materiais extremamente versáteis, com aplicações em diversas situações clínicas, incluindo o tratamento restaurador atraumático (TRA). Essa técnica preconiza a remoção parcial da cárie com instrumentos manuais, e é muito utilizada em locais com pouco ou nenhum acesso ao tratamento odontológico convencional.

Dentre os vários tipos de CIVs, aquele indicado para o TRA em molares decíduos é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3886Q869170 | Odontologia, Saúde Bucal Coletiva, Auxiliar de Consultório Dentário, Prefeitura de Senador Salgado Filho RS, OBJETIVA, 2024

Em relação aos princípios do Sistema Único de Saúde, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Universalização.
(2) Equidade.
(3) Integralidade.

( ) Considera as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades.
( ) As ações e serviços devem ser garantidas a todas as pessoas.
( ) Tratar desigualmente os desiguais, investindo mais onde a carência é maior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3887Q900665 | Odontologia, PSF, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

Na anestesia local em odontologia, qual é a principal contraindicação relativa à utilização de anestésicos com vasoconstritores?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3888Q883266 | Odontologia, Odontologia PréClínica, Técnico em Prótese Dentária, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Materiais de moldagem devem apresentar características supostamente ideais para a confecção de próteses dentárias, tais como, ter consistência adequada, ser hidrofílico e não deformar ao ser removido da boca.
Em relação ao hidrocoloide irreversível, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3889Q893511 | Odontologia, Odontologia PréClínica, Auxiliar de Saúde Bucal, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o material necessário para a realização de cimentação provisória de uma coroa que sofreu deslocamento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3890Q976476 | Odontologia, Técnico em Higiene Dental, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

As lesões orais potencialmente malignas mais encontradas são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3891Q885862 | Odontologia, Auxiliar de Saúde Bucal, Prefeitura de Coqueiral MG, FUNDATEC, 2024

A destruição ou eliminação de formas de vida microbiana se dá por meio de esterilização, através de processos físicos (autoclave) ou químicos. A respeito dos processos de esterilização química, são adequados para uso em odontologia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3892Q1039981 | Odontologia, Odontologia Pré Clínica, Saúde Bucal, STJ, CESPE CEBRASPE

Julgue o próximo item, referenteaos instrumentos utilizados na prática clínica odontológica.

Os condensadores de Ward são utilizados na técnica de inserção de amálgama em cavidade dentária preparada para esse fim.


  1. ✂️
  2. ✂️

3893Q889717 | Odontologia, Técnico de Consultório Odontológico, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a odontologia é uma das profissões mais insalubres (OMS- 2003). Os fatores de risco para a saúde e a segurança dos trabalhadores na área odontológica podem ser classificados em grupos de acordo com sua natureza. É considerado problema ocupacional pertencente ao grupo de risco físico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3894Q1072249 | Odontologia, Periodontia, Cirurgião Dentista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Ao buscar atendimento odontológico, um paciente de 60 anos, do sexo masculino, com histórico de tabagismo e hipertensão, queixa-se de sangramento gengival ao escovar os dentes e ao usar fio dental, além de mau hálito constante. Durante o exame clínico, a gengiva inflamada e com tendência ao sangramento espontâneo é observada. A sondagem periodontal revela bolsas superiores a 4 mm em vários dentes. Qual é o diagnóstico mais provável para este paciente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3895Q905851 | Odontologia, Equipamentos e Instrumentos Odontológicos, Odontólogo, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Em relação à afiação dos instrumentos cortantes manuais utilizados na Dentística, a manutenção dos instrumentos sempre afiados é essencial para a efetividade de corte e para o refinamento de preparos cavitários. A afiação pode ser manual ou mecânica e qualquer que seja o tipo usado, alguns princípios básicos devem ser observados. Em relação a estes princípios que devem ser observados, analise as afirmativas a seguir.

I. Estabelecer um bisel adequado antes de iniciar a afiação e manter o instrumento fixo, em posição correta durante todo o procedimento.
II. Manter a pedra seca e não lubrificá-la com uma fina camada de óleo bem fluido.
III. Usar muita pressão contra a pedra para estimular o desenvolvimento de calor com o atrito e esterilizar a pedra.
IV. Conservar as pedras de afiar limpas e livres de esquírolas de metal.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3896Q989311 | Odontologia, Odontologia PréClínica, Odontologia, Prefeitura de São Felipe DOeste RO, IBADE, 2024

O côndilo da mandíbula localiza-se na porção posterossuperior do ramo da mandíbula e constitui a parte móvel da articulação. O côndilo é uma saliência elipsoide, convexa nos sentidos anteroposterior e lateromedial. Em relação ao côndilo e a anatomia anexa, complete a sequência corretamente.


“O côndilo é sustentado por uma porção estreita, _______________________. Este é arredondado posteriormente e apresenta anteromedialmente uma depressão, _________________________, onde se insere o músculo_________________________.”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3897Q881539 | Odontologia, Auxiliar de Consultório Dentário, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

Em relação aos meios mais utilizados para desinfecção e esterilização assinale a alternativa que contenha o meio que é considerado o mais seguro e eficaz na prevenção da infecção cruzada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3898Q1072262 | Odontologia, Dentística, Cirurgião Dentista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Lucimar, auxiliar de saúde bucal, com histórico de diabetes tipo 2 e hipertensão, durante o trabalho, relata ao cirurgião dentista de plantão que está com dor intensa e sensação de pressão no dente superior direito. Durante o exame clínico, uma cavidade extensa é observada na região cervical do dente, com comprometimento da dentina, mas sem sinais evidentes de envolvimento pulpar. Radiograficamente, observa-se uma lesão de cárie. Qual é o tratamento mais adequado para essa condição?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3899Q905863 | Odontologia, Odontólogo, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Na oclusão, existe uma correlação entre os movimentos mandibulares e os movimentos das ATM. Para que a mandíbula realize os movimentos, é necessário que as articulações temporomandibulares também realizem os seguintes movimentos: rotação, translação, transrotação, movimento de trabalho ou de Bennett e movimento de não trabalho ou de balanceio. Em relação aos movimentos da ATM, os movimentos de rotação e transrotação acontecem quando ocorre movimento de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3900Q886921 | Odontologia, Saúde Bucal Coletiva, PSF, Prefeitura de Betim MG, FUMARC, 2024

A educação em saúde desempenha um papel fundamental na saúde pública, para o empoderamento dos sujeitos coletivos com o intuito de melhoria na qualidade de vida. Analise as afirmativas abaixo:


I. Promoção de saúde bucal é uma estratégia de educação em saúde, que possibilita ao usuário adotar ou mudar hábitos, mas somente usuários que utilizam as unidades básicas de saúde podem ser contemplados pelas ações.


II. Ações de educação em saúde bucal devem considerar tanto as diferenças sociais quanto as peculiaridades culturais, ao discutir alimentação saudável, manutenção da higiene e autocuidado do corpo.


III. A linguagem utilizada nas ações de educação em saúde deve ser adequada à população assistida, para possibilitar sua compreensão.


IV. Ações coletivas de educação em saúde devem ser conduzidas, preferencialmente, pelo Técnico em Saúde Bucal (TSB) e pelo Auxiliar em Saúde Bucal (ASB), com a participação do Agente Comunitário de Saúde (ACS).


Estão CORRETAS as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.