Início

Questões de Concursos Odontologia

Resolva questões de Odontologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


4781Q1001626 | Odontologia, Lesões da Mucosa Oral, Odontologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente com 76 anos é atendido em uma unidade de pronto atendimento com queixa de febre moderada há 3 dias, mal-estar, cefaleia e o aparecimento de erupções cutâneas pápulovesiculares na hemiface direita.
O paciente relata dor nevrálgica, sensação de formigamento, agulhadas e coceira no local, que iniciaram 3 dias antes do aparecimento das lesões. O paciente afirma ter tido catapora na infância. Ao exame intraoral, o paciente apresenta mucosas, língua e dentes íntegros.
Assinale a opção que apresenta a hipótese diagnóstica mais compatível com o cenário clínico exposto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4782Q951706 | Odontologia, Equipamentos e Instrumentos Odontológicos, Auxiliar de Saúde Bucal, Prefeitura de São Domingos SC, Instituto Fênix, 2025

Sobre os instrumentais utilizados em um consultório odontológico, é correto afirmar que o explorador ou sonda exploradora é usado para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4783Q1048731 | Odontologia, Odontopediatria, Cirurgião Dentista, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

No que concerne a práticas preventivas e restauradoras utilizadas na odontopediatria, julgue o item subsecutivo.

O selante ionomérico reduz significativamente o índice de cárie em dentes tanto decíduos quanto permanentes; no entanto, como ele não paralisa o processo de desmineralização, o seu uso não está indicado em superfícies que já tenham iniciado o processo carioso.

  1. ✂️
  2. ✂️

4784Q951708 | Odontologia, Equipamentos e Instrumentos Odontológicos, Auxiliar de Saúde Bucal, Prefeitura de São Domingos SC, Instituto Fênix, 2025

No contexto dos instrumentais básicos, o espelho odontológico possui como função principal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4785Q964508 | Odontologia, Preparo Cavitário, Odontologia, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Texto associado.
Paciente com 27 anos de idade, sexo masculino,
apresenta queixa de dor no dente 46 ao ingerir alimentos doces.
O exame clínico mostra fratura na restauração de amálgama
Classe II e, ao exame radiográfico, constata-se que não há
comprometimento pulpar.

Sob a perspectiva da promoção de saúde, após a remoção da restauração insatisfatória, a definição do preparo cavitário deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4786Q905116 | Odontologia, CEO, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Em relação aos aspectos radiográficos das anomalias, alterações e condições patológicas que acometem as estruturas do complexo maxilomandibular, analise as proposições a seguir:


I- A reabsorção radicular interna tem como imagem radiográfica uma forma oval radiolúcida caracterizada pelo alargamento do espaço do canal radicular ou da câmara pulpar.


II- A osteomielite com periostite proliferativa ou osteomielite de Garrè mostra-se radiograficamente como laminações concêntricas geralmente paralelas umas às outras e também ao longo eixo do osso afetado, aspecto conhecido como “casca de cebola”, pois se observam linhas radiopacas entremeadas por linhas radiolúcidas.


III- Radiograficamente o granuloma apical observa-se numa rarefação óssea periapical difusa, caracterizada por seu aspecto radiográfico misto, com tamanho variado e, como consequência, perda da lâmina dentária.


IV- O odontoma composto radiograficamente apresenta-se como um agrupamento de diminutas estruturas semelhantes a um dente que podem estar agrupados de maneira desordenada ou discretamente separados, com limites definidos.


V- Radiograficamente o cementoblastoma apresenta-se como uma imagem radiopaca de forma difusa e irregular associada a um halo radiolúcido e tem como diagnóstico diferencial o tumor a hipercementose, displasia fibrosa poliostótica e a displasia óssea florida.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4787Q990878 | Odontologia, Professor 40 Horas, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Em um preparo cavitário na dentística, assinale o ângulo diedro que é considerado do primeiro grupo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4788Q1048735 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Cirurgião Dentista, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A leucoplasia, que é definida como lesão predominantemente branca da mucosa bucal, não pode ser caracterizada como qualquer outra lesão definível. A partir dessa definição, julgue o seguinte item.

Leucoplasia é um termo clínico que não se refere às características histológicas da lesão. A descrição histológica da lesão inclui a presença ou a ausência de displasia epitelial e, se presente, descreve a gravidade da lesão.

  1. ✂️
  2. ✂️

4789Q1067424 | Odontologia, Cariologia, Dentística Restauradora, EsFCEx, VUNESP, 2024

O controle químico da placa pode ser necessário naqueles indivíduos que não são capazes de controlar apropriadamente o biofilme supragengival com dispositivos mecânicos. O uso de produtos químicos deve ser adjuvante aos dispositivos mecânicos.

Assinale a alternativa que apresenta agente ativo bisfenólico, não iônico, antibacteriano de amplo espectro, formulado tanto em enxaguatórios orais quanto em dentifrícios.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4790Q908449 | Odontologia, Saúde Bucal Coletiva, Odontologia, TCEPA, FGV, 2024

Relacione os níveis de atenção em Odontologia com sua esfera de abrangência, segundo descrito por Gomes Pinto no livro Saúde Bucal Coletiva (7ª edição).

1. Atenção geral
2. Atenção primária
3. Atenção Especializada
4. Atenção Complexa

( ) prevenção, educação, práticas curativas indispensáveis, grupos prioritários social e epidemiologicamente.
( ) serviços de especialistas associados a problemas de prevalência limitada.
( ) serviços de especialistas socialmente mais necessários.
( ) saúde geral, habitação, renda e ambiente.


Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4791Q964522 | Odontologia, Radiologia, Odontologia, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Ao realizar a correlação entre alterações patológicas e imagens radiográficas, observa-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4792Q990891 | Odontologia, Odontologia PréClínica, Disfunção TêmporoMandibular e Dor Orofacial, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Para uma adequada oclusão entre os arcos dentais, a curva de Wilson é importante nos movimentos de lateralidade da mandíbula. A curva de Wilson também é chamada de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4793Q908459 | Odontologia, Odontologia, TCEPA, FGV, 2024

De acordo com os conceitos atuais, o parâmetro mais adequado para o diagnóstico da periodontite é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4794Q883886 | Odontologia, Odontologia PréClínica, Técnico em Saúde Bucal, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

“São as maiores glândulas salivares, localizadas abaixo e à frente das orelhas, responsáveis pela produção de cerca de 30% do volume de saliva de um indivíduo.” O trecho anterior se refere a qual glândula?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4795Q960944 | Odontologia, Odontologia PréClínica, Odontologia, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

Uma das principais propriedades dos cimentos de ionômero de vidro é a capacidade de liberação de flúor. Diante do exposto, analise afirmativas a seguir.

I. A liberação de flúor permanece ativa por muitos anos, embora a taxa de liberação diminua cerca de 10 vezes nos primeiros meses.

II. Em pacientes com saliva mais viscosa há um aumento na difusão de íons para dentro e para fora do ionômero facilitando a recarga de flúor.

III. A taxa de liberação de flúor de um material pode estar relacionada entre outros fatores com seu mecanismo de presa.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4796Q883890 | Odontologia, Técnico em Saúde Bucal, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

O esmalte dentário é a camada mais externa presente na coroa dos dentes. Altamente mineralizado serve de proteção à dentina e camadas internas do dente. Marque a alternativa que corresponde ao principal composto mineral que compõe o esmalte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4797Q1034934 | Odontologia, Biossegurança Vacinas, Auxiliar de Saúde Bucal, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Com relação aos conceitos de biossegurança, avalie se as afirmativas são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Na esterilização visa-se a eliminação de todos os microrganismos, patogênicos ou não, de instrumentais ou objetos.
( ) A desinfecção compreende um conjunto de medidas para evitar a penetração de microrganismos em local que não os contenha.
( ) A descontaminação tem por objetivo reduzir ou eliminar os microrganismos de objetos por métodos quimiomecânicos.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4798Q908472 | Odontologia, Odontologia, TCEPA, FGV, 2024

A Periodontia médica estuda o impacto da periodontite no desenvolvimento e agravo de outras condições sistêmicas. Com relação ao tema, assinale avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A disbiose associada com a Periodontite pode influenciar no metabolismo dos nitratos da dieta e, consequentemente, na via do óxido nítrico. ( ) Há evidências que gestantes com periodontite tem maiores chances de ter parto prematuro e/ou bebês de baixo peso. ( ) Pacientes com periodontite e inflamação sistêmica exibem contagens elevadas de leucócitos, proteína C reativa de alta sensibilidade e de fibrinogênio do que os controles saudáveis do ponto de vista periodontal.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4799Q978877 | Odontologia, Periodontista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Os AGEs ligam-se aos RAGEs na parede celular de determinadas células, bem como nas paredes do endotélio vascular, alterando as suas funções e as interações célula-matriz e matriz-matriz. No tecido periodontal, células endoteliais, macrófagos e fibroblastos apresentam RAGEs em suas paredes celulares. Essas células participam ativamente do processo imunológico e cicatricial desses tecidos. Quando ocorre a interação AGE-Rage, elas têm seus metabolismos alterados, prejudicando a resposta aos microrganismos da doença periodontal.

O texto descreve um dos mecanismos sistêmicos que influencia na doença periodontal, observado em pacientes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4800Q1009598 | Odontologia, Atendimento ao Queimado, EBSERH, FGV, 2024

A fratura denominada Le Fort III, comumente encontrada nos pacientes com traumatismo facial, é caracterizada por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.