Início

Questões de Concursos Odontologia

Resolva questões de Odontologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q841733 | Odontologia, Odontologia Hospitalar, Residência Multiprofissional Odontologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Considere que um paciente cardiopata, em uso de anticoagulante, necessite realizar tratamento cirúrgico eletivo para exodontia dos dentes 16 e 17. Acerca da condição sistêmica desse paciente e da conduta clínica a ser adotada pelo profissional, julgue o item a seguir.
É possível controlar a situação coagulatória do paciente por meio da avaliação do tempo de sangramento, para o controle de anticoagulantes como a warfarina, e do tempo de pró-trombina, para o uso de ácido acetil salicílico.
  1. ✂️
  2. ✂️

82Q173379 | Odontologia, Dentista, ENADE, INEP

A Portaria Federal nº 453, de 1º de junho de 1998, estabelece, por meio do Regulamento Técnico, as diretrizes básicas de proteção radiológica em radiodiagnóstico médico e odontológico e dispõe sobre o uso dos raios-X diagnósticos em todo território nacional. O cirurgião-dentista que possuir, em seu consultório, equipamento radiológico intraoral deverá adequar as instalações para atender ao disposto nessa Portaria. Considerando as obrigações relativas ao uso do equipamento radiológico intraoral em consultório odontológico, avalie as afirmativas a seguir.

I. O equipamento de radiografia intraoral deve ser instalado em ambiente (consultório ou sala) com dimensões suficientes para permitir à equipe manter-se à distância mínima de 2 m do cabeçote e do paciente.

II. As mulheres grávidas que trabalham em consultório odontológico com equipamento de radiografia intraoral devem comunicar a gravidez ao chefe, para lhes ser concedido o afastamento do ambiente de trabalho até o término da gestação.

III. No consultório odontológico, deve haver, para cada equipamento de raios-X, uma vestimenta plumbífera que garanta a proteção do tronco dos pacientes, incluídas tireoide e gônadas, e que tenha, pelo menos, o equivalente a 0,25 mm de chumbo.

IV. No consultório odontológico com equipamento de radiografia intraoral deve haver sinalização luminosa vermelha acima da face externa da porta de acesso à sala de raios-X, acompanhada do seguinte aviso de advertência: Quando a luz vermelha estiver acesa, a entrada é proibida. É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q177048 | Odontologia, Patologia e Semiologia Odontológicas, Dentista, Petrobras, CESGRANRIO

Uma lesão exofítica, pedunculada, de menos de 1cm de diâmetro, com superfície rugosa ou tipo "couve-flor", em região de palato mole de um indivíduo do sexo feminino de 30 anos, é diagnosticada como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q34993 | Odontologia, Odontólogo, IFSUL

Sabendo-se da presença de um surto epidêmico de caxumba em nosso município, é importante conhecer as características dessa infecção. Com relação à caxumba, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q844466 | Odontologia, Odontopediatria, Prefeitura de Capim PB Auxiliar de Consultório Dentário, FACET Concursos, 2020

Após exame clínico de uma criança de 8 anos, foi constatada uma inconsistência na notação do odontograma. Diante de seu conhecimento das etapas eruptivas dos elementos dentários, qual opção abaixo deve ser o erro?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q46754 | Odontologia, Odontologia Pré Clínica, Cirurgião Dentista, HOB, CONSULPLAN

Apesar do enorme progresso tecnológico disponível para a preservação da dentição, a restauração protética e a reabilitação do sistema mastigatório ainda são uma necessidade em pacientes edêntulos, ou parcialmente edêntulos. Sobre as cirurgias pré‐protéticas, analise as afirmativas.

I. A técnica de alveoplastia intrasseptal ou técnica de Dean é mais bem utilizada em áreas nas quais o rebordo alveolar é de contorno relativamente regular e altura adequada, porém, apresenta uma depressão no fundo do vestíbulo. A principal vantagem desta técnica é o aumento da espessura do rebordo. 
II. Quando os toros mandibulares são bilaterais e se deseja removê‐los simultaneamente, a manutenção de uma pequena faixa de tecido ceratinizado na linha média entre as extensões anteriores das duas incisões reduz a formação de hematoma na região anterior do assoalho de boca.   
III. A técnica de vestibuloplastia localizada, utilizada para frenectomia labial, é especialmente vantajosa quando a base da inserção de freio é extremamente larga. 
IV. Em todos os casos de redução da tuberosidade maxilar (remoção de tecido duro) onde houver perfuração do seio maxilar, o uso de antibiótico (amoxicilina) pós‐operatório e descongestionante sinusal é recomendado. Os medicamentos devem ser mantidos por um período de 7 a 14 dias. 

Estão corretas apenas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q35015 | Odontologia, Odontólogo, IFSUL

Com relação ao processo de polimerização das resinas compostas, é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q46726 | Odontologia, Endodontia, Cirurgião Dentista, EBSERH, IBFC

A medicação intracanal desempenha papel fundamental no tratamento endodôntico e entre as diversas medicações existentes se destaca o hidróxido de cálcio. Assinale a alternativa correta referente a essa medicação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q152182 | Odontologia, Analista Judiciário Odontologia Prótese, TRT 3a Região, FCC

Com relação à utilização e montagem de um modelo para prótese dental parcial removível em articulador semiajustável,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q11716 | Odontologia, Cirurgião Dentista, EBSERH, IADES

Durante anestesia local em odontologia, a fratura da agulha, durante sua aplicação, é um risco, caso recomendações não sejam seguidas. Acerca desse assunto, assinale a alternativa que apresenta alguma dessas recomendações.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q11714 | Odontologia, Cirurgião Dentista, EBSERH, IADES

Durante o atendimento de urgência de uma paciente com 22 semanas de gestação, o cirurgião-dentista utilizou prilocaína como anestésico local. Com dificuldade de aliviar a dor gerada pela pulpite da paciente, o profissional utilizou vários tubetes. A conduta do cirurgião-dentista foi incorreta, pois ele utilizou anestésico contraindicado para gestantes e a expôs ao risco de gerar uma condição respiratória que diminui a capacidade de carreamento de oxigênio pelo sangue. Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que essa condição é conhecida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q148718 | Odontologia, Analista Judiciário Odontologia Pediatria, TRT 3a Região, FCC

Em relação ao quadro de anquilose dentoalveolar, quanto a sua prevalência, seus aspectos clínicos e seus aspectos radiográficos, tem-se que os molares decíduos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q11719 | Odontologia, Cirurgião Dentista, EBSERH, IADES

A fluorose é um defeito no esmalte, resultante da ingestão de flúor durante o período de desenvolvimento do dente. Com base nesse assunto, é correto afirmar que a ação nociva do flúor sobre o esmalte, gerando um esmalte mais poroso, ocorre pela(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q59931 | Odontologia, Odontologia Pré Clínica, Odontologia, EsSEx, Exército Brasileiro, 2018

Uma compreensão do controle da dor em odontologia requer um conhecimento exaustivo do quinto (V) nervo craniano. Sobre o nervo trigêmeo, segundo MALAMED (2013), é incorreto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q172703 | Odontologia, Dentista, ENADE, INEP

Durante a realização de exodontia com seccionamento do dente 27 de paciente do sexo masculino, com 22 anos de idade, uma técnica em saúde bucal (TSB) utilizava o sugador, quando percebeu a ruptura da luva cirúrgica em sua mão esquerda. A TSB é destra e, no momento em que notou o rompimento da luva, comunicou o fato ao cirurgião-dentista (CD). O CD solicitou que a TSB continuasse o atendimento ao paciente, que estava anestesiado e não deveria ter o procedimento cirúrgico interrompido. Diante dessa situação, a TSB deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q46566 | Odontologia, Cirurgião Dentista, AMAZUL, CETRO

A técnica radiográfica de Clark 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q688490 | Odontologia, Perito Oficial Criminal Área 6 ODONTOLOGIA, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Em relação às restaurações de amálgama, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q177665 | Odontologia, Patologia e Semiologia Odontológicas, Dentista, Petrobras, CESGRANRIO

Uma lesão granulomatosa focal, mais prevalente no palato em um paciente com o diagnóstico de sífilis não tratada, é denominada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q843792 | Odontologia, Radiologia, Cirurgião Dentista, CPCON, 2020

Entre as alternativas citadas a seguir, qual NÃO é indicação para o uso da técnica radiográfica oclusal?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.