Início

Questões de Concursos Patologia

Resolva questões de Patologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q998617 | Patologia, Diagnósticos, Transplante de Medula Óssea, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente soropositivo para HTLV, de 60 anos idade, desenvolve adenomegalia generalizada. A histopatologia do gânglio linfático retirado mostrou linfócitos anormais, clivados, com padrão folicular, arquitetura alterada e envolvimento da cápsula. A imunofenotipagem do sangue periférico, feita por citometria de fluxo, mostrou os seguintes resultados: CD2+, CD3+, CD4+, CD5+, CD7-, CD8-, CD25+, CD30-.

Esses resultados sugerem o diagnóstico de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q1049596 | Patologia, Hipóteses Diagnósticas, Patologia, EBSERH, IBFC, 2022

Carcinoma mucinoso do tipo intestinal com expressão imuno-histoquímica positiva para CDX2 e imunonegatividade para PAX8. Com esse perfil imunofenotípico, Assinale a alternativa que apresenta qual é o sítio primário.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q1035054 | Patologia, Patologia Clínica, Citopatologia, EBSERH, FGV, 2024

O pigmento que se deposita no fígado e no baço em casos de malária e esquistossomose é classificado quimicamente como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q1005644 | Patologia, Neurofisiologia Clínica, EBSERH, FGV, 2024

Astrocitomas grau 4 são diferenciados de glioblastomas devido à seguinte assinatura molecular:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q1068710 | Patologia, Hipóteses Diagnósticas, Especialidade Patologia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Considere a avaliação anatomopatológica de necropsia em óbito fetal intrauterino: feto do sexo feminino em gestação de 36 semanas, peso 2.300 g, comprimento corono-calcâneo de 45 cm, maceração fetal grau 2, ausência de malformações congênitas, pulmões com peso levemente reduzido em relação à idade gestacional, docimasia hidrostática de galeno negativa, coração pálido, fígado aumentado em volume, com evidência de hematopoese extramedular à microscopia, rins reduzidos em volume e peso, pálidos, com escassez e imaturidade glomerular. Placenta pesando 320 g, com diâmetro e espessura reduzidas, áreas pálidas ou esbranquiçadas ao corte, com redução difusa da arborização vilosa, presença de vilosidades terminais com sinais de maturação acelerada, espessamento da membrana basal e aumento da deposição de fibrina perivilositária e necrose fibrinoide em vasos deciduais à microscopia.


Qual é o diagnóstico para o caso, dentre as alternativas a seguir?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q1065173 | Patologia, Diagnósticos, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Osasco SP, VUNESP, 2025

Uma determinada comunidade teve seu território mapeado e dividido. A partir disso, a equipe de saúde local, juntamente com os ACS, fizeram várias visitas e entrevistas aos moradores, o que possibilitou traçar o perfil demográfico, epidemiológico, econômico, social, cultural e político daquela comunidade. Com esses dados em mãos, foram traçadas diversas estratégias de promoção à saúde que apresentaram ótimos resultados, no entanto, após 5 anos essas estratégias tiveram sua eficiência drasticamente reduzida, e a população passou a sofrer de outros agravantes à saúde.

Tendo em mente o conceito de territorialização e suas fases de estabelecimento, analise o cenário descrito e assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q1005558 | Patologia, Diagnósticos, Endoscopia Digestiva, EBSERH, FGV, 2024

Paciente com 39 anos, do sexo masculino, procurou seu médico com queixa de dor abdominal e diarreia líquida com cerca de 3-4 episódios por dia e iniciada há 6 meses. Relatou perda ponderal de 10 quilos. História de investigação de artrite há 4 anos. Exames laboratoriais com evidência de síndrome disabsortiva com hipoalbuminemia e deficiência de vitamina D. Foi solicitada colonoscopia, que apresentou resultado normal. O endoscopista fez biópsias seriadas. Enquanto aguardava resultado do histopatológico o paciente foi internado e diagnosticado com pericardite.
Dentre as opções abaixo, o melhor exame para fechar o diagnóstico desse paciente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q1021445 | Patologia, Patologia Clínica, Técnico em Citopatologia, EBSERH, IBFC, 2022

A microtomia é imprescindível porque há necessidade de transparência do tecido a ser analisado. A observação microscópica depende de um bom corte, ou seja, bem distendido, sem ranhuras, dentes, dobras ou qualquer outra alteração. Assinale a alternativa incorreta em relação a quais fatores podem causar estas dificuldades na qualidade da microtomia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q1035063 | Patologia, Hipóteses Diagnósticas, Cirurgia Crânio Maxilo Facial, EBSERH, FGV, 2024

Paciente masculino, 45 anos, apresenta grande massa nasal à esquerda com abaulamento da parede nasal e maxilar ipsilateral. A biópsia mostrou carcinoma sinonasal indiferenciado (SNUC). O patologista deve considerar as seguintes hipóteses como diagnóstico diferencial:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q1007165 | Patologia, Patologia, EBSERH, IBFC, 2022

Enviado solicitação clínica para investigação de sítio primário de nódulo hepático. Trata-se de Adenocarcinoma com expressão positiva para citoqueratina 7 (CK7). Demais marcadores imuno-histoquímicos disponíveis mostraram expressão negativa (citoqueratina 20, TTF1, CDX2, receptor de estrogeno e GCDFP-15 [BRST-2]). Sobre o assunto exposto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q1073261 | Patologia, Diagnósticos, Biomédico, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Um homem de 50 anos com sintomas de fadiga, febre baixa e linfadenomegalia é diagnosticado com leucemia linfoide crônica (LLC). A imunofenotipagem revelou presença de marcadores CD19, CD5 e CD23 nas células malignas. O que caracteriza as células malignas na LLC?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q1029783 | Patologia, Diagnósticos, Agente de Serviços Técnicos de Análises Clínicas, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A análise das alterações morfológicas presentes nas lâminas de sangue periférico podem oferecer indícios importantes para o diagnóstico de diversas doenças.

Considerando possíveis alterações observadas em hemogramas e suas características morfológicas, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Pacientes com anemia por deficiência de ferro crônica apresentam hemácias hipocrômicas, poiquilocitose e anisocitose.
( ) Pacientes com anemia megaloblástica apresentam hemácias macrocíticas e neutrófilos plurissegmentados.
( ) A anemia falciforme é uma doença de origem genética que causa alteração na hemoglobina, e se caracteriza por apresentar hemácias em forma de foice.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q1001415 | Patologia, Diagnósticos, Ciências Biológicas, EBSERH, FGV, 2024

Sobre uma doença humana infecciosa são feitas as seguintes considerações:

I. o agente etiológico são bactérias em formato de bastonetes gram-positivos, anaeróbios, móveis e habitantes do solo;
II. a maioria dos casos representado por intoxicação em decorrência da ingestão de alimentos;
III. os sintomas incluem distúrbios visuais, incapacidade de deglutir e dificuldade na fala; e
IV. os casos graves podem evoluir para o óbito em razão de paralisia respiratória ou parada cardíaca.

Baseado nas considerações acima, assinale a opção que indica a doença descrita.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q1007167 | Patologia, Patologia, EBSERH, IBFC, 2022

Homem com lesão expansiva de tronco cerebral. As secções histológicas mostram regiões compactas e frouxas, com presença de fibras de Rosenthal e corpos granulares eosinofílicos. Assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q1033843 | Patologia, Hipóteses Diagnósticas, Gastroenterologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente do sexo masculino, com 48 anos de idade, não tabagista, realizou biópsia transbrônquica em lesão pulmonar detectada durante exame de telerradiografia de tórax para investigação etiológica de tosse, sem outros sintomas.

O exame microscópico da lesão mostrou granulomas não necrosantes bem formados, compostos de macrófagos epitelioides fortemente agrupados, sendo frequente a presença de células gigantes. Os granulomas estavam envoltos em bordas de cicatrizes fibrosas hialinas. Concreções laminadas compostas de cálcio e proteínas conhecidas como corpos de Schaumann e inclusões estreladas conhecidas como corpos de asteroides estavam presentes dentro de muitas células gigantes. Foi prescrito corticoide como tratamento, e, seis meses após, as lesões desapareceram.

Os achados acima são compatíveis com a seguinte doença:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q1072245 | Patologia, Hipóteses Diagnósticas, Biomédico, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Pamela é uma paciente de 55 anos com histórico de dor muscular generalizada, cansaço excessivo e aumento de enzimas musculares no sangue. Após biópsia muscular, a análise histológica mostra infiltração inflamatória nos músculos esqueléticos. Qual é a condição mais comum associada a aumento das enzimas musculares e infiltração inflamatória nos músculos esqueléticos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q1041113 | Patologia, Bases Etiológicas de Condição Clínica, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere às doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), julgue o item subsecutivo.

O diabetes é uma síndrome de etiologia múltipla, decorrente da falta de insulina e(ou) da incapacidade da insulina de exercer adequadamente seus efeitos.

  1. ✂️
  2. ✂️

99Q985909 | Patologia, Agente de Endemias, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Leia as afirmativas e marque V para verdadeiro e F para falso.

( ) A leishmaniose tegumentar é transmitida por flebotomíneos;
( ) A leptospirose é uma zoonose causada por protozoários;
( ) A malária é transmitida pelo mosquito Anopheles;
( ) A esquistossomose é causada por parasitas do gênero Schistosoma.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q1007166 | Patologia, Patologia, EBSERH, IBFC, 2022

Homem, 38 anos, realiza biópsia de nasofaringe. Observa-se carcinoma de alto grau em meio a infiltrado linfocitario. Em relação ao Carcinoma da nasofaringe, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.