Início

Questões de Concursos Pedagogia

Resolva questões de Pedagogia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q321651 | Pedagogia, Pedagogo, CEFET RJ, CESGRANRIO

A perspectiva da educação inclusiva traz como premissa a prevalência de um único sistema educativo para todos, ou seja, a inclusão de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q321267 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Sabe-se, atualmente, que existem pelo menos seis tipos diferentes de aprendizagem, o que demanda, da parte dos educadores, procedimentos diferenciados para que a criança seja adequadamente estimulada. Assinale a opção que apresenta, corretamente, um dos seis tipos de aprendizagem e sua definição.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q219713 | Pedagogia, EAD, Pedagogo, COPEL, PUC PR

Quanto à educação à distância, leia as assertivas a seguir e julgue-as conforme as alternativas:

I. A educação à distância é um recurso de incalculável importância como modo apropriado para atender a grandes contingentes de alunos de forma mais efetiva que outras modalidades e sem riscos de reduzir a qualidade dos serviços oferecidos em decorrência da ampliação da clientela atendida.

II. Para não decrescer na qualidade, a educação à distância necessita de um planejamento detalhado e de uma comunicação didáticopedagógica adequada, a fim de que ensino e aprendizagem ocorram de forma que o aluno se mobilize para essa atividade.

III. A escolha da modalidade da educação à distância como meio de dotar as instituições educacionais de condições para atender às novas demandas por ensino e treinamento ágeis, céleres e qualitativamente superiores, tem por base a compreensão de que, a partir dos anos sessenta, a educação à distância começou a aparecer como uma modalidade não convencional de educação, capaz de atender com eficácia aos anseios de universalização do ensino e, também, como meio apropriado à permanente atualização dos conhecimentos gerados de forma cada vez mais intensa pela ciência pela cultura humanas.

IV. Um dos grandes desafios da educação à distância tem sido manter os alunos do início ao fim nos cursos propostos, uma vez que a cultura educacional ainda está presa à concepção presencial.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q38630 | Pedagogia, Professor, IFSP

Leia as afirmativas a seguir, extraídas do livro “Piaget, Vygostky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão” (LA TAILLE, Y.; DANTAS, H.; OLIVEIRA, M. K.,1992).

I. “A linguagem humana, sistema simbólico fundamental na mediação entre sujeito e objeto de conhecimento, tem duas funções básicas: a de intercâmbio social e a de pensamento generalizante.”
II. “Vê-se portanto que não se trata de traçar uma fronteira entre o social e o não social, mas sim de, a partir de uma característica importante das relações possíveis entre pessoas de nível operatório - que representa o grau mínimo de socialização do pensamento -, comparar graus anteriores de socialização.”
III. “No antagonismo entre motor e mental, ao longo do processo de fortalecimento deste último, por ocasião da aquisição crescente do domínio dos signos culturais, a motricidade em sua dimensão cinética tende a se reduzir, a se virtualizar em ato mental.”

Assinale a alternativa que apresenta, na ordem correta, os teóricos a que cada uma das afirmativas faz referência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q57538 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento

O que NÃO é correto afirmar sobre a consciência fonológica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q60686 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB

A educação é um complexo constitutivo da vida social, que tem uma função social importante na dinâmica da reprodução social. De acordo com a Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - a Educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q327905 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Em relação ao atendimento especial especializado (AEE) direcionado ao aluno com transtorno global do desenvolvimento (TGD), assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q326317 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Estudos e experiências realizadas em escolas com êxito no projeto de inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais na escola regular apontam princípios e fundamentos que consolidam o sucesso da inclusão.

Sobre esses princípios e fundamentos, analise as seguintes afirmativas.

I. O princípio da identidade é a construção da pessoa humana em todos seus aspectos: afetivo, intelectual, moral e ético.

II. A sensibilidade estética diz respeito à valorização da diversidade para conviver com as diferenças, com o imprevisível, com os conflitos pessoais e sociais, estimulando a criatividade para a resolução dos problemas e a pluralidade cultural.

III. A ideia de que todo sujeito pode aprender, tornar-se membro efetivo e ativo da classe regular, ainda que não faça parte da vida comunitária.

IV. A construção de laços de solidariedade, atitudes cooperativas e trabalhos coletivos proporcionam maior aprendizagem para todos.

V. A inclusão independe da transformação da prática pedagógica, sendo o foco as relações interpessoais positivas, interação e sintonia professor-aluno.

Estão CORRETAS as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q57207 | Pedagogia, Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem

A abordagem cognitiva para o ensino de ciências se apoia nas teorias cognitivistas que influenciaram a pesquisa e a prática de ensino e aprendizagem de ciências, especialmente a partir da década de 70 do século passado. As teorias cognitivas de Jean Piaget e Lev Vygotsky são a base que sustenta os pressupostos dessa abordagem que, em linhas gerais, propõe que o conhecimento seja construído individualmente e socialmente na relação dos sujeitos com o mundo e com os demais sujeitos e dentro de contextos sociais e culturais determinados.

Internet:  (com adaptações).

Considerando as informações do texto apresentado e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue o próximo item, relativo à metodologia de ensino de ciências.

O ensino que utiliza as ideias dos alunos discutindo-as e confrontando-as às concepções científicas é coerente com a abordagem cognitiva mencionada no texto. 
  1. ✂️
  2. ✂️

30Q323035 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

A avaliação é parte do processo de ensino e aprendizagem, e o modo de avaliar está atrelado à concepção de ensino dos atores que estão envolvidos nesse processo. A partir dessa premissa, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q328708 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Bodoquena MS

Leia o texto abaixo e responda ao item 12.

Texto 2

OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO A UNESCO reuniu alguns dos maiores luminares do mundo na Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, que elaborou o relatório "Educação: um tesouro a descobrir" (Delors et al., 1996). Neste relatório, a Comissão destacou quatro pilares que são as bases da educação, ao longo de toda a vida, para o século que já começou e até nos surpreende com tantas inovações e que precisa rever este “tesouro” tão necessário à sociedade.

Diante do exposto, relacione os quatro pilares às suas definições e depois marque a alternativa correta:

(1) Aprender a conhecer.

(2) Aprender a fazer.

(3) Aprender a conviver.

(4) Aprender a ser.

( ) Desafiar a aprender com a convivência.

( ) Gerar o interesse.

( ) Tornar aptas a enfrentar situações.

( ) Objetivar viver melhor com responsabilidade pessoal.

( ) Querer adquirir, reelaborar e reconstruir novos conhecimentos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q320095 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

A gestão democrática do ensino público é um dos princípios estabelecidos na Constituição Federal/88, e a concepção de educação como formação humana contida no texto da LDB. n.º 9.394/96 reafirma o princípio da gestão democrática do ensino público.

Para gerir democraticamente o ensino e a escola, é necessário
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q8589 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, IBC, AOCP

Para que as aprendizagens infantis ocorram com sucesso, é preciso que o professor considere, na organização do trabalho educativo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q324518 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatísticas das Perturbações Mentais (DSM - VI-TR), os estudantes com transtornos globais do desenvolvimento (TGD) apresentam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q34073 | Pedagogia, Legislação da Educação, Pedagogo, DPE SP, FCC

Para que se efetive o direito à educação, não basta apenas investir no acesso à escola. A LDB (Lei n° 9.394/1996) estabelece que o ensino deverá ser ministrado com base no princípio da igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. Para que isto se efetive, a escola deve se pautar em um ensino que

I. considere seus educandos como sujeitos de seu processo de aprendizagem e não meros receptores de conhecimentos.
II. promova a participação, estimulando “a voz" de todos educandos.
III. reconheça os educandos com capacidade intelectual, promovendo-os a tutores do alunos com déficit cultural.
IV. estimule o respeito à diversidade e rejeite qualquer forma de discriminação.
V. auxilie o educando na busca de sua autoconstrução e de seu modo de estar na vida mediante aprendizagens bem-sucedidas.

Está correto o que se afirma APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q169595 | Pedagogia, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

Na escola em que João é professor, existe um laboratório de informática, que é utilizado para os estudantes trabalharem conteúdos em diferentes disciplinas. Considere que João quer utilizar o laboratório para favorecer o processo ensinoaprendizagem, fazendo uso da abordagem da Pedagogia de Projetos. Nesse caso, seu planejamento deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q5201 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

De acordo com a LDB (n.º 9394/96), a educação tem como objetivo fundamental desenvolver:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q324189 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando os fundamentos da educação inclusiva, julgue os itens a seguir.

I As deficiências devem ser vistas como mais uma das características que os alunos podem apresentar.

II A escola deve proporcionar meios de integração com a comunidade escolar, de forma a garantir que todos construam conhecimentos para a vida em sociedade.

III A escola deve estabelecer turmas de alunos com base no desempenho discente para facilitar o sucesso da aprendizagem.

IV Aos alunos com necessidades educacionais especiais deve-se oferecer um rol de atividades voltadas, prioritariamente, para a socialização.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q60685 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB

O direito à educação, bem como o direito ao acesso e permanência na escola tem sido garantido reiteradamente nos aportes legais, seja na Constituição Federal (1988), Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996). De acordo com esta última, o dever do Estado com a educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q321939 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Novas Tecnologias, IFRN, FUNCERN

Nas últimas décadas do século XX e início do século XXI, o mundo vem assistindo a um vertiginoso avanço das tecnologias da informação e da comunicação com sérias implicações para as sociedades. Dentre essas implicações, podemos assinalar a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.