Questões de Concursos Pedagogia

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

51 Q322402 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

A avaliação da aprendizagem é uma atividade inerente ao processo educativo e não pode ser praticada isoladamente, sob o risco de perder a sua dimensão pedagógica. Assim, a fim de cumprir a sua dimensão pedagógica, a avaliação apresenta modalidades que estão intimamente relacionadas às suas finalidades. Considerando as três modalidades presentes nos processos de ensino e de aprendizagem: diagnóstica, formativa e somativa, atente para o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) A avaliação formativa auxilia o professor na regulação dos processos de ensino e de aprendizagens, informando o que deve ser feito.

( ) A avaliação diagnóstica precede a ação, identificando características do aluno e conhecimentos prévios.

( ) A Avaliação formativa é utilizada para uma apresentação final sobre o que o aluno pode obter em um determinado período.

( ) A avaliação diagnóstica leva a processos de exclusão e classificação no final de cada unidade de ensino em que se organiza o processo educativo.

( ) A avaliação somativa é utilizada ao longo do processo pedagógico para acompanhamento do desenvolvimento do aluno, reorientando a aprendizagem.

A sequência correta, de cima para baixo é:

52 Q327361 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

Assinale a afirmativa correta, segundo Rios (2001), sobre a relação entre os conceitos de democracia, cidadania e felicidade, para uma prática docente que se quer competente.

53 Q57509 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC

Os estudos sobre currículo discutem que o currículo escolar traduz e revela diferentes concepções de conhecimento de papéis que a escola pode exercer na vida dos estudantes. Há teorias que julgam que as questões curriculares são meramente técnicas. Há teorias que apontam o quanto as questões curriculares estão implicadas em questões de poder, pois as escolhas daquilo que será ensinado nas escolas influenciam uma determinada visão de mundo. As duas perspectivas teóricas podem ser, respectivamente, definidas como

54 Q57432 | Pedagogia, Concepções de Currículo

O currículo tem relação direta com o poder e se situa no nível da superestrutura, sendo visto como instrumento de dominação da classe dominante sobre a classe dominada, constituindo-se, deste modo, em um “conhecimento comprometido”, ou seja, uma expressão da vontade e dos interesses da classe detentora do poder político. Essa é uma formulação do currículo utilizada por teóricos ligados à concepção:

55 Q57654 | Pedagogia, A Iniciação Científica

O conhecimento científico é objetivo, reflexivo, complexo e utiliza o método científico para avaliar os fenômenos. Pelo fato de não ser uma verdade única e acabada, está em constante evolução, diferentemente do senso comum, que é uma forma de pensar, agir e sentir da maioria das pessoas de uma sociedade que se baseia na subjetividade, perpetuando hábitos e tradições.

Com base nas informações apresentadas, pode-se afirmar:

56 Q56951 | Pedagogia, Gestão Escolar

Segundo Libâneo, Oliveira e Toschi (2010, p. 411), “a organização e a gestão constituem o conjunto das condições e dos meios utilizados para assegurar o bom funcionamento da instituição escolar (...)”. A organização e a gestão escolar, assim, são meios para garantir as finalidades da escola.

Tendo isso em vista, assinale a alternativa que apresenta corretamente o que os autores consideram uma boa gestão escolar.

57 Q321981 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Educador Social, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

A noção de infância como temos hoje é ainda muito recente em termos de história. Dessa forma, pode-se considerar que:

58 Q5111 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEED PR, UFPR

A escola contemporânea tem assumido várias funções sociais, mas não pode deixar de cumprir bem o seu papel fundamental. Que papel é esse?

59 Q10065 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

De acordo com Carvalho (2004), para promover a educação inclusiva, precisamos

60 Q321638 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

A criança nasce sem nenhum moralismo, não é boa nem má. O contexto em que ela estabelece suas relações vai definindo sua competência de julgar. A construção da consciência moral é uma das principais preocupações de

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.