Início

Questões de Concursos Pedagogia

Resolva questões de Pedagogia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q220477 | Pedagogia, EAD, Pedagogo, COPEL, PUC PR

Quanto à educação à distância, leia as assertivas a seguir e julgue-as conforme as alternativas:

I. Participar de um ambiente virtual significa atuar nesse ambiente, expressar pensamentos, tomar decisões, dialogar, trocar informações e experiências e produzir conhecimento.

II. Cada pessoa busca as informações que lhe são mais pertinentes, internaliza-as, apropria-se delas e as transforma em uma nova representação, ao mesmo tempo em que se transforma e volta a agir no grupo, transformado e transformando o grupo.

III. Nessa abordagem de educação à distância, ensinar é organizar situações de aprendizagem, planejar e propor atividades, identificar as representações do pensamento do aluno, atuar como mediador e orientador, fornecer informações relevantes, incentivar a busca de distintas fontes de informações, realizar experimentações, provocar a reflexão sobre processos, favorecer a formalização de conceitos, propiciar a inter-aprendizagem e a aprendizagem significativa do aluno.

IV. Aprender é planejar; desenvolver ações; receber, selecionar e enviar informações; estabelecer conexões; refletir sobre o processo em desenvolvimento em conjunto com os pares; desenvolver a interaprendizagem, a competência de resolver problemas em grupo e a autonomia em relação à busca, ao fazer ao compreender.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q57551 | Pedagogia, Educação e Ludicidade

Em relação ao lúdico na aprendizagem da criança, não se pode afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q321638 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

A criança nasce sem nenhum moralismo, não é boa nem má. O contexto em que ela estabelece suas relações vai definindo sua competência de julgar. A construção da consciência moral é uma das principais preocupações de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q323988 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Especialista em Educação, Prefeitura de Santana AP, NCE

A aprendizagem constitui uma mudança de comportamento resultante da experiência. Isto significa que a aprendizagem é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q328980 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Ibiraçu ES, CONSULPLAN

De acordo com o exposto e considerando a etnomatemática para o repensar o fazer pedagógico dos professores, analise as afirmativas a seguir.

I. A Educação Matemática, neste enfoque, contempla o saber oriundo do cotidiano, a qual acredita que está imbuído de saberes e fazeres próprios da cultura.

II. Tem a pretensão de substituir a matemática acadêmica, que é absolutamente inútil na sociedade, considerando a educação multicultural como uma possibilidade a qual valoriza e reconhece como legítimo o saber matemático oriundo das diversas culturas.

III. Tem como objetivo conectar a realidade com a matemática, promovendo o estudo a partir do mundo vivido/concreto para a análise dos conteúdos abstratos e a resolução de problemas que propiciam a compreensão e a constituição de saberes e alternativas para o contexto.

IV. O termo “etnomatemática” foi constituído por Ubiratan D’Ambrósio. Para compor a palavra “etnomatemática”, utilizam?se as raízes “tica”, “matema” e “etno” para significar que há várias maneiras, técnicas, habilidades (ticas) de explicar, de entender, de lidar e de conviver com (matema) distintos contextos naturais e socioeconômicos da realidade (etnos).

Estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q322714 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Administrar a progressão das aprendizagens é uma das competências que, hoje, são solicitadas ao professor. Uma forma de fazê-lo é propor situações-problema aos alunos, organizados em grupos.

Segundo Perrenoud (2000), para minimizar os efeitos da heterogeneidade na organização de grupos, será preciso, na gestão das situações-problema, que o professor:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q320530 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Na perspectiva da educação inclusiva, cabe destacar que a educação especial tem como objetivo assegurar a inclusão escolar do estudante com deficiência, transtorno global do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação (AH/SD), nas turmas comuns do ensino regular.

Considerando-se essas informações, é correto afirmar que as escolas da rede regular de ensino devem organizar suas classes comuns com o objetivo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q322347 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

Para Isabel Alarcão, uma escola reflexiva expressa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q57757 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino

De acordo com Libâneo (2013, p. 246-247), “a ação de planejar (…) não se reduz ao simples preenchimento de formulários para controle administrativo; é, antes, a atividade consciente da previsão das ações docentes, fundamentadas em opções político – pedagógicas, e tendo como referência permanente as situações didáticas concretas (isto é, a problemática social, econômica, política e cultural que envolve a escola, os professores, os alunos, os pais, a comunidade, que interagem no processo de ensino)”.

O planejamento escolar tem, assim, as seguintes funções:

I – Atualizar o conteúdo do plano sempre que é revisto, aperfeiçoando-o em relação aos progressos feitos no campo de conhecimentos, adequando-o às condições de aprendizagem dos alunos, aos métodos, técnicas e recursos de ensino que vão sendo incorporados na experiência cotidiana;
II – Facilitar a preparação das aulas: selecionar o material didático em tempo hábil, saber que tarefas professor e alunos devem executar, replanejar o trabalho frente a novas situações que aparecem no decorrer das aulas;
III – Assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, de modo que a previsão das ações docentes possibilite ao professor a realização de um ensino de qualidade e evite a improvisação e a rotina;
IV – Estabelecer objetivos, conteúdos e métodos afastando-se das exigências postas pela realidade social, do nível de preparo e as condições socioculturais e individuais do aluno a fim de garantir a neutralidade da ação pedagógica do professor;
V – Assegurar a unidade e a coerência do trabalho docente, uma vez que torna possível interrelacionar, num plano, os elementos que compõem o processo de ensino: os objetivos (para que ensinar), os conteúdos (o que ensinar), os alunos e suas possibilidades (a quem ensinar), os métodos e técnicas (como ensinar) e a avaliação que está intimamente relacionada aos demais.

Assinale a alternativa que apresenta as funções CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q326299 | Pedagogia, Analista de Educação, MPE AC, FMP Concursos

A Escola tem a função precípua de educar, de orientar o aluno para que cresça e se assuma como pessoa e cidadão, conforme preceitua a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, levando em conta a realidade na qual vive de uma sociedade “com um histórico intenso de desigualdade, exclusão e discriminação”. Por isso, é absolutamente necessário que:

I – o tempo de escola seja cumprido pelo aluno como um direito social, que garanta, dê espaço, discuta e explore, de forma democrática, a vivência da diversidade;

II – a Escola defina a base curricular atendendo ao disposto nos artigos 26A e 79B da LDB, criando as condições para as aprendizagens relativas à sociodiversidade.

III – os professores tenham total autonomia para construir sua proposta pedagógica, decidindo o que, como e quando desenvolver determinados conteúdos e quais metodologias adotar.

IV – a Escola construa e coloque em prática um projeto educativo que garanta uma educação igualitária e de qualidade para todos, respeitando todas as dimensões da diversidade.

Considere as afirmativas enumeradas e assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q47890 | Pedagogia, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de Cachoeirinha RS, FUNDATEC

O cotidiano de uma Escola Infantil tem de prever momentos diferenciados. Diversos tipos de atividades envolverão a jornada diária das crianças e dos adultos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q327390 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, UEC CE, FUNECE, 2017

Didática é uma disciplina que estuda os objetivos, os conteúdos, os meios e as condições do processo de ensino, tendo em vista as finalidades educacionais, que são sempre sociais; assim, ela pode, junto às novas Tecnologias de Informação e Comunicação ? TICS ?, buscar novas formas de fazer a educação, assumindo a multifuncionalidade do processo de ensino-aprendizagem. De acordo com a perspectiva crítico-reflexiva, o principal componente para o uso do computador em educação é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q320710 | Pedagogia, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

Na organização de sua rotina, a professora Ana Lúcia dedica um tempo para o trabalho com o calendário junto ao grupo. Para cada dia, propõe uma situação diferente, como: descobrir quantos dias faltam para determinado evento da escola, marcar uma data importante, pesquisar quantos são os aniversariantes do mês, descobrir quantos dias tem a semana, o mês, o semestre etc. Essa atuação da professora é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q326470 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEARH RN, IDECAN

Sobre as múltiplas linguagens no desenvolvimento infantil, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q327125 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, IBGE, CESGRANRIO

Vivemos em plena sociedade do conhecimento que superou a sociedade industrial. Essa passagem vem correspondendo a mudanças nas relações entre a educação e o mundo do trabalho. Para que o educador possa desenvolver intervenções consequentes, faz-se necessário conhecer aspectos que caracterizam a sociedade do conhecimento, dentre os quais se destacam a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q320816 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

No ambiente escolar, a gestão democrática consiste

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q320020 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Técnico de Políticas Sociais, MPOG, ESAF

A respeito da relação entre Educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q325859 | Pedagogia, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

O professor que se coloca como orientador / facilitador com sensibilidade para identificar as relações que existem entre os conteúdos do ensino e as situações de aprendizagem, e que busca desenvolver a capacidade de relacionar o aprendido com aquilo que é observado, aplica um dos princípios pedagógicos do processo ensino-aprendizagem, denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q326051 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEARH RN, IDECAN

Com relação ao desenvolvimento da escrita, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.