Questões de Concursos Políticas Sociais

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41Q202823 | Políticas Sociais, Reformas de Estado, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, MPOG, ESAF

Uma das questões mais complexas na organização dos estados nacionais é a definição de um modelo adequado a cada país, considerando os vários matizes existentes entre unitarismo e federalismo. No Brasil, o modelo variou entre esses dois pólos desde a Independência. Os seguintes enunciados referem-se a essa questão:

1. durante o regime militar, principalmente a partir da Constituição de 1967, ocorreu um processo de centralização do poder e dos recursos.

2. a crise econômica dos anos 1970/80 e os anseios de redemocratização contribuíram para que a Constituição de 1988 e a legislação posterior revertessem a situação no sentido da descentralização.

3. o chamado "pacto federativo" brasileiro, por não ter sido fruto de um projeto abrangente, e sim da composição de forças no Parlamento, se caracteriza pela existência de distorções e conflitos que deram origem à necessidade de uma reforma tributária e política.

4. uma especificidade da federação brasileira atual é a importância dos municípios como unidades federativas, ao lado dos estados.

Desses enunciados:

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42Q190385 | Políticas Sociais, Advogado, UEPB, PaqTcPB

As proposições abaixo são relacionadas aos princípios e fins da Educação Nacional. Marque a alternativa INCORRETA:

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43Q113593 | Políticas Sociais, Agências Reguladoras, Analista de Finanças e Controle Área Auditoria e Fiscalização, CGU, ESAF

Sob a perspectiva da autonomia das agências reguladoras, assinale a única opção correta.

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44Q188332 | Políticas Sociais, Advogado, UEPB, PaqTcPB

A Educação Física é componente curricular da educação básica. No entanto há casos específicos em que sua prática é facultativa ao aluno. Analise as proposições abaixo:

I - A Educação Física é facultativa ao aluno que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas.

II - Ao aluno que possua mais de vinte anos de idade é facultado o direito de não cursar Educação Física.

III - A Educação Física é facultada ao aluno que possui prole.

Está(ão) correta(s):

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45Q201913 | Políticas Sociais, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, SEPLAG RJ, CEPERJ

Uma política distributiva clássica pode ser defi nida como:

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46Q112381 | Políticas Sociais, Agências Reguladoras, Analista de Finanças e Controle Área Auditoria e Fiscalização, CGU, ESAF

A reforma do marco regulatório das telecomunicações fez com que a Anatel assumisse uma série de atribuições.
Algumas atribuições, entretanto, foram retidas pelo Poder Executivo. Indique quais das atribuições abaixo indicadas continuam a ser de competência do Poder Executivo:

  • Nomear os cinco membros integrantes do Conselho Diretor;
  • Aprovar o plano geral de outorgas;
  • Aprovar o plano geral de metas para universalização;
  • Instituir modalidades de prestação de serviços no regime público;
  • Estabelecer os limites à participação estrangeira no capital dos operadores de telecomunicações.

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47Q192255 | Políticas Sociais, Advogado, UEPB, PaqTcPB

As políticas de valorização de profissionais de educação no Brasil estão necessariamente vinculadas ao conjunto de reformas educacionais empreendidas pelo governo brasileiro, principalmente a partir dos anos 90. Em relação a esse tema, analise as proposições abaixo.

I - Os planos de carreira para o magistério público, o piso salarial são princípios de valorização dos profissionais de ensino, garantidos na Constituição Federal de 1988.

II - O incentivo à formação inicial dos professores está previsto no Plano Nacional de Educação, pela Lei 10.172, de janeiro de 2001.

III - Os recursos do Fundeb destinados aos Municípios devem ser integralmente voltados para a remuneração dos profissionais da educação básica pública

Está(ão) correta(s):

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48Q193014 | Políticas Sociais, Advogado, UEPB, PaqTcPB

As alternativas abaixo são metas do Plano Nacional de Educação no Brasil, EXCETO:

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49Q202204 | Políticas Sociais, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, SEPLAG RJ, CEPERJ

As políticas públicas são classifi cadas como:

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