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Questões de Concursos Português

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81Q5615 | Português, Oficial Administrativo, Detran SP

Texto associado.
Para as questões de números 1 a 7, assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas das frases.
Eu, você, Joana e os outros ________ sair logo depois do comício, tão logo a multidão se________, para que ________ andar mais livremente.
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82Q6174 | Português, Concordância Verbal e Nominal

A frase em que a concordância está de acordo com a norma culta é:
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83Q6177 | Português, Concordância Verbal e Nominal

Em relação à concordância verbal, assinale a alternativa que não obedece ao padrão culto:
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84Q5905 | Português, Adjetivos, ENEM

Assinale a opção em que ambos os termos não admitem flexão de gênero:
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85Q16269 | Português, Regência Verbal e Nominal

Assinale o item em que há erro quanto à regência:
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86Q54019 | Português, Crase

Foi ...... mais de um século que, numa reunião de escritores, se propôs a maldição do cientista que reduzirá o arco-íris ...... simples matéria: era uma ameaça ...... poesia.
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87Q17068 | Português, Orações Subordinadas Adverbiais

"(TIM) foi um técnico de sucesso mas nunca conseguiu uma reputação no campo à altura da sua reputação de vestiário."

Começando a frase por "Nunca conseguiu uma reputação no campo à altura da sua reputação de vestiário", para manter a mesma relação lógica expressa na frase dada inicialmente, deve-se continuar com:
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88Q8462 | Português, Verbos

Assinale a alternativa correta quanto ao uso de verbos abundantes:
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89Q54021 | Português, Crase

Postou-se ...... porta do prédio, ...... espera de uma pessoa ...... quem entregar a pasta de documentos.
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90Q16270 | Português, Regência Verbal e Nominal

Quando implicar tem sentido de “acarretar”, “produzir como conseqüência”, constrói-se a oração com objeto direto, como se vê em:
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91Q8475 | Português, Adjetivos

Assinale a alternativa em que o adjetivo que qualifica o substantivo seja explicativo:
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92Q258641 | Português, Sintaxe, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRT 20a REGIÃO, FCC

Texto associado.

Atenção: As questões de números 16 a 20 baseiam-se no
texto apresentado abaixo.

Em todo o mundo, há 175 milhões de pessoas vivendo e
trabalhando fora do país em que nasceram. A maior parte desse
contingente é de imigrantes de países pobres em busca de
melhores empregos no Primeiro Mundo. Outro êxodo, mais
discreto mas igualmente intenso, percorre um caminho diferente.
É formado por cidadãos do mundo próspero que vão viver
em outros países. Emprego e qualidade de vida estão no topo
dessa migração.
Uma semelhança entre os dois fluxos é a de que ambos
se dirigem sobretudo aos países ricos. O número de americanos
que vivem fora dos Estados Unidos cresceu; a cada ano
aumenta o número de franceses que moram no exterior; Inglaterra
e Alemanha, que nas últimas décadas foram inundadas
por levas de imigrantes, bateram recentemente o recorde histórico
em emigração. Desde a II Guerra não se viam tantos
alemães de mudança para o exterior. No ano passado,a
quantidade foi equivalente à que saía do país no fim do século
XIX
? época das grandes migrações, quando 44 milhões de
pessoas fugiram da pobreza na Europa, em busca de oportunidades
no Novo Mundo.
Um dos tipos que caracteriza os novos migrantes, que
saem de países ricos, é o de profissionais que encontram no
exterior oportunidade de investir na carreira, se possível
conciliando trabalho com qualidade de vida. A globalização da
economia é o principal catalisador dessa tendência.

(Adaptado de José Eduardo Barella, Veja, 14 de setembro de
2005, p. 100)

Sempre há profissionais dispostos ...... trabalhar em lugares distantes, especialmente em atividades ligadas ...... áreas de ciência e tecnologia, se ...... essas atividades estiver associada a qualidade de vida.

As lacunas estão corretamente preenchidas, respectivamente, por

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93Q55047 | Português, Flexão Verbal

Apelo

Amanhã faz um mês que a Senhora está longe de casa. Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina. Não foi ausência por uma semana: o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem de relance no espelho. Com os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos poucos:apilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada. Toda a casa era um corredor deserto, e até o canário ficou mudo. Para não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui beber com os amigos. Uma hora da noiteeles se iam e eu ficava só, sem o perdão de sua presença a todas as aflições do dia, como a última luz na varanda.
E comecei a sentir falta das pequenas brigas por causa do tempero na salada - o meu jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? Às suas violetas na janela, não lhes poupei água e elas murcham. Não tenho botão na camisa, calço a meia furada. Que fim levou o saca-rolhas? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando. Venha para casa, Senhora, por favor. (Dalton Trevisan) 

Em: "Às suas violetas na janela, não lhes poupei água e elas murcham". O verbo da primeira oração está no pretérito, enquanto o da segunda apresenta-se no presente. Isso se justifica porque o primeiro verbo: 
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94Q8510 | Português, Sintaxe

“O toque dos sinos ao cair da noite era trazido lá da cidade pelo vento”. O termo grifado é:
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95Q8484 | Português, Substantivo

Sabendo-se que há substantivos que no masculino têm um significado; e no feminino têm outro, diferente.
Marque a alternativa em que há um substantivo que não corresponde ao seu significado:
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96Q27400 | Português, Interpretação de Textos, Telefonista, Câmara de Sorocaba SP, VUNESP

Texto associado.
A vida dá voltas

     Sou um tipo meio fatalista. Acho que a vida dá voltas. Um amigo meu, Luís, casou-se com Cláudia, uma mulher egoísta. Ele era filho único, de mãe separada e sem pensão. Durante algum tempo, a mãe de Luís foi sustentada pelo próprio tio, um solteirão. Quando este faleceu, começaram as brigas domésticas: Cláudia não admitia que Luís desse dinheiro à mãe. Ele era um rapaz de classe média. Por algum tempo, arrumou trabalhos extras para ajudar a idosa.
     Convencido pela esposa, ele mudou-se para longe. Visitava a mãe uma vez por ano. Para se livrar da questão financeira, Luís convenceu a mãe a vender o apartamento. Durante alguns anos, ela viveu desse dinheiro. Muitas vezes, lamentava a falta do filho, mas o que fazer? Luís, sempre tão ocupado, viajando pelo mundo todo, não tinha tempo disponível. Na casa da mãe, faltou até o essencial. E ela faleceu sozinha.
     O tempo passou. Hoje, Luís, antes um profissional disputado, está desempregado. Foi obrigado a se instalar com a família na casa dos sogros, onde é atormentado diariamente. A filha de Luís e Cláudia cresceu e saiu de casa. Quer seguir seu próprio rumo!
     Luís não tem renda, nem bens. Está quase se divorciando. Ficou fora do mercado de trabalho. O que vai acontecer? A filha cuidará dele? Tenho dúvidas,porque ele não a ensinou com seu próprio exemplo.
     A vida é um eterno ciclo afetivo. Em uma época todos nós somos filhos. Em outra, tornamo-nos pais: é a nossa vez de cuidar de quem cuidou de nós.

(Walcyr Carrasco. http://vejasp.abril.com.br. Acesso em 30.12.2013. Adaptado)
Considerando o último parágrafo do texto, pode-se afirmar que a relação entre pais e filhos deve ser baseada
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97Q47453 | Português, Analista Técnico Administrativo, JUCESC, FEPESE, 2017

Leia o texto.

Uma garotinha olha para a barriga da mãe grávida.
— Porque você tem uma barriga tão grande, mamãe?
— É por que seu pai me deu um bebê.
A menina sai do quarto correndo e encontra o pai.
- Papai, é verdade que o senhor deu um bebê para a mamãe?
– Sim!
— Pois fique sabendo que ela o comeu!
Fabrice Lelatge. 365 piadas- Para crianças a partir dos 7 anos. Barueri,
SP. Girassol, 2006- adaptado.

Avalie as afirmativas feitas sobre o texto.

1. A frase sublinhada exerce uma relação de subordinação com a primeira, sendo dela o sujeito.
2. Os termos “mamãe” e “papai” no texto exercem a mesma função sintática; ambos classificam-se como vocativo (segunda e quinta linhas, respectivamente).
3. O termo “porque” e “por que”, destacados no texto, estão corretamente empregados.
4. A última oração do texto exerce a função de objeto direto do verbo que a antecede.
5. Em “seu pai me deu um bebê” temos um pronome pessoal do caso reto em ênclise.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
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98Q8440 | Português, Pronomes

Assinale a alternativa em que a palavra onde funciona como pronome relativo:
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99Q373483 | Português, Pronome, Dentista, Prefeitura de Nhandeara RJ, CONRIO

“Tu não te enxergas?”

O pronome acima é:

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100Q169743 | Português, Interpretação de Textos, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

O fazer docente pressupõe a realização de um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si. São o planejamento, a direção do ensino e da aprendizagem e a avaliação, cada uma delas desdobradas em tarefas ou funções didáticas, mas que convergem para a realização do ensino propriamente dito.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2004, p. 72.

Considerando que, para desenvolver cada operação didática inerente ao ato de planejar, executar e avaliar, o professor precisa dominar certos conhecimentos didáticos, avalie quais afirmações abaixo se referem a conhecimentos e domínios esperados do professor.

I. Conhecimento dos conteúdos da disciplina que leciona, bem como capacidade de abordá-los de modo contextualizado.

II. Domínio das técnicas de elaboração de provas objetivas, por se configurarem instrumentos quantitativos precisos e fidedignos.

III. Domínio de diferentes métodos e procedimentos de ensino e capacidade de escolhê-los conforme a natureza dos temas a serem tratados e as características dos estudantes.

IV. Domínio do conteúdo do livro didático adotado, que deve conter todos os conteúdos a serem trabalhados durante o ano letivo.

É correto apenas o que se afirma em

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