Início

Questões de Concursos Probabilidade e Estatística

Resolva questões de Probabilidade e Estatística comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


561Q541927 | Probabilidade e Estatística, Estimação e Intervalo de Confiança, Analista, MPU, FCC

Uma nova marca de lâmpada está sendo estudada. Baseado em estudos anteriores com outras marcas similares, pode-se admitir que a vida média segue uma distribuição Normal com desvio padrão de 8 meses. Tendo como base estes resultados, o tamanho de amostra necessário para que a amplitude do intervalo de 95% de confiança (utilize a aproximação: P (–2 ? Z ? 2) = 0,95, onde Z é a Normal Padrão) para a vida média seja de 4 meses é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

562Q542752 | Probabilidade e Estatística, Probabilidade, Gestão em Pesquisa, IBGE, CESGRANRIO

A teoria da probabilidade permite que se calcule a chance de ocorrência de um número em um experimento aleatório. Considerando a teoria das probabilidades analise as afirmações abaixo.

I - Experimentos mutuamente excludentes são aqueles cujos elementos integrantes apresentam características únicas e os resultados possíveis não serão previsíveis.

II - Experimento aleatório é aquele cujo resultado é imprevisível, porém pertence necessariamente a um conjunto de resultados possíveis denominado espaço amostral.

III - Qualquer subconjunto do espaço amostral é denominado evento, sendo que, se esse subconjunto possuir apenas um elemento, o denominamos evento elementar.

É(São) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

563Q541832 | Probabilidade e Estatística, Medidas de Ordenamento e Forma, Analista Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

Considere que, em um ambiente de trabalho industrial, as seguintes medições acerca da poluição do ar tenham sido observadas: 1, 6, 4, 3, 2, 3, 1, 5, 1, 4. Nessas situação, julgue os itens que se seguem.

A estatística definida pela diferença entre a mediana amostral e a média amostral é uma L-estimativa da assimetria da distribuição.

  1. ✂️
  2. ✂️

564Q689425 | Probabilidade e Estatística, Cálculo de Probabilidades, Primeiro Tenente Estatística, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Texto associado.
Analise as afirmativas abaixo. Seja X uma variável aleatória discreta, define-se Função de Repartição da variável aleatória X, no ponto x, como sendo a probabilidade de que X assuma um valor menor ou igual a x, isto é: F(x) = P(x ? x). Então:
I- F( - ? ) = 0
II- F(+?) = 1
III- P(a < X ? b) = F(b) - F{a)
IV- P(a ? X ? b) = F(b) - F(a) + P{X = a)
V- P(a < X < b) = F(b) - F(a) - P(X = b)
Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

565Q114544 | Probabilidade e Estatística, Inferência Estatística, Analista de Pesquisa Operacional Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

As ocorrências diárias de situações de emergência em uma instalação industrial são aleatórias e usualmente consideradas independentes umas das outras. Dessa forma, o modelo mais adequado para a simulação dos instantes de ocorrências é a Distribuição de Poisson e, consequentemente, os intervalos entre as ocorrências obedecem à Distribuição Exponencial. Na prática, observa-se que o tempo dedicado por um engenheiro à solução de cada emergência é bem modelado também pela Distribuição Exponencial. Esses são alguns dos motivos para que, em simulação desses processos de atendimento, o tempo (T) entre ocorrências e o tempo (T) de tratamento das mesmas sejam modelados por Distribuições Exponenciais que, entre outros aspectos, têm a propriedade denominada "ausência de memória" que (para quaisquer t > 0 e a > 0) é traduzida por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

566Q542608 | Probabilidade e Estatística, Conceitos de Estatística, Pesquisador em Informações Educacionais I, INEP, IBFC

Observe as afirmações:

I. O termo Estatística provém da palavra Estado e foi utilizado originalmente para denominar levantamentos de dados, cuja finalidade era orientar o Estado em suas decisões. II. A Estatística Descritiva é a parte da Estatística que tem por objetivo obter e generalizar conclusões para a população a partir de uma amostra, através do cálculo de probabilidade. III. A coleta , a organização e a descrição dos dados estão a cargo da Estatística Indutiva ou Inferencial. Pode-se dizer que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

567Q542384 | Probabilidade e Estatística, Distribuição de Frequência, Analista em Ciência Júnior, CAPES, CESGRANRIO

Em estatística, quando dispomos de uma tabela primitiva ou de um rol, precisamos estabelecer a quantidade e o intervalo das classes que vamos criar, pois, de outro modo a distribuição de freqüência pode não ser útil para a análise. Uma das maneiras de determinar o número de classes é usar a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

568Q544011 | Probabilidade e Estatística, Probabilidade, Analista de Saúde, FUNED MG, IBFC

Uma variável aleatória X apresenta como resultado a sequência numérica (1; 1; 3; 5; 7; 9; 23). A média, a moda e a mediana do resultado da variável X são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

569Q541990 | Probabilidade e Estatística, Correlação e Regressão Linear, Auditor Fiscal, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Dados acerca de 400 indústrias de pequeno porte foram coletados em um levantamento amostral. Essas indústrias foram selecionadas por amostragem aleatória simples de um rol de 5 mil indústrias. Entre os dados coletados, estavam o número de empregados (E) e o faturamento bruto anual (F), em milhares de reais. A pesquisa mostrou, entre outros, os seguintes resultados.

I Na ocasião da pesquisa, foram observados, em média, 50 empregados por indústria e o faturamento bruto anual médio foi de R$ 800 mil/indústria.

II Os desvios-padrão amostrais de E e F foram iguais, respectivamente, a 20 empregados e R$ 100 mil.

III A correlação linear entre E e F foi positiva.

Com relação à situação hipotética descrita acima e com base nas informações apresentadas, julgue os itens a seguir.

A associação entre E e F pode ser corretamente representada por um modelo de regressão linear simples na forma F = a + bE, em que a = 50 e b = 15.

  1. ✂️
  2. ✂️

570Q542466 | Probabilidade e Estatística, Coeficiente de Variação, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Considere duas variáveis aleatórias, V e Z, em que V possui distribuição binomial com n = 1 e p = 0,2, enquanto Z possui distribuição binomial com n = 1 e p = 0,8. Considerando que a covariância entre V e Z é igual a 0,04, julgue os itens que se seguem.

O coeficiente de correlação entre V e Z é superior a 0,20.

  1. ✂️
  2. ✂️

571Q542482 | Probabilidade e Estatística, Teste de Hipótese, Estatístico, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

João foi submetido a um teste de laboratório para o diagnóstico de uma doença rara. A probabilidade de essa doença se desenvolver em um indivíduo como o João é igual a 0,001. Sabe-se que esse teste pode resultar em "falso positivo", ou seja, indicar que João possui essa doença, quando na verdade ele não a tem. Ou, o teste pode resultar em "falso negativo", isto é, indicar que João não possui a doença, quando na verdade ele está doente. A probabilidade de o teste resultar em falso positivo é igual a 0,05 e a probabilidade de o teste resultar em falso negativo é igual a 0,02.

Com base nas informações dessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

Se quatro indivíduos que possuem essa doença forem selecionados ao acaso e submetidos ao referido teste de laboratório, e se os resultados forem independentes entre si, então a probabilidade de ocorrerem exatamente dois resultados negativos e dois resultados positivos é inferior a 0,005.

  1. ✂️
  2. ✂️

572Q542541 | Probabilidade e Estatística, Distribuição de Poisson, Analista Financeiro do Tesouro Estadual, Secretaria da Fazenda do Estado SC, FEPESE

Há interesse em estudar o comportamento da ocorrência de erros em formulários de pedidos de um órgão público. Admite-se que o número de erros encontrados por formulário seja uma variável aleatória discreta X, e que devido ao treinamento dado aos funcionários do referido órgão público a ocorrência de erro pode ser considerado um evento raro.

Com base nas informações anteriores, qual é o melhor modelo probabilístico para a variável aleatória X?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

573Q543089 | Probabilidade e Estatística, Estimação e Intervalo de Confiança, Analista Judiciário, TRT 6a, FCC

Uma variável aleatória X é normalmente distribuída com média ?, variância populacional igual a 576 e com uma população considerada de tamanho infinito. Por meio de uma amostra aleatória de tamanho 100, obteve-se um intervalo de confiança de (1 - ?) para ? igual a [105,8 ; 114,2]. Uma outra amostra aleatória de tamanho 225, independente da primeira, forneceu uma média amostral igual a 108. Então, o intervalo de confiança de (1 - ?) correspondente a esta outra amostra é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

574Q61091 | Probabilidade e Estatística, Análise Combinatória, CESPE CEBRASPE

Para cumprimento de um mandado de busca e apreensão serão designados um delegado, 3 agentes (para a segurança da equipe na operação) e um escrivão. O efetivo do órgão que fará a operação conta com 4 delegados, entre eles o delegado Fonseca; 12 agentes, entre eles o agente Paulo; e 6 escrivães, entre eles o escrivão Estêvão.

Em relação a essa situação hipotética, julgue o item a seguir.

A quantidade de maneiras distintas de se escolher os três agentes para a operação de forma que um deles seja o agente Paulo é inferior a 80.
  1. ✂️
  2. ✂️

575Q143678 | Probabilidade e Estatística, Analista Judiciário Estatística, TRT 13a Região, FCC

Uma empresa possui em estoque 2.501 tubos verificando-se que a população formada pelas medidas de seus comprimentos (em metros) apresenta uma distribuição normal com média µ e um desvio padrão populacional igual a 2,5 m. Uma amostra aleatória de tamanho 100 é extraída desta população, sem reposição, apurando-se uma média amostral igual a 10 m. Considerando na curva normal padrão (Z) as probabilidades P(Z > 1,96) = 0,025 e P(Z > 1,64) = 0,05, obtém-se que o intervalo de confiança para ?, ao nível de confiança de 95%, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

576Q541620 | Probabilidade e Estatística, Medidas de Dispersão, Analista, MPOG, ESAF

Considerando o coeficiente de curtose das distribuições de probabilidade, pode-se afirmar que a seqüência que apresenta ordem crescente com relação à respectiva dispersão dos dados é dada pelas distribuições

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

577Q56518 | Probabilidade e Estatística, Probabilidade, CESPE CEBRASPE

Um tabuleiro quadrado e quadriculado, semelhante a um tabuleiro de xadrez, com 12 linhas e 12 colunas, e, portanto, com 12 × 12 = 144 quadradinhos pintados: 54, na cor azul; 30, na cor marrom; 40, na cor amarela; e 20, na cor verde. A cada quadradinho é associado um cartão com dois números, que indicam a posição do quadradinho no tabuleiro; o primeiro número corresponde ao número da linha, e o segundo corresponde ao número da coluna. Por exemplo, o cartão com os números 5,10 corresponde ao quadradinho posicionado na linha 5 e na coluna 10. Esses cartões estão em uma urna, da qual podem ser retirados aleatoriamente.

A respeito desse tabuleiro e desses cartões, julgue o item a seguir.

A probabilidade de retirar dessa caixa, de maneira aleatória, um cartão correspondente a um quadrado pintado na cor amarela ou na cor verde é superior a 0,44.
  1. ✂️
  2. ✂️

578Q542985 | Probabilidade e Estatística, Medidas de Dispersão, Analista de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A amplitude interquartílica é a diferença entre o terceiro e o primeiro quartil de um conjunto de dados, indicando uma medida de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

579Q543279 | Probabilidade e Estatística, Distribuição de Poisson, Atividades de Complexidade Intelectual, MC, CESPE CEBRASPE

A quantidade diária de reclamações — X — recebidas em uma central de atendimento ao consumidor segue uma distribuição de Poisson, em que P(X = 0) = 0,5. Nesse sentido, julgue os próximos itens.

O valor esperado de X é igual a ln2.

  1. ✂️
  2. ✂️

580Q542306 | Probabilidade e Estatística, Estimação e Intervalo de Confiança, Estatística, TCE RO, CESGRANRIO

O enunciado a seguir refere-se às questões de nº  61 e 62.

Recente pesquisa para avaliar o percentual de eleitores favoráveis a um candidato a senador foi realizada de acordo com um plano de amostragem aleatória simples, sendo a amostra extraída de uma população infinita. O resultado apontou uma intenção de votos no candidato na ordem de 45%.

Caso uma amostra de 100 eleitores fosse utilizada, o intervalo aproximado de 95% de confiança para a preferência dos eleitores nesse candidato seria:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.