Início

Questões de Concursos Programação

Resolva questões de Programação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


681Q132697 | Programação, Net, Analista do Ministério Público, MPE SE, FCC

Na arquitetura .Net, um cache de tabelas em memória obtidas de um banco de dados relacional ou de um documento XML é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

682Q111244 | Programação , JavaScript, Analista de Informática, SDS SC, CONSULPLAN

Considere o seguinte código no JavaScript: var str=Teste de JavaScript Qual o resultado de str.indexOf(e)?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

683Q232369 | Programação, PHP, Programador de Computador, TRE RJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, referentes a noções de desenvolvimento e
manutenção de sistemas e aplicações.

Para que possa funcionar, a linguagem de programação de código proprietário PHP requer um servidor web também de código aberto.

  1. ✂️
  2. ✂️

684Q110582 | Programação , Java, Analista de Controle Interno – Tecnologia da Informação, SAD PE, CESPE CEBRASPE

Imagem 008.jpg

A figura acima apresenta o aspecto geral da página web gerada por um componente do ambiente GlassFish, de desenvolvimento de aplicações J2EE, com vários elementos de interface gráfica indicadas pelo browser. Na figura, observam-se informações fornecidas pelo elemento General, do Application Server, o qual também disponibiliza outros elementos, como JVM Settings e Logging. Observa-se igualmente que, na árvore de ícones, estão disponíveis os elementos Enterprise Applications, Web Applications e Web Services

.A partir das informações acima, julgue os itens seguintes a respeito dos elementos que devem ser empregados para realização de tarefas e utilização dos conceitos do ambiente J2EE.

I Para a instalação de uma aplicação Java web composta por vários JSPs e servlets que realizam conexão a um banco de dados via JDBC, não é obrigatório o uso dos serviços ofertados por meio do elemento JDBC, de Resources.

II Um componente típico para instalação no elemento EJB Modules, de Aplications, terá uma terminação .jar.

III As informações apresentadas sugerem que o computador no qual o referido browser está funcionando, está aceitando conexões UDP nas portas 4848, 8181 e 8080.

IV Caso se deseje alterar os tamanhos máximos e mínimos da área de memória (heap) usada para alocação de objetos na instância de máquina virtual Java, que está executando esse servidor de aplicações, é possível realizar tal ajuste por meio do elemento Imagem 009.jpg , do Application Server.

V Para a criação de componentes J2EE que enviem e recebam emails por meio de protocolos como SMTP, POP3 e IMAP, recomenda-se o uso do elemento JMS Resources, de Resources.



Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

685Q850761 | Programação, JavaScript, Ministério da Economia Tecnologia da Informação Usuário UX, CESPE CEBRASPE, 2020

Julgue o item a seguir, a respeito de e-Mag e padrões web, sob o ponto de vista das necessidades de acessibilidade e usabilidade.

Nos padrões web, as camadas deverão ser separadas de acordo com o objetivo para o qual elas foram desenvolvidas. Criar páginas em camadas lógicas é uma boa prática: xHTML, folhas de estilo CSS e JavaScript são voltadas, respectivamente, para as camadas de conteúdo, de apresentação visual do conteúdo e de comportamento dos elementos.

  1. ✂️
  2. ✂️

686Q847727 | Programação, Frameworks em Programação, TJ RN Administrador de Sites, COMPERVE, 2020

Escopos definem, na aplicação, como um bean é persistido e compartilhado no Spring Framework. Podemos definir um escopo de um bean utilizando a anotação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

687Q235912 | Programação, Programação estruturada, Programador de Computador, TRE RS, FCC

O programa é estruturado como uma coleção de propriedades para encontrar o resultado esperado, e não um procedimento a ser seguido. Este é tipicamente um paradigma relacionado à programação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

688Q120459 | Programação , JSP, Analista de Tecnologia da Informação, PREVIC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de plataforma Java EE e de JSP, julgue os seguintes itens.

O container JSP provê uma lista de objetos instanciados, chamados de objetos implícitos. É através do objeto aplicação (application object) que são rastreadas as informações de um cliente específico entre múltiplas requisições.

  1. ✂️
  2. ✂️

689Q687389 | Programação, Analista de Tecnologia da Informação, UFMA, UFMA, 2019

Java é uma linguagem de programação orientada a objetos. Considere a afirmação correta, relacionada com essa tecnologia. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

690Q251756 | Programação, Java, Técnico Judiciário, TJ MG, FUMARC

Analise as seguintes afirmativas sobre tecnologias para aplicações Web baseadas em Java.

I. JSP permite a criação de páginas Web com conteúdo estático e dinâmico.

II. EJb é um framework de componentes, baseado na arquitetura MVC, para construção de interfaces com usuário.

III. JSTL permite utilizar conjuntos padronizados de tags para manipulação de arquivos XML, internacionalização, dentre outros.


Assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

691Q237554 | Programação, JSP, Programador de Computador, TRE RN, FCC

No JavaServer Pages a tag <%=conteúdo %> é uma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

692Q851265 | Programação, Java, Desenvolvedor de Software, CESPE CEBRASPE, 2020

Considerando as linguagens de programação Java (versão 8 ou superior) e PHP (versão 7 ou superior), julgue o próximo item.

Uma expressão lambda é usada principalmente para definir a implementação procedural de uma interface associativa.

  1. ✂️
  2. ✂️

694Q111137 | Programação , JEE, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 002.jpg

A figura I acima, adaptada de java.sun.com, apresenta um diagrama da arquitetura J2EE 1.4. Os principais elementos que compõem
a arquitetura são numerados de #1 a #5.

Uma organização executa projetos de desenvolvimento de aplicativos de software embasados na arquitetura J2EE, com
padrões de desenho, framework MVC, interoperabilidade XML e bancos de dados relacionais. Além disso, ela adota um processo de
desenvolvimento de software baseado no RUP/UML e realiza estimativas de projeto por meio de análise de pontos de função.

A propósito das informações apresentadas acima, e considerando a figura I, bem como os conceitos pertinentes à engenharia de
software, julgue os itens a seguir.

O emprego de beans de entidade na camada #4 mostrada na figura I permitirá aos implementadores de aplicativos grande independência para a criação do modelo de dados de uma aplicação em desenvolvimento, reduzindo a necessidade de interação com o administrador de bancos de dados, pois a tecnologia tornará semi-automática a produção de um modelo de dados normalizado e aderente às políticas de segurança dessa organização.

  1. ✂️
  2. ✂️

695Q104828 | Programação , Orientação a Objetos, Analista de Controle, TCE PR, FCC

Em relação à Programação Orientada a Objetos, é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

696Q121215 | Programação, Fluxogramas, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

                                                                
 

Dado o fluxograma acima, se N receber o valor 4 e X o valor 3, a saída na tela será:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

697Q248458 | Programação, CSS, Técnico de Informática, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens de 29 a 40, relativos a fundamentos de computação
e linguagens de programação e desenvolvimento para a Web.

Na sintaxe de regra CSS, as regras podem ter uma ou mais propriedades, separadas por ponto e vírgula.

  1. ✂️
  2. ✂️

698Q121245 | Programação , Java, Analista de Sistemas Júnior Infra Estrutura, Petrobras, CESGRANRIO

Considerando o diagrama de classes abaixo e as características da linguagem Java é INCORRETO afirmar que

Imagem 045.jpg

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

700Q228807 | Programação, Java, Profissional Básico Análise de Sistemas Suporte, BNDES, CESGRANRIO

Um servidor Linux, que roda, exclusivamente, um servidor de aplicação Java EE, possui 2 GB de memória RAM e 1 CPU. A única aplicação em execução atinge, em momentos de pico, 50 usuários simultâneos. Para que essa aplicação tenha um desempenho adequado, o tamanho máximo da Heap da JVM pode ser configurado para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.