Início

Questões de Concursos Psicologia

Resolva questões de Psicologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1041Q836386 | Psicologia, Saúde Mental, Prefeitura de Ipira SC Psicologia, Prefeitura de Ipira SC, 2021

Assinale V para verdadeira e F para falsa a alternativa descrita como ações de saúde mental conforme o NASF e posteriormente a alternativa correta.
( ) fomentar ações que visem à difusão de uma cultura de atenção manicomial, visando mascarar o preconceito e a segregação em relação à loucura. ( ) priorizar as abordagens coletivas, identificando os grupos estratégicos para que a atenção em saúde mental se desenvolva nas unidades de saúde e em outros espaços na comunidade. ( ) ampliar o vínculo com as famílias, tomando-as como parceiras no tratamento e buscando constituir redes de apoio e integração. ( )criar, em conjunto com as ESF, estratégias para evitar a divulgação de problemas vinculados à violência e ao abuso de álcool, tabaco e outras drogas, visando assim a redução de danos e consequentemente à melhoria da qualidade do cuidado dos grupos de maior vulnerabilidade. ( )realizar atividades clínicas pertinentes a sua responsabilidade profissional e na ausência de outro técnico as atividades do mesmo a fim de evitar que o paciente não necessite retornar ao serviço.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1042Q852017 | Psicologia, Psicologia Jurídica Conceito, Psicólogo, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. No atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar, o profissional de psicologia deve evitar realizar medidas de acolhimento ou mesmo buscar identificar fatores que afetam o bem-estar da vítima.

II. Sabe-se que, no nascimento de uma criança com necessidades educacionais especiais, a família passa por diferentes fases de enfrentamento, como a fase de choque, que ocorre muito antes da família receber a notícia de que a criança tem uma deficiência. Nessa fase de enfrentamento, é comum identificar episódios de depressão e ansiedade crônica entre os pais e familiares mais próximos da gestante.

III. O Depoimento Especial de uma criança vitimada acontece em um local apropriadamente projetado para tal fim, onde permanecem apenas o técnico entrevistador e a vítima. Esse espaço é conectado por um sistema audiovisual à sala de audiência, na qual se encontram o magistrado, o promotor de justiça, o advogado, o réu e demais operadores da justiça. O depoimento é integralmente gravado em mídia eletrônica e juntado aos autos, o que viabiliza às partes e ao magistrado revê-lo a qualquer tempo.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1043Q147790 | Psicologia, Psicopatologia, Analista Judiciário Psicologia, TRE AP, FCC

Um transtorno específico de personalidade é uma perturbação grave da constituição caracterológica e das tendências comportamentais do indivíduo, usualmente envolvendo várias áreas da personalidade e quase sempre associado à considerável ruptura
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1044Q711036 | Psicologia, Analista Judiciário Psicólogo, TJ MA, FCC, 2019

Em diversos contextos institucionais, a perspectiva de construção de um saber interdisciplinar tem se mostrado imprescindível
I. na construção de um laudo psicossocial, quando psicólogo e assistente social irão realizar uma discussão conjunta do caso e chegar a um consenso em relação ao parecer.
II. nas equipes de saúde, quando há a proposta de construção de um plano terapêutico para o paciente, no qual os diversos profissionais irão relacionar seus saberes e buscar a melhor conduta.
III. na realização de reuniões em que os profissionais de diferentes campos de atuação realizem discussões demarcando as diferentes fronteiras do conhecimento dos campos de saberes.
Está correto o que se afirma APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1045Q40594 | Psicologia, Psicólogo, FUNASE, UPENET

Na utilização do álcool, substância muito usada entre adolescentes, para que se configure o diagnóstico de intoxicação alcoólica, é necessária a observância de alguns sintomas clínicos (DSM-IV). Assinale a alternativa cujo sintoma está INCORRETAMENTE relacionado ao critério de diagnóstico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1046Q239003 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo Judicial, TJ MG, FUNDEP

Analise as afirmativas sobre o sintoma psicopatológico denominado alucinação e assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1047Q148418 | Psicologia, Avaliação psicológica, Analista Judiciário Psicologia, STM, CESPE CEBRASPE

A respeito da avaliação neuropsicológica, julgue os itens subsequentes.

Os instrumentos ou testes utilizados na avaliação psicológica são adotados conforme padrão já estabelecido; ou seja, eles independem da faixa etária do paciente.

  1. ✂️
  2. ✂️

1048Q47354 | Psicologia, Psicólogo, JUCEPE, UPENET

No exercício de determinado cargo, um funcionário vivia uma situação de ambiguidade e conflitos de papéis. Em certo momento, apresentou reações, como tontura, taquicardia, raiva, uso excessivo de fumo etc. Quando assumiu um novo cargo, sua condição de saúde apresentou uma melhora gradativa. Segundo os sintomas apresentados e considerando sua vinculação como decorrência do exercício do trabalho, o diagnóstico apropriado ao quadro clínico descrito seria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1049Q236047 | Psicologia, Avaliação psicológica, Psicólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

A respeito dos testes psicológicos nas organizações, julgue o item que se segue.

De acordo com a Resolução n.º 2/2003, do Conselho Federal de Psicologia, dispensa-se a adequação por meio de estudos realizados com amostras brasileiras para os testes estrangeiros de qualquer natureza, traduzidos para o português, que tenham sido validados nos países de origem.
  1. ✂️
  2. ✂️

1050Q154640 | Psicologia, Psicologia e Saúde, Analista Judiciário Psicologia, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, relativos ao papel do psicólogo na equipe de cuidados básicos à saúde.

A abordagem fenomenológica promove debates em grupos, com a finalidade de construir melhores relações entre sujeitos inseridos em suas famílias e na comunidade, mediante de dinâmicas de grupos e outras técnicas de psicoterapia em grupo.

  1. ✂️
  2. ✂️

1051Q156196 | Psicologia, Transtornos de Personalidade, Analista Judiciário Psicologia, TRT 4a REGIÃO, FCC

Assinale a única alternativa verdadeira.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1052Q850219 | Psicologia, Treinamento e desenvolvimento, AL AP Analista Legislativo Psicólogo, FCC, 2020

Pode ser observada uma divergência entre treinamento e desenvolvimento. Enquanto o treinamento é voltado para o condicionamento da pessoa para a execução de tarefas, o desenvolvimento é voltado para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1053Q24120 | Psicologia, Especialista em Psicologia, CFP, QUADRIX

São contraindicações para a realização de psicoterapia de grupo para alcoolistas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1054Q234809 | Psicologia, Psicólogo, TJ GO, FGV

A Resolução CFP nº 008/2010 foi criada com o objetivo de dispor sobre a atuação do psicólogo como perito e assistente técnico no Poder Judiciário. Segundo tal documento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1055Q848455 | Psicologia, Psicologia da Educação, Prefeitura de Alagoa Nova PB Psicólogo Educacional, CONTEMAX, 2020

No contexto atual, torna- se impossível não falar sobre a pandemia que assola o mundo, em virtude de tudo o que ela provocou e provoca, e da pergunta dos gestores, educadores, políticos e cidadãos: como será o mundo após a pandemia?

No que diz respeito à Educação, conforme a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), sabemos que a crise causada pela Covid-19 resultou no encerramento das aulas em escolas e em universidades, afetando mais de 90% dos estudantes do mundo (UNESCO, 2020). A partir desse número, pergunta-se: qual o futuro da Educação num mundo abalado pelo novo coronavírus?

Quando as escolas reabrirem, e, em algumas partes do mundo, tal evento já começou a ocorrer, a emergente recessão econômica, certamente, aumentará as desigualdades e poderá reverter o progresso obtido por alguns países na expansão do acesso educacional e na melhoria da aprendizagem. Por isso, é necessário que os países reconheçam o problema - como não o fizeram quando a COVID-19 começou a espalhar-se pelo mundo -, e criem políticas públicas voltadas especificamente para a Educação.

A nosso ver, por mais que a economia dos países sofra com a pandemia, os investimentos em Educação devem ser mantidos, quiçá aumentados. Conforme a Unesco, a natural queda na aprendizagem poderá alastrar-se por mais de uma década se não forem criadas políticas públicas que invistam em melhorias de infraestrutura, tecnologias, formação, metodologias e salários, além do reforço da merenda, melhor aproveitamento do tempo, tutoria fora do horário usual das aulas e material adicional, quando possível (UNESCO, 2020). Em concordância com a Unesco, o parecer do Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação do Brasil, seguiu a mesma linha e reconheceu os problemas causados pela pandemia. O parecer procurou reorganizar as atividades acadêmicas e sinalizou com a permissão para aulas aos sábados - em horários de contraturno e durante as férias -, para que os alunos da Educação Básica não percam o ano letivo e apontou outras medidas semelhantes àquelas já defendidas pela Unesco (BRASIL, 2020). A Educação a distância (EaD) não pode ser a única solução, esta metodologia tende a exacerbar as desigualdades já existentes, que são parcialmente niveladas nos ambientes escolares, simplesmente, porque nem todos possuem o equipamento necessário. Se a meta for investir apenas em ferramentas digitais, certamente, contribuiremos para uma piora na aprendizagem dos alunos a curto e a médio prazos (SOUZA; FRANCO; COSTA, 2016).

Nós precisamos repensar o futuro da Educação, incluindo uma articulação apropriada entre o EaD e o Ensino presencial (UNESCO, 2020). Até porque, muitos no Brasil não têm acesso a computadores, celulares ou à Internet de qualidade - realidade constatada pelas secretarias de Educação de Estados e municípios no atual momento - e um número considerável alto de professores precisou aprender a utilizar as plataformas digitais, inserir atividades online, avaliar os estudantes a distância e produzir e inserir nas plataformas material que ajude o aluno a entender os conteúdos, além das usuais aulas gravadas e online. Na pandemia, grande parte das escolas e das universidades estão fazendo o possível para garantir o uso das ferramentas digitais, mas sem terem o tempo hábil para testá-las ou capacitar o corpo docente e técnico-administrativo para utilizá-las corretamente.

Há ainda outros obstáculos graves, especialmente para alunos e professores mais empobrecidos, muitos deles localizados na periferia das grandes cidades ou na zona rural. Faltam computadores, aparelhos de telefonia móvel, software e Internet de boa qualidade, recursos imprescindíveis para um EaD que resulte em aprendizagem.

Não podemos esquecer que saúde física e saúde mental andam juntas. A duração prolongada do confinamento, a falta de contato pessoal com os colegas de classe, o medo de ser infectado, a falta de espaço em casa - torna o estudante menos ativo fisicamente do que se estivesse na escola -, e a falta de merenda para os alunos menos privilegiados são fatores de estresse que atingem a saúde mental de boa parte dos estudantes da Educação Básica e das suas famílias. Estimular a solidariedade, a resiliência e a continuidade das relações sociais entre educadores e alunos nesse período é fundamental, pois ajuda a minorar o impacto psicológico negativo da pandemia nos estudantes. Agora, importa prevenir e reduzir os níveis elevados de ansiedade, de depressão e de estresse que o confinamento provoca nos estudantes em quarentena (MAIA; DIAS, 2020).

No momento atual, muitas escolas, públicas e privadas, estão exagerando nas expectativas do que professores e familiares conseguem fazer. Há diferenças substanciais entre as famílias, atualmente, em confinamento. Algumas podem ajudar seus filhos a aprender mais do que outras. Fatores como a quantidade de tempo disponível para se dedicar aos estudos dos filhos, auxiliando-os com as aulas online - muitos pais estão em home office cumprindo horário laboral integral e outros tantos precisam trabalhar externamente para garantir a renda mensal -; as habilidades não cognitivas dos genitores; a possibilidade de acessar o material online; a quantidade de conhecimento inato dos pais - afinal, é difícil ajudar o filho se tiver de aprender algo estranho ao que se conheceu e aprendeu - , são questões a serem levados em conta quanto ao papel dos pais na Educação dos filhos em tempos de pandemia. Toda essa situação gerará um aumento da desigualdade na Educação e no progresso do estudante (CIFUENTES-FAURA, 2020).

Além disso, os secretários de Educação e os gestores das escolas precisam pensar na saúde mental de todos, até porque, os professores também estão fragilizados. Se os educadores ficarem exaustos mentalmente, e aproximarem-se de um esgotamento físico e mental, não poderão ajudar a si ou aos alunos (MAIA; DIAS, 2020).

Para construirmos um futuro mais saudável, próspero e seguro, precisamos de políticas públicas que garantam um financiamento adequado para a Educação, fazer uso inteligente das tecnologias disponíveis, priorizar os mais vulneráveis e proteger educadores e alunos. O Estado precisa se fazer presente."

Adaptado de: DIAS, Érika; PINTO, Fátima Cunha Ferreira. A Educação e a Covid-19. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. , Rio de Janeiro, v. 28, n. 108, pág. 545-554, setembro de 2020. Epub 06 de julho de 2020. https://doi.org/10.1590/s0104-4036201900280108000 .

Diante da leitura do texto, responda as questões abaixo:
Sobre o trabalho da psicologia, no âmbito da educação, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1056Q150628 | Psicologia, Avaliação psicológica, Analista Judiciário Psicologia, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação às formas de apresentação de resultados da avaliação psicológica, julgue os itens seguintes.

O relatório psicológico apresenta, de forma descritiva e interpretativa, os resultados e conclusões da avaliação psicológica e destina-se a subsidiar encaminhamentos, intervenções ou diagnósticos. Seu objetivo é apresentar uma avaliação geral, independentemente da solicitação específica do requerente.

  1. ✂️
  2. ✂️

1057Q149101 | Psicologia, Psicologia Organizacional, Analista Judiciário Psicologia, TRT 17a Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Clima é um fenômeno perceptual duradouro, construído
com base na experiência, multi-dimensional e compartilhado
pelos membros de uma unidade da organização, cuja função
principal é orientar e regular os comportamentos individuais de
acordo com os padrões determinados por ela.
Jacob A. Laros e Katia E. Puente-Palacios. Validação cruzada de uma
escala de clima organizacional. In: Internet: .

Tendo como referência a definição de clima apresentada acima,
extraída de uma pesquisa publicada no Brasil em 2004, julgue
os itens que se seguem.

Percepções sobre o clima de uma organização são aprendidas pelo indivíduo.

  1. ✂️
  2. ✂️

1058Q238468 | Psicologia, Lei 8069 90, Psicólogo Judicial, TJ MG, FUNDEP

Em relação à atuação da equipe interprofissional nas questões relativas à adoção, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90 e alterações posteriores) e com a literatura especializada, assinale a afirmativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1059Q40591 | Psicologia, Psicólogo, FUNASE, UPENET

Observe o seguinte depoimento de CN: Apanhei, e muito, quando criança. Meu pai mandava escolher a fivela, e a festa começava: dançava um tempo grande. Não adiantava reclamar: ele era o rei. Hoje, com minha turma, quando saio do jogo, batemos muito nos outros, são eles que dançam. Num tem fivela, mas tem soqueira, pau e pedra. Já fui detido. Recebi advertência. Mas, e daí? Nós mandamos. O comportamento violento de CN, considerando sua relação com o pai, mostra uma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1060Q847520 | Psicologia, Avaliação Psicológica, Prefeitura de Passira PE Psicólogo Ambulatorial, CONTEMAX, 2020

Um esforço em classificar as entrevistas quanto aos seus objetivos seria uma tarefa bem mais complexa. Essa complexidade decorre da interdependência entre abordagem e objetivos. De acordo com Cunha (2000) um tipo de entrevista tem por objetivo principal avaliar a demanda do sujeito e fazer um encaminhamento. Geralmente, é utilizada em serviços de saúde pública ou em clínicas sociais, onde existe a procura contínua por uma diversidade de serviços psicológicos, e torna-se necessário avaliar a adequação da demanda em relação ao encaminhamento pretendido. Estamos diante de uma entrevista:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.