Início

Questões de Concursos Psicologia

Resolva questões de Psicologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1061Q198144 | Psicologia, Agente Técnico Legislativo Especializado Psicologia, AL SP, FCC

Segundo Agostinho Minicucci, os métodos de agrupamento, por meio de técnicas de ação, podem ser agrupados em técnicas de reunião ou sessão, também chamadas discussões em pequenos grupos; nos chamados grupos grandes ou reuniões de longa duração (dias ou semanas); e nos chamados métodos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1062Q849920 | Psicologia, Avaliação Psicológica, Psicólogo, SES DF, IADES, 2020

Em relação ao caso clínico anteriormente relatado, uma das irmãs mais novas do paciente descrito tem 7 anos de idade e está frequentando a escola pública do próprio bairro, cursando atualmente o primeiro ano do ensino fundamental. Em uma das visitas domiciliares na casa da mãe dos pacientes, a equipe de Saúde da Família (eSF) recebeu a queixa de que a menina estava querendo abandonar a escola e que estava apresentando diversos problemas de aprendizagem e comportamentos inadequados no contexto escolar, além de frequentemente demonstrar medo, ansiedade e insegurança. Diante disso a eSF resolveu encaminhar a paciente a um serviço especializado de psicologia e psicopedagogia, a fim de realizar uma avaliação psicológica. O processo de avaliação psicológica foi, então, iniciado e consistiu de um total de nove encontros.  

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

No processo de avaliação psicológica de uma criança como essa paciente, o psicólogo responsável deve se ater especialmente às variáveis orgânicas do desenvolvimento infantil, em função da especificidade dessa etapa do desenvolvimento, em detrimento de fatores ambientais.

  1. ✂️
  2. ✂️

1063Q236047 | Psicologia, Avaliação psicológica, Psicólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

A respeito dos testes psicológicos nas organizações, julgue o item que se segue.

De acordo com a Resolução n.º 2/2003, do Conselho Federal de Psicologia, dispensa-se a adequação por meio de estudos realizados com amostras brasileiras para os testes estrangeiros de qualquer natureza, traduzidos para o português, que tenham sido validados nos países de origem.
  1. ✂️
  2. ✂️

1064Q99088 | Psicologia, Transtornos de Personalidade, Analista Psicologia, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação às teorias e aos transtornos da personalidade, julgue
os itens subsecutivos.

A teoria interpessoal de Maslow considera que as necessidades do ser humano, que apresentam componentes biológicos, originam-se de uma situação interpessoal.
  1. ✂️
  2. ✂️

1065Q237328 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Quixadá CE, ACEP

Assinale a alternativa que expressa a CORRETA descrição da etapa e das características do desenvolvimento humano.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1066Q102209 | Psicologia, Técnicas Psicoterápicas, Analista Psicologia, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Uma pessoa, de 40 anos de idade, tenta obter sua carteira
nacional de habilitação desde os 20 anos de idade. A cada
tentativa, ela é aprovada no exame escrito mas é reprovada no
exame de direção, porque sente muito medo do trânsito.
Finalmente, essa pessoa resolveu procurar ajuda de um psicólogo
e, por meio de terapia, se livrar do medo, adquirir confiança para
fazer suas aulas de direção e obter sua carteira de habilitação.
Julgue os itens a seguir acerca dos procedimentos e técnicas que
o psicólogo, de abordagem cognitivo-comportamental, deve usar
no atendimento a esse paciente.

Antes de qualquer procedimento técnico, o protocolo padrão requer que o paciente seja encaminhado a um médico psiquiatra para iniciar o uso de medicação ansiolítica, que dará ao paciente condições mínimas para o processo psicoterapêutico.

  1. ✂️
  2. ✂️

1067Q43858 | Psicologia, Psicólogo, FUNTELPA, IDECAN

Nos estudos feitos por L. S. Vygotsky sobre desenvolvimento e aprendizagem humana, é destacado a interação social. Interação esta que leva, por exemplo, “a transformação da atividade prática no processo do desenvolvimento da criança.” Na afirmativa de Vygotsky que “antes de controlar o próprio comportamento, a criança começa a controlar o ambiente...” podemos afirmar, EXCETO que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1068Q849236 | Psicologia, Psicanálise, Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional, AMEOSC, 2020

Sobre a trajetória de Melanie Klein e suas teorias podemos afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1069Q236416 | Psicologia, Saúde Mental, Psicólogo, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

A viabilização da atenção à crise fora do circuito das internações nos hospitais psiquiátricos possibilita:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1070Q151210 | Psicologia, Psicologia Organizacional, Analista Judiciário Psicologia, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à avaliação de desempenho, julgue os itens subsequentes.

A avaliação 360 graus é um método de avaliação de desempenho que utiliza a estratégia de múltiplos avaliadores, como superiores, subordinados, pares, fornecedores e clientes, sem, contudo, considerar as autoavaliações, por constituírem fatores críticos de favorecimento pessoal.

  1. ✂️
  2. ✂️

1071Q151468 | Psicologia, Psicologia Organizacional, Analista Judiciário Psicologia, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Hoje, uma das principais preocupações dos gestores é dar qualidade de vida aos empregados. Seguindo uma tendência mundial, a cada dia, empresas brasileiras investem mais na saúde dos seus colaboradores. A aplicação de recursos no bem-estar dos funcionários, não por coincidência, sempre traz retornos lucrativos para as empresas. Segundo dados do Ministério da Previdência Social, só de janeiro a agosto de 2009, cerca de 233 mil pessoas se afastaram do trabalho por período igual ou superior a 15 dias em decorrência de doenças. Entre elas, 9.780 estavam relacionadas a transtornos mentais e comportamentais, 4.942, a transtornos de humor; e 3.551, a episódios depressivos.

Correio Braziliense, 13/12/2009 (com adaptações).

Com relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os itens de

Benefícios corporativos, como plano de saúde e práticas relacionadas ao bem-estar, contribuem para a retenção de empregados e para a redução do absenteísmo.

  1. ✂️
  2. ✂️

1072Q229059 | Psicologia, Violência, Psicólogo, TJ SP, VUNESP

Quanto ao atendimento psicológico a casos de violência familiar, Ferrari (2002) aborda estratégias de intervenção psicoterápica e psicoprofiláticas. Faz parte do atendimento o diagnóstico inicial ou avaliação sumária, e nessa fase estabelece-se o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1073Q148449 | Psicologia, Psicologia Organizacional, Analista Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de organizações e teorias organizacionais, julgue os itens
que se seguem.

Na estrutura matricial - que combina as duas formas de departamentalização: a funcional e a de produto -, as pessoas participam de grupos organizados por função, por produtos, por projetos ou por divisões.

  1. ✂️
  2. ✂️

1074Q848097 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Prefeitura de Panambi RS Psicólogo, FUNDATEC, 2020

O sistema familiar é a influência mais importante e proximal nas primeiras experiências de aprendizagem da criança. Crianças com distúrbios psicológicos ou psicoeducacionais fornecem estressores adicionais para os pais. A capacidade de uma família para sustentar uma rotina diária tem demonstrado ser um fator importante nos resultados de crianças com atrasos desenvolvimentais (HOLDNACK; WEISS, 2016). Em relação à sustentação da rotina diária, analise as seguintes assertivas:
I. A dificuldade em sustentar rotinas diárias é mais provável em famílias monoparentais e expandidas. II. A dificuldade em sustentar rotinas diárias é mais provável em famílias pobres e problemáticas. III. A capacidade de uma família em sustentar uma rotina não pode ser relacionada com o afeto familiar e a vinculação presentes na relação. IV. Quando os problemas familiares são elevados e imprevisíveis, as rotinas são mais difíceis de sustentar.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1075Q848455 | Psicologia, Psicologia da Educação, Prefeitura de Alagoa Nova PB Psicólogo Educacional, CONTEMAX, 2020

No contexto atual, torna- se impossível não falar sobre a pandemia que assola o mundo, em virtude de tudo o que ela provocou e provoca, e da pergunta dos gestores, educadores, políticos e cidadãos: como será o mundo após a pandemia?

No que diz respeito à Educação, conforme a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), sabemos que a crise causada pela Covid-19 resultou no encerramento das aulas em escolas e em universidades, afetando mais de 90% dos estudantes do mundo (UNESCO, 2020). A partir desse número, pergunta-se: qual o futuro da Educação num mundo abalado pelo novo coronavírus?

Quando as escolas reabrirem, e, em algumas partes do mundo, tal evento já começou a ocorrer, a emergente recessão econômica, certamente, aumentará as desigualdades e poderá reverter o progresso obtido por alguns países na expansão do acesso educacional e na melhoria da aprendizagem. Por isso, é necessário que os países reconheçam o problema - como não o fizeram quando a COVID-19 começou a espalhar-se pelo mundo -, e criem políticas públicas voltadas especificamente para a Educação.

A nosso ver, por mais que a economia dos países sofra com a pandemia, os investimentos em Educação devem ser mantidos, quiçá aumentados. Conforme a Unesco, a natural queda na aprendizagem poderá alastrar-se por mais de uma década se não forem criadas políticas públicas que invistam em melhorias de infraestrutura, tecnologias, formação, metodologias e salários, além do reforço da merenda, melhor aproveitamento do tempo, tutoria fora do horário usual das aulas e material adicional, quando possível (UNESCO, 2020). Em concordância com a Unesco, o parecer do Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação do Brasil, seguiu a mesma linha e reconheceu os problemas causados pela pandemia. O parecer procurou reorganizar as atividades acadêmicas e sinalizou com a permissão para aulas aos sábados - em horários de contraturno e durante as férias -, para que os alunos da Educação Básica não percam o ano letivo e apontou outras medidas semelhantes àquelas já defendidas pela Unesco (BRASIL, 2020). A Educação a distância (EaD) não pode ser a única solução, esta metodologia tende a exacerbar as desigualdades já existentes, que são parcialmente niveladas nos ambientes escolares, simplesmente, porque nem todos possuem o equipamento necessário. Se a meta for investir apenas em ferramentas digitais, certamente, contribuiremos para uma piora na aprendizagem dos alunos a curto e a médio prazos (SOUZA; FRANCO; COSTA, 2016).

Nós precisamos repensar o futuro da Educação, incluindo uma articulação apropriada entre o EaD e o Ensino presencial (UNESCO, 2020). Até porque, muitos no Brasil não têm acesso a computadores, celulares ou à Internet de qualidade - realidade constatada pelas secretarias de Educação de Estados e municípios no atual momento - e um número considerável alto de professores precisou aprender a utilizar as plataformas digitais, inserir atividades online, avaliar os estudantes a distância e produzir e inserir nas plataformas material que ajude o aluno a entender os conteúdos, além das usuais aulas gravadas e online. Na pandemia, grande parte das escolas e das universidades estão fazendo o possível para garantir o uso das ferramentas digitais, mas sem terem o tempo hábil para testá-las ou capacitar o corpo docente e técnico-administrativo para utilizá-las corretamente.

Há ainda outros obstáculos graves, especialmente para alunos e professores mais empobrecidos, muitos deles localizados na periferia das grandes cidades ou na zona rural. Faltam computadores, aparelhos de telefonia móvel, software e Internet de boa qualidade, recursos imprescindíveis para um EaD que resulte em aprendizagem.

Não podemos esquecer que saúde física e saúde mental andam juntas. A duração prolongada do confinamento, a falta de contato pessoal com os colegas de classe, o medo de ser infectado, a falta de espaço em casa - torna o estudante menos ativo fisicamente do que se estivesse na escola -, e a falta de merenda para os alunos menos privilegiados são fatores de estresse que atingem a saúde mental de boa parte dos estudantes da Educação Básica e das suas famílias. Estimular a solidariedade, a resiliência e a continuidade das relações sociais entre educadores e alunos nesse período é fundamental, pois ajuda a minorar o impacto psicológico negativo da pandemia nos estudantes. Agora, importa prevenir e reduzir os níveis elevados de ansiedade, de depressão e de estresse que o confinamento provoca nos estudantes em quarentena (MAIA; DIAS, 2020).

No momento atual, muitas escolas, públicas e privadas, estão exagerando nas expectativas do que professores e familiares conseguem fazer. Há diferenças substanciais entre as famílias, atualmente, em confinamento. Algumas podem ajudar seus filhos a aprender mais do que outras. Fatores como a quantidade de tempo disponível para se dedicar aos estudos dos filhos, auxiliando-os com as aulas online - muitos pais estão em home office cumprindo horário laboral integral e outros tantos precisam trabalhar externamente para garantir a renda mensal -; as habilidades não cognitivas dos genitores; a possibilidade de acessar o material online; a quantidade de conhecimento inato dos pais - afinal, é difícil ajudar o filho se tiver de aprender algo estranho ao que se conheceu e aprendeu - , são questões a serem levados em conta quanto ao papel dos pais na Educação dos filhos em tempos de pandemia. Toda essa situação gerará um aumento da desigualdade na Educação e no progresso do estudante (CIFUENTES-FAURA, 2020).

Além disso, os secretários de Educação e os gestores das escolas precisam pensar na saúde mental de todos, até porque, os professores também estão fragilizados. Se os educadores ficarem exaustos mentalmente, e aproximarem-se de um esgotamento físico e mental, não poderão ajudar a si ou aos alunos (MAIA; DIAS, 2020).

Para construirmos um futuro mais saudável, próspero e seguro, precisamos de políticas públicas que garantam um financiamento adequado para a Educação, fazer uso inteligente das tecnologias disponíveis, priorizar os mais vulneráveis e proteger educadores e alunos. O Estado precisa se fazer presente."

Adaptado de: DIAS, Érika; PINTO, Fátima Cunha Ferreira. A Educação e a Covid-19. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. , Rio de Janeiro, v. 28, n. 108, pág. 545-554, setembro de 2020. Epub 06 de julho de 2020. https://doi.org/10.1590/s0104-4036201900280108000 .

Diante da leitura do texto, responda as questões abaixo:
Sobre o trabalho da psicologia, no âmbito da educação, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1076Q50001 | Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCC

Husserl questionou os sistemas especulativos da Filosofia e as teorias explicativas das ciências positivas e propôs retornar a um ponto de partida que seja, verdadeiramente, o primeiro. Afirmou querer “voltar às coisas mesmas”, considerando-as como ponto de partida 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1077Q834927 | Psicologia, Psicologia da Educação, Prefeitura de São José do Cedro SC Psicólogo, AMEOSC, 2021

Se nos detivermos um momento de uma criança que está resolvendo um problema ou realizando uma tarefa de evocação e refletirmos sobre os processos de conhecimento ali implícitos, comprovaremos que esses processos podem ser fornecidos a partir de um ponto de vista duplo: o primeiro, a partir da perspectiva do observador externo, ou seja, levando em consideração os indícios desses processos intelectuais que se manifestam na conduta; o segundo, a partir da perspectiva do próprio indivíduo que realiza a tarefa, já que é capaz de observar seus próprios processos ou de refletir sobre eles.


(COLL, César; PALACIOS, Jesus; MARCHESI, Álvaro. Desenvolvimento Psicológico e Educação - Psicologia Evolutiva. Artes Médica. Porto Alegre. 1995. Cap. 15. p.214.)

O segundo tipo registrado no enunciado recebe o nome de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1078Q850297 | Psicologia, Psicodinâmica do Trabalho, AL AP Analista Legislativo Psicólogo, FCC, 2020

A visão psicodinâmica do trabalho busca a articulação das três racionalidades do trabalho: a racionalidade em relação à produção, a racionalidade em relação ao mundo social e a racionalidade com relação à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1079Q51881 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Catende PE, ASPERHS

Na psicoterapia psicodinâmica no tratamento dos transtornos alimentares; De forma mais sistemática Fallon & Bunce, sugerem alguns objetivos terapêuticos a ser alcançados em dois tempos do tratamento, a curto e longo prazo, onde o de curto prazo inclui, EXCETO: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1080Q834247 | Psicologia, Políticas Públicas no ECA, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Psicólogo, AMEOSC, 2021

No Brasil e no mundo existe um movimento conhecido como antivacinas que são pessoas que não concordam com a obrigatoriedade da aplicação de vacinas que é imposta por muitos Estados. Alguns "antivacinas" alegam desconfiança quanto ao procedimento científico relacionado a produção e a eficácia das vacinas, já outros apresentam a ideologia, religião e convicções pessoais como argumentos. Refletindo sobre a Lei 8069/90, Estatuto da Criança e do Adolescente, podemos dizer que no Brasil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.