Início

Questões de Concursos Psicologia

Resolva questões de Psicologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1521Q154767 | Psicologia, Avaliação psicológica, Analista Judiciário Psicologia, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação às formas de apresentação de resultados da avaliação psicológica, julgue os itens seguintes.

O sigilo das informações deve ser observado nas comunicações orais ou escritas com outros profissionais ou autoridades e somente será quebrado pelo próprio consentimento do seu jeito, por um dever legal, quando houver risco de suicídio, e em justas causas, para assegurar outro direito, como a vida e a saúde de outra pessoa.

  1. ✂️
  2. ✂️

1522Q232885 | Psicologia, Psicologia e Saúde, Psicólogo, UNIRIO, UNIRIO

O psicólogo, em sua prática em unidade de atenção primária ou em hospital, ao procurar entender as representações que os pacientes constroem a respeito do processo saúde-doença, objetiva ter uma melhor compreensão de seus comportamentos ante o processo de adoecimento e cura. Quando o psicólogo assim age, ele está buscando

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1523Q849847 | Psicologia, Resolução CFP para Documentos Psicológicos, Prefeitura de São Francisco MG Psicólogo, COTEC, 2020

Marque abaixo a alternativa que nomeia a Resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) n.º 006/2019 a qual revoga a Resolução CFP n.º 15/1996, a Resolução CFP n.º 07/2003 e a Resolução CFP n.º 04/2019.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1524Q851167 | Psicologia, Políticas Públicas no ECA, Prefeitura de Abelardo Luz SC Psicólogo, GSA CONCURSOS, 2020

As antigas instituições chamadas orfanatos, reformatórios e educandários eram caracterizadas pela internação de centenas de crianças, muitas delas ali permanecendo até a maioridade. Esse recolhimento era sustentado pela ideia de que as famílias pobres não tinham condições de cuidar de seus filhos, devendo, portanto, entregá-los aos cuidados do Estado. A partir da Lei N° 8.069, de 13 de julho de 1990 (ECA), o acolhimento institucional de crianças e adolescentes passou a ser uma medida protetiva. De acordo com o art. 92, inciso I, do ECA, as entidades que desenvolvem programas de acolhimento familiar ou institucional devem adotar entre os seus princípios a preservação dos vínculos familiares e:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1525Q848906 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Multiprofissional em Atenção em Oncologia Psicologia, SES DF, IADES, 2020

Acerca das intervenções e relações do psicólogo com os familiares e cuidadores do paciente oncológico, julgue o item a seguir.

Os atendimentos do psicólogo no contexto hospitalar são realizados por meio de solicitações formais, realizadas pelos diversos profissionais. Isso implica na abstenção do paciente e (ou) dos respectivos acompanhantes de requisitarem acompanhamento psicológico por meio de abordagem direta dos psicólogos responsáveis.

  1. ✂️
  2. ✂️

1526Q849175 | Psicologia, Família, Analista Ministerial Psicologia, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2020

Acerca da atuação dos profissionais da psicologia no âmbito familiar, julgue o item a seguir.

A violência no seio familiar, que muitas vezes se dá por meio do duplo vínculo, causa tanto mal aos seus membros quanto a violência explícita.
  1. ✂️
  2. ✂️

1527Q710724 | Psicologia, Psicologo Fiscal, CRP MG, FUMARC, 2019

Com relação à Psicologia Social, NÃO é correto afirmar: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1529Q851563 | Psicologia, Legislação Psicologia Conselho Federal Psicologia, Prefeitura de São Francisco MG Psicólogo, COTEC, 2020

Em conformidade com o Código de Ética do Psicólogo, artigo 1.º, analise os excertos abaixo e marque V para os verdadeiros e F para os falsos.

( ) São deveres fundamentais dos psicólogos: prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, para depois requerer os seus honorários.

( ) São deveres fundamentais dos psicólogos: estabelecer acordos de prestação de serviços que respeitem os direitos do usuário ou beneficiário de serviços de psicologia.

( ) São deveres fundamentais dos psicólogos: orientar a quem de direito sobre os encaminhamentos apropriados, a partir da prestação de serviços psicológicos, e fornecer, sempre que solicitado, os documentos pertinentes ao bom termo do trabalho.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1530Q848250 | Psicologia, Saúde Mental, Multiprofissional em Saúde Mental, SES DF, IADES, 2020

Um menino de 9 anos de idade, diagnosticado com transtorno opositivo desafiador (TOD), foi internado em hospital pediátrico de alta complexidade para estabilização do quadro de crise. Durante atendimento psicológico, a genitora do paciente relatou que o filho tem dificuldades na escola, agride os colegas e não segue as regras. Em casa, a criança realiza atividades de acordo com a própria vontade e, quando é contrariada pela mãe, desfere golpes e mordidas. A psicóloga observou que o paciente buscava jogar-se do leito, sem considerar risco de queda ou potencial acidente. 

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

A internação psiquiátrica do paciente ocorreu apenas para a estabilização do quadro. Assim, a atuação da psicóloga objetiva avaliar a criança, seu contexto e suas relações, identificar fatores de risco e de proteção, construir, junto à família, estratégias mais eficientes de convivência, sensibilizar e encaminhar o paciente ao serviço de referência na rede para seguimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

1531Q850054 | Psicologia, Psicologia da Educação, Prefeitura de Alagoa Nova PB Psicólogo Educacional, CONTEMAX, 2020

No contexto atual, torna- se impossível não falar sobre a pandemia que assola o mundo, em virtude de tudo o que ela provocou e provoca, e da pergunta dos gestores, educadores, políticos e cidadãos: como será o mundo após a pandemia?

No que diz respeito à Educação, conforme a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), sabemos que a crise causada pela Covid-19 resultou no encerramento das aulas em escolas e em universidades, afetando mais de 90% dos estudantes do mundo (UNESCO, 2020). A partir desse número, pergunta-se: qual o futuro da Educação num mundo abalado pelo novo coronavírus?

Quando as escolas reabrirem, e, em algumas partes do mundo, tal evento já começou a ocorrer, a emergente recessão econômica, certamente, aumentará as desigualdades e poderá reverter o progresso obtido por alguns países na expansão do acesso educacional e na melhoria da aprendizagem. Por isso, é necessário que os países reconheçam o problema - como não o fizeram quando a COVID-19 começou a espalhar-se pelo mundo -, e criem políticas públicas voltadas especificamente para a Educação.

A nosso ver, por mais que a economia dos países sofra com a pandemia, os investimentos em Educação devem ser mantidos, quiçá aumentados. Conforme a Unesco, a natural queda na aprendizagem poderá alastrar-se por mais de uma década se não forem criadas políticas públicas que invistam em melhorias de infraestrutura, tecnologias, formação, metodologias e salários, além do reforço da merenda, melhor aproveitamento do tempo, tutoria fora do horário usual das aulas e material adicional, quando possível (UNESCO, 2020). Em concordância com a Unesco, o parecer do Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação do Brasil, seguiu a mesma linha e reconheceu os problemas causados pela pandemia. O parecer procurou reorganizar as atividades acadêmicas e sinalizou com a permissão para aulas aos sábados - em horários de contraturno e durante as férias -, para que os alunos da Educação Básica não percam o ano letivo e apontou outras medidas semelhantes àquelas já defendidas pela Unesco (BRASIL, 2020). A Educação a distância (EaD) não pode ser a única solução, esta metodologia tende a exacerbar as desigualdades já existentes, que são parcialmente niveladas nos ambientes escolares, simplesmente, porque nem todos possuem o equipamento necessário. Se a meta for investir apenas em ferramentas digitais, certamente, contribuiremos para uma piora na aprendizagem dos alunos a curto e a médio prazos (SOUZA; FRANCO; COSTA, 2016).

Nós precisamos repensar o futuro da Educação, incluindo uma articulação apropriada entre o EaD e o Ensino presencial (UNESCO, 2020). Até porque, muitos no Brasil não têm acesso a computadores, celulares ou à Internet de qualidade - realidade constatada pelas secretarias de Educação de Estados e municípios no atual momento - e um número considerável alto de professores precisou aprender a utilizar as plataformas digitais, inserir atividades online, avaliar os estudantes a distância e produzir e inserir nas plataformas material que ajude o aluno a entender os conteúdos, além das usuais aulas gravadas e online. Na pandemia, grande parte das escolas e das universidades estão fazendo o possível para garantir o uso das ferramentas digitais, mas sem terem o tempo hábil para testá-las ou capacitar o corpo docente e técnico-administrativo para utilizá-las corretamente.

Há ainda outros obstáculos graves, especialmente para alunos e professores mais empobrecidos, muitos deles localizados na periferia das grandes cidades ou na zona rural. Faltam computadores, aparelhos de telefonia móvel, software e Internet de boa qualidade, recursos imprescindíveis para um EaD que resulte em aprendizagem.

Não podemos esquecer que saúde física e saúde mental andam juntas. A duração prolongada do confinamento, a falta de contato pessoal com os colegas de classe, o medo de ser infectado, a falta de espaço em casa - torna o estudante menos ativo fisicamente do que se estivesse na escola -, e a falta de merenda para os alunos menos privilegiados são fatores de estresse que atingem a saúde mental de boa parte dos estudantes da Educação Básica e das suas famílias. Estimular a solidariedade, a resiliência e a continuidade das relações sociais entre educadores e alunos nesse período é fundamental, pois ajuda a minorar o impacto psicológico negativo da pandemia nos estudantes. Agora, importa prevenir e reduzir os níveis elevados de ansiedade, de depressão e de estresse que o confinamento provoca nos estudantes em quarentena (MAIA; DIAS, 2020).

No momento atual, muitas escolas, públicas e privadas, estão exagerando nas expectativas do que professores e familiares conseguem fazer. Há diferenças substanciais entre as famílias, atualmente, em confinamento. Algumas podem ajudar seus filhos a aprender mais do que outras. Fatores como a quantidade de tempo disponível para se dedicar aos estudos dos filhos, auxiliando-os com as aulas online - muitos pais estão em home office cumprindo horário laboral integral e outros tantos precisam trabalhar externamente para garantir a renda mensal -; as habilidades não cognitivas dos genitores; a possibilidade de acessar o material online; a quantidade de conhecimento inato dos pais - afinal, é difícil ajudar o filho se tiver de aprender algo estranho ao que se conheceu e aprendeu - , são questões a serem levados em conta quanto ao papel dos pais na Educação dos filhos em tempos de pandemia. Toda essa situação gerará um aumento da desigualdade na Educação e no progresso do estudante (CIFUENTES-FAURA, 2020).

Além disso, os secretários de Educação e os gestores das escolas precisam pensar na saúde mental de todos, até porque, os professores também estão fragilizados. Se os educadores ficarem exaustos mentalmente, e aproximarem-se de um esgotamento físico e mental, não poderão ajudar a si ou aos alunos (MAIA; DIAS, 2020).

Para construirmos um futuro mais saudável, próspero e seguro, precisamos de políticas públicas que garantam um financiamento adequado para a Educação, fazer uso inteligente das tecnologias disponíveis, priorizar os mais vulneráveis e proteger educadores e alunos. O Estado precisa se fazer presente."

Adaptado de: DIAS, Érika; PINTO, Fátima Cunha Ferreira. A Educação e a Covid-19. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. , Rio de Janeiro, v. 28, n. 108, pág. 545-554, setembro de 2020. Epub 06 de julho de 2020. https://doi.org/10.1590/s0104-4036201900280108000 .

Diante da leitura do texto, responda as questões abaixo:
No que se refere a atuação de psicólogas na educação básica, o Conselho Federal de Psicologia, lançou no ano de 2019, um documento em que afirma: ?Para a atuação da Psicologia na educação, é necessário que as(os) psicólogas(os) trabalhem em consonância com a garantia desse direito fundamental, como apontam a Declaração Universal dos Direitos Humanos e o Código de Ética do Psicólogo, respectivamente?. A partir dos dois documentos contidos na citação, preencha as lacunas abaixo e assinale a alternativa correta
Artigo 26: 1.Todo ser humano tem direito à _____________. A educação será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A educação elementar será _______________. A educação técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, está baseada no mérito. 2. A educação será orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais. A __________ promoverá a compreensão, a tolerância e a amizade entre as nações e grupos raciais ou religiosos, e deve desenvolver as atividades da ONU em prol da manutenção da paz (ONU, 1947).
I. O psicólogo baseará o seu trabalho ______________ e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da ____________ do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos (CFP, 2005).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1532Q149397 | Psicologia, Psicologia Organizacional, Analista Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Rosa chegou ao psicólogo por indicação do
psiquiatra, que a diagnosticou como portadora de depressão
severa. Com choros incontidos, ela relata não conseguir
dormir nem com os remédios, nem comer, muito cansaço
físico, muitas dores de cabeça, e dores de estômago, com
ideações suicidas. Rosa associa todos esses sintomas às
dificuldades que vem vivendo em seu trabalho, onde é
gerente de operações, devido às humilhações a que seu
chefe a submete, desautorizando suas ordens e decisões,
gritando com ela na presença de colegas e subordinados.
Rosa diz tentar entender e melhorar suas ações no trabalho,
mas sente que a cada sugestão sua corresponde uma
oposição do chefe, sempre a desqualificando. Relata não ter
mais vontade de trabalhar, porém necessita do salário para
manter sua família e sua faculdade. Diz achar tudo muito
injusto, pois sempre se dedicou inteiramente ao trabalho.
Sem interrupção, estava na empresa de domingo a domingo,
fazendo com o maiorentusiasmo suas funções e também as
de outros, quando faltavam ou por outras necessidades.
Tinha muito orgulho de seu trabalho, muita vontade de
produzir, de ser eficiente, e grande admiração por seu chefe,
considerando-o uma pessoa de muita garra. Era sempre
falante, ativa, expressava-se muito, defendia seus colegas.
Para Rosa, seu chefe tentava se livrar dela, mas talvez não
quisesse lhe pagar seus direitos, forçando-a a se demitir.
Rosa diz se sentir fraca, não conseguindo se defender,
querendo apenas se isolar. Se realmente pudesse, não
voltaria mais ao trabalho, de tão envergonhada em relação
aos colegas.
Julgue os próximos itens, considerando o caso hipotético
acima sob a ótica da questão específica do assédio moral
como sofrimento no trabalho.

É preciso distinguir assédio moral das outras formas de sofrimento no trabalho, como o estresse e a pressão no trabalho. É possível que o chefe de Rosa a estivesse pressionando com o objetivo de fazê-la trabalhar mais, obter melhores resultados, o que não é, em si, assédio moral.

  1. ✂️
  2. ✂️

1533Q102859 | Psicologia, Resoluções do Conselho Federal de Psicologia, Analista Psicologia, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com base no Código de Ética Profissional do Psicólogo, julgue os
itens subsequentes.

Em caso de demissão ou exoneração, o psicólogo deve manter consigo laudos, relatórios e todo material relativo aos serviços prestados, sendo-lhe vedado passar esses documentos a seu substituto, visto que este não será o psicólogo responsável pelo sigilo dessas informações, que cabe apenas ao psicólogo que as coletou.
  1. ✂️
  2. ✂️

1534Q155603 | Psicologia, Psicopatologia, Analista Judiciário Psicologia, TRT 1a REGIÃO, FCC

Nos casos boderline há uma condição psíquica de estrutura com características específicas e peculiares. Entre elas está que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1535Q850903 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Engenheiro Ambiental, COTEC, 2020

“Estado afetivo intenso, de curta duração, originado geralmente como a reação do indivíduo a certas excitações internas ou externas, conscientes ou inconscientes.” Analise o excerto e marque a alternativa que ele define.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1536Q103904 | Psicologia, Avaliação de desempenho, Analista Psicologia, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considere os seguintes tópicos de avaliação de desempenho de
profissionais de atendimento ao público.

Imagem 001.jpg

Com base nos itens de avaliação de desempenho de um
profissional de atendimento ao público apresentados no texto
acima, julgue os itens seguintes.

Se os itens estiverem associados às alternativas de resposta sim e não, então esse instrumento é denominado lista de verificação.

  1. ✂️
  2. ✂️

1537Q230903 | Psicologia, Psicólogo, TJ SP, VUNESP

Shine (2003) discute a posição do psicólogo no jogo de for- ças envolvido em processos de avaliação para determinação da guarda. O autor retoma as indicações de Bleger e aponta que também é preciso

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1538Q155938 | Psicologia, Psicologia Organizacional, Analista Judiciário Psicologia, TRE AP, FCC

O poder de liderança pode ter origem em duas fontes: o poder de posição e o poder pessoal. O poder de posição pode ser dividido em três subtipos: o poder
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1539Q231212 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Quixadá CE, ACEP

As teorias da aprendizagem podem ser enquadradas em mecanicistas ou orgânicas. Assinale a alternativa que apresenta as características relacionadas com o enfoque orgânico.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1540Q848446 | Psicologia, Psicopatologia, Multiprofissional em Saúde Mental, SES DF, IADES, 2020

Após o falecimento do pai, há dois meses, um menino de 4 anos de idade começou a apresentar irritabilidade, dores abdominais, medo de ficar longe da mãe, movimentos repetitivos e alteração do sono. A genitora relata que, antes de falecer, o genitor deixou uma mensagem de voz para o filho, a qual ele costuma ouvir repetidamente.  

Considerando esse caso e os transtornos de humor na infância, julgue o item a seguir.

Irritabilidade e movimentos repetitivos também são comportamentos típicos do transtorno do espectro do autismo (TEA). Assim, apenas pela existência desses comportamentos, a avaliação psicológica deve, necessariamente, verificar a existência de TEA no caso desse paciente.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.