Com relação à psicologia da saúde, seus fundamentos e práticas, é CORRETO afirmar:
✂️
✂️ b)
A terapia cognitiva comportamental e a teoria sistêmica têm sido as únicas bases para o trabalho psicológico bem-sucedido junto ao paciente com problemas mentais crônicos.
✂️ c)
O otimismo é um dos principais aspectos psicológicos que o paciente submetido a procedimento cirúrgico habitualmente apresenta.
✂️ d)
Uma das principais referências teóricas da psicologia não pode ser agregada no contexto hospitalar, tais como neuropsicologia, gestalt-terapia e a abordagem centrada na pessoa.
Com a nova concepção de saúde e de ser humano, as novas formas de atenção à saúde mental, que surgiram com a chamada Reforma Psiquiátrica, incluíram diferentes ações e atores. A esse respeito analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiros (V) ou Falso (F). ( ) Participação direta da família no cotidiano dos serviços, por meio de projetos terapêuticos e ações de integração social. ( ) Nessa nova proposta, a família assumiu o papel de parceira, de corresponsável pelo tratamento da pessoa em sofrimento psíquico, pela resolutividade e efetividade do processo. ( ) Recursos afetivos, representados por familiares e amigos, assim como sociais, sanitários, econômicos, culturais e religiosos, passaram a constituir a rede de atenção à saúde mental. ( ) Maior interação paciente e equipe de saúde e participação familiar em escala menor. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Considerando a Psicopatologia, enquanto área do conhecimento que busca estudar os transtornos mentais, é correto afirmar:
✂️ a) quando se estudam os sintomas psicopatológicos, dois aspectos básicos devem ser enfocados: a forma dos sintomas e o seu conteúdo.
✂️ b) numa perspectiva mais ampla, a Psicossomática pode ser definida como o conjunto de conhecimentos referentes ao adoecimento somático do ser humano.
✂️ c) no estudo e na prática da psicopatologia, busca-se apenas observar, identificar e compreender os diversos elementos do transtorno mental, julgando de modo valorativo quando necessário.
✂️ d) ao se nutrir das tradições neurológicas, psicológicas e filosóficas, a psicopatologia se confunde com a neurologia das funções corticais superiores.
✂️ e) a psicopatologia, enquanto ciência dos transtornos mentais, busca compreender e explicar tudo que se passa na mente humana, por meio de seus conceitos psicopatológicos.
A psicologia e muitas outras áreas científicas têm-se dedicado ao estudo da adolescência, buscando contribuir para a compreensão dos problemas sociais que envolvem a juventude. Pesquisas e materiais técnicos e científicos têm sido produzidos com o objetivo de auxiliar pais, professores e educadores em geral a lidar com os adolescentes. Considerando esse assunto e os múltiplos aspectos ligados e essa fase da vida, julgue o item seguinte.
A clínica psicológica de adolescentes deve investigar as transformações por que passa o adolescente, a fim de compreender a crise do desenvolvimento do adolescente.
Os documentos decorrentes da avaliação psicológica, de acordo com o Manual de elaboração de documentos escritos, segundo a resolução CFP nº 007/2003, são:
✂️ a) declaração, atestado psicológico, laudo psicológico
✂️ b) atestado psicológico, relatório, parecer psicológico
?As coisas continuaram tranqüilas para todos.? Esta é uma afirmação maravilhosamente esclarecedora. Ela se tornou uma pessoa muito satisfatória para aqueles a quem tentava agrada*. Este conceito falso de si mesma que eles construíram sem perceber é exatamente o que querem. É pouco provável que o comportamento de seus pais tenha sido proposital, mas, de qualquer forma, eles impediram o desenvolvimento de um self real ou congruente. Então, por causa da falta de confiança advinda de sua experiência com seus pais, ela permite a si mesma ser moldada por uma outra pessoa. ? Deixei-me para trás e tentei ser a pessoa que meu namorado queria.? Mais uma vez, negou à sua consciência (não conscientemente) o experienciar de seu próprio organismo e está apenas tentando ser o self desejado por seu namorado. É o mesmo processo mais uma vez. O fato de chegar a pedir ao namorado que descubra o que está sentindo e aceitar sua resposta indica em que medida sacrificou sua experiência organísmica (Schultz & Schultz, 2002). Estamos diante de qual processo psicoterápico:
Uma paciente de 72 anos de idade é casada, tem um filho e dois netos, estudou até a quarta série do ensino fundamental e é católica. Ela foi visitada pela agente de saúde, que a orientou a fazer um check-up no posto de saúde junto com o seu esposo. Atendida pelo médico, ela fez vários exames e descobriu que estava com câncer de mama, sendo encaminhada para tratamento, mastectomia radical e quimioterapia. Após vários ciclos, constatou que estava com metástase e que a doença não teria mais cura. A paciente encontrava-se fadigada e triste e sofria muito com os efeitos colaterais do tratamento. Foi acompanhada durante todo o tratamento oncológico por uma psicóloga e revelou a ela que estava cansada do tratamento e que desejava interrompê-lo e passar os dias que restavam junto do esposo, filhos e netos. A família discorda da genitora e deseja que ela continue o tratamento. Quanto ao histórico familiar da paciente, ela tem mãe e avó falecidas por câncer de mama e ovário, respectivamente.
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.
Quando não há mais possibilidade de cura ou modificação natural da doença, como no caso da paciente, o foco da intervenção paliativa restringe-se ao alívio impecável da dor, melhorando, assim, a qualidade de vida dos pacientes e dos familiares que estão ao seu redor.
Exemplo clínico: Márcia e seu marido, Fernando, estavam entre os dez primeiros pacientes da COVID19 na cidade. Fernando começou a ter febre, tosse e dificuldade para respirar. Faleceu após cinco dias de internação em uma unidade de terapia intensiva (UTI) como caso possível de COVID-19, diagnóstico confirmado posteriormente. Márcia não pode vê-lo nem falar com ele durante a internação, pois ela também estava em isolamento, mas com sintomas leves. Sua última lembrança do marido vivo é Fernando acenando com a mão enquanto a enfermeira o conduzia pelo corredor do hospital. O enterro durou 20 minutos, com caixão lacrado e sem velório e apenas um dos irmãos de Fernando esteve presente, pois Márcia ainda estava em isolamento. Após o enterro, Márcia sentiu um grande vazio. Durante algum tempo, alternava períodos em que chorava muito, não conseguia dormir e ficava lembrando de momentos passados com Fernando. Quando tinha energia, via fotos, andava e acariciava os dois cachorros que ela e o marido haviam adotado. Os sentimentos variavam entre as boas lembranças e culpa pela possibilidade de ter sido responsável pela contaminação dele pelo vírus. Por isso sentia vergonha dos sogros por pensar que eles a culpavam pelo acontecido ou por ele ter morrido e não ela. Apenas depois de algumas semanas, retomou o contato com alguns amigos e familiares pelas redes sociais. Voltou gradualmente a fazer os serviços de casa e conseguiu voltar a trabalhar e superar as dificuldades financeiras causadas pelas várias semanas que ficou praticamente sem renda. Conseguiu arrumar armários e doar os pertences de Fernando a uma instituição, mantendo alguns para si e para doar para amigos e familiares algumas peças especiais. Relatou à mãe que se sentia uma pessoa privilegiada por ter sido casada com alguém tão especial. Sabe que não será fácil, mas devagar quer seguir em frente com a sua vida.
(Elaborado por Maria Cristina de Oliveira Santos e Miyazaki Maycoln Teodoro na publicação LUTO, da Sociedade Brasileira de Psicologia)
A pandemia de COVID-19 acarretou inúmeras perdas no mundo todo. Além das mortes, há uma sensação de insegurança, mudanças nas relações sociais e ansiedade em relação ao futuro, não só em termos de saúde, mas também em relação à estabilidade econômica. Sobre a atuação da psicologia no contexto hospitalar, analise as alternativas como verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta a) A escuta clínica da(o) psicóloga(o) hospitalar é ampliada a três diferentes grupos de atenção: pessoa assistida, família e instituição. Esta tríade configura um diferencial importante do trabalho da Psicologia dentro das instituições de saúde. b) A Psicologia, por sua vez, enfatiza a ética do respeito à singularidade e, utilizando o conhecimento técnico/científico, busca trabalhar o luto e as demandas de sofrimento, com atenção as desadaptações e sintomas, pela natureza da situação. c) A(o) psicóloga(o) no âmbito hospitalar estará implicado não só com o sofrimento, mas com a evolução do quadro clínico até a fase final, com o luto e o óbito.
No nível organizacional, o treinamento é um dos meios de aumentar a eficácia organizacional. Nesse nível, ele deve proporcionar resultados como:
✂️ a) redução da rotação de pessoal; redução do absenteísmo; aumento da eficiência individual dos empregados; aumento das habilidades das pessoas; elevação do conhecimento das pessoas e aumento da produtividade.
✂️ b) redução da rotação de pessoal; redução do absenteísmo; aumento da eficiência individual dos empregados; aumento das habilidades das pessoas; elevação do conhecimento das pessoas e mudanças de atitudes e comportamentos das pessoas.
✂️ c) aumento de produtividade; redução da rotação de pessoal; melhoria da qualidade dos produtos e serviços; elevação do conhecimento das pessoas; redução do índice de acidentes; redução do tempo de treinamento e aumento da eficiência grupal.
✂️ d) aumento da eficácia organizacional; melhoria da imagem da empresa; melhoria do clima organizacional; melhoria do relacionamento empresa e empregados; facilidade de mudanças, inovação e aumento da eficiência.
✂️ e) redução dos gastos com manutenção dos equipamentos; aumento da eficiência individual; aumento do conhecimento técnico; melhoria da performance grupal; elevação do conhecimento das pessoas e aumento da produtividade.
Com referência à pesquisa e intervenção em organizações, julgue os itens seguintes.
Ao perguntar a um empregado o que é motivação para você?, o psicólogo organizacional procura compreender, com uma questão com validade de conteúdo, a motivação no trabalho.
Seu objetivo principal é entender como as pessoas desenvolvem e atuam dentro de seu entorno sociocultural, a dinâmica pela qual o social e cultural torna-se psicológico, e a dinâmica pela qual as pessoas transformam sua vida social e mundo cultural. Diante da Teoria Histórico-Cultural existem algumas suposições, segundo Lev Vygotsky (Zittoun, 2016). Quais são:
✂️ a) Um foco na unicidade da pessoa e é profundamente uma psicologia dialógica;
✂️ b) Concentra-se em processos e desenvolvimento (microgenéticas, ontogenética e sociogênese) e Criação de sentido
✂️ c) Exclusivamente tem um foco na unicidade da pessoa e é profundamente uma psicologia dialógica
✂️ d) A e B estão corretas
✂️ e) Concentra-se em processos e desenvolvimento (microgenéticas, ontogenética e sociogênese).
Em nossa sociedade ocidental, o discurso que rege o que se tem por verdadeiro, que define a rede de conhecimentos válidos (ou não válidos), é o científico. Nossa “verdade” está centrada nele e nas instituições que o produzem. Instituições essas igualmente não isentas de interesses. São conhecimentos e verdades guiados em seu processo de produção por crenças, costumes e interesses. Usados permanentemente pela produção econômica e pelo poder político e difundidos pelas instâncias educativas e informativas da sociedade, de forma, até certa instância, controlada por grandes aparelhos políticos e econômicos, tais como: universidades, mídia, escrita, exército.
Para explicar o acima descrito, Foucault menciona, em sua obra, a existência de
Com base no Código de Ética Profissional do Psicólogo, julgue os itens subsequentes.
Caso um psicólogo observe que outro profissional de psicologia esteja prestando serviço que acarrete risco ao usuário, esse psicólogo deve levar o caso ao conselho da categoria, não devendo, em nenhuma hipótese, interferir diretamente nos serviços alheios.
O clima e o suporte organizacional são fatores essenciais para se compreender o comportamento humano nas organizações. No que concerne a esses aspectos, julgue os seguintes itens.
Considerando-se que o clima organizacional é uma metáfora do clima meteorológico, é correto afirmar que o primeiro é tão instável quanto o segundo.
O DSM-V informa que, em transtorno de pânico, a presença de ataque de pânico está inclusa nos critérios diagnósticos, e o ataque de pânico não é usado como especificador. Um surto abrupto de medo ou de desconforto intenso que alcança um pico em minutos e durante o qual ocorrem quatro (ou mais) dos seguintes sintomas:
✂️ a) ruminações; dores generalizadas no corpo; perda de visão e pensamentos intrusivos.
✂️ b) ruminações; dor de cabeça; enjoos e alucinações.
✂️ c) delírios; dor de cabeça; enjoos e pensamentos recorrentes.
✂️ d) tremores ou abalos; sudorese; sensações de falta de ar ou sufocamento e parestesias.
✂️ e) pesadelos; alucinações; fortes dores estomacais e dor de cabeça.
Esse sistema designa a parte mais arcaica do aparelho psíquico, em que, por meio de uma herança genética, existem pulsões acrescidas das respectivas energias e com fantasias primitivas. Além disso, consiste num depósito de repressões secundárias, as quais chegaram a emergir sob forma disfarçada e voltaram a ser reprimidas (Zimerman, 2007). Esse conceito diz respeito a:
Considerando as transformações no contexto das organizações e seus impactos na gestão de pessoas e na psicologia organizacional e do trabalho, julgue os itens a seguir.
O mapeamento de competências consiste na definição dos objetivos estratégicos e na identificação de competências individuais e organizacionais.