Leia os textos a seguir.
Texto I A psicometria é um ramo da área da psicologia que se ocupa da medição das características psicológicas de uma
pessoa. Essa disciplina busca reconhecer características psicológicas, como a inteligência, traços e personalidade,
atitudes e habilidades. No contexto das instituições de ensino, a psicometria pode ser trabalhada a partir de testes para
o aprimorar o desempenho dos estudantes, como também para reconhecer suas potencialidades e dificuldades. Esse
recurso não se limita a esse público, pois ele também pode ser utilizado para identificar aptidões dos professores e
demais funcionários da instituição.
Texto II A psicometria, apregoando a objetividade da medida psicológica e supervalorizando a Estatística aplicada às ciências
humanas, abriu espaço, no âmbito da escola, para as medidas educacionais. Surgiram, assim, os testes de
desempenho escolar, organizados de acordo com os mesmos padrões dos testes psicológicos e valendo-se da
Estatística para a análise da distribuição dos resultados.
GOULART, Iris Barbosa. Psicologia da Educação: fundamentos teóricos, aplicações à prática pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 34.
Considerando os textos acima, bem como seus conhecimentos sobre psicologia educacional, analise as afirmativas
abaixo.
I. A apropriação da psicometria pela escola contribuiu para justificar a divisão de turmas.
II. A psicometria permite que o professor tenha conhecimento sobre diferentes características de seus alunos.
III. Os testes de inteligência inauguraram uma ênfase que foi dada à influência das aptidões e às diferenças individuais.
IV. Os testes de inteligência surgiram a partir de uma necessidade educacional de explicar cientificamente o insucesso
escolar.
V. A psicometria tornou possível uma caracterização mais completa do indivíduo, considerando suas aptidões
específicas, inteligência, interesses e personalidade.
Sobre as afirmativas acima, é correto afirmar que:
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️