Início

Questões de Concursos Psicologia

Resolva questões de Psicologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q150067 | Psicologia, Código de Ética do Psicólogo, Analista Judiciário Psicologia, TRE CE, FCC

O art. 4o do Código de Ética Profissional do Psicólogo informa que, ao fixar a remuneração pelo seu trabalho, o psicólogo: levará em conta a justa retribuição aos serviços prestados e as condições do usuário ou beneficiário; estipulará o valor de acordo com as características da atividade e o comunicará ao usuário ou beneficiário antes do início do trabalho a ser realizado e assegurará a qualidade dos serviços oferecidos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

322Q24117 | Psicologia, Especialista em Psicologia, CFP, QUADRIX

Bleger define grupo como sendo "...um conjunto de pessoas que entram em interação entre si, porém, além disso, o grupo é, fundamentalmente, uma sociabilidade estabelecida sobre um fundo de indiferenciação ou de sincretismo, no qual os indivíduos não têm existência como tais e entre eles atua um transitismo permanente." (pág. 87)

Assim sendo, na visão de Bleger, o grupo terapêutico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

323Q51882 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Catende PE, ASPERHS

As dinâmicas de recreação e integração se encaixam no campo das relações humanas e servem para, EXCETO: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

324Q151520 | Psicologia, Avaliação psicológica, Analista Judiciário Psicologia, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação às formas de apresentação de resultados da avaliação psicológica, julgue os itens seguintes.

O laudo psicológico diferencia-se do relatório psicológico por ter como objetivo subsidiar uma ação ou decisão. Por isso, o poder de interferir na vida das pessoas, influenciando, por exemplo, decisões judiciais relativas à guarda de filhos ou à adoção de crianças.

  1. ✂️
  2. ✂️

325Q692659 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

O Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária (PNCFC) estabelece as diretrizes paradigmáticas na efetivação do direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária. 
As afirmativas a seguir apresentam algumas dessas diretrizes, à exceção de uma. Assinale-a. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

326Q847619 | Psicologia, Psicologia da Educação, Prefeitura de Sapé PB Psicopedagogo, CPCON, 2020

No exercício clínico, o psicopedagogo deve reconhecer a sua própria subjetividade na relação, pois se trata de um sujeito estudando outros sujeitos. Essa inter-relação de sujeitos, em que se impede a aprendizagem, implica uma temática muito complexa. Para Alicia Fernández, esse saber só é possível com uma formação orientada sobre três pilares:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

327Q240009 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicólogo Judicial, TJ MG, FUNDEP

O abuso sexual de crianças e adolescentes é fenômeno que tem crescido em número de denúncias e constitui um campo contemporâneo de prática do psicólogo, tanto na clínica particular quanto nas instituições que prestam serviços de avaliação e acompanhamento de vítimas e nos Tribunais de Justiça em processos judiciais de variados tipos.

Em relação à atuação do psicólogo na verificação da veracidade do abuso sexual e seus efeitos, assinale a afirmativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

328Q150982 | Psicologia, Psicanalise, Analista Judiciário Psicologia, TRT 23a REGIÃO, FCC

A finalidade da entrevista inicial em Psicanálise é avaliar a analisibilidade e a acessibilidade do pretendente à análise. A acessibilidade corresponde à disponibilidade e capaci- dade de o paciente permitir

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

329Q101319 | Psicologia, Piscologia e Organizações, Analista Psicologia, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito da ergonomia da atividade, da psicopatologia do trabalho
e da saúde e qualidade de vida no trabalho, julgue os itens
subsequentes.

A qualidade de vida no trabalho é um fenômeno complexo sustentado pela noção de satisfação no trabalho, cuja essência é a percepção afetiva das condições de trabalho de acordo com uma escala de valores individual.
  1. ✂️
  2. ✂️

330Q237529 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicólogo, MPE GO, FUNIVERSA

O adolescente N., de 13 anos de idade, é apreendido após tentativa de roubo a uma padaria. Na entrevista com o psicólogo, N. conta que lhe dá prazer tirar as coisas das outras pessoas e que muitas vezes só consegue ficar feliz roubando ou quebrando coisas (orelhões, bancos de praça, pontos de ônibus, por exemplo). Esse comportamento é recorrente, e N. já foi apreendido 9 vezes nos últimos 6 meses. Relatórios anteriores, feitos por psicólogos e por psiquiatras, apontam corretamente para o diagnóstico de transtorno de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

331Q153200 | Psicologia, Psicodiagnóstico, Analista Judiciário Psicologia, TRT 19a Região, FCC

Um teste de seleção é considerado válido quando é capaz de prognosticar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

332Q148749 | Psicologia, Analista Judiciário Psicologia, TRT 6a Região, FCC

Algumas perspectivas teóricas tentam demonstrar a for-te possibilidade da transmissão intergeracional da violência. Uma dessas teorias é denominada aprendizagem social (Albert Bandura) que, dentre outras coisas, explica que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

333Q847916 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso Psicologia, SES DF, IADES, 2020

Uma paciente de 72 anos de idade é casada, tem um filho e dois netos, estudou até a quarta série do ensino fundamental e é católica. Ela foi visitada pela agente de saúde, que a orientou a fazer um check-up no posto de saúde junto com o seu esposo. Atendida pelo médico, ela fez vários exames e descobriu que estava com câncer de mama, sendo encaminhada para tratamento, mastectomia radical e quimioterapia. Após vários ciclos, constatou que estava com metástase e que a doença não teria mais cura. A paciente encontrava-se fadigada e triste e sofria muito com os efeitos colaterais do tratamento. Foi acompanhada durante todo o tratamento oncológico por uma psicóloga e revelou a ela que estava cansada do tratamento e que desejava interrompê-lo e passar os dias que restavam junto do esposo, filhos e netos. A família discorda da genitora e deseja que ela continue o tratamento. Quanto ao histórico familiar da paciente, ela tem mãe e avó falecidas por câncer de mama e ovário, respectivamente.  

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

A equipe de psicologia, juntamente com o restante da equipe multidisciplinar, tem o papel de fornecer informações relativas aos cuidados paliativos à família da paciente, uma vez que essas pessoas são fundamentais para a vida da idosa e podem contribuir para melhorar as condições de vida durante o processo de adoecimento, o processo de morte.

  1. ✂️
  2. ✂️

334Q154226 | Psicologia, Teorias da Personalidade, Analista Judiciário Psicologia, TJ AP, FCC

Algumas características básicas diferenciam a terapia cognitiva de outras abordagens, por exemplo, o fato de que ela

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

335Q701028 | Psicologia, Psicólogo, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Texto associado.
Embora a depressão se caracterize como um transtorno de humor, existem outros conjuntos de sintomas comuns. Relacione os sintomas (coluna da esquerda) aos respectivos transtornos (coluna da direita). 
1) Emocionais                      ( ) Passividade 
2) Físicos                                ( ) Perda do prazer 
3) Cognitivos                        ( ) Mudança do apetite 
4) Motivacionais                 ( ) Falta de concentração 
A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

336Q237950 | Psicologia, Psicólogo, TJ GO, FGV

A literatura médica registra uma forma grave, rara e de difícil detecção de abuso infantil, em que o responsável, normalmente a mãe, de modo persistente ou intermitente simula de forma intencional sintomas em seu filho ou provoca ativamente doenças, colocando-o em risco e numa situação que requer constante investigação e tratamento. Essa condição é reconhecida como um transtorno psiquiátrico denominado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

337Q851485 | Psicologia, Políticas Públicas no SUAS, Prefeitura de Sapé PB Psicólogo, CPCON, 2020

As políticas de proteção e promoção social são consideradas políticas setoriais por terem suas ações organizadas por área específicas. Além dessas, algumas políticas têm sido elaboradas tomando como referência necessidades e objetivos de grupos populacionais específicos. Por abranger diversos tipos de políticas tanto de proteção quanto de promoção social, são chamadas de políticas transversais. Podemos considerar as Políticas Transversais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

338Q47414 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Bom Jesus PI, COPESE

Leia as proposições e assinale a opção CORRETA.

I. A Psicologia Clínica vem ampliando seu escopo de investigação para além do aspecto individual, pois já não entende o ser humano sem considerá-lo como parte dos contextos em que está inserido. Necessita, cada vez mais, definir como objeto de estudo as relações grupais, e não apenas o indivíduo isoladamente. Dutra mostra esta mudança de rumo da pesquisa nesta área, apontando a necessidade de se considerar o contexto social na observação clínica. Os elementos presentes na prática clínica e que a caracterizam incluem: a observação acurada do ser, a escuta, o sofrimento psíquico e a expressão da subjetividade. Estes elementos, cada vez mais, passam a ser considerados também em relação ao contexto, o que leva à observação das relações, das escolhas e dos movimentos grupais. A pesquisa em Psicologia Clínica pode privilegiar esses aspectos e, deste modo, realizar estudos de grupos, com enfoque clínico, voltados para o conhecimento da dinâmica grupal e da ética presente nas práticas que se centram nas relações;
II. Batista Pinto aponta que a pesquisa em Psicologia Clínica pode se beneficiar do princípio que rege o progresso da ciência: a influência do conhecimento novo, que traz contradições e evidências de paradoxos nos fenômenos observados, possibilitando que o estudioso de um determinado tema compreenda as dimensões que se complementam ou se suplementam de um objeto estudado. Segundo esta autora, teoria e método são a base da pesquisa científica e permitem que se possa conhecer o conjunto de problemas relativos ao foco de estudo. Esta definição ampara a escolha do método qualitativo para se aprofundar o conhecimento sobre as várias nuances de informações que o grupo, em contexto clínico ou de intervenção psicossocial, possa oferecer;
III. As Psicoterapias Breves Psicodinâmicas (PBPs) são assim denominadas por visarem atendimentos de curto prazo e que seguem orientações embasadas na teoria Humanista. Essa modalidade de psicoterapia, para ser considerada breve, deve, além de ser circunscrita no tempo, obedecer a outros critérios, como por exemplo, o estabelecimento de um foco a ser trabalhado, a definição dos objetivos a serem alcançados e a existência de um planejamento de estratégias. Outras características peculiares são a disposição face a face entre terapeuta e paciente, a flexibilidade e a atividade do terapeuta;
IV. Para demarcar uma clínica de compreensão fenomenológica existencial, pode-se entender a atitude clínica como possibilidade do cuidado do psicólogo implicado no movimento de atenção ao cliente como existência, acompanhando-o na tarefa de apropriar-se daquilo que sabe pré-ontologicamente, possibilitando, na sua situação concreta e totalmente singular, que se compreenda e assuma o que ele é, em seu estar-lançado, e o que pode ser. É mediante essa apropriação narrativa da sua conjuntura e das suas maneiras de sentir-se e de responder praticamente a ela, que o cliente chegará a compreender-se como aquele cujo ser está sempre em jogo no conjunto das circunstâncias existenciais que lhe são tematicamente abertas na interlocução clínica. Dessa forma, pode compreender-se e aceitar-se, sejam quais forem os seus sofrimentos, como responsável, no sentido de responder e apropriar-se das solicitações concretas da vida.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

339Q152375 | Psicologia, Analista Judiciário Psicologia do Trabalho, TRF 3a, FCC

O trabalho pode ameaçar o bem-estar do trabalhador, gerando uma resposta ao estresse ocupacional crônico, denominada burnout, quadro que inclui exaustão - sensação de esgotamento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

340Q232334 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo, DETRAN PE, FUNCAB

Em entrevista clínica, paciente relata um atropelamento do qual foi a causa, de forma fria, descrevendo insensivelmente pormenores do acidente e da situação de ferimentos em que se encontrava a vítima. Este tipo de comportamento, característico de certa psicopatologia, costuma provocar no entrevistador, em relação ao entrevistado, o mecanismo psicodinâmico conhecido por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.