Início

Questões de Concursos Psicologia

Resolva questões de Psicologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q229389 | Psicologia, Psicólogo, COPEL, PUC PR

Atualmente a dinâmica de grupo também tem sido utilizada como uma técnica para seleção de pessoas. Assinale abaixo a alternativa CORRETA em relação ao tema:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

342Q847916 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso Psicologia, SES DF, IADES, 2020

Uma paciente de 72 anos de idade é casada, tem um filho e dois netos, estudou até a quarta série do ensino fundamental e é católica. Ela foi visitada pela agente de saúde, que a orientou a fazer um check-up no posto de saúde junto com o seu esposo. Atendida pelo médico, ela fez vários exames e descobriu que estava com câncer de mama, sendo encaminhada para tratamento, mastectomia radical e quimioterapia. Após vários ciclos, constatou que estava com metástase e que a doença não teria mais cura. A paciente encontrava-se fadigada e triste e sofria muito com os efeitos colaterais do tratamento. Foi acompanhada durante todo o tratamento oncológico por uma psicóloga e revelou a ela que estava cansada do tratamento e que desejava interrompê-lo e passar os dias que restavam junto do esposo, filhos e netos. A família discorda da genitora e deseja que ela continue o tratamento. Quanto ao histórico familiar da paciente, ela tem mãe e avó falecidas por câncer de mama e ovário, respectivamente.  

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

A equipe de psicologia, juntamente com o restante da equipe multidisciplinar, tem o papel de fornecer informações relativas aos cuidados paliativos à família da paciente, uma vez que essas pessoas são fundamentais para a vida da idosa e podem contribuir para melhorar as condições de vida durante o processo de adoecimento, o processo de morte.

  1. ✂️
  2. ✂️

343Q151648 | Psicologia, Psicodiagnóstico, Analista Judiciário Psicologia, TRF 3a, FCC

Em um processo diagnóstico, o teste projetivo é um material

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

344Q152067 | Psicologia, Avaliação psicológica, Analista Judiciário Psicologia, TSE, CONSULPLAN

Pelas Escalas Wechsler, só NÃO é possível medir índice de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

345Q700943 | Psicologia, Psicólogo, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Que relações podem ser estabelecidas entre qualidade de vida e psicologia da saúde?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

346Q834077 | Psicologia, Políticas Públicas no SUS, Prefeitura de Princesa SC Psicólogo, AMEOSC, 2021

Assinale a alternativa que apresenta três fatores determinantes do envelhecimento ativo de acordo com a Política Nacional de Atenção ao Idoso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

347Q163451 | Psicologia, Auditor Federal de Controle Externo Psicologia, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que concerne a testes psicológicos, julgue os itens subsequentes.

O teste de Zulliger, constituído por três pranchas — prancha I, relativa a aspectos primitivos da personalidade, como ansiedade e disforia; prancha II, referente a afetividade/emoções; prancha III, relativa a relacionamento —, é um teste de Rorschach abreviado.

  1. ✂️
  2. ✂️

348Q152591 | Psicologia, Comunicação, Analista Judiciário Psicologia do Trabalho, TRF 4a, FCC

As distorções de percepção ocasionam fenômenos que interferem no processo de comunicação interpessoal. Na Estereotipagem,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

349Q236818 | Psicologia, Organizações, Psicólogo, COPEL, PUC PR

No processo de avaliação para seleção de pessoal, utilizam-se várias técnicas, sendo que a mais comum e importante é a entrevista.
Assinale a alternativa CORRETA em relação aos cuidados que o psicólogo deve ter ao utilizar essa técnica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

350Q47414 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Bom Jesus PI, COPESE

Leia as proposições e assinale a opção CORRETA.

I. A Psicologia Clínica vem ampliando seu escopo de investigação para além do aspecto individual, pois já não entende o ser humano sem considerá-lo como parte dos contextos em que está inserido. Necessita, cada vez mais, definir como objeto de estudo as relações grupais, e não apenas o indivíduo isoladamente. Dutra mostra esta mudança de rumo da pesquisa nesta área, apontando a necessidade de se considerar o contexto social na observação clínica. Os elementos presentes na prática clínica e que a caracterizam incluem: a observação acurada do ser, a escuta, o sofrimento psíquico e a expressão da subjetividade. Estes elementos, cada vez mais, passam a ser considerados também em relação ao contexto, o que leva à observação das relações, das escolhas e dos movimentos grupais. A pesquisa em Psicologia Clínica pode privilegiar esses aspectos e, deste modo, realizar estudos de grupos, com enfoque clínico, voltados para o conhecimento da dinâmica grupal e da ética presente nas práticas que se centram nas relações;
II. Batista Pinto aponta que a pesquisa em Psicologia Clínica pode se beneficiar do princípio que rege o progresso da ciência: a influência do conhecimento novo, que traz contradições e evidências de paradoxos nos fenômenos observados, possibilitando que o estudioso de um determinado tema compreenda as dimensões que se complementam ou se suplementam de um objeto estudado. Segundo esta autora, teoria e método são a base da pesquisa científica e permitem que se possa conhecer o conjunto de problemas relativos ao foco de estudo. Esta definição ampara a escolha do método qualitativo para se aprofundar o conhecimento sobre as várias nuances de informações que o grupo, em contexto clínico ou de intervenção psicossocial, possa oferecer;
III. As Psicoterapias Breves Psicodinâmicas (PBPs) são assim denominadas por visarem atendimentos de curto prazo e que seguem orientações embasadas na teoria Humanista. Essa modalidade de psicoterapia, para ser considerada breve, deve, além de ser circunscrita no tempo, obedecer a outros critérios, como por exemplo, o estabelecimento de um foco a ser trabalhado, a definição dos objetivos a serem alcançados e a existência de um planejamento de estratégias. Outras características peculiares são a disposição face a face entre terapeuta e paciente, a flexibilidade e a atividade do terapeuta;
IV. Para demarcar uma clínica de compreensão fenomenológica existencial, pode-se entender a atitude clínica como possibilidade do cuidado do psicólogo implicado no movimento de atenção ao cliente como existência, acompanhando-o na tarefa de apropriar-se daquilo que sabe pré-ontologicamente, possibilitando, na sua situação concreta e totalmente singular, que se compreenda e assuma o que ele é, em seu estar-lançado, e o que pode ser. É mediante essa apropriação narrativa da sua conjuntura e das suas maneiras de sentir-se e de responder praticamente a ela, que o cliente chegará a compreender-se como aquele cujo ser está sempre em jogo no conjunto das circunstâncias existenciais que lhe são tematicamente abertas na interlocução clínica. Dessa forma, pode compreender-se e aceitar-se, sejam quais forem os seus sofrimentos, como responsável, no sentido de responder e apropriar-se das solicitações concretas da vida.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

351Q237950 | Psicologia, Psicólogo, TJ GO, FGV

A literatura médica registra uma forma grave, rara e de difícil detecção de abuso infantil, em que o responsável, normalmente a mãe, de modo persistente ou intermitente simula de forma intencional sintomas em seu filho ou provoca ativamente doenças, colocando-o em risco e numa situação que requer constante investigação e tratamento. Essa condição é reconhecida como um transtorno psiquiátrico denominado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

352Q10002 | Psicologia, Analista Judiciário, TRE AP, FCC

Um transtorno específico de personalidade é uma perturbação grave da constituição caracterológica e das tendências comportamentais do indivíduo, usualmente envolvendo várias áreas da personalidade e quase sempre associado à considerável ruptura
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

353Q152375 | Psicologia, Analista Judiciário Psicologia do Trabalho, TRF 3a, FCC

O trabalho pode ameaçar o bem-estar do trabalhador, gerando uma resposta ao estresse ocupacional crônico, denominada burnout, quadro que inclui exaustão - sensação de esgotamento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

354Q702554 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Paulistana PI, Crescer Consultoria, 2019

Sobre o Desenvolvimento Humano, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental-orgânico e ao desenvolvimento psicossocial.
II. Vários fatores indissociados e em permanente interação afetam todos os aspectos do desenvolvimento. São eles: Hereditariedade; Crescimento Orgânico; Maturação neurofisiológica; e Meio.
III. O desenvolvimento humano deve ser entendido como uma globalidade, mas, para efeito de estudo, tem sido abordado a partir de quatro aspectos básicos: aspecto físico-motor; aspecto intelectual; aspecto psicossocial; e aspecto emocional.
IV. Vygotsky deu ênfase ao processo de internalização como mecanismo que intervém no desenvolvimento das funções psicológicas complexas. Esta é reconstrução interna de uma operação externa e tem como base a linguagem. O plano interno, para Vygotsky, não preexiste, mas é constituído pelo processo de internalização, fundado nas ações, nas interações sociais e na linguagem.
V. A teoria de Piaget apresenta também a dimensão interacionista, mas sua ênfase é colocada na interação do sujeito com o objeto físico; e, além disso, não está clara em sua teoria a função da interação social no processo de conhecimento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

355Q692097 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Jane, moradora de uma ocupação no centro da cidade, deu à luz sozinha, no cômodo em que mora, pois não conseguiu ajuda para chegar a um hospital. Com vestígios placentários e fragilizada pelo trabalho de parto, saiu para buscar ajuda, tendo deixado o bebê em um armário com tela, que pensou ser o local mais seguro para que os ratos não entrassem. Sobre o comportamento de Jane, analise as afirmativas a seguir. 
I. Expressa maus tratos físicos abusivos com o bebê, que são atravessados por questões inconscientes. 
II. Expressa privação, que impede cuidados adequados, situação à qual a mãe também está submetida.
III. Expressa uma forma de indiferença intencional, que deve ser consequência de relações negativas anteriores. 
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

356Q40596 | Psicologia, Psicólogo, FUNASE, UPENET

Apesar de alguns adolescentes estarem submetidos a uma condição de grande vulnerabilidade, não realizam atos infratores, ou seja, conseguem ser resilientes, e, assim, evitar o conflito com a lei, embora tenham uma condição de sofrimento. Sobre isso, analise os itens abaixo:

I. Fatores individuais: genética, idade, fase do desenvolvimento, sexo, experiência de vida e histórico de vida.
II. Fatores contextuais: suporte social, classe social, cultura e ambiente.
III. Fatores relacionados à quantidade e qualidade do evento de vida: desejabilidade, magnitude, duração no tempo e efeitos de longo prazo.

Assinale a alternativa que identifica os fatores CORRETAMENTE relacionados à resiliência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

357Q851321 | Psicologia, Behaviorismo, Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional, AMEOSC, 2020

Para nortear as ideias do behaviorismo é importante esclarecer o que os teóricos desta abordagem entendem por comportamento:

I. Comportamento = resposta do organismo a um estímulo externo (meio ambiente);

II. Estímulo = alterações que ocorrem no organismo em função de estímulos externos;

III. Resposta = toda alteração do ambiente captada pelos órgãos receptores (dos sentidos);

Sobre os itens acima podemos afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

358Q850581 | Psicologia, Psicoterapias, Prefeitura de Panambi RS Psicólogo, FUNDATEC, 2020

Para Rogers, o(a) _______________ é entendido(a) como um trabalho clínico em situações especiais, onde tempo, espaço e procedimentos requerem atenção especial (MIRANDA; NOGUEIRA, 2015).

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

359Q691844 | Psicologia, Técnico Superior Especializado Psicologia, DPE RJ, FGV, 2019

Na matriz criminológica positivista lombrosiana, entende-se o sujeito criminoso como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

360Q199128 | Psicologia, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

As quatro funções principais da atenção estudadas pelos psicólogos cognitivos são:

I. atenção seletiva, na qual escolhemos prestar atenção a alguns estímulos e ignorar outros.
II. vigilância, na qual esperamos atentamente não detectar o aparecimento de um estímulo específico.
III. sondagem, na qual procuramos ativamente estímulos particulares.
IV. atenção dividida, na qual distribuímos nossos recursos de atenção disponíveis para coordenar nosso desempenho de mais de uma tarefa ao mesmo tempo.

Com base na análise das afirmativas acima, pode-se afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.