Início Questões de Concursos Psicologia Resolva questões de Psicologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Psicologia Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 61Q231432 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Quixadá CE, ACEPPara Vergara (2000), existem seis competências gerenciais que favorecem o bom desenvolvimento das lideranças nas organizações. Dentre essas, existe a competência conceituada como a capacidade de lidar com mudanças contínuas, evitando que o gestor tenha uma sensação de impotência, sendo necessário que se prepare para a mudança, e não contra ela. Assinale a alternativa que contempla essa definição. ✂️ a) Gestão da incerteza. ✂️ b) Gestão da adaptabilidade. ✂️ c) Gestão da complexidade. ✂️ d) Gestão da competitividade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 62Q156185 | Psicologia, Psicologia Organizacional, Analista Judiciário Psicologia, TRT 17a Região, CESPE CEBRASPETexto associado.Julgue os itens subsequentes a respeito de organizações e deteoria das organizações.Segundo Taylor, o trabalho de cada operário é planejado pela direção. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 63Q150008 | Psicologia, Analista Judiciário Psicologia, TRT 9a REGIÃO, FCCNo meio empresarial, é comum definir competência com a sigla CHA para designar o conjunto dos conhecimentos, habilidades e atitudes que um colaborador deve possuir para desenvolver o seu trabalho. Atitudes, neste contexto, referem-se à ✂️ a) capacidade de obter experiência e de manter este saber fazer presente a todo o momento no ambiente de trabalho. ✂️ b) proficiência e motivação aplicada na utilização dos conhecimentos necessários para execução do trabalho. ✂️ c) capacidade de atribuir valor àquilo que se executa no trabalho, demonstrando capacidade de seguir regras, procedimentos e principalmente de demons trar disciplina na execução do trabalho. ✂️ d) capacidade de assimilar todas as informações necessárias para a realização de alguma tarefa. ✂️ e) forma como o indivíduo atua diante das circunstâncias, sua conduta em relação ao trabalho, às situações e às pessoas; por exemplo, pode-se citar a proatividade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 64Q155479 | Psicologia, Gestão do Conhecimento, Analista Judiciário Psicologia, TRT 3a Região, FCCA gestão do conhecimento é uma estratégia que possibilita gerenciar o desempenho de uma organização. Neste sentido, a identificação do processo de aprendizagem organizacional possibilita captar o conhecimento organizacional, disseminando-o a partir ✂️ a) do nível de interesse de cada funcionário, das expectativas individuais e coletivas, das posições ocupadas na organização e do nível de responsabilidade individual. ✂️ b) do processo de endomarketing, das práticas de relacionamento interpessoal, da troca de feedback entre as pessoas e do sistema informacional. ✂️ c) da comunicação e circulação de conhecimento, do treinamento, da rotação de pessoas e do trabalho em equipes diversas. ✂️ d) das práticas profissionais, do tempo de permanência do funcionário na organização, do nível cultural do funcionário e do nível de estruturação da organização. ✂️ e) das práticas de feedback entre líder e liderados, da motivação de cada funcionário, do relacionamento interpessoal dos funcionários e do nível sociocultural dos envolvidos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 65Q28701 | Psicologia, Psicopedagogo, Prefeitura de Barra Mansa RJ, BIO RIO O jogo tem valor formativo porque supõe relação social, interação. Por isso, a participação em jogos contribui para formação da personalidade dos aprendentes. Ele é, uma ferramenta importante no trabalho psicopedagógico. No entanto, ao fazer uso do jogo em suas atividades o psicopedagogo deve cuidar dos seguintes aspectos, EXCETO: ✂️ a) cuidar para que os jogos estejam de acordo com a faixa etária dos alunos; ✂️ b) ajudar a desenvolver noções de cidadania; ✂️ c) criar sentido de coletividade; ✂️ d) impor regras claras e objetivas; ✂️ e) evitar que vitorias e derrotas tornem-se situações traumáticas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 66Q153265 | Psicologia, Psicanalise, Analista Judiciário Psicologia, TRT 6a Região, FCCNas fases de desenvolvimento humano propostas no modelo freudiano, há um período no qual ocorre a canalização das energias sexuais para o desenvolvimento social, por meio de sublimações. Deste modo, a energia da libido fica temporariamente deslocada dos seus objetivos sexuais. Esta descrição corresponde ao período ✂️ a) fálico. ✂️ b) oral. ✂️ c) anal. ✂️ d) de latência. ✂️ e) genital. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 67Q850084 | Psicologia, Psicologia Social, FURB SC SC Psicólogo, FURB, 2020De acordo com a perspectiva histórico-cultural, o meio em que a pessoa está inserida tem enorme influência na sua constituição subjetiva, de modo que, por meio da linguagem, os diversos aspectos de sua cultura são a ela comunicados. No que diz respeito ao modo como a pessoa se apropria desses elementos da cultura, pode-se dizer que ela: ✂️ a) É passiva, portanto, absorve os valores de seu contexto histórico-cultural e se forma conforme a classe em que está inserida. ✂️ b) É ativa, mas os novos sentidos que o sujeito pode vir a atribuir dependem de seu desenvolvimento cognitivo e de sua inteligência, que, por sua vez, são fatores hereditários. ✂️ c) Não é passiva, tampouco ativa, uma vez que a constituição subjetiva, por ocorrer de forma espontânea, não é passível de interferências por parte da própria pessoa. ✂️ d) É passiva, pois os valores de sua cultura são imperativos, cabendo a ela apenas reconhecer seus efeitos e, futuramente, autoconhecer-se e, caso deseje, trabalhar para mudar a cultura. ✂️ e) É ativa, portanto, reage aos significados instituídos atribuindo sentidos que são próprios de sua singularidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 68Q49986 | Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCCO desenvolvimento humano deve ser entendido como uma globalidade, mas para efeito de estudo tem sido abordado a partir de quatro aspectos básicos: físico-motor; intelectual; social e ✂️ a) epistemológico. ✂️ b) estrutural. ✂️ c) afetivo-emocional. ✂️ d) tipos de personalidade. ✂️ e) tipos de temperamento. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 69Q28700 | Psicologia, Psicopedagogo, Prefeitura de Barra Mansa RJ, BIO RIOAs provas de Diagnóstico Operatório constituem, ainda hoje, um dos instrumentos mais utilizados como ferramenta auxiliar na elaboração de diagnósticos psicopedagógicos. Elas apresentam como base as estruturas operatórias próprias de cada etapa do desenvolvimento humano. Assim, é correto dizer que elas avaliam: ✂️ a) o nível de desenvolvimento físico e neurológico; ✂️ b) o nível de capacidade psicomotora; ✂️ c) o nível de desenvolvimento sócio-emocional; ✂️ d) o nível de estruturação da personalidade; ✂️ e) o nível de estruturação cognitiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 70Q47342 | Psicologia, Psicólogo, JUCEPE, UPENETSobre a linguagem não verbal e suas formas de expressão na entrevista, observe os itens abaixo: I. Toque II. Roupas III. Territorialidade IV. Proxêmica Assinale a alternativa que identifica aqueles próprios à linguagem não verbal. ✂️ a) I, II e III, apenas. ✂️ b) I, III e IV, apenas. ✂️ c) I, II e IV, apenas. ✂️ d) II, III e IV, apenas. ✂️ e) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 71Q150063 | Psicologia, Motivação, Analista Judiciário Psicologia do Trabalho, TRF 4a, FCCPara Abraham Maslow, desejar algo implica a ocorrência da satisfação de outros desejos, sendo que os desejos possuem uma ordem de predominância. Existem estudos que mostram que trabalhadores de níveis mais baixos tendem a preocupar-se mais com as necessidades de baixa ordem (fisiológicas e de segurança), enquanto gerentes e trabalhadores de nível mais alto voltam-se mais para o atendimento das necessidades de ✂️ a) alta ordem (autoestima e autorrealização). ✂️ b) média ordem (sociais e de amor). ✂️ c) média ordem (de apoio e de consideração). ✂️ d) ordem superior (de segurança e sociais). ✂️ e) ordem avançada (de segurança e de amor). Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 72Q196758 | Psicologia, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCExEm relação ao comportamento verbal podemos afirmar: ✂️ a) todo comportamento verbal é também vocal. ✂️ b) como comportamento operante, o comportamento verbal exige a presença do ouvinte para ser reforçado. ✂️ c) como qualquer comportamento operante, o comportamento verbal não exige reforço intermitente para ser mantido. ✂️ d) o comportamento verbal exige mais reforço para se manter do que para ser adquirido. ✂️ e) o comportamento operante de abrir a porta ou dirigir um carro pode ser chamado de comportamento verbal. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 73Q155087 | Psicologia, Piscologia e Organizações, Analista Judiciário Psicologia, TRT 4a REGIÃO, FCCDe maneira geral, as teorias sobre estilos de liderança estudam a liderança em termos de estilos de comportamento do líder em relação aos seus colaboradores, isto é, maneiras pelas quais o líder orienta sua conduta. Enquanto a abordagem dos traços se refere àquilo que o líder é, a abordagem dos estilos de liderança se refere àquilo que o líder ✂️ a) sente. ✂️ b) pensa. ✂️ c) valoriza. ✂️ d) faz. ✂️ e) acredita. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 74Q152553 | Psicologia, Avaliação psicológica, Analista Judiciário Psicologia, TJ PI, FCCHenry A. Murray formulou uma teoria da personalidade e criou a técnica do TAT - Teste de Apercepção Temática. Segundo Murray (1977), o primeiro passo na análise de uma história é a identificação ✂️ a) dos motivos e tendências do sujeito em teste. ✂️ b) do protagonista. ✂️ c) dos sentimentos patológicos do sujeito em teste. ✂️ d) dos pensamentos do sujeito em teste. ✂️ e) das reações delirantes do sujeito em teste. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 75Q237016 | Psicologia, Psicólogo, DEGASE, CEPERJFoucault, em Vigiar e Punir, faz uma reflexão importante sobre os mecanismos de disciplina. Considere os itens abaixo.I- Foucault notou que o controle disciplinar não era exclusivo das prisões e, sim, permeava várias instituições, como as fábricas, exércitos, hospitais e escolas. II- A disciplina não pode se identificar com uma instituição nem com um aparelho, mas com uma sociedade disciplinar. III- É pela disciplina que as relações de poder se tornam mais facilmente observáveis, pois é por meio da disciplina que se estabelecem as relações. IV- A prisão é o final previsível da passagem por instituições pela qual a sociedade acredita impedir a delinquência, como os abrigos e medidas socioeducativas.A alternativa com a indicação correta dos itens que melhor representam o pensamento de Foucault é: ✂️ a) I e II ✂️ b) I e III ✂️ c) I, II e III ✂️ d) II e IV ✂️ e) I, II, III, IV Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 76Q217080 | Psicologia, Gestão por Competências, Oficial Técnico de Inteligência Área de Psicologia, ABIN, CESPE CEBRASPETexto associado.Julgue os itens seguintes, relativos à gestão por competências.As capacidades dinâmicas permitem à organização adaptar continuamente suas competências às exigências do ambiente. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 77Q691428 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019Em Psicologia das Massas e a Análise do Eu (1921), Freud analisa o modo como os grupos se formam e a capacidade de exercer influência na vida das pessoas. Assim, ele aponta para uma forma original de laço emocional do Eu com o objeto, por meio da qual o Ideal do Eu é substituído pelo Ideal do grupo, corporificado na figura do líder. Essa forma original chama-se ✂️ a) negação. ✂️ b) identificação. ✂️ c) compensação. ✂️ d) formação reativa. ✂️ e) isolamento. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 78Q150324 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Analista Judiciário Psicologia, TRT 1a REGIÃO, FCCO mediador pode assumir vários papéis para ajudar as partes na resolução de disputas, entre eles o de agente de realidade, ou seja, ele ✂️ a) pode assumir certa responsabilidade ou culpa por uma decisão impopular que as partes, apesar de tudo, estejam dispostas a aceitar. ✂️ b) ajuda a elaboração de um acordo razoável e viável e questiona e desafia as partes que têm objetivos radicais e não-realistas. ✂️ c) toma a iniciativa de prosseguir as negociações por meio de sugestões processuais ou fundamentais. ✂️ d) proporciona assistência às partes e as vincula a especialistas e a recursos externos (ex: advogados, especialistas técnicos) que podem capacitá-los a aumentar as opções aceitáveis de acordo. ✂️ e) instrui os negociadores iniciantes, inexperientes ou despreparados no processo de barganha. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 79Q151579 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Analista Judiciário Psicologia, TJ PI, FCCOs métodos alternativos de resolução de conflitos empregam a negociação como instrumento primeiro e natural para solucionar os conflitos. Ao recorrer ao diálogo, o que se tenta é atender ✂️ a) às necessidades conscientes de um dos envolvidos na arbitragem. ✂️ b) ao reclamo de uma parte em relação à outra. ✂️ c) às necessidades imediatas de um processo judicial. ✂️ d) aos quesitos de uma sentença judicial. ✂️ e) ao pedido do juiz de pacificação do vínculo e de se chegar a uma conciliação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 80Q194442 | Psicologia, Treinamento e Desenvolvimento, Agente Técnico Legislativo Especializado Psicologia, AL SP, FCCO treinamento deve atender a três critérios de eficácia: relevância, transferibilidade e alinhamento sistêmico. O critério de alinhamento sistêmico refere-se ✂️ a) ao grau de competências essenciais, desenvolvidas durante o processo de treinamento, que podem ser transmitidas de forma sistêmica para outros colegas, como, por exemplo, na participação de atividades em grupos. ✂️ b) à capacidade sistêmica do treinando em manter a direção para os tópicos e alvos mais importantes aplicados durante o treinamento. ✂️ c) à capacidade do treinando em aumentar suas habilidades consideradas gerais e mecânicas, relevantes para seu gestor na prática do seu trabalho. ✂️ d) ao grau em que habilidades e comportamentos adquiridos em situações de aprendizagem podem ser aplicados de forma sistêmica na vida pessoal, gerando comprometimento com os resultados do trabalho. ✂️ e) ao grau em que os comportamentos aprendidos e aplicados em alguma área da organização podem ser também aplicados em outras áreas do sistema. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
61Q231432 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Quixadá CE, ACEPPara Vergara (2000), existem seis competências gerenciais que favorecem o bom desenvolvimento das lideranças nas organizações. Dentre essas, existe a competência conceituada como a capacidade de lidar com mudanças contínuas, evitando que o gestor tenha uma sensação de impotência, sendo necessário que se prepare para a mudança, e não contra ela. Assinale a alternativa que contempla essa definição. ✂️ a) Gestão da incerteza. ✂️ b) Gestão da adaptabilidade. ✂️ c) Gestão da complexidade. ✂️ d) Gestão da competitividade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
62Q156185 | Psicologia, Psicologia Organizacional, Analista Judiciário Psicologia, TRT 17a Região, CESPE CEBRASPETexto associado.Julgue os itens subsequentes a respeito de organizações e deteoria das organizações.Segundo Taylor, o trabalho de cada operário é planejado pela direção. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
63Q150008 | Psicologia, Analista Judiciário Psicologia, TRT 9a REGIÃO, FCCNo meio empresarial, é comum definir competência com a sigla CHA para designar o conjunto dos conhecimentos, habilidades e atitudes que um colaborador deve possuir para desenvolver o seu trabalho. Atitudes, neste contexto, referem-se à ✂️ a) capacidade de obter experiência e de manter este saber fazer presente a todo o momento no ambiente de trabalho. ✂️ b) proficiência e motivação aplicada na utilização dos conhecimentos necessários para execução do trabalho. ✂️ c) capacidade de atribuir valor àquilo que se executa no trabalho, demonstrando capacidade de seguir regras, procedimentos e principalmente de demons trar disciplina na execução do trabalho. ✂️ d) capacidade de assimilar todas as informações necessárias para a realização de alguma tarefa. ✂️ e) forma como o indivíduo atua diante das circunstâncias, sua conduta em relação ao trabalho, às situações e às pessoas; por exemplo, pode-se citar a proatividade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
64Q155479 | Psicologia, Gestão do Conhecimento, Analista Judiciário Psicologia, TRT 3a Região, FCCA gestão do conhecimento é uma estratégia que possibilita gerenciar o desempenho de uma organização. Neste sentido, a identificação do processo de aprendizagem organizacional possibilita captar o conhecimento organizacional, disseminando-o a partir ✂️ a) do nível de interesse de cada funcionário, das expectativas individuais e coletivas, das posições ocupadas na organização e do nível de responsabilidade individual. ✂️ b) do processo de endomarketing, das práticas de relacionamento interpessoal, da troca de feedback entre as pessoas e do sistema informacional. ✂️ c) da comunicação e circulação de conhecimento, do treinamento, da rotação de pessoas e do trabalho em equipes diversas. ✂️ d) das práticas profissionais, do tempo de permanência do funcionário na organização, do nível cultural do funcionário e do nível de estruturação da organização. ✂️ e) das práticas de feedback entre líder e liderados, da motivação de cada funcionário, do relacionamento interpessoal dos funcionários e do nível sociocultural dos envolvidos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
65Q28701 | Psicologia, Psicopedagogo, Prefeitura de Barra Mansa RJ, BIO RIO O jogo tem valor formativo porque supõe relação social, interação. Por isso, a participação em jogos contribui para formação da personalidade dos aprendentes. Ele é, uma ferramenta importante no trabalho psicopedagógico. No entanto, ao fazer uso do jogo em suas atividades o psicopedagogo deve cuidar dos seguintes aspectos, EXCETO: ✂️ a) cuidar para que os jogos estejam de acordo com a faixa etária dos alunos; ✂️ b) ajudar a desenvolver noções de cidadania; ✂️ c) criar sentido de coletividade; ✂️ d) impor regras claras e objetivas; ✂️ e) evitar que vitorias e derrotas tornem-se situações traumáticas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
66Q153265 | Psicologia, Psicanalise, Analista Judiciário Psicologia, TRT 6a Região, FCCNas fases de desenvolvimento humano propostas no modelo freudiano, há um período no qual ocorre a canalização das energias sexuais para o desenvolvimento social, por meio de sublimações. Deste modo, a energia da libido fica temporariamente deslocada dos seus objetivos sexuais. Esta descrição corresponde ao período ✂️ a) fálico. ✂️ b) oral. ✂️ c) anal. ✂️ d) de latência. ✂️ e) genital. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
67Q850084 | Psicologia, Psicologia Social, FURB SC SC Psicólogo, FURB, 2020De acordo com a perspectiva histórico-cultural, o meio em que a pessoa está inserida tem enorme influência na sua constituição subjetiva, de modo que, por meio da linguagem, os diversos aspectos de sua cultura são a ela comunicados. No que diz respeito ao modo como a pessoa se apropria desses elementos da cultura, pode-se dizer que ela: ✂️ a) É passiva, portanto, absorve os valores de seu contexto histórico-cultural e se forma conforme a classe em que está inserida. ✂️ b) É ativa, mas os novos sentidos que o sujeito pode vir a atribuir dependem de seu desenvolvimento cognitivo e de sua inteligência, que, por sua vez, são fatores hereditários. ✂️ c) Não é passiva, tampouco ativa, uma vez que a constituição subjetiva, por ocorrer de forma espontânea, não é passível de interferências por parte da própria pessoa. ✂️ d) É passiva, pois os valores de sua cultura são imperativos, cabendo a ela apenas reconhecer seus efeitos e, futuramente, autoconhecer-se e, caso deseje, trabalhar para mudar a cultura. ✂️ e) É ativa, portanto, reage aos significados instituídos atribuindo sentidos que são próprios de sua singularidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
68Q49986 | Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCCO desenvolvimento humano deve ser entendido como uma globalidade, mas para efeito de estudo tem sido abordado a partir de quatro aspectos básicos: físico-motor; intelectual; social e ✂️ a) epistemológico. ✂️ b) estrutural. ✂️ c) afetivo-emocional. ✂️ d) tipos de personalidade. ✂️ e) tipos de temperamento. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
69Q28700 | Psicologia, Psicopedagogo, Prefeitura de Barra Mansa RJ, BIO RIOAs provas de Diagnóstico Operatório constituem, ainda hoje, um dos instrumentos mais utilizados como ferramenta auxiliar na elaboração de diagnósticos psicopedagógicos. Elas apresentam como base as estruturas operatórias próprias de cada etapa do desenvolvimento humano. Assim, é correto dizer que elas avaliam: ✂️ a) o nível de desenvolvimento físico e neurológico; ✂️ b) o nível de capacidade psicomotora; ✂️ c) o nível de desenvolvimento sócio-emocional; ✂️ d) o nível de estruturação da personalidade; ✂️ e) o nível de estruturação cognitiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
70Q47342 | Psicologia, Psicólogo, JUCEPE, UPENETSobre a linguagem não verbal e suas formas de expressão na entrevista, observe os itens abaixo: I. Toque II. Roupas III. Territorialidade IV. Proxêmica Assinale a alternativa que identifica aqueles próprios à linguagem não verbal. ✂️ a) I, II e III, apenas. ✂️ b) I, III e IV, apenas. ✂️ c) I, II e IV, apenas. ✂️ d) II, III e IV, apenas. ✂️ e) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
71Q150063 | Psicologia, Motivação, Analista Judiciário Psicologia do Trabalho, TRF 4a, FCCPara Abraham Maslow, desejar algo implica a ocorrência da satisfação de outros desejos, sendo que os desejos possuem uma ordem de predominância. Existem estudos que mostram que trabalhadores de níveis mais baixos tendem a preocupar-se mais com as necessidades de baixa ordem (fisiológicas e de segurança), enquanto gerentes e trabalhadores de nível mais alto voltam-se mais para o atendimento das necessidades de ✂️ a) alta ordem (autoestima e autorrealização). ✂️ b) média ordem (sociais e de amor). ✂️ c) média ordem (de apoio e de consideração). ✂️ d) ordem superior (de segurança e sociais). ✂️ e) ordem avançada (de segurança e de amor). Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
72Q196758 | Psicologia, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCExEm relação ao comportamento verbal podemos afirmar: ✂️ a) todo comportamento verbal é também vocal. ✂️ b) como comportamento operante, o comportamento verbal exige a presença do ouvinte para ser reforçado. ✂️ c) como qualquer comportamento operante, o comportamento verbal não exige reforço intermitente para ser mantido. ✂️ d) o comportamento verbal exige mais reforço para se manter do que para ser adquirido. ✂️ e) o comportamento operante de abrir a porta ou dirigir um carro pode ser chamado de comportamento verbal. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
73Q155087 | Psicologia, Piscologia e Organizações, Analista Judiciário Psicologia, TRT 4a REGIÃO, FCCDe maneira geral, as teorias sobre estilos de liderança estudam a liderança em termos de estilos de comportamento do líder em relação aos seus colaboradores, isto é, maneiras pelas quais o líder orienta sua conduta. Enquanto a abordagem dos traços se refere àquilo que o líder é, a abordagem dos estilos de liderança se refere àquilo que o líder ✂️ a) sente. ✂️ b) pensa. ✂️ c) valoriza. ✂️ d) faz. ✂️ e) acredita. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
74Q152553 | Psicologia, Avaliação psicológica, Analista Judiciário Psicologia, TJ PI, FCCHenry A. Murray formulou uma teoria da personalidade e criou a técnica do TAT - Teste de Apercepção Temática. Segundo Murray (1977), o primeiro passo na análise de uma história é a identificação ✂️ a) dos motivos e tendências do sujeito em teste. ✂️ b) do protagonista. ✂️ c) dos sentimentos patológicos do sujeito em teste. ✂️ d) dos pensamentos do sujeito em teste. ✂️ e) das reações delirantes do sujeito em teste. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
75Q237016 | Psicologia, Psicólogo, DEGASE, CEPERJFoucault, em Vigiar e Punir, faz uma reflexão importante sobre os mecanismos de disciplina. Considere os itens abaixo.I- Foucault notou que o controle disciplinar não era exclusivo das prisões e, sim, permeava várias instituições, como as fábricas, exércitos, hospitais e escolas. II- A disciplina não pode se identificar com uma instituição nem com um aparelho, mas com uma sociedade disciplinar. III- É pela disciplina que as relações de poder se tornam mais facilmente observáveis, pois é por meio da disciplina que se estabelecem as relações. IV- A prisão é o final previsível da passagem por instituições pela qual a sociedade acredita impedir a delinquência, como os abrigos e medidas socioeducativas.A alternativa com a indicação correta dos itens que melhor representam o pensamento de Foucault é: ✂️ a) I e II ✂️ b) I e III ✂️ c) I, II e III ✂️ d) II e IV ✂️ e) I, II, III, IV Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
76Q217080 | Psicologia, Gestão por Competências, Oficial Técnico de Inteligência Área de Psicologia, ABIN, CESPE CEBRASPETexto associado.Julgue os itens seguintes, relativos à gestão por competências.As capacidades dinâmicas permitem à organização adaptar continuamente suas competências às exigências do ambiente. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
77Q691428 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019Em Psicologia das Massas e a Análise do Eu (1921), Freud analisa o modo como os grupos se formam e a capacidade de exercer influência na vida das pessoas. Assim, ele aponta para uma forma original de laço emocional do Eu com o objeto, por meio da qual o Ideal do Eu é substituído pelo Ideal do grupo, corporificado na figura do líder. Essa forma original chama-se ✂️ a) negação. ✂️ b) identificação. ✂️ c) compensação. ✂️ d) formação reativa. ✂️ e) isolamento. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
78Q150324 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Analista Judiciário Psicologia, TRT 1a REGIÃO, FCCO mediador pode assumir vários papéis para ajudar as partes na resolução de disputas, entre eles o de agente de realidade, ou seja, ele ✂️ a) pode assumir certa responsabilidade ou culpa por uma decisão impopular que as partes, apesar de tudo, estejam dispostas a aceitar. ✂️ b) ajuda a elaboração de um acordo razoável e viável e questiona e desafia as partes que têm objetivos radicais e não-realistas. ✂️ c) toma a iniciativa de prosseguir as negociações por meio de sugestões processuais ou fundamentais. ✂️ d) proporciona assistência às partes e as vincula a especialistas e a recursos externos (ex: advogados, especialistas técnicos) que podem capacitá-los a aumentar as opções aceitáveis de acordo. ✂️ e) instrui os negociadores iniciantes, inexperientes ou despreparados no processo de barganha. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
79Q151579 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Analista Judiciário Psicologia, TJ PI, FCCOs métodos alternativos de resolução de conflitos empregam a negociação como instrumento primeiro e natural para solucionar os conflitos. Ao recorrer ao diálogo, o que se tenta é atender ✂️ a) às necessidades conscientes de um dos envolvidos na arbitragem. ✂️ b) ao reclamo de uma parte em relação à outra. ✂️ c) às necessidades imediatas de um processo judicial. ✂️ d) aos quesitos de uma sentença judicial. ✂️ e) ao pedido do juiz de pacificação do vínculo e de se chegar a uma conciliação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
80Q194442 | Psicologia, Treinamento e Desenvolvimento, Agente Técnico Legislativo Especializado Psicologia, AL SP, FCCO treinamento deve atender a três critérios de eficácia: relevância, transferibilidade e alinhamento sistêmico. O critério de alinhamento sistêmico refere-se ✂️ a) ao grau de competências essenciais, desenvolvidas durante o processo de treinamento, que podem ser transmitidas de forma sistêmica para outros colegas, como, por exemplo, na participação de atividades em grupos. ✂️ b) à capacidade sistêmica do treinando em manter a direção para os tópicos e alvos mais importantes aplicados durante o treinamento. ✂️ c) à capacidade do treinando em aumentar suas habilidades consideradas gerais e mecânicas, relevantes para seu gestor na prática do seu trabalho. ✂️ d) ao grau em que habilidades e comportamentos adquiridos em situações de aprendizagem podem ser aplicados de forma sistêmica na vida pessoal, gerando comprometimento com os resultados do trabalho. ✂️ e) ao grau em que os comportamentos aprendidos e aplicados em alguma área da organização podem ser também aplicados em outras áreas do sistema. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro