Início

Questões de Concursos Psicologia

Resolva questões de Psicologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


801Q849324 | Psicologia, Testes Psicológicos, Prefeitura de Estância Velha RS Psicólogo, FUNDATEC, 2020

Qual das alternativas NÃO é um dos fatores de segunda ordem do Inventário Fatorial de personalidade IFP-II?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

802Q47338 | Psicologia, Psicólogo, JUCEPE, UPENET

Considere um teste psicológico com as seguintes características: Compreende um conjunto de 9 figuras geométricas. São cartelas em cor branca, compostas por figuras diferenciadas que estão desenhadas em cor preta. Os estímulos formam linhas contínuas ou pontos, curvas sinuosas ou ângulos. Servem tanto para uma análise visomotora como projetiva. É um importante instrumento de análise dos indicadores em nível orgânico e emocional do sujeito. Utiliza-se para o diagnóstico e entendimento do paciente com dificuldades de aprendizagem, comprometimentos emocionais e alterações neurológicas.

Assinale a alternativa que identifica, CORRETAMENTE, o teste descrito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

803Q217068 | Psicologia, Psicologia Organizacional, Oficial Técnico de Inteligência Área de Psicologia, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da gestão estratégica de pessoas e dos modelos de gestão de
pessoas, julgue os itens que se seguem.

A definição de comportamentos e diretrizes de ação que orientam os esforços estratégicos da gestão de pessoas não perpassa a discussão acerca da cultura organizacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

804Q43850 | Psicologia, Psicólogo, FUNTELPA, IDECAN

Na apresentação do Código de Ética Profissional do Psicólogo, com relação ao próprio Código é correto afirmar que, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

806Q837271 | Psicologia, Avaliação Psicológica, Prefeitura de Catanduvas PR Psicólogo, FAUEL, 2021

A respeito do diagnóstico psicopatológico, considere as afirmativas e julgue se verdadeiro (V) ou falso (F).

I- Envolve uma relação dialética permanente entre o individual (aquele paciente específico), e o universal (categoria diagnóstica à qual essa pessoa pertence).
II- Os diagnósticos são ideias (constructos), fundamentais para o trabalho científico, para o conhecimento do mundo, mas não objetos reais e concretos.
III- O diagnóstico em psicopatologia acaba por rotular pessoas diferentes, permitindo e legitimando o poder médico, o controle social sobre o indivíduo.
IV- O diagnóstico em psicopatologia é o elemento principal e mais importante da prática psiquiátrica, se sobrepondo as singularidades de cada indivíduo.

assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

807Q99038 | Psicologia, Piscologia e Organizações, Analista Psicologia, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca dos diferentes temas de estudo do comportamento
organizacional, julgue os itens que se seguem.

O clima organizacional pode ser observado e medido mais diretamente e tem uma história de pesquisa mais longa que a cultura organizacional.
  1. ✂️
  2. ✂️

808Q151613 | Psicologia, Psicologia Organizacional, Analista Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de organizações e teorias organizacionais, julgue os itens
que se seguem.

A organização burocrática caracteriza-se pela padronização e pela formalização dos processos de trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

809Q230983 | Psicologia, Trabalho em equipe, Psicólogo, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do trabalho da equipe interprofissional, julgue os itens a
seguir.

Entre as características desejáveis no trabalho interprofissional, o corporativismo aparece como primordial, pois promove prática profissional pensada e discutida com profissionais de outras áreas.

  1. ✂️
  2. ✂️

810Q231001 | Psicologia, Psicologia e Saúde, Psicólogo, UNIRIO, UNIRIO

No hospital, o psicólogo ao trabalhar em nível psicopedagógico, deve procurar desenvolver estratégias de grupo voltadas para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

811Q849510 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Psicopedagogo, CESPE CEBRASPE, 2020

Na década de 70 do século passado, após um ano de diagnóstico e tratamento de pacientes com dificuldades de aprendizagem, psicopedagogos argentinos perceberam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

812Q231043 | Psicologia, Psicólogo, TRT 12a Região, FCC

A síndrome caracterizada como resposta efetiva a uma contínua e prolongada exposição a fatores estressantes do trabalho que geram exaustão emocional, avaliação negativa de si mesmo, depressão, insensibilidade e sensação de incompetência denomina-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

813Q231813 | Psicologia, Psicólogo, Polícia Civil SC, ACAFE

Considerando os estudos sobre a Inteligência é correto afirmar, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

814Q246919 | Psicologia, Recrutamento e Seleção, Técnico Científico Psicologia do Trabalho, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao recrutamento e à seleção de pessoal, julgue os itens
a seguir.

Todo roteiro de entrevista deve conter perguntas iniciais para estabelecimento do rapport entre o entrevistador e o entrevistado.

  1. ✂️
  2. ✂️

815Q848792 | Psicologia, Psicofarmacologia, Multiprofissional em Atenção Cardíaca Psicologia, SES DF, IADES, 2020

No que se refere a intervenções psicológicas em pacientes acometidos por cardiopatias, julgue o item a seguir.

Técnicas de relaxamento tendem a diminuir a produção pelo hipotálamo de neurotransmissores como endorfina e serotonina, substâncias que apresentam uma estrutura química similar à da morfina e que, por causa dessa semelhança, apresentam um efeito analgésico.

  1. ✂️
  2. ✂️

816Q51894 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Catende PE, ASPERHS

Sobre os transtorno delirante é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

817Q707830 | Psicologia, Analista Desenvolvimento Gestão Júnior Psicologia, METRÔ SP, FCC, 2019

Jung identificou quatro funções psicológicas fundamentais (pensamento, sentimento, sensação e intuição), sendo que ninguém desenvolve igualmente bem todas as quatro funções. Cada pessoa tem uma função
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

818Q833811 | Psicologia, Psicopatologia, Prefeitura de São José do Cedro SC Psicólogo, AMEOSC, 2021

Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza métodos e técnicas psicológicas (entrada), a nível individual ou não, entendendo, à luz de princípios teóricos, os problemas, identificando o caso e prevendo seu curso possível, para comunicar resultados ( resultado). (...) (CUNHA, Jurema Alcides et al. Psicodiagnóstico. Artes Médicas. 1989.2ª ed. Porto Alegre. P.9-11.). Analise o que se enuncia a seguir:
"Investiga a natureza de irregularidades ou inconsistências no quadro sintomático ou em resultados de testes, para estabelecer distinções entre níveis de funcionamento, quadros psicopatológicos (especialmente, patologias subjacentes), tipo de emergência, etc. A tendência clínica atual é a colocar uma ênfase especial neste tipo de diagnóstico ". (CUNHA, Jurema Alcides et al. Psicodiagnóstico. Artes Médicas. 1989.2ª ed. Porto Alegre. P.9-11.). O enunciado apresenta elementos que identificam o "Diagnóstico":
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

819Q852011 | Psicologia, Políticas Públicas no ECA, Prefeitura de Panambi RS Psicólogo, FUNDATEC, 2020

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) considera crianças e adolescentes como pessoas em condição peculiar de desenvolvimento, devendo ser tratados com prioridade absoluta pela família, pela sociedade e pelo Estado (ROVINSKI; PELISOLI, 2019). Em relação ao conceito legal de criança e adolescente, assinale a alternativa que contempla as idades dessas duas fases do desenvolvimento, respectivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

820Q847688 | Psicologia, Psicanálise, Prefeitura de Passira PE Psicólogo, CONTEMAX, 2020

As observações de Freud a respeito de seus pacientes revelaram uma série interminável de conflitos e acordos psíquicos. A um instinto opunha-se outro; proibições sociais bloqueavam pulsões biológicas e os modos de enfrentar situações frequentemente chocavam-se uns com os outros. Ele tentou ordenar este caos aparente propondo três componentes básicos estruturais da psique: o id, o ego e o superego (Schultz & Schultz, 2002). Acerca de cada um julgue verdadeiro ou falso: I. O Id. O Id "contém tudo o que é herdado, que se acha presente no nascimento, que está presente na constituição—acima de tudo, portanto, os instintos que se originam da organização somática e que aqui (no id) encontram uma primeira expressão psíquica, sob formas que nos são desconhecidas" (1940, livro 7, pp. 17-18 na ed. bras.). É a estrutura da personalidade original, básica e mais central, exposta tanto às exigências somáticas do corpo como aos efeitos do ego e do superego. Embora as outras partes da estrutura se desenvolvam a partir do id, ele próprio é amorfo, caótico e desorganizado. II. O Ego. O ego é a parte do aparelho psíquico que está em contato com a realidade externa. Desenvolve-se a partir do id, à medida que o bebê toma-se cônscio de sua própria identidade, para atender e aplacar as constantes exigências do id. Como a casca de uma árvore, ele protege o id mas extrai dele a energia, a fim de realizar isto. Tem a tarefa de garantir a saúde, segurança e sanidade da personalidade. III. O Superego. Esta última parte da estrutura se desenvolve não a partir do id, mas a partir do ego. Atua como um juiz ou censor sobre as atividades e pensamentos do ego. É o depósito dos códigos morais, modelos de conduta e dos construtos que constituem as inibições da personalidade. Freud descreve três funções do superego: consciência, auto-observaçao e formação de ideais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.