Início

Questões de Concursos Psiquiatria

Resolva questões de Psiquiatria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1041Q898657 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Matriz de Camaragibe AL, ADM TEC, 2024

O suicídio é uma das principais causas de mortalidade no mundo, e sua etiologia envolve uma interação complexa de fatores de risco individuais, ambientais e populacionais. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1042Q896124 | Psiquiatria, Área: Psiquiatria, UFES, UFES, 2024

De acordo com Kaplan & Sadock, 11ª edição, quanto a conceitos relacionados às interações medicamentosas do lítio, é INCORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1043Q959871 | Psiquiatria, Psiquiatria, TRF 2a REGIÃO, FCC

Analise:

I. Para o diagnóstico de Anorexia Nervosa é obrigatório que a criança encontre-se pelo menos 25% abaixo do peso corporal esperado para idade e altura.

II. Os mecanismos compensatórios purgativos (indução de vômitos, uso de laxativos) são característicos da Bulimia Nervosa e bastante raros na Anorexia Nervosa.

III. Alterações do eixo hipotálamo-hipófise, tais como amenorreia, geralmente estão presentes nos casos de Anorexia Nervosa, porém são raros na Bulimia Nervosa.

IV. A distorção da imagem corporal geralmente está presente tanto na Anorexia Nervosa quanto na Bulimia Nervosa.

Considerando V(verdadeiro) e F(falso), os itens de I a IV são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1044Q1084290 | Psiquiatria, Perícia Psiquiátrica, Médico psiquiatra, SAP SP, VUNESP

Na Psiquiatria Forense, o transtorno de personalidade é considerado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1045Q897442 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Brasília de Minas MG, COTEC, 2024

Caso clínico: Wellington, 23 anos, atendente dos Correios, chega à UBS queixando-se de tensão diária, alerta constante, insônia e choro fácil há aproximadamente 2 meses. Desde que foi abordado por um assaltante armado no serviço, vem apresentando crises diárias de taquipneia, sudorese intensa, medo e angústia, sempre que lembra do ocorrido. Tenta evitar tais lembranças, mas não consegue afastá-las de sua consciência. Apresenta, ainda, redução do apetite, desânimo e dificuldade de concentração.
De acordo com o caso clínico descrito, pode-se afirmar que o paciente apresenta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1046Q910548 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Paciente feminino, 33 anos, com história de dois episódios depressivos anteriores segundo relato de familiares que a acompanham na consulta, sem tratamento adequado em nenhum deles e, ainda segundo seus familiares, sem outros antecedentes. A paciente relata que vem evoluindo nos últimos 3 meses com sintomas diversos, como anedonia, tristeza, diminuição da volição e da energia, insônia e inapetência, sem ideação suicida. Médico da UBSF iniciou fluoxetina 20mg/dia e orientou. Após 3 dias, os familiares acionam o SAMU para levar a paciente à UPA. Ela chega ao local de atendimento em contenção mecânica e relato de que, após o início da fluoxetina, principalmente nas ultimas 36h, vem evoluindo com agitação, comportamento inadequado, expansividade e, no dia de hoje, fugiu e só foi encontrada a 8km de casa. O que aconteceu com a paciente, o diagnóstico corrigido e o tratamento a ser instituído são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1047Q910558 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

ACID-11 da OMS veio para substituir a CID-10, servindo atualmente como novo norteador diagnóstico nos estudos nosológicos não apenas da parte psiquiátrica, mas também de diversas especialidades médicas. Na Psiquiatria, costumamos utilizar também o consenso americano, que chamamos de DSM, no momento em sua 5ª edição revisada. Contudo, o DSM-V-TR guarda algumas diferenças com relação à CID-11. Dentre essas diferenças, está a classificação dos transtornos de personalidade. Embora se mantenham os “Clusters” A, B e C na divisão dessas patologias. A alternativa que contempla um transtorno de personalidade presente tanto no DSM-V-TR como na CID-11 é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1048Q907757 | Psiquiatria, Psicólogo com Especialidade em Neuropsicologia, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Sobre as estratégias de intervenção em crianças com transtorno de aprendizagem, especialmente de leitura e escrita (dislexia), a conduta deverá ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1049Q1084934 | Psiquiatria, Psiquiatria Infantil, Psiquiatria, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Transtorno de personalidade é um padrão persistente de comportamento ou vivência íntima que se desvia acentuadamente das expectativas da cultura do indivíduo. O transtorno é generalizado e inflexível, tendo início na adolescência ou no começo da idade adulta, sendo estável ao longo do tempo. Acerca desse assunto, julgue os itens de 106 a 110.

O transtorno da personalidade borderline pode ser diagnosticado em crianças e adolescentes, nos casos raros em que os traços mal adaptativos do indivíduo sejam particularmente graves e generalizados.
  1. ✂️
  2. ✂️

1050Q1007883 | Psiquiatria, Junta Médica em Psiquiatria, MPU, FGV, 2025

Um homem de 45 anos apresenta episódios impulsivos de explosões de raiva que duram menos de 30 minutos, geralmente desencadeados por provocações mínimas ou sem gatilho aparente. Durante os episódios, há sintomas de tensão intensa acompanhados de manifestações somáticas (palpitações, tremores e aperto no peito). O paciente exibe agressividade verbal (gritos e ameaças) e, ocasionalmente, agressividade física (arremesso de objetos e empurrões com consequências leves). Após os episódios, sente alívio, seguido por sentimentos de vergonha e arrependimento. Esses eventos prejudicam significativamente suas relações interpessoais, vida conjugal e desempenho profissional. Paciente nega o uso de drogas. O diagnóstico mais provável desse paciente é transtorno:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1051Q973078 | Psiquiatria, Psiquiatria, TJDFT, FGV, 2022

Paciente com episódios depressivos recorrentes se recusa a fazer uso de antidepressivos porque tal uso já lhe causou importantes efeitos colaterais sexuais.
As duas drogas com as quais o paciente teria maior probabilidade de adesão ao tratamento, devido à ausência de efeitos colaterais sexuais, são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1052Q973079 | Psiquiatria, Psiquiatria, TJDFT, FGV, 2022

A clozapina é considerada o mais eficaz dos antipsicóticos, particularmente em pacientes que não responderam a outros tratamentos. No entanto, é um medicamento difícil de administrar, dado o risco de efeitos colaterais graves (agranulocitose).
Ao prescrever clozapina para um paciente, a maneira mais adequada de monitorar o aparecimento de agranulocitose é fazer o monitoramento por meio de hemograma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1053Q1041183 | Psiquiatria, Psicofarmacologia, Analista Judiciário Medicina Psiquiatria, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito do uso de Clozapina e suas particularidades psicofarmacológicas, julgue o item a seguir.

A prescrição concomitante de antidepressivos é possível, mas deve ser cautelosa, tendo-se especial atenção àqueles agentes que inibem fortemente a enzima CYP1A2, como, por exemplo, a paroxetina, devido à redução do metabolismo da Clozapina e ao aumento do risco de toxicidade em doses usuais.

  1. ✂️
  2. ✂️

1054Q1024829 | Psiquiatria, Psicofarmacologia, Psicogeriatria, EBSERH, FGV, 2024

O melhor tratamento para distonia aguda induzida por antipsicóticos é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1055Q1083712 | Psiquiatria, Psiquiatria Clínica, Médico Psiquiatra, DEPEN, CESPE CEBRASPE, 2021

A classificação psiquiátrica é um desafio antigo na medicina e que sempre está em mutação. Ela é fundamental para que psiquiatras de diversos países e culturas distintas padronizem a comunicação científica. Com relação a diagnóstico e classificação em psiquiatria, julgue o item a seguir.
Pelo DSM-V, o transtorno depressivo maior não pode ser diagnosticado em pacientes meses após a perda de um ente querido, que seria a fase de luto, a menos que apresente graves sintomas de comprometimento como ideias de suicídio por exemplo.
  1. ✂️
  2. ✂️

1056Q1035091 | Psiquiatria, Psicopatologia, Psiquiatria Forense, EBSERH, FGV, 2024

A acatisia é caracterizada por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1057Q898650 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Matriz de Camaragibe AL, ADM TEC, 2024

Com relação aos transtornos depressivos, analise os itens a seguir.

I. Diminuição da energia, cansaço e fadiga são comuns nesse transtorno, sendo que o indivíduo pode relatar fadiga persistente sem esforço físico ou mesmo as tarefas mais leves parecem exigir um esforço substancial.
II. A característica essencial de um episódio depressivo maior é um período de pelo menos duas semanas durante as quais há um humor depressivo ou perda de interesse ou prazer em quase todas as atividades.
III. A afetividade negativa (Neuroticismo) é um fator de risco bem estabelecido para o início do transtorno depressivo maior, e altos níveis parecem aumentar a probabilidade de os indivíduos desenvolverem episódios depressivos em resposta a eventos estressantes na vida.

Estão CORRETOS os itens:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1058Q1033573 | Psiquiatria, Psicofarmacologia, Psiquiatria da Infância e Adolescência, EBSERH, FGV, 2024

Considerando as drogas estabilizadoras do humor, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1059Q901735 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Exame Psiquiátrico Um paciente de 35 anos, com histórico de transtorno bipolar, comparece à consulta relatando episódios de euforia, redução do sono e aumento da impulsividade nas últimas duas semanas. Durante a avaliação psiquiátrica, ele exibe discurso acelerado, ideias grandiosas e irritabilidade. Com base nos métodos diagnósticos em psiquiatria, quais elementos do exame psiquiátrico devem ser priorizados para a formulação diagnóstica?

1. Avaliação da orientação temporal e espacial do paciente são cruciais no diagnóstico.

2. Investigação das alterações no conteúdo do pensamento, como ideias delirantes.

3. Exame do afeto e da congruência emocional.

4. Análise da coerência e do fluxo do discurso.

5. Observação de sinais de catatonia ou outros sintomas motores, são prioritários nesse contexto.


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1060Q1033575 | Psiquiatria, Psicopatologia, Psiquiatria da Infância e Adolescência, EBSERH, FGV, 2024

Leonardo, 67 anos, comparece com a sua esposa a consulta médica. A esposa reclama que o paciente fica muito agitado no meio da madrugada, falando e chegando a chutá-la, inclusive já tendo a machucado. Afirma que isso ocorre enquanto ele está dormindo e que esse comportamento é recorrente.
O provável diagnóstico é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.