Início

Questões de Concursos Psiquiatria

Resolva questões de Psiquiatria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1161Q896128 | Psiquiatria, Área: Psiquiatria, UFES, UFES, 2024

De acordo com a figura 7.1 do Canadian Network for Mood and Anxiety Treatments (CANMAT), de 2023, para o tratamento farmacológico adjunto, no contexto de resposta subótima ao medicamento antidepressivo inicial, os medicamentos considerados de primeira linha são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1162Q959893 | Psiquiatria, Psiquiatria, TRF 2a REGIÃO, FCC

Com relação à psicopatologia da memória, a revivência súbita de fatos significativos é denominada de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1163Q999324 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Alterações psicopatológicas apresentadas por pessoas com Transtornos Mentais podem ser encontrados também no cotidiano de pessoas sem transtornos mentais. Assinale a alternativa abaixo na qual consta uma alteração psicopatológica encontrada apenas em pessoas com transtornos mentais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1164Q896415 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Paciente em uso de sertralina 200 mg/dia, devido a quadro de transtorno depressivo maior, apresenta resposta parcial ao tratamento. A conduta mais adequada para remissão dos sintomas é potencializar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1165Q896417 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Homem, 59 anos, portador de esquizofrenia, em uso de clozapina 500 mg/dia com remissão dos sintomas. Já fez uso de haloperidol e rispedirona sem reposta satisfatória. Vem apresentando queixa de incontinência urinária. Em relação ao caso, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1166Q897443 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Brasília de Minas MG, COTEC, 2024

Caso clínico: Francisco, 40 anos, é um pai de família exemplar, trabalhador, amado pela esposa e filhas. Sempre foi um homem correto e ético. Há aproximadamente 1 ano, após dificuldades financeiras e doença grave da filha mais nova, começou a apresentar rituais compulsivos. Começou lavando as mãos excessivamente e conferindo exageradamente as trancas da porta de casa. Hoje praticamente não consegue sair de casa, afastou-se do serviço e fica trancafiado em seu quarto, envolvido em estranhos rituais religiosos durante a maior parte do dia. A esposa, extremamente preocupada, relata que o marido apresenta rebaixamento do humor e, às vezes, fala em suicídio.

Com relação à conduta frente ao quadro descrito, assinale a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1167Q897446 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Brasília de Minas MG, COTEC, 2024

Caso clínico: Penélope é uma jovem de 24 anos que procura o psiquiatra queixando-se de instabilidade emocional e afetiva, desde os 10 anos de idade. Tem dificuldade de estabelecer relacionamentos sólidos e envolve-se em brigas com seus familiares constantemente. “Na mesma hora em que amo alguém, sou capaz de odiá-lo em poucos segundos, com a mesma intensidade.” Possui várias tatuagens e piercings e afirma que se arrepende de ter feito a maioria deles. “Sou muito impulsiva, se tenho uma vontade, nada me segura.” Devido à sua impulsividade e atitude sedutora, já tem 2 filhos de pais diferentes, com os quais não conseguiu se relacionar por mais de 2 meses. Refere sensação de vazio crônico e, muitas vezes, sente culpa e raiva tão grandes de si mesma que só alivia quando se corta.


Nesse caso, a hipótese diagnóstica mais provável é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1168Q896696 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra Infantil, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Sobre Epilepsia e condições psiquiátricas relacionadas, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1169Q907706 | Psiquiatria, Psiquiatra, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Nitidez, corporeidade, estabilidade, extrojeção e frescor sensorial são características de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1170Q989121 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Analise as seguintes afirmativas relacionadas ao diagnóstico em psiquiatria e indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) O diagnóstico diferencial entre Transtorno Depressivo Maior e Transtorno de Adaptação com humor deprimido pode ser especialmente desafiador, devido à sobreposição significativa de sintomas, como tristeza persistente e perda de interesse em atividades anteriormente prazerosas.


( ) O Transtorno Bipolar tipo II é caracterizado por pelo menos um episódio de mania e pelo menos um episódio depressivo maior, diferenciando-se do Transtorno Bipolar tipo I pela ausência de episódios maníacos completos.


( ) Na avaliação diagnóstica do Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), a re-experiência traumática é um critério que pode ser observado em todos os casos, sem exceções.


( ) O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) foi reclassificado do capítulo de transtornos de ansiedade para um capítulo próprio na última edição do DSM, refletindo uma compreensão mais nuanciada da sua patologia.


( ) Transtornos de Personalidade são tipicamente diagnosticados na infância, dada a estabilidade dos traços de personalidade observados desde os primeiros anos de vida.

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1172Q897990 | Psiquiatria, Psicopatologia, Médico Psiquiatra, Prefeitura de São José da Tapera AL, ADVISE, 2024

Na análise do circuito córtico-estriato-tálamocortical de paciente com TOC refratário, candidato aestimulação cerebral profunda, observa-se na neuroimagem funcional: hiperatividade da porção ventromedial do núcleo caudado e do córtex orbitofrontal, com alteração do padrão de conectividade. Nesse contexto, entende que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1173Q896724 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Paulo, 32 anos, solteiro, vai ao psiquiatra após atendimento de urgência no pronto-socorro há 1 semana, apresentando uma crise com muita falta de ar, palpitação, taquicardia, sudorese, dor no peito, formigamento nas mãos, sensação de desmaio iminente e muito medo de morrer. Acreditava que estava tendo um infarto agudo do miocárdio, mas que foi descartado com o resultado normal do eletrocardiograma e dos exames das enzimas cardíacas. Foi medicado com clonazepam, liberado para casa e orientado a procurar ajuda psiquiátrica. Relata ser muito ansioso e preocupado com tudo, mas que isso tem se agravado há 5 anos, devido dificuldades financeiras e problemas no ambiente familiar. Tem sentido muita fadiga, irritabilidade, tensão muscular e, mais recentemente, há 1 ano, problemas no sono, acordando várias vezes, ao longo da noite. Nega antecedente de tratamento psiquiátrico e psicológico.
Em relação ao caso, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1174Q910550 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

O transtorno bipolar do humor (TBH) é uma patologia que possui um espectro amplo, cuja epidemiologia pode chegar a até 5% da população. Para que se chegue ao diagnóstico de TBH tipo 1 ou tipo 2, é importante estar atento não apenas à sintomatologia maníaca ou hipomaníaca, mas também a duas características essenciais da doença, que são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1175Q1003735 | Psiquiatria, Médicoa Psiquiatra Ambulatorial, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2025

Otávio é um adolescente cis branco de 17 anos, solteiro. Vem à consulta médica acompanhado da mãe. A mãe queixa-se de que percebe o filho muito desanimado nos últimos 6 meses, desde que mudou de escola. Refere que ele parece não ter interesse em nada, o vê chorando com certa frequência, às vezes deixa até de tomar banho. Quando você se volta para o Otávio, ele lhe informa que vem sofrendo bullying na escola nova por conta da obesidade. Sente-se como se fosse o culpado por estar nessa situação e acaba descontando esse sentimento na comida. Também tem acordado no meio da noite todos os dias. No último mês, pensamentos suicidas têm permeado a sua mente - quando você pergunta se ele teria um método ou data marcada, ele responde que não sabe bem ainda, "talvez algum remédio ou corda".
Qual das abordagens abaixo seria mais adequada para iniciar o tratamento de Otávio?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1177Q910559 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Quando falamos sobre esquizofrenia, falamos sobre um transtorno do espectro das psicoses que é multifacetado e, ao contrário do que o senso comum pensa, a depender da conjunção de sintomas, pode variar de apresentação e nível de gravidade. Assim, quando um paciente com este diagnóstico inicia o discurso de que um conhecido dele tem se disfarçado de estranho para enganá-lo e começa a identifica-lo em diversas pessoas desconhecidas (que claramente não se trata do indivíduo que ele garante o estar “enganando”), chamamos isso de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1178Q1054692 | Psiquiatria, Transtornos Relacionados a Substâncias, Médico psiquiatra, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
O diagnóstico em psiquiatria possui características especiais
quando comparado a outras especialidades médicas, sendo de
vital importância o conhecimento das alterações psicopatológicas.
Quanto à psicopatologia e aos critérios diagnósticos, julgue os
itens a seguir.

De acordo com a CID-10, para que seja realizado o diagnóstico de síndrome de dependência, é necessário que haja o consumo mínimo semanal de determinada substância, medido objetivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️

1179Q1054696 | Psiquiatria, Psicofarmacologia, Médico psiquiatra, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
As bases neurocientíficas e o avanço psicofarmacológico vêm
tornando a psiquiatria e as doenças mentais menos vítimas de
preconceitos, em paralelo com o aumento da eficácia dos
tratamentos. Acerca da psicofarmacologia, julgue os itens
seguintes.

Uma nova geração de medicamentos psicotrópicos utiliza a propriedade de agonista parcial, ou seja, o medicamento pode ter efeito global agonista ou antagonista, dependendo da quantidade relativa da substância agonista verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️

1180Q961000 | Psiquiatria, Medicina Psiquiatria, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

“Paciente, sexo feminino, 58 anos, com história de três cirurgias de artroplastia de quadril com colocação de prótese, com dor crônica, chega ao pronto-socorro de hospital universitário com quadro de depressão respiratória, pupilas puntiformes, bradicardia acentuada e convulsões.” Sobre o quadro clínico, assinale a conduta médica correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.