Início

Questões de Concursos Psiquiatria

Resolva questões de Psiquiatria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q151131 | Psiquiatria, Psicopatologia, Analista Judiciário Medicina Psiquiátrica, TRT 18a Região, FCC

No que tange à psicopatologia da sensopercepção, considere:

I. Imagem Sensorial: é aquela obtida pela observação direta do objeto. Suas características são: nitidez, corporiedade, projeção para o exterior, fixidez e não ser influenciada pela vontade.

II. Imagem Pareidólica: é a persistência da imagem sensorial depois do desaparecimento do estímulo, quando este é muito intenso.

III. Imagem Mnemônica: é a imagem da recordação evocada pela memória. É muito instável e influenciada pela vontade, além de ser pouco nítida e sem corporeidade.

IV. Imagem Consecutiva: é produto da imaginação, e forma o conteúdo dos sonhos; ocorre sem objeto, é sem nitidez, sem corporeidade e muito influenciada pela vontade.

É correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q214732 | Psiquiatria, Médico psiquiatra, TJ AL, CESPE CEBRASPE

Sabendo que a síndrome de Down, a síndrome do X frágil e a fenilcetonúria são os mais comuns transtornos cromossômicos e metabólicos associados ao retardo mental, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q840387 | Psiquiatria, Transtornos de Ansiedade, Psiquiatria da Infância e Adolescência e Psicogeriatria, SES DF, IADES, 2020

Um professor de 43 anos de idade procura por atendimento, pois sente-se muito limitado pelo medo e pela ansiedade. Não anda mais de ônibus, não pega elevador, não consegue ficar em lugares que não tenham a possibilidade de “escapar” com facilidade. Qualquer lugar fechado ou com muitas pessoas lhe deixa com os “nervos à flor da pele”. Sente taquicardia, sudorese, escurece a visão, tem a sensação de que vai desmaiar ou perder o controle. Sair de casa provoca-lhe muito sofrimento. Não dorme no escuro e tem constantes sensações de sufocamento; por isso, dorme seminu e não bebe água em copo, somente em garrafa, porque teme asfixia. Essa situação iniciou-se há dois anos e vem crescendo. Tem faltado ao trabalho e evita o contato social com amigos e familiares. Procurou atendimento médico muitas vezes, pois acreditava que estava sofrendo um “ataque cardíaco”, porém nada era diagnosticado, até ser encaminhado para atendimento psiquiátrico. “Eu não aguento mais essa situação. É difícil convencer-me de que não tenho nada no coração, mas sei que isso é verdade”, diz o paciente.


Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Na utilização de medicamentos tricíclicos e tetracíclicos é importante atentar aos efeitos adversos, como a ação sobre o limiar convulsivo e os efeitos cardíacos anticolinérgicos.
  1. ✂️
  2. ✂️

144Q844355 | Psiquiatria, Comportamento Suicida na Psiquiatria, Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto Enfermagem, SES DF, IADES, 2020

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que a maior parte de adultos que fazem uso frequente e (ou) apresentam vício em substâncias psicoativas tiveram como influência o uso de álcool e de outras drogas em amigos próximos e família. Com isso, deve-se considerar ainda o estigma social direcionado a pessoas que fazem uso de substâncias e desenvolveram transtornos decorrentes do uso delas. Os transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e de outras drogas podem apresentar uma complexidade de sinais e sintomas, como problemas com o humor, ansiedade, insônia e variações no padrão alimentar.

Com base nessas informações e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

A síndrome de abstinência alcoólica (SAA) apresenta, após a ingesta de uma única dose de álcool, sinais e sintomas comuns de agitação, ansiedade, irritabilidade, tremores, náuseas, vômitos, taquicardia e hipertensão arterial.

  1. ✂️
  2. ✂️

145Q846413 | Psiquiatria, Transtornos Mentais Orgânicos, Psiquiatria da Infância e Adolescência e Psicogeriatria, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 79 anos de idade, morador de um residencial, caminha com dificuldade por causa de tontura, fala muito, com dificuldade para pronunciar e lembrar das palavras, de forma rápida, em alguns momentos incompreensível e agressiva, em alto volume, gritando “estão querendo roubar tudo o que eu tenho”, repetidas vezes. Tem episódios de insônia, agressividade e agitação psicomotora, que começou após acidente vascular cerebral (AVC). Constantemente se esquece do que aconteceu recentemente, no entanto lembrase muito bem da época em que era militar. Os sintomas pioraram há três semanas.


Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
No diagnóstico diferencial do diagnóstico do paciente, é importante distinguir demência de delirium. Na demência, o início é rápido, com oscilação do prejuízo cognitivo no decorrer do dia, com oscilações noturnas dos sintomas, perturbação acentuada do ciclo sono-vigília e alterações proeminentes na atenção e na percepção.
  1. ✂️
  2. ✂️

146Q215043 | Psiquiatria, Médico psiquiatra, TJ AL, CESPE CEBRASPE

A respeito das doenças e dos medicamentos que podem causar depressão e mania, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q859300 | Psiquiatria, Psicofarmacologia, Prefeitura de Passagem PB Médico do PSF, EDUCA, 2020

Os psicoativos são substâncias químicas que agem no sistema nervoso central de quem as consome e causam alterações na função cerebral. Essas alterações interferem temporariamente no humor, consciência, comportamento e percepção do indivíduo.

De acordo com o efeito que causam no organismo as substâncias psicoativas são classificadas em:

I. Alucinógenos.

II. Antidepressivos.

III. Antipsicóticos.

IV. Depressores.

V. Estimulantes.

Estão CORRETAS:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q155656 | Psiquiatria, Analista Judiciário Medicina Psiquiátrica, TRT 4a REGIÃO, FCC

São fatores de risco na etiologia da depressão na gravidez e no puerpério, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q708417 | Psiquiatria, Analista Judiciário Psiquiatra, TJ MA, FCC, 2019

São sintomas de primeira ordem na Esquizofrenia, segundo a descrição feita por Kurt Schneider (1887-1967), EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q151252 | Psiquiatria, Analista Judiciário Psiquiatria, TRT 19a Região, FCC

Uma das principais diferenças entre a Esquizofrenia de Início Precoce – EIP e a Esquizofrenia de Início Tardio – EIT, é que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q841463 | Psiquiatria, Transtornos Mentais Orgânicos, Psiquiatria da Infância e Adolescência e Psicogeriatria, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 79 anos de idade, morador de um residencial, caminha com dificuldade por causa de tontura, fala muito, com dificuldade para pronunciar e lembrar das palavras, de forma rápida, em alguns momentos incompreensível e agressiva, em alto volume, gritando “estão querendo roubar tudo o que eu tenho”, repetidas vezes. Tem episódios de insônia, agressividade e agitação psicomotora, que começou após acidente vascular cerebral (AVC). Constantemente se esquece do que aconteceu recentemente, no entanto lembrase muito bem da época em que era militar. Os sintomas pioraram há três semanas.


Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Outro transtorno que acomete a memória é a amnésia global transitória, que se caracteriza pela perda repentina da capacidade de evocar eventos recentes ou de lembrar novas informações, com duração dos episódios de seis horas a 24 horas.
  1. ✂️
  2. ✂️

153Q838229 | Psiquiatria, Transtornos Mentais Orgânicos, Prefeitura de Catanduvas PR Médico Psiquiatra, FAUEL, 2021

Conforme o Compêndio de Psiquiatria, Kaplan&- Sadock 11ª edição, a respeito dos transtornos mentais orgânicos, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

154Q845496 | Psiquiatria, Transtornos de Ansiedade, Psiquiatria da Infância e Adolescência e Psicogeriatria, SES DF, IADES, 2020

Um homem de 18 anos de idade é encaminhado a consulta pela mãe, a qual está preocupada com o grande medo do filho de relacionar-se com as pessoas, evitando, a todo custo, envolver-se em atividades sociais e de lazer. Apresenta bom rendimento escolar, porém sofre muito quando tem que desenvolver as atividades escolares, por medo dos julgamentos negativos dos professores quanto ao desempenho dele. Fará vestibular, mas está pensando em desistir, com receio de ser reprovado e, por isso, ser julgado pela família. Nos momentos em que fica “nervoso”, sente taquicardia, náuseas, sudorese, boca seca e formigamento ao redor da boca e nas extremidades das mãos. Mesmo percebendo que o que sente é exagerado e sem sentido, não consegue evitar tais pensamentos.


Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.  
As pessoas com TAS podem ter comorbidade com outros transtornos de ansiedade, transtornos do humor, transtornos relacionados a substâncias e bulimia nervosa.
  1. ✂️
  2. ✂️

155Q151892 | Psiquiatria, Transtornos Relacionados a Substâncias, Analista Judiciário Medicina Psiquiátrica, TRT 18a Região, FCC

Com relação à epidemiologia dos Transtornos Relacionados a Substâncias, é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q214379 | Psiquiatria, Médico OrtopediaTraumatologia, TJ RS, FUNDATEC

A fratura de Jefferson é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q708358 | Psiquiatria, Analista Judiciário Psiquiatra, TJ MA, FCC, 2019

O aspecto principal desse transtorno é um sério comprometimento no desenvolvimento da coordenação motora, que não é explicável unicamente em termos de retardo intelectual global ou qualquer transtorno neurológico congênito ou adquirido específico (a não ser aquele que possa estar implícito na anormalidade da coordenação). É usual que a inabilidade motora esteja associada a algum grau de desempenho comprometido em tarefas cognitivas visuoespaciais. O transtorno aqui descrito está classificado na CID-10 como F82 e inclui a seguinte condição:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q710406 | Psiquiatria, Analista Judiciário Psiquiatra, TJ MA, FCC, 2019

Considere as assertivas abaixo em relação às diferenças entre envelhecimento normal e Doença de Alzheimer:


I. No envelhecimento normal há o esquecimento de alguns nomes ou fatos, podendo ser lembrados posteriormente.

II. Na doença de Alzheimer, o esquecimento leva a prejuízo da vida diária e o paciente não percebe o esquecimento.

III. Os erros no envelhecimento normal são frequentes, impactando nas tarefas relativas às atividades instrumentais de vida diária.

IV. Na doença de Alzheimer o paciente apresenta capacidade preservada para resolver problemas, porém mostra lentificação nas atividades. As atividades de vida diária instrumentais estão preservadas.

V. Na doença de Alzheimer as atividades básicas de vida diária são as primeiras a serem prejudicadas.


Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q844357 | Psiquiatria, Psicopatologia, Prefeitura de Moreilândia PE Médico Psiquiatra, Asconprev, 2020

Sobre a Sindrome Serotonérgica (SS) e a Síndrome Neuroléptica Maligna (SNM), podemos afirmar:
I- A SS é de diagnostico puramente clínico e distingue-se da SNM pelo surgimento dos sintomas de maneira abrupta, em geral em 24 horas, enquanto a SNM se desenvolve em 3 a 7 dias. II- Na SNM uma evidente hiper-reatividade muscular caracterizada pela presença de tremores, hiperreflexia, mioclonias e clonias. Na SS se caracteriza por rigidez muscular excessiva e bradirreflexia. III- A Síndrome SS é uma condição potencialmente fatal associada ao aumento de atividade serotoninérgica no Sistema Nervoso Central.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q708099 | Psiquiatria, Analista Judiciário Psiquiatra, TJ MA, FCC, 2019

Texto associado.

M.N., 54 anos, vem trazida pela irmã ao serviço de emergência psiquiátrica, pois a paciente recebeu uma intimação judicial para manter-se afastada do ator e cantor F.A.B., sob pena de prisão. A paciente conta que acompanha a carreira de F.A.B desde o início, e foi conhecê-lo numa entrevista há cerca de 6 meses. Nesse dia, percebeu que as músicas que ele escrevia eram para ela, e passou a ir aos lugares que ele costumava frequentar. Mandava cartas diariamente, e mostra uma foto autografada “que ele mandou somente para mim”. Após receber essa foto, teve certeza de que ele a cortejava. Ao ser questionada sobre a família do ator, responde: “ele casou com ela antes de me conhecer, e ela não deixa ele se separar, usa os filhos”. Passa dias seguindo F.A.B e, devido a faltas, perdeu o emprego no mês passado – “mas quando casarmos voltarei a trabalhar”. Nas últimas semanas vem escrevendo “sobre o que fazer para se livrar dela”. A irmã está preocupada com o que pode acontecer com a paciente, informando que tem autocuidados preservados, mantém cuidados com a casa, vai ao banco e gerencia sua conta. Sono e apetite preservados. A irmã nota a piora comportamental há cerca de 2 meses, quando a paciente começou a falar mais sobre o assunto, e não aceita quando ela (irmã) tenta falar sobre a impossibilidade desta relação - nestes momentos fica irritada e já chegou a jogar prato na parede. Ao exame psíquico: consciente, atenta e vigil. Orientada no tempo e espaço. Memória preservada. Humor sem polarização, afeto reativo. Psicomotricidade sem alterações. Não foram observados sinais alucinatórios. Pensamento com curso e direção preservados, fala pausada sem alteração quanto à velocidade.




Dos abaixo, são exames que poderiam ser pedidos no serviço de emergência, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.