Início

Questões de Concursos Psiquiatria

Resolva questões de Psiquiatria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q845442 | Psiquiatria, Esquizofrenia, Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto Enfermagem, SES DF, IADES, 2020

A esquizofrenia é um transtorno mental sério e crônico que afeta 1% da população, sendo caracterizada por uma série de alterações psíquicas e comportamentais do sujeito, afetando significativamente o bem-estar, a saúde física e mental e a capacidade de funcionamento social.

Acerca da esquizofrenia, julgue o item a seguir.

A classificação da sintomatologia da esquizofrenia é diferenciada em: sintomas positivos (alucinações, embotamento afetivo e agitação psicomotora) e sintomas negativos (avolia, anedonia e prejuízo cognitivo).

  1. ✂️
  2. ✂️

162Q859357 | Psiquiatria, Psicopatologia, Prefeitura de Cachoeira dos Índios PB Médico PSF, EDUCA, 2020

Quem sofre deste transtorno mental pode ser visto como sombrio, pessimista ou queixoso, quando na realidade está lidando com uma doença mental crônica. Esse transtorno pode não parecer tão intenso, mas prejudica os relacionamentos e dificulta as tarefas diárias. Uma de suas características mais conhecidas é o mau humor, por isso o diagnóstico pode ser demorado porque confunde-se como uma característica de personalidade. Este mau humor, no entanto, deve ser persistente e estender-se por mais de um ano, ocorrendo sem um motivo específico. Sintomas físicos: mudanças no apetite, alterações nos padrões de sono, baixa energia, problemas de concentração e memória. Sintomas emocionais: tristeza profunda ou desesperança crônica; baixa autoestima ou sentimentos de inadequação, irritabilidade ou impaciência e incapacidade de sentir alegria, mesmo em ocasiões felizes.
O conceito acima refere-se à(ao):
Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q846376 | Psiquiatria, Esquizofrenia, Psiquiatria da Infância e Adolescência e Psicogeriatria, SES DF, IADES, 2020

Determinado paciente de 32 anos de idade, com diagnóstico de esquizofrenia, está em tratamento hospitalar e evoluiu positivamente em relação aos sintomas da crise, esbatendo os riscos. A equipe assistente do hospital marcou a alta em cinco dias. Na discussão com a equipe ampliada do município, debateu-se a continuidade dos cuidados em saúde. De acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), da Reforma Psiquiátrica e da Política em Saúde Mental do Brasil, é importante considerar, no projeto terapêutico singular, aspectos que respeitem os princípios de direitos humanos e a assistência humanizada.


Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Uma alternativa para os cuidados extra-hospitalares é uma residência terapêutica, que deve operar de forma autônoma, descentralizada e independente de territorialização.
  1. ✂️
  2. ✂️

164Q838724 | Psiquiatria, Esquizofrenia, Prefeitura de Catanduvas PR Médico Psiquiatra, FAUEL, 2021

Conforme o Compêndio de Psiquiatria, Kaplan&- Sadock 11ª edição, a respeito dos transtornos mentais assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

165Q842081 | Psiquiatria, Emergências Psiquiátricas, Psiquiatria da Infância e Adolescência e Psicogeriatria, SES DF, IADES, 2020

Uma paciente de 36 anos de idade é levada desacordada à emergência do hospital pelo marido. Ela havia tentado suicídio com uso de medicações e álcool. Foram realizados lavagem gástrica e controle dos sinais vitais, que se mantinham estáveis. A paciente acordou depois de duas horas e referiu que é usuária frequente de álcool e cocaína, e eventualmente, quando não encontra a cocaína em pó, fuma crack. O marido não sabe do seu uso de cocaína. Ela sente-se constantemente muito triste e, por isso, decidiu tentar suicídio.


Está em tratamento psiquiátrico e psicoterápico, mas sem melhora dos sintomas. Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
No atendimento de uma pessoa com sintomas depressivos, deve-se perguntar a respeito de suicídio com parcimônia, para não haver o risco de induzi-la a esse tipo de comportamento.
  1. ✂️
  2. ✂️

166Q154019 | Psiquiatria, Analista Judiciário Psiquiatria, TRT 19a Região, FCC

As porfirias agudas constituem complexo grupo de doenças hereditárias metabólicas de caráter autossômico dominante. As manifestações clínicas agudas decorrem dos distúrbios na via biossintética do heme, causados por deficiência de enzimas que deveriam funcionar na rota metabólica dessa substância. Em decorrência disso, surgem metabólitos tóxicos, responsáveis pelos sintomas característicos desse grupo de doenças. Essas manifestações usualmente envolvem o sistema nervoso periférico e o central, causando alterações comportamentais, distúrbios psiquiátricos, dor visceral, neuropatia motora com paralisia da musculatura esquelética e crises convulsivas. Sintomas como ansiedade, irritabilidade e tensão, progressão do quadro para psicose esquizofreniforme ou síndrome cerebral orgânica, com desorientação e alucinações, podem estar presentes. No paciente com porfiria aguda, NÃO deve–se utilizar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q214377 | Psiquiatria, Médico OrtopediaTraumatologia, TJ RS, FUNDATEC

No pé torto congênito é verdadeiro afirmar que:

I. A articulação talo-calcaneana está alterada e o calcaneo é a principal causa da deformidade.
II. As articulações talo-navicular e calcaneocuboidea estão alteradas e o astrágalo é a principal causa da deformidade.
III. No método Ponseti, a correção gessada se dá na seguinte ordem: correção do cavo, correção do varo e adução e correção do equino.
IV. No tratamento cirúrgico é importante fazer uma hipercorreção do pé para evitar possíveis recidivas.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q214411 | Psiquiatria, Médico Psiquiatria, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O diagnóstico em psiquiatria possui características especiais
quando comparado a outras especialidades médicas, sendo de
vital importância o conhecimento das alterações psicopatológicas.
Quanto à psicopatologia e aos critérios diagnósticos, julgue os
itens a seguir.

De acordo com a CID-10, para que seja realizado o diagnóstico de síndrome de dependência, é necessário que haja o consumo mínimo semanal de determinada substância, medido objetivamente.

  1. ✂️
  2. ✂️

169Q214530 | Psiquiatria, Médico psiquiatra, TJ RS, FUNDATEC

São algumas condições potencialmente reversíveis que podem lembrar demência:

I. Agentes anticolinérgicos.
II. Antipsicóticos.
III. Hipnóticos sedativos.
IV. Narcóticos.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q844382 | Psiquiatria, Emergências Psiquiátricas, Psiquiatria da Infância e Adolescência e Psicogeriatria, SES DF, IADES, 2020

Um estudante de 29 anos de idade é levado pela mãe à unidade de saúde mental, encaminhado pela emergência. Tem história de várias tentativas de suicídio. Há três dias, após briga com a namorada, sentiu-se desesperado e quebrou os dentes no meio-fio da calçada. Também conseguiu pegar um revólver da família e deu um tiro na própria mão. A mãe relata que ele costuma automutilar-se, cortando os braços e o abdome, ou enfia agulhas na sola dos pés, pois assim ninguém vê o ferimento e não lhe “enchem o saco” com reprovações. Tem uma sensação de “vazio” interno, como se não tivesse sentimentos, e precisa “preencher o vazio, mesmo que seja com a dor física”. Demonstra muita dificuldade para finalizar seus planos de vida, como os próprios estudos.


Tendo em vista esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
O transtorno de personalidade que o paciente apresenta é o mais prevalente na população em geral.
  1. ✂️
  2. ✂️

171Q842121 | Psiquiatria, Esquizofrenia, Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto Enfermagem, SES DF, IADES, 2020

A esquizofrenia é um transtorno mental sério e crônico que afeta 1% da população, sendo caracterizada por uma série de alterações psíquicas e comportamentais do sujeito, afetando significativamente o bem-estar, a saúde física e mental e a capacidade de funcionamento social.

Acerca da esquizofrenia, julgue o item a seguir.

No percurso de cronicidade da esquizofrenia, são frequentemente evidenciados sintomas psicóticos, incoerência de comportamento e pensamentos desorganizados.

  1. ✂️
  2. ✂️

172Q155024 | Psiquiatria, Analista Judiciário Medicina Psiquiátrica, TRE SP, FCC

Com relação às parafilias, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q147862 | Psiquiatria, Psicofarmacologia, Analista Judiciário Medicina Psiquiátrica, TRT 3a Região, FCC

Considere as afirmações abaixo:

I. O uso associado de tranilcipromina e da imipramina pode levar a óbito por causas variadas.

II. A pré-gabalina é usada com sucesso nos transtornos afetivos bipolares, tendo aí uma indicação frequente.

III. O aumento do nível pressórico não está relacionado ao uso da venlafaxina.

IV. A fluoxetina pode ter como efeito paradoxal uma piora do quadro depressivo.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q688813 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, UFF, COSEAC, 2019

Sra. B é uma mulher de 35 anos que se apresenta para a consulta acompanhada pelo esposo. Diz que está buscando ajuda porque não consegue mais sair de casa ou ficar sozinha. Alega que há 6 meses vem apresentando episódios de curta duração com sintomas do tipo taquicardia, falta de ar, dormências, calor pelo corpo e sensação de perda de controle. Refere que por duas vezes teve a sensação de ver-se fora do corpo, distanciada de si mesma. O quadro teve início após conflitos que levaram à troca forçada de turno no trabalho. O cônjuge relata que o quadro está interferindo também em sua rotina laborativa, pois a paciente liga em várias ocasiões solicitando sua presença. Várias vezes foi atendida em serviço de pronto atendimento médico e liberada em seguida, sem que se constatasse qualquer anormalidade em exames.
O diagnóstico mais provável e a melhor escolha medicamentosa para o momento são transtorno:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q841237 | Psiquiatria, Emergências Psiquiátricas, Psiquiatria da Infância e Adolescência e Psicogeriatria, SES DF, IADES, 2020

Um estudante de 29 anos de idade é levado pela mãe à unidade de saúde mental, encaminhado pela emergência. Tem história de várias tentativas de suicídio. Há três dias, após briga com a namorada, sentiu-se desesperado e quebrou os dentes no meio-fio da calçada. Também conseguiu pegar um revólver da família e deu um tiro na própria mão. A mãe relata que ele costuma automutilar-se, cortando os braços e o abdome, ou enfia agulhas na sola dos pés, pois assim ninguém vê o ferimento e não lhe “enchem o saco” com reprovações. Tem uma sensação de “vazio” interno, como se não tivesse sentimentos, e precisa “preencher o vazio, mesmo que seja com a dor física”. Demonstra muita dificuldade para finalizar seus planos de vida, como os próprios estudos.


Tendo em vista esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
No tratamento do referido paciente, deve-se considerar o uso de fármacos agonistas dos receptores da dopamina, no entanto não está indicado o uso de estabilizadores do humor em função do risco de virada maníaca.
  1. ✂️
  2. ✂️

176Q709181 | Psiquiatria, Analista Judiciário Psiquiatra, TJ MA, FCC, 2019

Com relação ao transtorno neurocognitivo maior ou leve devido à doença do príon, de acordo com o DSM-5:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q153879 | Psiquiatria, Analista Judiciário Psiquiatria, TRT 19a Região, FCC

Em relação ao Código de Ética Médica na parte referente a Documentos Médicos, é VEDADO ao médico

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q689571 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, UFF, COSEAC, 2019

Sra. A é uma mulher de 28 anos que afirma que um apresentador televisivo está apaixonado por ela, que lhe manda mensagens de amor pela TV e diz que vão ficar juntos. Está muito irritada com a família que a impediu de abordá-lo na rua: "ele fingiu que não me conhecia; não entendi, alguém deve ter mandado ele fazer isso. Ele apareceu ali para me ver. Ele chama meu nome, eu ouço". Sra. A sente-se com muita energia, fala o tempo todo sobre seu pretendente e os planos dos< dois. Dorme pouco, compra roupas exuberantes e< objetos para decorar a casa, fora de seu padrão de gastos. Durante a noite, se maquia e cuida dos cabelos esperando receber a visita do suposto enamorado. A família conta que está assim há 2 meses. Não há relatos de outras alterações psicopatológicas ao longo da vida. Os exames laboratoriais e de imagem cerebral não mostraram alterações. O diagnóstico mais provável diante deste episódio é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q153089 | Psiquiatria, Analista Judiciário Medicina Psiquiátrica, TRE SP, FCC

Sobre os aspectos psiquiátricos relacionados à doença de Parkinson, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q100193 | Psiquiatria, Analista Psiquiatria, MPU, CESPE CEBRASPE

Em relação às diversas formas de transtornos do humor, julgue o item que se segue.

É correto afirmar que, geralmente, o transtorno depressivo ocorre em indivíduos jovens e o transtorno bipolar do tipo I em indivíduos idosos.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.