Início

Questões de Concursos Psiquiatria

Resolva questões de Psiquiatria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q840804 | Psiquiatria, Transtornos Mentais Orgânicos, Psiquiatria da Infância e Adolescência e Psicogeriatria, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 79 anos de idade, morador de um residencial, caminha com dificuldade por causa de tontura, fala muito, com dificuldade para pronunciar e lembrar das palavras, de forma rápida, em alguns momentos incompreensível e agressiva, em alto volume, gritando “estão querendo roubar tudo o que eu tenho”, repetidas vezes. Tem episódios de insônia, agressividade e agitação psicomotora, que começou após acidente vascular cerebral (AVC). Constantemente se esquece do que aconteceu recentemente, no entanto lembrase muito bem da época em que era militar. Os sintomas pioraram há três semanas.


Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
No tratamento do paciente, é importante ter cuidado com a síndrome de confusão noturna, que se caracteriza por sonolência, confusão, ataxia e quedas acidentais, por causa de sedação em demasia e quando se reage de modo adverso ao medicamento.
  1. ✂️
  2. ✂️

182Q101004 | Psiquiatria, Analista Psiquiatria, MPU, CESPE CEBRASPE

Julgue o item a seguir, acerca de perícias em psiquiatria.

Um servidor que apresente incapacidade parcial, permanente e multiprofissional poderá ser readaptado em outra função, segundo a legislação vigente.

  1. ✂️
  2. ✂️

183Q154502 | Psiquiatria, Analista Judiciário Medicina Psiquiátrica, TRE SP, FCC

Tendência recorrente ou persistente a olhar pessoas envolvidas em comportamentos sexuais ou íntimos tais como despir-se. Isso usualmente leva à excitação sexual e masturbação e é realizado sem que a pessoa observada tenha conhecimento.

Essa descrição corresponde

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q148776 | Psiquiatria, Analista Judiciário Medicina Psiquiátrica, TRT 6a Região, FCC

A depressão melancólica (descrita no DSM-IV-R), também chamada de endógena, caracteriza-se por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q214525 | Psiquiatria, Médico psiquiatra, TRF 3a, FCC

Com relação ao Transtorno de Somatização, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q859374 | Psiquiatria, Psicopatologia, Prefeitura de Passira PE Médico Psiquiatra, CONTEMAX, 2020

Durante a avaliação das atitudes globais dos pacientes psiquiátricos, uma atitude gliscroide é descrita da seguinte forma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q840470 | Psiquiatria, Psicopatologia, Psiquiatria da Infância e Adolescência e Psicogeriatria, SES DF, IADES, 2020

Uma mulher de 28 anos de idade é internada pela neurologia para investigação diagnóstica de episódios de perda de consciência alternados com crises de agitação psicomotora, mas com ausência de manifestações motoras características de epilepsia, que começaram há dois meses. Mesmo com o uso de anticonvulsivantes, os sintomas permanecem e com mais frequência. O eletroencefalograma (EEG) apresenta atividade bilateral sincronizada de ondas lentas e picos de 3 Hz. Foi solicitada uma consultoria psiquiátrica.


Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
A epilepsia de pequeno mal, que tem início na idade adulta, pode caracterizar-se por episódios ou deliriums psicóticos recorrentes que surgem e desaparecem subitamente.
  1. ✂️
  2. ✂️

188Q214646 | Psiquiatria, Médico psiquiatra, TJ RS, FUNDATEC

Em relação à psiquiatria forense, analise as afirmações que seguem.

I. Os estresses do emprego podem causar ou acentuar doença mental.
II. Pacientes não têm o direito de ser compensados por suas capacidades relacionadas ao trabalho ou de receber benefícios de aposentadoria por incapacidade.
III. Isolamento e contenção devem ser implementados apenas quando o paciente representa risco de dado a si mesmo ou a outros e não existam alternativas menos restritivas.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q150459 | Psiquiatria, Transtornos Relacionados a Substâncias, Analista Judiciário Medicina Psiquiátrica, TRT 3a Região, FCC

Dentre as substâncias psicoativas ilícitas, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q100877 | Psiquiatria, Analista Psiquiatria, MPU, CESPE CEBRASPE

No que se refere às políticas públicas de saúde mental da infância e adolescência, julgue o item subsequente.

Nos centros de atenção psicossocial infanto-juvenis (CAPSi), os atendimentos de transtornos de maior prevalência na infância e adolescência, como os transtornos hipercinéticos e os transtornos ansiosos, devem ser priorizados.

  1. ✂️
  2. ✂️

191Q155654 | Psiquiatria, Analista Judiciário Medicina Psiquiátrica, TRT 4a REGIÃO, FCC

Segundo o DSM-IV-TR:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q839103 | Psiquiatria, Psiquiatria Clínica, Prefeitura de Catanduvas PR Médico Psiquiatra, FAUEL, 2021

Conforme o Compêndio de Psiquiatria, Kaplan&- Sadock 11ª edição, a respeito do transtorno de personalidade antissocial assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

193Q99862 | Psiquiatria, Analista Psiquiatria, MPU, CESPE CEBRASPE

Os transtornos de ansiedade são patologias prevalentes na psiquiatria. Acerca desse assunto, julgue o item seguinte.

Indivíduos com prolapso de válvula mitral apresentam, estatisticamente, maiores chances de desenvolver transtorno de pânico que indivíduos saudáveis.

  1. ✂️
  2. ✂️

194Q150025 | Psiquiatria, Analista Judiciário Psiquiatria, TRT 19a Região, FCC

Quadro delirante no qual a temática central do delírio diz respeito a ser amado por outra pessoa. O delírio frequentemente envolve um amor romântico e união espiritual idealizada, ao invés de atração sexual. A pessoa sobre a qual esta convicção é mantida geralmente detém uma posição social superior (por exemplo, uma pessoa famosa, ou um superior no trabalho), mas pode eventualmente tratar–se de um estranho. Os esforços para contatar o objeto do delírio (telefonemas, cartas, presentes, visitas ou até vigilância) são comuns, embora eventualmente a pessoa mantenha seu delírio em segredo. Essa descrição, segundo o DSM–IV, trata–se de delírio do tipo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

195Q152331 | Psiquiatria, Analista Judiciário Psiquiatria, TRT 19a Região, FCC

Quadro delirante no qual o indivíduo acredita ter sua pele invadida por pequenos animais, vermes ou pulgas, acompanhado de alucinações táteis e visuais, ou outras alterações sensoperceptivas, relacionadas com a crença de infestação, resultando na procura de consultas médicas repetidas. Esse quadro é compatível com o diagnóstico de Síndrome de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q151314 | Psiquiatria, Analista Judiciário Medicina Psiquiátrica, TRT 6a Região, FCC

Devido aos massacres em escolas americanas nos últimos anos, a American Psychiatric Association - APA divulgou alguns sintomas que, caso observado pelos educadores em crianças e adolescentes, estes deveriam ser submetidos à psicoterapia. Consta, dentre esses sintomas,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q98843 | Psiquiatria, Analista Psiquiatria, MPU, CESPE CEBRASPE

No que se refere às opções de tratamento dos transtornos mentais, julgue o item que se segue.

O pindolol, antagonista seletivo dos receptores 5HT1A e 5HT1B, tem sido estudado na potencialização do efeito dos antidepressivos e conta com evidências consistentes de eficácia no tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

  1. ✂️
  2. ✂️

199Q843981 | Psiquiatria, Emergências Psiquiátricas, Psiquiatria da Infância e Adolescência e Psicogeriatria, SES DF, IADES, 2020

Uma paciente de 36 anos de idade é levada desacordada à emergência do hospital pelo marido. Ela havia tentado suicídio com uso de medicações e álcool. Foram realizados lavagem gástrica e controle dos sinais vitais, que se mantinham estáveis. A paciente acordou depois de duas horas e referiu que é usuária frequente de álcool e cocaína, e eventualmente, quando não encontra a cocaína em pó, fuma crack. O marido não sabe do seu uso de cocaína. Ela sente-se constantemente muito triste e, por isso, decidiu tentar suicídio.


Está em tratamento psiquiátrico e psicoterápico, mas sem melhora dos sintomas. Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Pode-se afirmar que os sintomas emergentes ganham uma conotação específica no caso citado, em função dos seus transfundos estáveis, que são a personalidade e a inteligência.
  1. ✂️
  2. ✂️

200Q99306 | Psiquiatria, Analista Psiquiatria, MPU, CESPE CEBRASPE

Os transtornos de ansiedade são patologias prevalentes na psiquiatria. Acerca desse assunto, julgue o item seguinte.

Para o diagnóstico de transtorno de ansiedade generalizada, segundo o DSM-IV, é necessário que o indivíduo apresente sensação de preocupação excessiva, na maioria dos dias, por um período mínimo de seis meses.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.