Início

Questões de Concursos Psiquiatria

Resolva questões de Psiquiatria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q214338 | Psiquiatria, Médico Psiquiatria, TJ RS, FUNDATEC

O Delirium associado com abstinência de determinada substância desenvolve-se à medida que as concentrações da substância nos tecidos e líquidos corporais diminuem após a redução ou término de um uso prolongado e habitualmente em altas doses de certas substâncias. Sobre esse assunto, analise as afirmações abaixo.

I A duração do Delirium tende a variar de acordo com a meia-vida da substância envolvida: substâncias de ação mais longa em geral estão associadas com síndrome de abstinência mais prolongada.
II O Delirium por Abstinência de Substância pode persistir por apenas algumas horas ou por até 24 semanas.
III O Delirium por Intoxicação com Substância pode ocorrer com as seguintes substâncias: álcool, fenciclidina, canabinóides, dentre várias outras.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

242Q840590 | Psiquiatria, Transtornos de Ansiedade, Psiquiatria da Infância e Adolescência e Psicogeriatria, SES DF, IADES, 2020

Um professor de 43 anos de idade procura por atendimento, pois sente-se muito limitado pelo medo e pela ansiedade. Não anda mais de ônibus, não pega elevador, não consegue ficar em lugares que não tenham a possibilidade de “escapar” com facilidade. Qualquer lugar fechado ou com muitas pessoas lhe deixa com os “nervos à flor da pele”. Sente taquicardia, sudorese, escurece a visão, tem a sensação de que vai desmaiar ou perder o controle. Sair de casa provoca-lhe muito sofrimento. Não dorme no escuro e tem constantes sensações de sufocamento; por isso, dorme seminu e não bebe água em copo, somente em garrafa, porque teme asfixia. Essa situação iniciou-se há dois anos e vem crescendo. Tem faltado ao trabalho e evita o contato social com amigos e familiares. Procurou atendimento médico muitas vezes, pois acreditava que estava sofrendo um “ataque cardíaco”, porém nada era diagnosticado, até ser encaminhado para atendimento psiquiátrico. “Eu não aguento mais essa situação. É difícil convencer-me de que não tenho nada no coração, mas sei que isso é verdade”, diz o paciente.


Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Pode-se dizer que esse paciente possui o diagnóstico de agorafobia com transtorno do pânico.
  1. ✂️
  2. ✂️

243Q214468 | Psiquiatria, Médico OrtopediaTraumatologia, TJ RS, FUNDATEC

Nas provas de atividade inflamatória são muito usadas a velocidade de hemossedimentação (VSG) e a proteína C Reativa (PCR). É verdadeiro afirmar que:

I. os maiores valores da VSG são encontrados na febre reumática e nas septicemias.
II. a PCR desaparece depois da normalização da VSG.
III. a PCR é resultante do desequilíbrio de proteínas plasmáticas, como fibrinogênio e globulinas.
IV. a PCR tem rápida elevação (14 a 25 horas).

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

244Q859114 | Psiquiatria, Psicopatologia, Prefeitura de Sapé PB Médico Psiquiatra, CPCON, 2020

Sobre Psicopatologia Geral, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

245Q215408 | Psiquiatria, Médico psiquiatra, TJ AL, CESPE CEBRASPE

Desatenção, hiperatividade e impulsividade é a tríade sintomatológica característica do TDAH, cujo tratamento é multimodal, ou seja, combina o uso de psicofármacos com as intervenções psicossociais. Acerca desse transtorno, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

246Q215685 | Psiquiatria, Médico psiquiatra, TJ AL, CESPE CEBRASPE

Sabendo que as alterações qualitativas da sensopercepção referem- se às ilusões, às alucinações, à alucinose e à pseudoalucinação, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

247Q151915 | Psiquiatria, Analista Judiciário Psiquiatria, TRT 19a Região, FCC

A síndrome Serotonérgica é caracterizada por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q149409 | Psiquiatria, Analista Judiciário Psiquiatria, TRT 19a Região, FCC

Ao tratar da imputabilidade penal, é INCORRETO afirmar que o Código Penal de 1940 estabelece:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

249Q707130 | Psiquiatria, Analista Judiciário Psiquiatra, TJ MA, FCC, 2019

Texto associado.

J.A., 24 anos, solteira, estudante universitária de engenharia, apresenta quadro importante de agitação, acompanhada de aceleração do pensamento, fala rápida, com dificuldade de permanecer no mesmo assunto. Quando questionada, paciente fala sentir-se triste e desanimada e pede um remédio para essa tristeza, chegando a rir e chorar na entrevista. A família nega antecedentes de quadros depressivos no passado. Informa que nas últimas 2 semanas tem dormido pouco, passando a noite acordada querendo jogar videogame de dança em casa. No último final de semana foi ao shopping e gastou quase 10 mil reais em compras para os amigos da faculdade. Conta que adora sair “para a balada” e que tem bebido bastante (“não me lembro bem do que ocorreu nas noites passadas”). Paciente apresenta-se, ao exame psíquico, consciente, orientada, atenção preservada, porém, com distratibilidade frente a estímulos; por vezes, chora na entrevista, apresentando grande labilidade emocional, pensamento com perda da direção e presença de arborizações; crítica prejudicada quanto ao estado mórbido. Paciente vem saindo muito à noite e postando fotos provocativas nas redes sociais. Diz querer “namorar muito”. Familiar nega conhecimento de uso de drogas ilícitas. Informa que paciente iniciou uso de lisdexanfetamina (50 mg) há cerca de 2 meses devido à dificuldade de estudar para provas e que o “curso de engenharia era muito puxado e ela sentia ter déficit de atenção e não conseguir se concentrar o suficiente para acompanhar o curso”. Nos últimos semestres, familiar refere que J.A. vinha sobrecarregada e se dizia “exausta” e que o uso da medicação ajudou “a dar conta da faculdade”. Familiar informa que tem tido dificuldade de manter a paciente em casa e que, por vezes, ela se mostra agressiva quando alguém tenta impedir que saia. 



A conduta mais adequada frente à dificuldade da família em cuidar da paciente seria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

250Q155046 | Psiquiatria, Analista Judiciário Psiquiatria, TRT 19a Região, FCC

A Taquifemia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

251Q147892 | Psiquiatria, Analista Judiciário Medicina Psiquiátrica, TRE SP, FCC

Condição de causa ainda desconhecida, relatada até então apenas em meninas, com desenvolvimento inicial aparentemente normal ou quase normal, seguido de perda total ou parcial das habilidades manuais adquiridas e da fala, junto com uma desaceleração do crescimento do crânio, usualmente entre 7-24 meses. Características particulares envolvem estereotipias de aperto de mão, hiperventilação e perda dos movimentos propositais da mão. O desenvolvimento social e lúdico é interrompido nos primeiros 2 ou 3 anos. Na maioria dos casos, crises convulsivas ocorrem antes da idade de 8 anos.

São características da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

252Q101894 | Psiquiatria, Analista Psiquiatria, MPU, CESPE CEBRASPE

Com relação à avaliação psiquiátrica de crianças e adolescentes, julgue o seguinte item.

O grau de prejuízo no funcionamento psicossocial da criança é determinante para estabelecer o significado clínico de determinados sintomas.

  1. ✂️
  2. ✂️

253Q214618 | Psiquiatria, Médico psiquiatra, TRE MG, CONSULPLAN

O quadro caracterizado pelo temor a todas ou quase todas as situações sociais, em que é comum o paciente temer paquerar, dar ordens, telefonar em público, usar banheiro público, trabalhar na frente de outras pessoas, encontrar estranhos, expressar desacordo, resistir a um vendedor insistente, entre outras situações sociais comuns, é conhecido como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

254Q215701 | Psiquiatria, Médico psiquiatra, TJ RS, FUNDATEC

Em relação à bupropiona, analise as afirmações abaixo.

I. Deve ser descontinuado o uso durante a lactação, pois é excretada no leite materno.
II. No caso de intoxicação os sintomas são: psicose, delirium, ansiedade, dentre outros.
III. As reações adversas mais comuns são agitação, dor de cabeça, excitação, enxaqueca, dentre outros.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

255Q837353 | Psiquiatria, Psiquiatria Clínica, Prefeitura de Catanduvas PR Médico Psiquiatra, FAUEL, 2021

Conforme o Compêndio de Psiquiatria, Kaplan&- Sadock 11ª edição, a respeito das características clínicas que pacientes com transtorno de personalidade borderline podem apresentar, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

256Q214509 | Psiquiatria, Médico Psiquiatria, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Conforme o que dispõem as resoluções n.º 267, de 15/2/2008, e
n.º 283, de 1.º/7/2008, do Conselho Nacional de Trânsito
(CONTRAN), julgue os itens seguintes.

Os médicos que pretendam exercer a função de médico perito examinador devem estar regularmente inscritos no Conselho Regional de Medicina, além de serem portadores de título de especialista em medicina de tráfego (conforme normas da Associação Médica Brasileira e do Conselho Federal de Medicina) ou terem concluído curso de capacitação de acordo com o programa aprovado pela Comissão Nacional de Residência Médica.

  1. ✂️
  2. ✂️

257Q103437 | Psiquiatria, Analista Psiquiatria, MPU, CESPE CEBRASPE

Com relação à psicopatologia, julgue o próximo item.

No delírio sensitivo de relação, descrito por Kretschmer, um indivíduo hiperemotivo, histriônico e impulsivo desenvolve crença autorreferente no contexto de um relacionamento interpessoal.

  1. ✂️
  2. ✂️

258Q151318 | Psiquiatria, Analista Judiciário Medicina Psiquiátrica, TRE SP, FCC

Desenvolve-se de forma insidiosa, porém progressiva, com alterações comportamentais, inabilidade de corresponder às demandas da sociedade e declínio da performance global. Os delírios e alucinações podem não ser muito evidentes. Os sintomas negativos desenvolvem-se sem serem precedidos por nenhum sintoma positivo evidente e à medida que o empobrecimento social se estabelece, o paciente pode tornar-se apático, inativo e sem iniciativas.

O quadro descrito acima corresponde ao subtipo da esquizofrenia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

259Q148508 | Psiquiatria, Analista Judiciário Medicina Psiquiátrica, TRT 4a REGIÃO, FCC

Quanto ao desenvolvimento infantil normal, segundo as teorias de Margaret Mahler,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

260Q690740 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, UFF, COSEAC, 2019

Considere as seguintes afirmativas sobre a farmacocinética do alprazolam:
I É metabolizado pelo CYP450 3A4.
II Seus metabólitos são inativos.
III A meia-vida de eliminação é de 12 a 15 horas.
IV a ingesta de alimentos não afeta sua absorção.
Das afirmativas acima, estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.