Início

Questões de Concursos Psiquiatria

Resolva questões de Psiquiatria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q214429 | Psiquiatria, Médico Psiquiatria, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A pancreatite crônica é uma doença que tem como característica
elementar a fibrose progressiva e o decréscimo progressivo das
funções exócrinas e endócrinas do pâncreas. A compreensão da
fisiopatologia, o diagnóstico e o tratamento dessa moléstia estão
alicerçados em conhecimentos de anatomia e fisiologia do
pâncreas. Com relação a esses aspectos, julgue os itens a seguir.

A secreção pancreática exócrina é descarregada no duodeno pelo ducto pancreático, que normalmente se encontra com o colédoco hepático na ampola de Vater, que, por seu turno, é circundada pelo esfíncter de Oddi.

  1. ✂️
  2. ✂️

342Q214435 | Psiquiatria, Médico Psiquiatria, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Conforme o que dispõem as resoluções n.º 267, de 15/2/2008, e
n.º 283, de 1.º/7/2008, do Conselho Nacional de Trânsito
(CONTRAN), julgue os itens seguintes.

Caso um candidato à obtenção de CNH, com diagnóstico de epilepsia, traga um relatório do neurologista que o acompanha há 4 anos informando que está há 2 anos sem ter crises convulsivas, faz uso regular de anticonvulsivante (com boa adesão ao tratamento) e que seu parecer é favorável à liberação para que possa dirigir veículos automotores, então ele poderá ser considerado apto no exame pericial.

  1. ✂️
  2. ✂️

343Q214446 | Psiquiatria, Médico OrtopediaTraumatologia, TJ RS, FUNDATEC

O "fibroma não ossificante" se localiza:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

344Q215323 | Psiquiatria, Médico psiquiatra, TRF 3a, FCC

Como exame complementar em psiquiatria, a tomografia computadorizada de crânio é útil para casos de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

345Q103605 | Psiquiatria, Analista Psiquiatria, MPU, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à simulação, julgue o item subsequente.

Constituem indícios de simulação a confirmação indiscriminada de sintomas, a afirmação de sintomas óbvios e o elevado número de sintomas raros.

  1. ✂️
  2. ✂️

346Q214748 | Psiquiatria, Médico psiquiatra, TRF 3a, FCC

Sobre a amnésia dissociativa, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

347Q214864 | Psiquiatria, Médico psiquiatra, TRE MG, CONSULPLAN

O transtorno de estresse pós-traumático é um transtorno de ansiedade precipitado por um trauma. Uma fração significativa dos sobreviventes de experiências traumáticas irá desenvolver uma constelação aguda de sintomas. Indique a tríade psicopatológica esperada nestes casos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

348Q710007 | Psiquiatria, Analista Judiciário Psiquiatra, TJ MA, FCC, 2019

Texto associado.

J.A., 24 anos, solteira, estudante universitária de engenharia, apresenta quadro importante de agitação, acompanhada de aceleração do pensamento, fala rápida, com dificuldade de permanecer no mesmo assunto. Quando questionada, paciente fala sentir-se triste e desanimada e pede um remédio para essa tristeza, chegando a rir e chorar na entrevista. A família nega antecedentes de quadros depressivos no passado. Informa que nas últimas 2 semanas tem dormido pouco, passando a noite acordada querendo jogar videogame de dança em casa. No último final de semana foi ao shopping e gastou quase 10 mil reais em compras para os amigos da faculdade. Conta que adora sair “para a balada” e que tem bebido bastante (“não me lembro bem do que ocorreu nas noites passadas”). Paciente apresenta-se, ao exame psíquico, consciente, orientada, atenção preservada, porém, com distratibilidade frente a estímulos; por vezes, chora na entrevista, apresentando grande labilidade emocional, pensamento com perda da direção e presença de arborizações; crítica prejudicada quanto ao estado mórbido. Paciente vem saindo muito à noite e postando fotos provocativas nas redes sociais. Diz querer “namorar muito”. Familiar nega conhecimento de uso de drogas ilícitas. Informa que paciente iniciou uso de lisdexanfetamina (50 mg) há cerca de 2 meses devido à dificuldade de estudar para provas e que o “curso de engenharia era muito puxado e ela sentia ter déficit de atenção e não conseguir se concentrar o suficiente para acompanhar o curso”. Nos últimos semestres, familiar refere que J.A. vinha sobrecarregada e se dizia “exausta” e que o uso da medicação ajudou “a dar conta da faculdade”. Familiar informa que tem tido dificuldade de manter a paciente em casa e que, por vezes, ela se mostra agressiva quando alguém tenta impedir que saia. 



O tratamento inicial mais indicado para essa paciente seria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

349Q214663 | Psiquiatria, Médico psiquiatra, TRE MG, CONSULPLAN

A característica essencial do Transtorno de Estresse Pós-Traumático é o desenvolvimento de sintomas característicos após a exposição a um extremo estressor traumático, envolvendo a experiência pessoal direta de um evento real ou ameaçador que envolve morte, sério ferimento ou outra ameaça à própria integridade física; ter testemunhado um evento que envolve morte, ferimentos ou ameaça à integridade física de outra pessoa; ou o conhecimento sobre morte violenta ou inesperada, ferimento sério ou ameaça de morte ou ferimento, experimentados por um membro da família ou outra pessoa em estreita associação com o indivíduo. Indique a estratégia que, geralmente, começa logo após o evento traumático.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

350Q156043 | Psiquiatria, Analista Judiciário Psiquiatria, TRT 19a Região, FCC

De acordo com a resolução do CFM no 1.605/2000, referente ao sigilo médico,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

351Q101007 | Psiquiatria, Analista Psiquiatria, MPU, CESPE CEBRASPE

No que se refere a transtornos alimentares, julgue o item a seguir.

Para ser diagnosticado com bulimia nervosa, o indivíduo deverá apresentar episódios bulímicos pelo menos uma vez por semana, durante o período de dois meses.

  1. ✂️
  2. ✂️

352Q148377 | Psiquiatria, Analista Judiciário Medicina Psiquiátrica, TRT 6a Região, FCC

Últimos dados relativos ao tratamento da dependência de nicotina indicam que o melhor protocolo, com menor número de recaídas, inicia-se com

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

353Q710347 | Psiquiatria, Analista Judiciário Psiquiatra, TJ MA, FCC, 2019

Texto associado.

M.N., 54 anos, vem trazida pela irmã ao serviço de emergência psiquiátrica, pois a paciente recebeu uma intimação judicial para manter-se afastada do ator e cantor F.A.B., sob pena de prisão. A paciente conta que acompanha a carreira de F.A.B desde o início, e foi conhecê-lo numa entrevista há cerca de 6 meses. Nesse dia, percebeu que as músicas que ele escrevia eram para ela, e passou a ir aos lugares que ele costumava frequentar. Mandava cartas diariamente, e mostra uma foto autografada “que ele mandou somente para mim”. Após receber essa foto, teve certeza de que ele a cortejava. Ao ser questionada sobre a família do ator, responde: “ele casou com ela antes de me conhecer, e ela não deixa ele se separar, usa os filhos”. Passa dias seguindo F.A.B e, devido a faltas, perdeu o emprego no mês passado – “mas quando casarmos voltarei a trabalhar”. Nas últimas semanas vem escrevendo “sobre o que fazer para se livrar dela”. A irmã está preocupada com o que pode acontecer com a paciente, informando que tem autocuidados preservados, mantém cuidados com a casa, vai ao banco e gerencia sua conta. Sono e apetite preservados. A irmã nota a piora comportamental há cerca de 2 meses, quando a paciente começou a falar mais sobre o assunto, e não aceita quando ela (irmã) tenta falar sobre a impossibilidade desta relação - nestes momentos fica irritada e já chegou a jogar prato na parede. Ao exame psíquico: consciente, atenta e vigil. Orientada no tempo e espaço. Memória preservada. Humor sem polarização, afeto reativo. Psicomotricidade sem alterações. Não foram observados sinais alucinatórios. Pensamento com curso e direção preservados, fala pausada sem alteração quanto à velocidade.




Do ponto de vista da medicina legal, a paciente é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

354Q215760 | Psiquiatria, Médico psiquiatra, TJ RS, FUNDATEC

Estudos demonstram que a fluoxetina pode ser bastante eficaz no tratamento da fobia social do subtipo generalizada. Além dela, também são eficazes:

I. Sertralina.
II. Paroxetina.
III. Citalopram.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

355Q708907 | Psiquiatria, Analista Judiciário Psiquiatra, TJ MA, FCC, 2019

Trata-se de declínio cognitivo potencialmente reversível:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

356Q152636 | Psiquiatria, Analista Judiciário Psiquiatria, TRT 19a Região, FCC

Segundo a DSM–IV, NÃO faz parte dos critérios diagnósticos de abstinência de anfetamina a história de cessação (ou redução) de um uso pesado e prolongado de anfetamina:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

357Q692823 | Psiquiatria, Tenente Psiquiatria, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

Quanto às perícias por transtornos de substâncias psicoativas, marque a alternativa CORRETA que caracteriza as consequências legais do tipo e do grau de embriaguez e que agravam a pena:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

358Q214415 | Psiquiatria, Médico Psiquiatria, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

As bases neurocientíficas e o avanço psicofarmacológico vêm
tornando a psiquiatria e as doenças mentais menos vítimas de
preconceitos, em paralelo com o aumento da eficácia dos
tratamentos. Acerca da psicofarmacologia, julgue os itens
seguintes.

Substâncias com propriedades duplas de inibição de recaptação de serotonina e noradrenalina mostraram-se mais eficientes no tratamento da depressão do que os inibidores seletivos de recaptação de serotonina.

  1. ✂️
  2. ✂️

359Q155565 | Psiquiatria, Analista Judiciário Psiquiatria, TRT 19a Região, FCC

A Síndrome de Cotard é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

360Q155058 | Psiquiatria, Analista Judiciário Medicina Psiquiátrica, TRE SP, FCC

Perda temporária tanto do senso de identidade pessoal quanto da consciência plena do ambiente, sendo que em algumas ocasiões o indivíduo age como tomado por uma outra personalidade, espírito ou força descreve o transtorno de transe e possessão.

Para formalizar o diagnóstico é necessário que ocorra

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.