Início

Questões de Concursos Psiquiatria

Resolva questões de Psiquiatria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q103447 | Psiquiatria, Analista Psiquiatria, MPU, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito às emergências psiquiátricas, julgue o item a seguir.

Durante o atendimento psiquiátrico, embolia pulmonar e feocromocitoma fazem parte do diagnóstico diferencial da ansiedade.

  1. ✂️
  2. ✂️

42Q153251 | Psiquiatria, Psiquiatria, Analista Judiciário, TRT 18a Região, FCC

Analise:

I. A esquizofrenia é uma das mais graves doenças neuropsiquiátricas e atinge aproximadamente 1% da população mundial. Além de comprometer pacientes e familiares, representa um grande custo para toda a sociedade.

II. O foco do tratamento da esquizofrenia baseia-se no tratamento precoce e continuado, e na reabilitação ativa do paciente. Embora não curativas, as drogas neurolépticas, ou antipsicóticas, estabeleceram-se como o tratamento primário para todos os estágios da doença. O uso continuado em doses ajustadas individualmente possibilita uma redução no tempo de hospitalização e a manutenção dos pacientes por mais tempo em seus lares. Entretanto, apesar dessas drogas terem significado um grande avanço no tratamento da doença, elas têm uma taxa de resposta de 60 a 80%.

III. Segundo a CID 10 (Esquizofrenia) se divide em: Esquizofrenia paranóica (F20.0), Esquizofrenia hebefrênica (F20.1) e simples (F20.2).

IV. Para uso da clozapina recomenda-se realizar controle hematológico: requerido sempre que o paciente iniciar tratamento. Deve-se solicitar hemograma e contagem de plaquetas uma vez por semana nas primeiras 12 semanas e, após, uma vez por mês. Recomenda-se suspender o tratamento em caso de citopenia (leucócitos totais < 4.000 e/ou neutrófilos < 2.500 e/ou plaquetas < 200.000/mm ).

É correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q840547 | Psiquiatria, Psicopatologia, Médico Psiquiatra, Gestão de Concursos, 2020

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é caracterizado por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade, que podem se manifestar de forma isolada ou coexistir, sendo mais ou menos prevalentes em diferentes fases do ciclo vital.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente as principais manifestações de acordo com as diferentes fases da vida de um indivíduo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q859010 | Psiquiatria, Perícia Psiquiátrica, Prefeitura de Sapé PB Médico Psiquiatra, CPCON, 2020

Acerca da Psiquiatria Forense, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q838287 | Psiquiatria, Psiquiatria Clínica, Prefeitura de Catanduvas PR Médico Psiquiatra, FAUEL, 2021

Conforme o Compêndio de Psiquiatria, Kaplan&- Sadock 11ª edição, sobre a distimia assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q859185 | Psiquiatria, Legislação e Pesquisa em Psiquiatria, Prefeitura de Cuitegi PB Médico Psiquiatra, CPCON, 2020

Sobre políticas públicas de saúde, temos que é isto o que diferencia os serviços prestados pelo CAPS III dos demais serviços substitutivos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q844837 | Psiquiatria, Psicopatologia, Prefeitura de Estância Velha RS Médico Psiquiatra, FUNDATEC, 2020

Sobre a virada maníaca, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q845130 | Psiquiatria, Esquizofrenia, Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto Enfermagem, SES DF, IADES, 2020

A esquizofrenia é um transtorno mental sério e crônico que afeta 1% da população, sendo caracterizada por uma série de alterações psíquicas e comportamentais do sujeito, afetando significativamente o bem-estar, a saúde física e mental e a capacidade de funcionamento social.

Acerca da esquizofrenia, julgue o item a seguir.

Pródromos para a esquizofrenia são evidenciados na faixa etária infantojuvenil, na qual são notados distinção no comportamento, problemas de conduta e diminuição do rendimento acadêmico, com predominância no público feminino.

  1. ✂️
  2. ✂️

50Q859405 | Psiquiatria, Psicopatologia, Prefeitura de Passira PE Médico Psiquiatra, CONTEMAX, 2020

Considere a alternativa que discorre sobre as alucinações cenestésicas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q859370 | Psiquiatria, Psicofarmacologia, Prefeitura de Cuitegi PB Médico Psiquiatra, CPCON, 2020

Acerca da Psicofarmacoterapia, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q859158 | Psiquiatria, Psicofarmacologia, Prefeitura de Sapé PB Médico Psiquiatra, CPCON, 2020

Acerca das psicofarmacoterapia básica e medicalização: Prescrever ou não prescrever medicamentos é questão polêmica entre uma Psiquiatria de orientação bio-médica e uma Psiquiatria de orientação sócio-política. Leia o texto abaixo, fazendo-lhe a necessária hermenêutica e de seu conteúdo inferindo a resposta para a única alternativa a ser assinalada como CORRETA.
“Medicalização é o processo pelo qual o modo de vida dos homens é apropriado pela medicina e que interfere na construção de conceitos, regras de higiene, normas de moral e costumes prescritos - sexuais, alimentares, de habitação - e de comportamentos sociais. Este processo está intimamente articulado à ideia de que não se pode separar o saber - produzido cientificamente em uma estrutura social - de suas propostas de intervenção na sociedade, de suas proposições políticas implícitas. Amedicalização tem, como objetivo, a intervenção política no corpo social. Outro uso frequente do termo é “medicalização do social”, expressão que possui um campo semântico amplo, podendo se referir a uma série diferenciada de fenômenos, o que impõe especificarmos alguns aspectos que podem ser a ele associados. Essa expressão pode ser entendida como a forma pela qual a evolução tecnológica vem modificando a prática da medicina, por meio de inovações dos métodos de diagnóstico e terapêutico, da indústria farmacêutica e de equipamentos médicos; por outro lado, pode ser usado numa referência às consequências que acarreta para o jogo de interesses envolvidos na produção do ato médico. Embora estes e outros sejam fatores reais que propiciam a reprodução do processo de medicalização, não é diretamente deste conjunto de fenômenos que iremos tratar. O fenômeno da medicalização social surge e se desenvolve, historicamente, no contexto das sociedades disciplinares, tal como foi analisado por Foucault, em vários de seus estudos. Esse fenômeno promoveu a ampliação do campo de função da medicina, estendendo-o ao plano político. Razão médica e ciência moderna são focos dos estudos de Madel Luz, que continuam se ampliando no Instituto de Medicina Social da UERJ, no grupo de pesquisa sobre Racionalidades Médicas, produzindo matriz teórica para muitos trabalhos já publicados e outros em andamento, dentre eles teses e dissertações.” Cf. LUZ, Madel Therezinha. Natural, racional, social: razão médica e racionalidade científica moderna. Rio de Janeiro, Campus, 1988; LUZ, Madel Terezinha. Racionalidades médicas: diagnose e terapêutica: médicos e pacientes no dia-a-dia institucional. (Relatório técnico final da segunda fase do projeto Racionalidades Médicas). Rio de Janeiro, Departamento de Planejamento e Administração em Saúde, Instituto de Medicina Social, UERJ, 1997. Cf. também, a série de relatórios, seminários e trabalhos produzidos para o Projeto Racionalidades Médicas, arquivados na biblioteca do IMS/UERJ. Fonte: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/glossario/verb_c_medicalizacao.htm
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q149250 | Psiquiatria, Analista Judiciário Psiquiatria, TRT 19a Região, FCC

Arteriopatia cerebral autossômica dominante com leucoencefalopatia e infartos subcorticais, constituindo uma doença caracterizada pela presença de migrânea, eventos isquêmicos subcorticais recorrentes e demência vascular, associados a alterações difusas da substância branca em neuroimagem. Ocorre geralmente em indivíduos sem hipertensão arterial. Essa descrição é característica de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q148993 | Psiquiatria, Analista Judiciário Psiquiatria, TRT 19a Região, FCC

Amnésia parcial ou total para eventos recentes que são de natureza traumática ou estressante, associado à ausência de transtornos mentais orgânicos, intoxicação ou fadiga excessiva corresponde à hipótese diagnóstica codificada em F44.0 da CID–10, que é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q859252 | Psiquiatria, Emergências Psiquiátricas, Prefeitura de Cuitegi PB Médico Psiquiatra, CPCON, 2020

Ainda sobre o suicídio, enquanto urgência/emergência psiquiátrica, marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q843005 | Psiquiatria, Transtornos Relacionados a Substâncias, Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto Enfermagem, SES DF, IADES, 2020

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que a maior parte de adultos que fazem uso frequente e (ou) apresentam vício em substâncias psicoativas tiveram como influência o uso de álcool e de outras drogas em amigos próximos e família. Com isso, deve-se considerar ainda o estigma social direcionado a pessoas que fazem uso de substâncias e desenvolveram transtornos decorrentes do uso delas. Os transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e de outras drogas podem apresentar uma complexidade de sinais e sintomas, como problemas com o humor, ansiedade, insônia e variações no padrão alimentar.

Com base nessas informações e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

Com a Política Nacional de Saúde Mental, o álcool e outras drogas reorientam o modelo assistencial, antes hospitalocêntrico, na direção de um serviço de acolhimento em base comunitária e de um cuidado individualizado.

  1. ✂️
  2. ✂️

58Q841489 | Psiquiatria, Transtornos Relacionados a Substâncias, Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto Enfermagem, SES DF, IADES, 2020

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que a maior parte de adultos que fazem uso frequente e (ou) apresentam vício em substâncias psicoativas tiveram como influência o uso de álcool e de outras drogas em amigos próximos e família. Com isso, deve-se considerar ainda o estigma social direcionado a pessoas que fazem uso de substâncias e desenvolveram transtornos decorrentes do uso delas. Os transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e de outras drogas podem apresentar uma complexidade de sinais e sintomas, como problemas com o humor, ansiedade, insônia e variações no padrão alimentar.

Com base nessas informações e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


O tratamento empregado para o uso abusivo de substâncias depende da aceitação do paciente, da motivação para o tratamento e da gravidade dos sintomas. Dessa forma, as intervenções adotadas como primeira escolha para o tratamento incluem medidas de cuidado com hospitalizações psiquiátricas e internações compulsórias em comunidades terapêuticas.
  1. ✂️
  2. ✂️

59Q154625 | Psiquiatria, Analista Judiciário Medicina Psiquiátrica, TRT 4a REGIÃO, FCC

Com relação aos Transtornos Globais do Desenvolvimento, s egundo o DSM-IV-TR,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q844842 | Psiquiatria, Transtornos de Ansiedade, Prefeitura de Moreilândia PE Médico Psiquiatra, Asconprev, 2020

Leia atentamente:
I-Pacientes com crise aguda de ansiedade tem delírios. II-Tratamento de escolha para quadros ansiosos agudos são os ansiolíticos. III-queixas comuns em quadros de ansiedade são: falta de ar, medo de morrer, dor ou aperto no peito, palpitações, tonturas formigamento no corpo ou parte dele.
Marque a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.